Populares Mês

quinta-feira, 29 de setembro de 2016


O Porto Canal festeja hoje o 10º aniversário - muitos parabéns! - e em entrevista ao JN, o seu director geral, Júlio Magalhães, mostra grande preocupação pelo facto do canal propriedade do F.C.Porto, ser visto como um canal regional: diz o Julinho, todo incomodado, "não pode ser, é preciso acabar com esse estigma, o Porto Canal é um canal feito no Norte para o país". Mas qual é o problema do Porto Canal ser visto como um canal regional? Por causa destes complexos é que nem somos uma coisa nem outra. Se não fossem os conteúdos F.C.Porto era uma pobreza franciscana. Em vez de nos tentarmos afirmar pela diferença, andamos a copiar os outros naquilo que eles têm de pior.

O nosso derivado do porco, preferido, o "Chouriço", sempre muito atento ao F.C.Porto - estranho, tão grandes e perdem tanto tempo, uma crónica quase inteira, a pensar no pequeno Dragão que até nem está com a chama muito alta -, hoje teve mais uma das suas diarreias mentais. Diz o "Chouriço" que os portistas queixaram-se do golo do Boavista ter sido irregular, quando há quatro anos tinham considerado legal o golo de Maicon, no célebre Benfica 2 - F.C.Porto 3.
- É mentira!!! Nenhum portista considerou o golo regular.
Diz também o derivado do porco, que Pedro Proença, árbitro desse jogo, veio reconhecer e assumir o erro. - É verdade. Pena que o actual presidente da Liga não tenha tido a mesma coragem de reconhecer que poucos minutos antes desse lance, deixou passar um penalti do tamanho da Torre dos Clérigos - só para utilizar a mesma medida de grandeza do "Chouriço" -, quando Cardozo jogou andebol na área do Benfica, Proença estava a dois metros do lance e não viu nada. Terão sido efeitos da nova dentadura?
Mas o "Chouriço" diz também que esse golo fez o Benfica perder o campeonato.
- É mentira!!! "Chouriço", vou explicar-te devagarinho para tu perceberes, toma nota:
Após esse jogo, o F.C.Porto saiu da Luz com 3 pontos de avanço e faltavam 9 jornadas para acabar o campeonato. Logo na jornada seguinte, perdeu 2 pontos em casa num jogo frente à Académica, viria a perder mais 2 em Paços de Ferreira, assim, nota, como 2+2 são 4, menos 3 = 1, se o Benfica tivesse feito o seu dever... tinha sido campeão com 1 ponto de avanço. Foi o que fez o F.C.Porto no ano seguinte, mesmo quando não dependia dele próprio, não desistiu e depois... Não, não vou lembrar-te do nome do moço, sei que estiveste vários dias de cama a Kompensan e Rennie, lembrar-te ainda te provoca muita azia e não queremos que passes mal.
Finalmente, o "Chouriço" termina a crónica a dizer: "sem medo deles. Percebido???"
- "Chouriço", este Porto até pode estar amorfo, caladinho, ter perdido a alma, lá em cima, mas cá em baixo continua a ter adeptos com espírito de luta e de combate, sem medo de vocês e que comem anões como tu ao pequeno-almoço. Percebido??? E mais, podes continuar a falar para a tua claque de fundamentalistas ranhosos, que são a tua base de apoio, mas de vez em quando - porque não se pode perder muito tempo a comer enchidos, faz mal ao estômago... - vais levar troco. Ai vais, vais... mesmo que o F.C.Porto dê jeito para desviar atenções de uma pizza quatro estações de difícil digestão.

Soltas e boas, fresquinhas...
Layún: "Sabemos que a partir de agora não temos margem de erro, temos de ser muito inteligentes e conseguir uma série de vitórias que dê uma estabilidade emocional importante para encararmos tanto o campeonato como a Liga dos Campeões".
Olha, olha, olha, exactamente o mesmo pensamento que andamos a transmitir. Mas nós, os dos blogs, para alguns, não passamos de uns bitaiteiros foleiros, armados em entendidos, nem devíamos existir.
Portanto, vamos começar já a tratar disso frente ao Nacional - começou mal, mas nas duas últimas jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas -, na Choupana, campo tradicionalmente difícil, apesar do histórico do confronto entre os dois clubes não o demonstrar. É o último jogo antes da pausa para as selecções, vimos de uma derrota, temos de vencer.
A propósito, foi nomeado para o Nacional - F.C.Porto, o árbitro Rui Costa, o mesmo que na época passada prejudicou muito o F.C.Porto e foi muito criticado pelos Dragões após um jogo frente ao Arouca. Curiosamente ou talvez não, a nomeação passou despercebida aos comentadeiros do costume. Claro, eles só estão atentos aquilo que possa afectar os interesses de Benfica e Sporting, o F.C.Porto nem conta.

Descubra as diferenças, mas fique com o aperitivo... Geraldão: «O FC Porto era intenso em tudo. Um excesso diário: no treino, na entrega, na mensagem, na relação. Fomos orientados a abraçar o lema ‘Contra tudo e contra todos’. No balneário injetaram-nos raiva contra o Benfica e o Sporting. Tínhamos de odiar esses clubes, sempre. E a verdade é que eu, desportivamente, odiei facilmente o Benfica e o Sporting».

Nota final:
Obrigado ao programa da Renascença, Bola-Branca, por ter dedicado 14 segundos! da sua edição das 12:45, ao F.C.Porto.

Leiam com atenção:
«Estou revoltado com uma situação e vou ter de pelo menos tentar fazer alguma coisa. Estou a pensar enviar para a direção geral das escolas da Maia o seguinte email:
"Bom dia.
Venho desta forma demonstrar o meu desagrado pelo que está a acontecer numa escola do concelho da Maia distrito do Porto, tanto tempo depois do 25 de abril de 1974 e gostaria de perguntar se isto é permitido.
O meu filho entrou este ano para a primeira classe e a sala de aulas onde ele vai passar muitas horas está cheia de coisas do benfica afixadas nas paredes. Até compreendia se fossem posters da seleção Nacional e este ano até fazia algum sentido, ou da Maia ou até do Porto. Mas o caso a que me refiro é de um símbolo de Lisboa, de uma região que está a centenas de km's e que os miúdos nem conhecem. Não sei se sabem que Portugal é o único país da Europa em que a maioria acha normal apoiar um clube de uma região que não é a sua, sem que haja outros motivos para isso. Será que não é tempo de ensinar as nossas crianças a ter orgulho próprio? A ter gosto e vaidade nas suas próprias terras e cidades e assim contribuírem para estar tudo mais limpo e arranjado como acontece nos países mais desenvolvidos da Europa? Será que não é melhor ter um espírito de união e entreajuda do que estar a perder tempo a arranjar motivos para criticar o vizinho do lado? O desporto parece insignificante mas é um bom reflexo de um povo. Espero que compreendam a minha indignação.
O meu filho já é bombardeado que chegue diariamente com a palavra de um bairro de Lisboa, por toda a comunicação social Lisboeta que não tem interesse nenhum que o centralismo acabe neste país, ele não precisa que também na sala de aula lhe façam uma lavagem cerebral. Sou completamente a favor da liberdade de expressão, e o professor não tem de esconder as suas preferências quando for questionado sobre isso, mas o que isto me recorda é a propaganda ditatorial e lavagem cerebral grave, por ser feita numa idade muito importante para a formação das ideias de um futuro adulto.
Muito obrigado.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset