Populares Mês

quinta-feira, 15 de junho de 2017


Não vou falar da grande podridão que grassa no futebol, pois isso é apenas o triste reflexo da sociedade portuguesa, que vive acorrentada a um centralismo patético, cobarde e anacrónico.
Por isso, tudo o que vem acontecendo não é novidade para mim, nem tão pouco para os da minha geração ou mais velhos!
Há dias li uma noticia que dizia que Portugal foi considerado o 3º país mais pacifico do Mundo!
Não quero crer que os autores deste estudo se tenham equivocado, ao trocarem pacífico por… cobarde! Afinal nós somos aquilo que queremos ser!
Por isso hoje viro-me para o nosso técnico acabadinho de chegar, embora conheça os cantos à casa.
É bem verdade e fácil de confirmar que o Sérgio não foi a minha primeira escolha para treinar o nosso F.C. Porto. Mas Sérgio assinou, aliás fez tudo para assinar e disse ser um concretizar de um sonho. Espero que esse sonho se transforme numa bela e feliz realidade contagiante ao universo portista e que no final da próxima época possamos achar o que andamos há 4 anos à procura.
Por isso: sê muito bem-vindo Sérgio a esta tua casa!
Não querendo fazer comparações com as primeiras, segundas, terceiras ou últimas escolhas, direi para quem queria Marco Silva - curiosamente um técnico que… nunca gostei - e os meus amigos sabem disso, que Sérgio Conceição teve uma recta final, nos respectivos campeonatos onde treinavam, bem superior ao Marco!
É certo que SC perdeu uma final da Taça contra Marco - mas neste caso, apetece-me dizer, porque vi o jogo, que foram os jogadores e não o treinador que se puseram a jeito de a perder -, é certo que MS foi campeão pelo Olympiacos - olha a novidade!, mas, na hora da verdade se viu quem foi quem!
Ambos foram contratados para salvarem as respectivas equipas de descerem de divisão. Enquanto MS andou sempre no limbo, sem alcançar o purgatório, SC pegou na equipa e fez dela um elevador: foi sempre a subir, a subir, a subir! E se mais jogos houvesse, mais a equipa, estou certo, subiria. Daí o 7º lugar, ás portas de uma celestial Europa, se conclui a carreira de Sérgio em França. Já o messias Marco Silva desceu sem apelo nem agravo e com uma humilhante e miserável goleada! Entre o céu e o inferno escolhemos um dos nossos!
Assim acredito que SC mostre ser no F.C. Porto um técnico pró-activo e não reactivo. Audaz e não receoso. Empreendedor e não passivo. Cauteloso mas não tímido!
Claro que também há um enorme e importantíssimo factor a ter em conta: o plantel!
Como serão os jogadores que a SAD lhe irá dar? Só com a formação, não se chega a lado algum em tempo imediato. É preciso gente experiente, de barba rija e títulos no bornal, para dar o alento necessário a quem nunca ganhou nada! Talvez por isso não ficasse nada mal ao F.C.Porto ir buscar um ou dois velhotes, ex-prata da casa, para injectar ânimo no balneário. Mas isso são deveres da SAD, não nosso.
E depois, são os jogadores que fazem o seu próprio curriculum. Eu sempre pensei e penso, que os jogadores de futebol são como o vinho. Todos os anos há sempre uma vindima e todos os anos aparecem sempre boas e belas colheitas!
Quando se fala em Artur Jorge ter tido um Madjer, um Futre, um Gomes, apenas e só o Gomes era ás do baralho. Madjer era um perfeito desconhecido desterrado em França e Futre uma jovem promessa como milhares de outras tantas! Com Mourinho, apenas Baía e Deco e vá lá Jorge Costa, eram as estrelas da companhia. Derlei, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Marco Ferreira, Ricardo Carvalho, Mc Carthy, Jankauskas(!!!), quem eram?
Mas também não vamos agora passar, como é nosso timbre, do 8 ao 80. Vamos dar tempo a quem não vai ter tempo, paciência e carinho. Apenas e só esperar que tudo corra pelo melhor, que SC tenha a lucidez necessária para superar os obstáculos que irá encontrar, a sabedoria para contornar as artimanhas dos adversários e a motivação para lutar contra polvos, e-mails e prostitutos encarnados - olha cai que nem ginjas esta palavra!- em jornalistas!
Sérgio Conceição terá que ter o apoio intransigente de todos nós; os que o escolheram, os que não o escolheram e os que por sistema nunca escolhem quem nos treina. Só na exigência do apoio e solidariedade á equipa da nossa parte é que podemos exigir a vontade e determinação da equipa em vencer por nós!
Temos que ser um por todos e todos pelo FC PORTO! E com Sérgio á cabeça.
E agora apaguem tudo!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset