Populares Mês

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


Ontem, no Mar Shopping e numa acção de promoção da marca de equipamentos que o patrocina, rodeado de portistas e com uma simplicidade só ao alcance dos GRANDES, entre coisas, Iker Casillas deu a receita para vencer o Paços de Ferreira: coesão defensiva e eficácia no ataque. É uma receita infalível, digo eu. Se defendermos bem e como acontece há muito tempo em jogos para o campeonato, não sofrermos golos no Dragão, como normalmente criámos algumas oportunidades, se formos eficazes vamos sair vitoriosos e somar mais três pontos. Entre a coesão e a eficácia, se for possível juntar um futebol de qualidade, atractivo, o público do mais bonito estádio do mundo agradece e aplaude.
Após a derrota no jogo frente ao Dínamo de Kiev, escrevi isto:
«Quando estávamos próximo da meta, bloqueamos, falhamos, levamos uma marretada daquelas que deixam marcas, complicamos e muito a vida na Champions League. Mas somos Dragões, não somos chorões, não vamos ficar a lamentar a nossa triste sina, pensaremos nisso na altura própria, até lá, temos de reagir e a melhor maneira de reagir é ganhar jogos. Antes do jogo decisivo em Stamford Bridge, temos Tondela, União da Madeira, Paços de Ferreira, três jogos para o campeonato, PRINCIPAL OBJECTIVO DA ÉPOCA, vou repeti-lo até à exaustão. Portanto, são jogos frente adversários claramente inferiores ao F.C.Porto, temos obrigação de os vencer, vamos lá fazer o que é preciso para que isso aconteça, mostrar que  tudo o que se disse após a noite negra de terça-feira tem correspondência na prática.» 
Dois obstáculos já foram ultrapassados, um com mais, outro com menos dificuldades, falta o terceiro. Vamos lá cumprir o nosso dever para depois pensarmos no mata mata frente à equipa de José Mourinho, com calma, confiança, tranquilidade e de no pós desastre ucraniano, sentimento do dever cumprido. Vamos lá mostrar aos que nos subestimam a força do Dragão.

O árbitro é Carlos Xistra - espero que não venha por aí nenhuma dose de xistrema...-, auxiliado por Nuno Pereira e Jorge Cruz.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Rúben Neves, André André;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Bueno, Varela e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Marcano, Martins Indi e Layún, Rúben Neves, Danilo e André André, Brahimi, Aboubakar e Tello.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«Espero uma equipa que está a fazer uma época muito boa, que está a aproveitar a energia que trouxe da época passada. Temos de os superar, temos argumentos para os fazer, e precisamos de fazer um bom jogo para o conseguir. Valorizamos o Paços mas temos de pensar no que nós podemos fazer para vencer.»

«Não tenho os meus olhos virados para o mercado. Estou focado no Paços. Há uma sequência de jogos e estou focado no objetivo mais importante que é o Paços de Ferreira. Estou satisfeito com o plantel.»

«Gestão do plantel? Faremos, dadas as circunstâncias, o que for melhor para ganhar. Não há gestão possível em futebol; não há outra possibilidade que nos motiva. Vamos escolher os melhores.»

«Se quero ir para a Avenida dos Aliados festejar? Quanto vou lá imagino-me a festejar com os nossos adeptos. Queremos dar alegrias aos nossos adeptos e essas só podem chegar em Maio.»

«André Silva está a trabalhar connosco. Tem possibilidades. É jovem. Somos um plantel grande e tomamos as decisões que são consideradas positivas. Eu estou interessado é em trabalhar no dia-a-dia com a equipa. É o meu trabalho. O que vem por acréscimo faz parte disso.»

«Não posso controlar erros de outros. Quando dedicas a vida a algo, claro que uma decisão que não é acertada não é agradável. Só podemos confiar nos árbitros. Eles querem ser melhores. Há dias em que nos prejudicam, outros prejudicam outros. Tenho esperança neles.» 

«Não vou falar individualmente. Vamos estando atentos ao momento de cada jogador. Às vezes há uma decisão, outras vezes são outras. Não podemos personalizar. Temos um plantel amplo e tudo se decide por pequenos detalhes. Tentamos estar atentos ao momento de cada um»

Estatísticas e curiosidades nos jogos entre F.C.Porto - Paços de Ferreira:
O FC Porto P Ferreira de amanhã será o 18º confronto entre ambas as equipas a contar para o campeonato. O balanço é francamente positivo para os Dragões como visitados, com um saldo de 14 vitórias e 3 empates, 2 desses empates no Estádio do Dragão neste século, e em temporadas sucessivas. O FC Porto para o Campeonato como visitado, e tendo como adversário o P Ferreira marcou 48 golos e sofreu 7 golos.
Vejamos agora os 17 anteriores resultados verificados, assim como os marcadores respectivos:
1991/92 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Timofte e Kostadinov.
1992/93 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: João Pinto e Aloíso.
1993/94 FC Porto 0 - P Ferreira 0
2000/01 FC Porto 2 - P Ferreira 1, golos: Pena 2.
2001/02 FC Porto 1 - P Ferreira 0, golo: Deco.
2002/03 FC Porto 2 - P Ferreira 1, golos: Helder Postiga e Jankauskas.
2003/04 FC Porto 3 - P Ferreira 1, golos: Mc Carthy 3.
2005/06 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Lisandro, Adriano e Mc Carthy.
2006/07 FC Porto 4 - P Ferreira 0, golos: Pepe 2, Lucho e Hélder Postiga.
2007/08 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Lisandro 2 e Mariano Gonzalez.
2008/09 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Hulk e Raúl Meireles.
2009/10 FC Porto 1 - P Ferreira 1, golo: Falcao.
2010/11 FC Porto 3 - P Ferreira 3, golos: Falcao 2 e Hulk.
2011/12 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Kleber, Moutinho e auto-golo.
2012/13 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Alex Sandro e Izmaylov.
2013/14 FC Porto 3 - P Ferreira 0 golos: Jackson, Quaresma e Ricardo.
2014/15 FC Porto 5 - P Ferreira 0 golos: Quaresma 2, Jackson, C Tello e Herrera.

Curiosidades:
O Futebol Clube de Paços Ferreira é a filial nº 35 do Futebol Clube do Porto.

O FC Paços de Ferreira atinge pela 1ª vez os Campeonatos Nacionais na temporada 1973/74 na III Divisão Nacional e sagra-se na estreia Campeão Nacional, justamente no ano da Revolução de Abril, até aí, sempre tinha competido nos Campeonatos Distritais da AF Porto, todavia em 2 temporadas "voa" dos Distritais à II Divisão Nacional.

O Paços de Ferreira, tal como o "Pai" FC Porto, no pós Abril de 1974. acompanhou a "democratização" do Futebol Português. Nos 17 confrontos anteriores, o resultado mais comum foi a vitória do FC Porto por 2-0 e 3-0, cada um destes resultados aconteceram em 4 partidas, nas Antas e no Dragão!
O FC Porto disputou e venceu a Final da Taça de Portugal Edição 2009 tendo como adversário o P Ferreira,  vitória por 1-0. Em 2010, FC Porto e P Ferreira voltam a cruzar-se na Supertaça e mais um título acumulado para os Dragões, com uma vitória por 2-0.

Na temporada 2010/11, no melhor registo pontual de sempre do FC Porto, Campeão invicto e com a cedência de apenas 3 empates nesse Campeonato, o P Ferreira empata a 3 golos no Dragão à 29ª Jornada com o Porto de Villas Boas.

 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset