Populares Mês

sábado, 16 de janeiro de 2016


Ambiente quente, de grande fervor clubista, equipa intensa, agressiva e com valor, é este o cenário que o F.C.Porto vai encontrar amanhã em Guimarães. Portanto, agora que os Dragões voltaram a depender apenas de si para chegar ao título, é necessário um Porto de mangas arregaçadas, com coragem, ambição e capaz de igualar o Vitória em querer, determinação, espírito de luta, para depois a sua melhor qualidade individual e colectiva fazer a diferença. O Vitória é um teste duro e difícil, mas é um teste que se for ultrapassado vitoriosamente pode catapultar o F.C.Porto para uma segunda volta melhor do que a primeira. Apesar da indefinição sobre treinador; apesar de alguns silêncios incompreensíveis; dos altos e baixos com que a equipa nos brinda; mais que nunca é a hora da verdade, agora ainda está tudo mais em aberto. E um Porto capaz de fazer segunda volta melhor, mais de acordo com as suas responsabilidades e possibilidades, tem condições de lutar até ao fim pelo principal objectivo da época, o título e... conquistá-lo!
É porque acreditam sempre, mesmo em circunstâncias difíceis, que amanhã em Guimarães estarão muitos milhares de Dragões prontos para apoiar, ajudar Rui Barros e os seus pupilos, a conseguirem uma importante vitória.

O árbitro é Manuel Oliveira, auxiliado por Tiago Leandro e Pedro Ribeiro

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Marcano, Maicon, José Ángel e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, André André e Rúben Neves;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Varela, André Silva e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Marcano, Martins Indi e Layún, Danilo, André André e Herrera, Corona, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Rui Barros:
«Sabemos que é um jogo de dificuldade máxima, pois o Vitória, a jogar em casa, é uma equipa muito complicada, que se torna mais forte com o apoio dos adeptos. Estamos preparados, sabemos aquilo que temos de fazer e o que vale o Vitória, que está a fazer um campeonato dentro das suas expectativas e que tem um treinador que incute intensidade e agressividade, dentro das normas»

«Ainda está tudo em aberto e as vitórias dão moral à equipa e aos jogadores. Perdemos dois jogadores para domingo, mas haverá outros que estarão disponíveis e com uma grande vontade. A segunda volta vai começar agora, está tudo em aberto e as expectativas são grandíssimas»

Vitória S.C. - F.C.Porto, histórico do Século XXI.
O Vitória S.C. - FC Porto de domingo, será o desafio nº 71 disputado em Guimarães para o Campeonato. Pese embora as deslocações a Guimarães revestirem-se sempre de um grau de dificuldade elevado, o balanço é positivo para os Dragões. Nos anteriores 70 confrontos disputados em na Cidade Berço para o campeonato, o  FC Porto venceu 33 partidas, empatou 22 e perdeu 15. Os Dragões nesses 70 encontros marcaram 114 golos e sofreram 65.
Se aproximarmos a máquina do tempo e observarmos os desafios disputados neste século XXI para o campeonato em Guimarães, os Dragões apresentam também um balanço francamente positivo em 14 confrontos, registam-se 9 vitórias do FC Porto (algumas delas desafogadas), 4 empates e apenas uma derrota. Vejamos agora os resultados registados neste Século, assim como marcadores respectivos, recordando que o histórico VSC esteve ausente da I Liga na temporada 2006/07:
2000/01 - VSC 2 - FC Porto 2, golos: Pena e Rogerio Matias, auto-golo.
2001/02 - VSC 2 - FC Porto 0.
2002/03 - VSC 1 - FC Porto 2, golos: Deco e Tiago.
2003/04 - VSC 0 - FC Porto 2, golos: Costinha e Derley.
2004/05 - VSC 0 - FC Porto 1, golo: Costinha.
2005/06 - VSC 0 - FC Porto 2, golos: Quaresma e Jorginho.
2007/08 - VSC 0 - FC Porto 5, golos: Quaresma 2, Farias, Adriano e Bruno Alves.
2008/09 - VSC 1 - FC Porto 3, golos: Farias, Rolando e Mariano.
2009/10 - VSC 1 - FC Porto 4, golos: Varela, Falcao, Bruno Alves e C Rodriguez.
2010/11 - VSC 1 - FC Porto 1, golo: Hulk.
2011/12 - VSC 0 - FC Porto 1, golo: Hulk.
2012/13 - VSC 0 - FC Porto 4, golos: Jackson 3 e Mangala.
2013/14 - VSC 2 - FC Porto 2, golos: Licá e Quaresma.
2014/15 - VSC 1 - FC Porto 1, golo: Jackson.
Curiosidades: Paulo Fonseca orientou pela última vez o FC Porto, num empate a 2 golos no Afonso Henriques em Março de 2014. Os Dragões neste século só não marcaram em Guimarães quando foram derrotados. Nas 14 partidas disputadas neste Século, todas tiveram golos, nomeadamente, com 3 goleadas do FC Porto. Os Dragões nas duas ultimas deslocações a Guimarães para o campeonato, empataram esses 2 desafios!
E como recordar é viver... Recordamos um Vitória S.C. 0 - FC Porto 1, uma vitória decisiva para as contas finais desse campeonato conquistado pelos Dragões após 19 anos de longo jejum, essa partida foi disputada em 16 de Abril de 1978 no então Municipal de Guimarães, a contar para a 23ª jornada do campeonato de 1977/78, essa era aliás a deslocação mais complicada dos Dragões até ao final desse campeonato que teve um final azul e feliz O FC Porto era orientado pelo Mestre Pedroto, no banco do VSC estava Mário Wilson (inimigo de estimação de Pedroto) e os Dragões alinharam com o seguinte onze : Fonseca; Gabriel, Simões, Freitas e Murça, Octávio, Ademir, Oliveira e Duda, Vital e Gomes. Oliveira marcou o único golo aos 41 minutos e carimbou essa vitória saborosa.
Patético, ridículo, incendiário!
De que se queixa o Sporting no jogo frente ao Tondela? Queixa-se porque sim! Porque faz parte da estratégia de fazer barulho por tudo e por nada, mesmo quando não há qualquer razão. Foi o que aconteceu ontem, no final do jogo. As declarações de Bruno de Carvalho são patéticas, ridículas, incendiárias. O Sporting não tem qualquer razão de queixa da arbitragem, o lance da expulsão de Rui Patrício é bem analisado, tivesse o árbitro a fibra necessária e não era só o presidente leonino que tinha vindo para a rua... A impunidade que goza o "Catedrático" passou da Luz para Alvalade. Uma pouca vergonha que não mereceu nenhuma atitude de condenação da comunicação social, pelo contrário, nas capas dos jornais fizeram eco com as posições leoninas, para quem não tivesse visto os lances, até parecia que o Sporting tinha sido vítima de um assalto na sua própria casa. 
Deixem o gordo ir à baliza para ver se ele se cala... Ontem era o dia ideal!
Que fique claro:
Quando digo que o F.C.Porto está muito calado, não reage a nada ou quando reage é ao retardador, não significa querer que o F.C.Porto, dirigentes, técnicos ou jogadores, façam as cenas tristes e o espectáculo deplorável que fez ontem o presidente do Sporting, vão fazer paineleiros, colunistas e afins, leoninos, nos próximos dias. 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset