Populares Mês

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


Não há dúvidas, depois de nesta jornada o Sporting ter empatado e o S.C. Braga sair derrotado no derby minhoto, só o F.C.Porto, mesmo que neste momento não dependa apenas de si, pode impedir o Benfica de conseguir o almejado tetra. É uma tarefa hercúlea aquela que os Dragões têm pela frente. Os tentáculos do polvo estendem-se por todo o lado, as barreiras são altas e desde a FPF até ao sector da arbitragem, passando por uma comunicação social prostituída, todos estão imbuídos do mesmo espírito, ajudar o clube do regime a conseguir algo que nunca conseguiu. É como se fosse uma espécie de desígnio nacional que é preciso cumprir. Terá o F.C.Porto capacidade para lutar contra este estado lampiónico, este nacional benfiquismo bafiento, salazarento e mal cheiroso, onde quem não entra na onda e não presta vassalagem ao novo senhor, não é bom chefe de família e conquistar o título?
Com o conforto de ter o S.C.Braga, terceiro a 5 pontos, uma distância superior àquela que tem para o líder Benfica, 4 pontos, o F.C.Porto tem já no próximo sábado, no António Coimbra da Mota, casa do Estoril - um adversário tradicionalmente difícil -, a possibilidade de começar a responder a essa pergunta. Até ao momento, com uma derrota, quatro empates e apenas três vitórias, nos jogos fora de casa, os Dragões só podem ter ambições no campeonato/Liga NOS, se forem capazes de inverter esta tendência, terem como visitantes uma performance, já não digo igual, mas muito próxima daquela que têm como visitados. Nessa condição, os azuis e brancos e em dez jogos, venceram nove e empataram um - frente e um pequeno e medroso Benfica - curiosamente, no jogo em que se fizeram, de longe, a melhor exibição.
Fundamental para que as coisas mudem e em primeiro lugar, o F.C.Porto tem que jogar mais e jogar melhor, ser mais equilibrado, organizado, consistente. Quem joga melhor, reúne estas premissas, está sempre mais próximo de ganhar, as poucas excepções só confirmam esta regra básica do futebol.
Tem de entrar e desde o primeiro minuto, com atitude, coragem, comprometimento, crença, raça, fazer acontecer, não ficar à espera que aconteça. Em vantagem não se pode relaxar, adormecer, tem de se tentar matar com toda a força e convicção.
Com a certeza que é o principal obstáculo a que se faça história para as bandas da Luz - a conquista de um tetracampeonato, algo que nem na longa noite fascista foi possível -, é importante ter consciência que os perigos vão aumentar. Para os combater, é preciso manter a concentração, não reagir a provocações, apelar ao carácter, se necessário ganhar contra tudo e contra todos, lá terá de ser. Entre a teoria e a prática vai alguma distância e portanto, na prática pode não ser possível, mas tem de estar no espírito de toda a gente, sempre, o discurso tem de ser por aí. Discursos medrosos, redondos, que não aquecem nem arrefecem, não têm cabimento nesta altura onde tudo se vai começar a decidir.
Sim, podemos. Mas começaremos no sábado, lá por volta das 20 horas, a saber se podemos muito, pouco ou nada.

O Limpopó e o seu fiel escudeiro, Mendes cabeçadas, pontapés e caneladas
- Olá, meus amigos, sou o Limpopó, este é o meu fiel escudeiro, Mendes cabeçadas, pontapés e caneladas, ambos os dois estamos na China para mostrar o nosso catálogo Inverno/Primavera/Verão 2017, onde como vão poder avaliar, temos de tudo. Um mexicano de qualidade acima da média - é verdade, é verdade, diz o Mendes...- que tem a particularidade de quem o comprar levar como brinde... este maravilhoso capitão, está gasto, mas ainda pode fazer milagres, por exemplo, dar uma peitada num árbitro e impor respeito.

Temos também um sueco já considerado a quinta maravilha dos centrais, pretendido em toda a Europa, onde já nos ofereceram 45 milhões, mas como ambos os dois somos amigos da China, estamos dispostos  a fazer um abatimento - é verdade, é verdade, diz o Mendes... - e a vendê-lo por metade do preço.

No catálogo de ambos os dois, também temos... gregos! Sim, meus amigos, gregos, um Samaris por quem o Zenit dava 20 milhões ou um Mitroglou por quem não faltam propostas chorudas - confirmo, confirmo, diz o Mendes...

Como não podia deixar de ser, também temos brasileiros - Copacabana, princesinha do mar...-, Jonas, o pistoleiro, ou Ederson o goleiro. O último é o responsável pela falta de cabelo de Pep, que o segue para todo lado. Não é Mendes? - é verdade, é verdade, diz o Mendes...

Continuando na América do Sul, temos um peruano, Carrillo, que craque! Preço? Chiu, falem baixo, uma verdadeira pechincha. Só têm de lhe pagar os salários, mais nada. Um negócio da China.

Como não podia deixar de ser, temos um espanhol, Grimaldo, também seguido pelo Pep, mas não só. Está lesionado, sim, não vamos omitir esse facto, não estamos aqui para enganar ninguém, nem vendemos gato por lebre, mas pode ficar desde já apalavrado. Um pequeno sinal é suficiente, mais tarde voltaremos a falar... - tudo claro, Limpopó não engana ninguém, palavra de Mendes...

Como os últimos são os primeiros, o meu jogador preferido, o mais parecido comigo dos jogadores do SLB, Gonçalo Guedes, um cracão, pretendido por Manchester United, PSG e Mónaco, mas se vocês quiserem... fechamos já. E Nélson Semedo, tem o Bayern, Inter e Chelsea prontos a cometerem loucuras, mas esquecemos tudo para que venha para o vosso maravilhoso país.

- Não queremos, só queremos Pizza!, Pizza!...

- Mas o que é isto, ó Mendes, ninguém compra nada, pior, só querem Pizza, Pizza? Não há pizzas na China? Tu não me estarás a contar uma história semelhante à que contaste ao Pinto da Costa, sobre o Adrián, pois não?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset