terça-feira, 18 de dezembro de 2018
As modalidades na crónica semanal de Pedro Pinto
AZAR EM PATINS?
O que falta ao FC Porto para voltar a ganhar títulos internacionais no Hóquei em Patins? Não (quer)ia falar sobre hóquei neste post mas…a enorme desilusão com que fiquei nesta madrugada, por mais um título importantíssimo perdido de forma inglória para os mesmos de sempre, “obrigaram-me” a “expurgar alguns demónios” e assim tentar encontrar alguma explicação para este autêntico KARMA que nos assola há já demasiado tempo! De facto, só neste ano de 2018, perdemos para o Barcelona a Final da Liga Europeia (no nosso próprio pavilhão!), quando já no Verão perdermos para o mesmo Barça a Final da Taça Continental, em Barcelos, após prolongamento e penálties e, agora, na Argentina, voltamos a perder a Final da Taça Intercontinental, obviamente para os culés (sobre este jogo, falo mais abaixo), numa repetição de infelicidades ímpares no mundo do hóquei, tanto quanto sei!
Conforme podem ver na tabela ao lado, somos um dos melhores clubes do mundo nesta modalidade, pelo que se torna quase inconcebível esta espécie de bruxedo, ou lá o que é!!!
Há quem considere esta situação um bloqueio mental mas, foi assim com Franklim Pais e grandes equipas/jogadores, foi assim com Tó Neves, também com grandes equipas/jogadores e…continua assim com Guillem Cabestany que, com um plantel rico e jogadores de topo, dá sequência a esta malapata que, quando não é contra o inefável Barça, acaba por acontecer na mesma, com o Follonica, há uns anos, no Pavilhão Rosa Mota, ou com o regime, há pouco tempo, BEM no nosso Dragão Caixa, em que até um já extinto “golo de ouro” atravessou o ringue de uma ponta à outra para, entre tabelas fortuitas, para se aninhar na nossa baliza e nos roubar mais uma vez um título que ERA para ser nosso…
Ah!...convém referir que o Barça também foi tendo vários treinadores e jogadores diferentes mas…a tradição foi-se mantendo, atingindo proporções que considero…inimagináveis: 13 finais perdidas para o Barcelona!!!
Portanto, o que falta ao Porto para inverter este ciclo aparentemente insolúvel e interminável?
Temos um óptimo pavilhão, enormes adeptos, infra-estruturas excepcionais, um técnico excelente, grandes jogadores…será apenas falta de sorte? Falta de poder nas instâncias do CERH? Nós já ganhámos várias vezes ao Barça, e bem! Mas…nunca em finais, pois é aí onde se sente bem a tal mãozinha divina!
Paralelamente, não posso esquecer o contexto nacional actual, no qual os clubes queridos da capital do império se têm reforçado , e de que maneira, com autênticos pontas-de-lança na Federação e Arbitragem, o que explica bem as enormes e crescentes dificuldades que temos em pontuar ou ter sucesso quando lá vamos (e isto serve para qualquer modalidade!).
Bem…se calhar precisamos de um outro FJM para as modalidades, que seja capaz de descobrir carecas a quem gere o sub-reptício mundo do “cashball” e, se possível, estende-lo um pouco ao Nordeste espanhol, pois com este estado de coisas, não passaremos de um clube de ilusões! Na minha opinião, até o regime já se mexe bem nas instâncias internacionais do hóquei, com os viscondes a tentar seguir-lhes os passos…
Compete-nos estar atentos, denunciar o que for preciso e apoiar a equipa em todos os momentos, pois o problema não tem sido falta de trabalho ou qualidade!
Quanto a mim, este grupo merece todo o meu apoio e admiração, até pelas várias humilhações e provocações a que tem sido sujeito!
SEMPRE ao vosso lado!
PS – Ontem, pela…enésima vez, assisti com a maior ilusão do mundo à Final da Taça Intercontinental, frente ao Barça. O jogo começou às 00h20 e acabou perto das 2h30 da manhã! Pensei que o cansaço fosse valer a pena mas…em ringues inclinados, a bola descai demasiado para um dos lados…e assim se “mata” um sonho. Mais um! Já são 13!!!!!!!!!!!!!!!!!
MAS…não estou arrependido, de todo!
ANDEBOL:
No andebol, tínhamos neste Sábado um jogo teoricamente complicado, na Madeira, frente ao Madeira SAD, onde temos tido, por vezes, jogos menos conseguidos. Mas…a nossa entrada foi avassaladora, com um Quintana gigante que, aos 15´ tinha apenas permitido 3 golos! O avolumar do resultado foi constante e o 20-31 final acaba por confirmar o excelente momento que atravessamos, com um plantel bastante bom e extenso e que, por mais que rode, o nível mantém-se no topo! O nosso treinador Magnus Andersson está, de facto a fazer um trabalho incrível e merecedor do nosso maior apoio! O nosso extraordinário golo marcado entre o minuto 14/15 é revelador disso mesmo.
Queria apenas destacar, mais uma vez, a vergonhosa actuação da equipa de arbitragem que conseguiu expulsar com vermelho directo dois jogadores nossos, Iturriza e Alexis de forma totalmente denunciadora das suas intenções, especialmente a de Alexis que, no último lance do jogo, é atingido propositadamente com uma bola na cara e, ao reagir exaltado, é expulso sem apelo nem agravo! Se no futebol, há Godinhos e Veríssimos…nas modalidades são QUASE anónimos para o público em geral mas…BEM conhecidos para quem está atento!!!
Resumo do Madeira SAD - F.C.Porto
Crónica no JOGO
Próximos jogos: Boa Hora FC - FC Porto (Campeonato Andebol 1) no Pav. Fern. Tavares / 19 Dez - 20h30 (PC) FC Porto – CCR Fermentões (Camp. Andebol 1) no Dragão Caixa / 22 Dez - 16h00 (PC)
BASKET:
No basket, 3ª vitória consecutiva, frente ao…Vitória SC, por 94-86 em que, mais uma vez, foi necessário sofrer até ao fim, pois se começámos bem, ganhando os dois primeiros períodos, empatámos o 3º e perdemos o 4º, o que já é quase uma infeliz tradição! Will Sheey, com 31 pontos e João Soares, com 17 foram os nossos melhores marcadores, sendo a boa notícia o facto de que dependemos apenas de nós para garantir um lugar na Taça Hugo dos Santos, embora não vá ser nada fácil, pelo que se vai vendo! A equipa não consegue estar tranquila e julgo que só as vitorias poderão trazer a estabilidade necessária. Quem sabe não iremos atingir o pico de forma quando os outros o perderem…
Resumo do jogo
Crónica no JOGO
Na próxima 4ª temos um jogo em atraso com o Galitos que, obviamente, será para vencer! Próximo jogo: FC Porto – Galitos (Liga PB) no Dragão Caixa / 19 Dez - 21h00 (Porto Canal)
HÓQUEI EM PATINS:
No hóquei, no mítico pavilhão Aldo Cantoni, na “capital mundial do hóquei” San Juan, Argentina, perante cerca de 8000 espectadores, o FC Porto venceu o CL Murialdo, campeão pan-americano, por 7-5, atingindo assim pela 1ª vez a final da Taça Intercontinental de Hóquei em Patins! Num jogo vertiginoso, frente a uns argentinos muito rápidos e bastante mais adaptados ao enorme ringue (e sem jet-lag!) o FC Porto teve bastantes dificuldades durante toda a partida, valendo a nossa maior qualidade individual, por jogador para conseguir a vitória! Na final…novamente o Barça, que derrotou o vice-campeão pan-americano Concepción PC, por 7-2, embora também com dificuldades que o resultado disfarça…
Queria estar aqui a escrever OUTRA coisa mas…a dura e cruel realidade é que, pela 13ª vez(!!!) perdemos a final para o Barcelona (ou será…Farsalona, o regime de Espanha?). Num ambiente louco, com quase 8000 pessoas a esgotarem o Aldo Cantoni, com a maior parte dos argentinos a puxar pelo Barça, assistimos a um jogo eléctrico, vertiginoso, sem que ninguém conseguisse descolar do marcador até a um final 4-4. Mas o Farsalona tem o maior e melhor plantel do mundo, e controla as mais altas instâncias do hóquei internacional a seu belo prazer (já são 60 finais internacionais!!!). Porto e Liceo da Coruña estão logo a seguir e só têm ambos 27! Daí, debaixo de um calor tremendo, num ringue inclinado e contra uma equipa matreira, sofremos o 5º golo, já no final da 2ª parte do prolongamento…! Aqui pelas 2h35`. Não sei mais o que dizer sobre este inigualável KARMA do nosso hóquei…a equipa joga bem, deu tudo mas…NUNCA chega! Há sempre uma qualquer mãozinha a ajudar os culés desta vida!
Jogo inteiro
Crónica no JOGO
Próximo jogo (MUITO IMPORTANTE!!!): FC Porto – OC Barcelos (Campeonato Nacional) Dragão Caixa 22/ Dez - 15h00 / Porto Canal.
BOXE:
A equipa de boxe do FC Porto conquistou seis medalhas no Odivelas Box Cup, considerado o melhor torneio a nível nacional e o quarto melhor da Europa. A prova realizou-se entre 14 e 16 de dezembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com a presença de mais de 300 atletas provenientes de 20 países. Os Dragões chegaram ao ouro nas categorias Male Senior, com Márcio Cardoso (-56Kg), Female Elite com Nancy Moreira (-64kg) e Female Senior com Eva Branco (-69Kg). Destaque ainda para a medalha de prata de Tiago Martins (-54Kg) na categoria Male Junior e para as medalhas de bronze para Pedro Ribeiro (-64Kg) e Milton Jeremias (-60Kg) na categoria Male Elite. “O objetivo foi cumprido, pois trouxemos 6 medalhas para o FC Porto, conforme havia prometido. Este ano estivemos presentes em mais de oitenta combates entre Portugal e Espanha”, salientou o treinador Carlos Silva (Bertinho), no final do torneio.
Boas Pedro.
ResponderEliminarNão vi este jogo pelo que não posso opinar, mas por exemplo, a final que perdemos em nossa casa há uns meses, por muito que nos custe, eles foram melhores... Têm um hoquei não tão bonito, mas matreiro, experiente e eficaz, defendendo muito bem, melhor que nós. O que para mim faz a diferença é a qualidade dos jogadores e da equipa como um todo. Eles têm um GR intransponivel (quase a reformar-se), os nossos, sendo bons, não estão ao mesmo nivel (ouvi que nesta final o Grau esteve bem). Precisavamos por ex., de um Girão (era nosso, deixamo-lo fugir).
Têm uma plantel mais profundo que o nosso. Nós temos 3 jogadores de topo (3 dos melhores do mundo), Gonçalo Alves, Hélder Nunes (penso que a cabeça já não está cá - basta ver o que era e tem sido nas bolas paradas (já na época passada)) e o Reinaldo Garcia. Temos depois o Rafa, bom jogador mas que não é de topo, o Giulio que ainda não tenho opinião formada mas parece ser bom e nada mais.
Resumindo, falta-nos um craque a juntar aos 3 mencionados atrás, um GR de topo e um bom defesa para rodar com o Helder e o Reinaldo (2 defesas a contar com a saida do Helder), + Rafa e Giulio para rodar com o Gonçalo e a tal contratação.
Enquanto não o fizermos, dificilmente teremos hipóteses a nivel Europeu e mesmo a nivel interno, será taco a taco com o Sporting (plantel mais completo que o nosso).
Gostava de saber a tua opinião sobre o nosso plantel e sobre o nosso treinador (não será "romântico" de mais? Penso que não, apenas lhe falta plantel para competir com o poderio do Barça por ex., mas gostava de ter a tua opinião.)
Cumprimentos,
Nuno
Acho que nestas finais são necessários ter 4 avançados muito experimentados.
ResponderEliminarO Giulio Cocco tem muito talento, mas tremeu neste jogo. Por outro lado o HP do FCPORTO privilegia o ataque em detrimento de uma melhor defesa e isso é um problema.
Luís(O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Barça é a melhor equipa do mundo. Pergunto, se jogassemos 3/4 finais de liga de campeões de futebol, contra Real, Barça, M. City, quantas ganhariam os? Pois, as probabilidades seriam pequenas. Quanto a esta final creio que se jogou muito bem, poderia ter calhado para qualquer dos lados. Caiu para os melhores. Relativamente ao plantel creio que sim, poderia ser melhor. Não muito longe há uma equipa que poderia ser o cinco base da seleção espanhola... Estou a falar da Oliveirense. E ainda tem 3 internacionais portugueses e um argentino. Aí penso que o Porto poderia ser mais forte. Abraço, P. Torres.
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca
ResponderEliminarPedro Pinto, fiquei acordado para ver a final e estivemos quase a conseguir, mas sinceramente acho que existe alguma malapata no que toca ás finais internacionais que não conseguimos conquistar.
Estamos quase sempre na disputa até ao fim, inclusive muitas vezes vamos aos penaltis, mas depois falhamos no momento final...
Enfim, é continuarem a tentar, não resta outra opção, algum dia a sorte vai sorrir ás nossas cores e corrigir esta injustiça.
Quanto ao jogo, foi bastante equilibrado e concordo com os comentários anteriores, a nossa defesa não é suficientemente eficaz nestes jogos de decisão, e veja-se, sofremos o 4 e 5 golo quase da mesma forma, com bolas a serem colocadas quase na pequena área para jogadores que apareciam sozinhos perante o gr, e assim fica difícil, pois ali ninguém pode rematar á vontade.
Da arbitragem, até acho que não foi por ai, só um cartão azul me pareceu errado contra nós e sinceramente, pelas imagens não vi motivo para que tivesse sido mostrado.
Depois foi um jogo muito disputado, e acho que um ou outro jogador não está no nível que deveria estar neste jogos, confesso que admiro o Hélder Nunes, mas não está no seu melhor, a saída para o Barça deve estar a mexer com ele, pelo menos parece.
E depois, desde a saída do Edo Bosh que acho que não temos um GR TOP, temos 2 bons GR, mas ainda nenhum está no nível que necessitamos para estes jogos, mas lá está, também com o EDO perdemos finais, portanto...
É olhar para as outras competições e continuar a melhorar para as conseguirmos conquistar, até porque acho que temos boas hipóteses de as disputar até ao fim...
Nas outras modalidades, foi um bom fim de semana.
Abraço, Gil Lopes
Penso que uma das coisas boas que este treinador trouxe à equipa foi o trabalho defensivo. A equipa defende hoje melhor que anteriormente. Quanto aos redes, Nélson poderia hoje ser o melhor redes português. No entanto, foram muitos anos na sombra de Edo. Por isso não está num patamar superior.
ResponderEliminarDizia um redes espanhol que passou pelos corruptos que teve muitas dificuldades para se adaptar ao nosso campeonato. A razão é que em qualquer jogo do C. Espanhol a bola ia meia duzia de vezes à baliza e cá estava constantemente a ser bombardeado. Penso que serão dificuldades que qualquer redes espanhol sentirá cá. Grau é bom. Provavelmente ainda não se adaptou.
Abraço, P.Torres
Só para complementar a info que nos trouxeste...Sábado jogo decisivo para o basquetebol, às 15h00 no recinto do CAB Madeira, rtp2.
ResponderEliminar
ResponderEliminarBoas a todos!
Nuno,
acho que o nosso treinador não é romântico, mas acho que tem pouca sorte e não é por falta de dedicação ou falta de trabalho ou preparação!
O Barça tem é de facto o melhor e mais completo plantel do mundo e uma cultura de vitórias ímpar, embora o poder que tem aliado aos inesgotáveis recursos financeiros de que dispõe, ajudam a esse sucesso e de que maneira!!!
Por outro lado, o nosso plantel não dá para dois 5 equivalentes, pois temos alguns grandes jogadores de nível mundial mas tb temos outros que não são. Ainda assim, temos uma cultura e uma qualidade que nos tem permitido andar a morder os calcanhares a este SuperBarça…
Gil,
Quando falo na arbitragem, refiro-me ao panorama geral de todas as finais com o Barça, pois já lhes ganhámos várias vezes, e bem, mas NUNCA em finais!
Até o regime, o Réus, ou ainda há dias a Oliveirense os conseguem bater, pois não são imbatíveis mas...quanto a nós, tem mesmo de existir uma qq malapata que não consigo comparar a nada que conheça no desporto!!!
Resta esperar que tudo isto mude um dia, pois SE o Barça não existisse, já viram QUANTOS títulos teríamos (embora já tivéssemos perdido finais estúpidas para regime, Follonica, etc, o que reforça ainda mais este sentimento de impotência e injustiça mas...as coisas são que são...
Caros Portistas,
ResponderEliminarAté contra o Montalegre têm de mandar um padre?? hoje é só padres em acção! Veremos quantos penaltis terá o ex-porting hoje?'
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
ResponderEliminarObrigado lucho! É verdade!
No Hockey patins são 5 contra 5 e no fim ganha o Barcelona :)
ResponderEliminarOntem na taça viu-se um FcPorto cheio de vontade e determinação mas também vi um FcPorto cansado com alguns jogadores no limite e a precisarem de descanso ‚ os 3 golos sofridos são um reflexo disso mesmo ‚ o que também não é alheio os 2 jogos e duas deslocações dificieis (Instambul/Açores) espero que a lesão do Otavio não seja grave ‚ a lesão do Danilo (entorse) em principio deve dar para recuperar para o jogo de domingo .
Espero que no ultimo jogo do ano que é contra o Belenenses para a taça da liga que o Mister Conceição poupe e ponha um 11 de suplentes composta com jogadores da equipa B ‚ pois a lesão do Otavio pode ser um preludio de outras como no ano passado e vem aí duras batalhas pela frente (Aves e Sporting)
O Barcelona está uns furos acima. Têm sempre muita estabilidade para construir os planteis fruto do enorme investimento e do peso que têm nas estruturas do hóquei europeu.
ResponderEliminarA nós só nos falta o dinheiro. No próximo ano cavar-se-á um fosso que este ano não existe com a transferência do Hélder para Barcelona. A partir da próxima época digam adeus a uma luta que tinha sido mais igual nos últimos anos
Enfim, muita experiência do outro lado, boa experiência do nosso. Falta-nos sorte, apoio arbitral que eles têm de sobra e falta-nos o dinheiro que eles têm a mais. É difícil. É mesmo preciso ter sorte para vencer contra a maior potência mundial do hóquei e não temos tido essa sorte do nosso lado.
Agora... Uma equipa que falha tantos lances de bola parada nos jogos grandes, arrisca-se a perder muitos clássicos. E temos perdido imensos. Demasiados.
Em Portugal não há hipótese, as arbitragens estão completamente viciadas. É preciso jogar 10 vezes mais que os outros e era preciso ter uma SAD competente que defendesse a nossa equipa e pedisse a interdição do galinheiro (há anos que defendo isto, e para varia vejo zero da nossa direcção).
Espero um ambiente infernal para receber benfica e sporting na 2a volta. E queria ver uma direcção muito mais interventiva com o que se tem passado em Lisboa nas modalidades. Tem sido demais e é hora de acordar e justificar os chorudos salários que auferem. É revoltante.
ResponderEliminarATUALIZAÇÃO:
Andebol / Boa Hora 20-32 FC Porto
https://www.youtube.com/watch?v=AumHZvqIppU&feature=youtu.be
Basket / Fc Porto 97-88 Galitos
https://www.youtube.com/watch?v=gM4nEHYHb0k&feature=youtu.be
MUITO importante esta vitória que nos permite estar a UMA vitória de assegurar presença na Final 4 da Taça Hugo dos Santos, bastando para isso que ganhemos o próximo jogo fora frente ao CAB Madeira, no próximo Sábado.
Pedro Pinto, hoje pela manhã quando lia os desportivos, "estacionei" nas modalidades (não o fazia), e registei, no Andebol estamos em 1º (Sporting com menos um jogo), e no Basquetebol estamos em 5º lugar. Não constava a tabela classificativa no Hoquei Patins (sim, jogamos na Argentina e perdemos mal).
ResponderEliminarQuem é mesmo o grande culpado, por me sentir mais motivado para as modalidades? O Pedro Pinto, claro!
PT
ResponderEliminarOBRIGADO PT!
Mas quero lembrar que isto começou a sério por causa de um "espicaçar" seu!
Por isso...devolvo o agradecimento!!!
Claro, sem esquecer a amabilidade e disponibilidade do dono do tasco, que permitiu e incentivou este pequeno "upgrade" para o blogue, pois a ideia é que os portistas TAMBÉM se sintam orgulhosos com os sucessos das modalidades e eu, optimista como sou, ainda acho que esta época vamos ter algumas boas surpresas em ANDEBOL, HÓQUEI e...quem sabe no BASKET tb!
Abraço