sábado, 13 de novembro de 2021

Na mesma linha da apologia da mediocridade, este país é um prato...


O F.C.Porto é líder, na Champions tem-se prestigiado e prestigiado o futebol português - é, até, vítima das suas prestações, salvo raras excepções, sempre muito positivas. É quem mais tem puxado pelo ranking, depois, porque há clubes que não conseguem as mesmas performances, é prejudicado, obrigado a sorteios pouco simpáticos como aconteceu esta época -, mas o destaque continua a ser dado aos clubes da segunda circular, aos seus jogadores basta uma exibição bem conseguida para serem transformados em craques que valem muitos milhões, pretendidos por todos os grandes do futebol europeu (*). No sentido contrário, se um jogador ou treinador do F.C.Porto tem um deslize cai-lhe tudo em cima, mas se os deslizes tiverem origem nos mesmos intervenientes ligados aos dois grandes da capital do império, aí entram em cena as lavandarias e passa tudo à história muito rapidamente.Quem me segue sabe que isto não é novo, denuncio este tratamento de parente pobre do futebol/desporto português há muitos anos, mas nada muda, é uma constante evolução na continuidade. 


Veja-se o que se passa com Luís Filipe Vieira. Já desapareceu do mapa, aqueles que passaram anos a lamber-lhe o traseiro, com ele ao colo, fechavam os olhos às situações mais óbvias - um exemplo sintomático era a ligação Vieira/Paulo Gonçalves. O advogado era o braço direito do ex-presidente do Benfica, eram unha e carne, no entanto ninguém se escandalizou que Paulo Gonçalves esteja a ser julgado enquanto O Benfica e Vieira foram ilibados -, agora Vieira é ostracizado, ignorado, não existe. A razão? Simples: já não está no Benfica. A SIC até se prepara para o arrasar. Extraordinário, logo uma das televisões que mais se curvaram ao Kadafi dos pneus. Lembram-se que até lhe permitiram uma invasão dos estúdios? Outro local onde se passa o mesmo é no panfleto da queimada. Quem se der ao trabalho de dar uma volta pelas capas do jornal ao longo dos anos, meu Deus, nunca um presidente teve tanto destaque. Quem não se recorda das entrevistas - há quem fale de encomendas...- de Ano Novo do freteiro Delgado a Vieira? Do toque de Midas? Das constantes promessas de sucesso internacional nunca conseguido? Enfim.. Como é que esta gente consegue sair à rua sem enfiar um garruço na cabeça? 


(*) - Exemplo, João Félix. Um jogador que custa aquela pipa de massa é suposto que marque golos, tenha muitas assistências, faça a diferença. Ora, o que tem feito o jogador do Atletico de Madrid? Quase nada, para não ser radical e dizer, nada! Mas o que vemos? Se faz um golo, mesmo que eles rareiem, ou faça uma assistência, algo que devia ser encarado como normal, é uma festa, tem logo uma grande badalação, é apresentado como um feito fantástico.

Quando é chamado à selecção e entra, em vez de provar a quem de direito que merece mais, não, tem comportamentos de prima dona, parece que está a fazer um frete, que alguém lhe deve alguma coisa. Como é possível num jovem de 22 anos? João Félix é um jogador claramente sobre valorizado. Mas no futebol português não faltam esse tipo de jogadores. Bastou olhar para o comportamento da selecção em Dublin para constatar essa triste realidade. Pena que o seleccionador embarque nessa viagem. 


Otávio mal entrou na selecção logo saiu. Era preciso que esse craque do Matheus Nunes não fugisse para a selecção brasileira. Pena que o craque pareça um fantasma dentro do campo, não mostre nada que justifique a sua chamada em detrimento de Otávio ou Sérgio Oliveira... mesmo sendo suspeito de puxar a brasa à minha sardinha.


No Portugal dos pequeninos faz-se a apologia e a exaltação da mediocridade


A apologia da mediocridade


Caixa de comentários

95 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    Não tiro nem acrescento um ponto ou uma vírgula ao seu texto.
    Sou daqueles que também sentem que, para Norte, o tratamento é diferente, para pior. E isto já o ouvia no tempo do meu avô. Luto como posso, através da palavra pois nem no voto já confio. Vivemos asfixiados pelo centralismo e por uma enorme teia de interesses que blinda "altos figurões".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo a 100% com o que foi escrito. Mas o certo é que ninguém faz nada para inverter a situação. As forças vivas do Norte tudo aceitam mesmo sendo constantemente prejudicados. Os nortenhos que vão para a capital quando lá chegam esquecem as suas raizes e não as defendem. É assim em tudo como mais especificamente podemos ver no futebol. Goberns, Cervans, Malheiros, e esse ser execrável do Rui Rio, antiportista primario, e outros, são o exemplo acabado de vendidos aos interesses de Lisboa. É preciso ações e não calimerices mas não aparece ninguém com força para ir à luta e por isso não nos podemos queixar.

    ResponderEliminar

  3. Tanta razão.

    Os links que deixa no fim do que postou são de 2010 e de 2013, deve ter mais alguns semelhantes com data anterior, e provavelmente voltará a falar do mesmo...
    É o que temos, muito dificilmente mudará.

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca, deixo um mero exemplo, os programas diários (exemplo "Mais tabaco"), ora na SIC, ora na TVI, qual o alinhamento desses programas "informativos"? 1º Benfica consome 50% a 60% do bloco informativo, 2º Sporting, tem um tempo de antena variável entre os 20/30%, finalmente, no 3º lugar, surge o FC Porto, com um tempo residual.

    Eu só pergunto, não há um critério para estabelecer prioridades, e ordem de alinhamento? Por exemplo, no campeonato passado, o Sporting foi 1º, o FC Porto 2º, e o Benfica foi 3º, se quiserem seguir outro critério, temos também a classificação atual deste campeonato, infelizmente, o critério chama-se Benfica, ou mesmo o Campeonato da 2ª circular, aliás, é esse o critério jornalistico que temos, segundo a tese de alguns: "eles são milhões, e temos de os alimentar, e vender notícia..."

    Observem esse mesmo critério na temporada passada, o FC Porto foi o único representante Português na Champions, superou com relativa facilidade um grupo com City, Marselha e Olimpiakos, com 4 vitórias, 1 empate, e uma derrota (e qual a história dessa derrota)). Nos Oitavos o FCP superou valentemente uma Juventus do CR, e jogou em Turim cerca de uma hora com dez. Nos Quartos final, em duas eliminatórias mt equilibradas, decidida nos pormenores, caiu com o Campeão Europeu Chelsea, aliás, o Campeão Europeu Chelsea, apenas perdeu um jogo na edição passada da Champions, e com quem? Com o FC Porto. Em termos individuais, o Taremi fez o golo da Champions edição 2020/21. Qual o impacto que teve na imprensa escrita/falada, essa extraordinária campanha do FC Porto? Timidamente noticiada...

    Recuo dois anos, o FC Porto num ano particularmente dificil, com a pandemia, e a paragem dos Campeonatos, foi brilhantemente Campeão Nacional, juntou a Taça de Portugal (venceu-a a jogar cerca de uma hora com 10), e numa temporada que fechou em final de julho, com duas conquistas do FC Porto, qual foi então o critério jornalistico? A chegada em voo privado do labrego "d´arrasar", a novela Cavani, e os mais de 100 M€ de investimento em reforços, por parte do Benfica. E mais uma vez, a imprensa escrita/falada amordaçou o mérito desportivo do FC Porto, perguntou, qual o racional deste critério absurdo?

    Eu que infelizmente sou assinante da SportTv, se já aqui denunciei que aquele canal "independente" de desporto, é uma coutada benfiquista (observem os seus colaboradores, já voltaram a resgatar o Paneira, depois deste ter quase insultado o presidente do FC Porto), todavia, o Sporting começa a ganhar espaço naquele canal, depois de terem sido campeões, o Beto, o Luís Vidigal, o Leonel Pontes, o Tonel, o Aroso, e ainda dois guarda redes, o Ricardo e o Nélson, a propaganda do Sporting está mesmo a "ENGORDAR", por exemplo, na TVI, o propagandista oficial e oficioso do Sporting, é mesmo o anafado professor doutor Luís Camelo Vilar, ainda na sexta feira, não se esqueceu de traçar um quadro negro, sobre o "criminoso" Ruben Semedo, e afirmar : "o FC Porto um clube regional, é o clube ideal para o perfil do RS...". Pois é, preparem-se, se o Ruben for mesmo contratado pelo FC Porto, a campanha está em marcha, "o FC Porto contratou um criminoso"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, ó Paulo Oliveira, desculpa lá, se és "infelizmente assinante da sportTv", porque não passas a feliz não assinante da sportv? Ninguém te obriga a seres assinante da sportTv, penso eu, e até poupas algum dinheiro. Eu também já fui assinante, e agora não sou, e estou muito bem assim!

      Eliminar
  5. Termino o meu desabafo com o Pepe, observem como foi "encaroçada" a expulsão do Pepe na Irlanda, "um jogador violento"... "tem mais que experiência para evitar aquela expulsão"... "quase se fez auto-expulsar" (aqui versão adeptos 2ª circular). Pois é, o Pepe com 38 anos, é convocado para a Selecção, e não simula "mialgias sem esforço", em contraste, o Coates com 31 anos, é totalista nas 11 jornadas do campeonato, fez 3 jogos completos na Champions (falhou o primeiro porque estava castigado), é convocado para a Selecção do Uruguai, e em três convocatórias (nestas três últimas paragens), o Coates em duas chamadas, estava "lesionado" ...

    PS Se no dia 7 de dezembro, carimbarmos a passagem aos oitavos da Champions, no "grupo da morte", vai "cair como sopa no mel", e se tal acontecer, lá virá a timida "mordaça", porque o nosso mérito desportivo, é a fórmula mais eficaz de os F ....

    ResponderEliminar
  6. Bom, falando de bola, na minha opinião, este campeonato mt provavelmente poderá terminar em modo photo finish, e aí, os pormenores poderão mesmo desempatar. Como estão os planteis dos 3 Grandes, minutos somados, jogos oficiais disputados, jogadores +/- utilizados? Estes registos também fazem parte do tal "pormaior", ora vamos ver.

    O FC Porto, disputou 17 jogos oficiais, e 1530 minutos de jogo.
    O FC Porto utilizou 26 jogadores, incluindo um da B (Loader 7 minutos, e um golo), o Claúdio e o Meixedo ainda não jogaram.
    Jogadores com mais de 1000 minutos de jogo, são 8.
    Jogadores com mais de 500 minutos de jogo, são 7.
    Jogadores com menos de 500 minutos de jogo, são 11.

    Quais os jogadores com mais minutos no FC Porto?
    1º Diogo Costa 1350 minutos.
    2º Diaz 1322 minutos.
    3º Taremi 1311 minutos.

    O Sporting disputou 18 jogos oficiais, e 1620 minutos de jogo.
    O Sporting utilizou 24 jogadores, o Nuno Mendes já não está, e utilizou 2 jogadores da B (o Esteves, e o Goulart). Apenas o 3º guarda redes André Paulo não soma minutos.
    Jogadores com mais de 1000 minutos, são 7.
    Jogadores com mais de 500 minutos, são 9.
    Jogadores com menos de 500 minutos, são 8.

    Quais os jogadores com mais minutos no Sporting?
    1º Adan 1440 minutos.
    2º Palhinha 1430 minutos.
    3º Matheus Nunes 1385 minutos.

    Finalmente o Benfica, disputou 21 jogos oficiais (com um prolongamento), e 1920 minutos de jogo.
    O Benfica utilizou 30 jogadores, dois já não estão (Vinicius e Waldschmidt), outros dois já não jogam mais esta temporada (Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho). Apenas o 3º guarda redes Svilar não somou minutos.
    Jogadores com mais de 1500 minutos, são 3.
    Jogadores com mais de 1000 minutos, são 5.
    Jogadores com mais de 500 minutos, são 9.
    Jogadores com menos de 500 minutos, são 13.

    Quais os jogadores com mais minutos no Benfica:
    1º Vlachodimos 1710 minutos.
    2º Otamendi 1530 minutos.
    3º Lucas Veríssimo 1502 minutos.
    (Com o Paços, o Vertonghen irá ultrapassar o Veríssimo).

    Sem surpresas, os 3 guarda-redes são os jogadores dos 3 Grandes com mais minutos somados, mas depois, há três curiosidades, os perseguidores, o 2º ou 3º jogador mais utilizado, ocupam posições distintas, ora no FC Porto, no Sporting, e no Benfica, vejamos:
    1 No FC Porto é a dupla da frente, Diaz, e Taremi.
    2 No Sporting, é o duplo pivot, Palhinha e Matheus Nunes.
    3 No Benfica, dois centrais, Otamendi e Lucas (este será ultrapassado para a semana pelo Vertonghen).

    Depois vou vos deixar o calendário provisório dos 3 Grandes, para o inverno, janeiro, e primeira quinzena de fevereiro, é habitual nesses dois meses, as equipas registarem alguma quebra de rendimento (com o acumulado de 6 meses de competição). Deixo um pequeno lamiré, agrada-me ver o FC Porto fora da final four da Taça da Liga, tal como também me agrada ver o Sporting e o Benfica a disputar essa final four, o calendário explica melhor. Mas sem nada vos esconder, desagrada-me as 4 últimas deslocações no último terço do campeonato (temos de trabalhar e amealhar no inverno, tal como a "formiguinha), recordo a sequência de deslocações: Bessa, Guimarães, Braga e Luz, é de cortar o fôlego, algumas Penhas da Saúde, e Senhora da Graça, vamos ter de tirar o cu do selim!

    ResponderEliminar
  7. Ora vamos lá "descaroçar" o calendário oficioso dos 3 Grandes, para mês e meio de 2022, janeiro, e primeira quinzena de fevereiro.

    FC Porto
    Janeiro:
    08 Estoril fora.
    12 T Portugal 1/4, se superarmos Feirense, e os oitavos final em dezembro.
    16 Belem fora.
    22 Famalicão casa.
    30/31 Maritimo casa.

    Fevereiro:
    05 Arouca fora.
    12 Sporting casa.
    Em mês e meio, apenas se registam "semanas limpas", ou sem competição, excepto aquela eliminatória dos quartos final em janeiro (ressalvo, temos de superar duas eliminatórias).

    Sporting
    Janeiro:
    08 Sta Clara fora.
    12 T Portugal (ultrapassando o Varzim, depois os oitavos final).
    16 Vizela fora.
    21 Braga casa.
    25 Sta Clara T. Liga.
    29 Final da Taça da Liga ?

    Fevereiro:
    02 Belem fora,
    06 Famalicão casa.
    12 FC Porto fora.
    Até jogarem com o FC Porto, disputaram 5 jogos em 17 dias, (Braga, Sta Clara, Final T Liga, Belem e Famalicão). Neste período (mês e meio), jogam 3 jogos oficiais a meio da semana.

    Benfica
    Janeiro:
    08 Paços casa.
    12 T Portugal quartos final (se superarem Paços, depois os oitavos).
    16 Moreira casa.
    21 Arouca fora.
    25 T Liga (Braga ou Boavista).
    29 T Liga Final ?.

    Fevereiro:
    02 Gil casa.
    06 Tondela fora.
    12 Sta Clara casa.
    O Benfica tem um calendário simétrico ao Sporting, só não tem Braga, ou FC Porto neste ciclo (o Sporting tem), todavia, o Benfica arrancou para esta pré-temporada em final de junho, acelerou o processo de preparação, e em janeiro, já levará com 7 meses de competição nas pernas, a quebra será mais provável nesse ciclo de inverno.

    ResponderEliminar
  8. "Vítor Paneira foi convidado a comentar as palavras de Pinto da Costa que, em entrevista à TVI, afirmou que quem votasse em João Noronha Lopes para as eleições à presidência do Benfica era para ter desconto nos hamburgueres, numa referência ao facto do candidato a líder das águias ter exercido cargos de gestão na McDonald's, e o antigo jogador não teve meias palavras.

    "Se calhar os hambúrgueres são mais caros e é preciso desconto. Se fôssemos à fruta seria mais barato, eventualmente", atirou Vítor Paneira, remontando para o processo Apito Dourado. Tal, aconteceu, na formalização da candidatura de João Noronha Lopes à presidência do Benfica, no Estádio da Luz."
    (outubro de 2020)

    O Vítor Paneira, enquanto mandatário da candidatura do Noronha, não colaborou com a SportTv (era o que mais faltava), mas durante essa campanha, ofendeu o FC Porto, como em cima "aspei", mas também há imagens e audio respetivo. Bom, eleições arquivadas, um período de nojo, e eis que o Paneira regressa à SportTv, pergunto, o Paneira terá condições para ser colaborador/comentador num canal de desporto supostamente independente, e pode comentar a atualidade do FC Porto? O Paneira terá condições para por exemplo, ser o comentador do Famalicão-FC Porto, numa transmissão da SportTv?

    Mais palavras para quê? Mas o taberneiro de Penafiel, quer lá saber dessas coisas ... Repito, infelizmente sou assinante do canal do taberneiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas alternativas. Eu a esses antiportistas não dou dinheiro a ganhar. Se todos os portistas o fizessem talvez algo mudasse.

      Eliminar
  9. OLHA O NORTE.
    TANTA SERVIA PARA UM PORTUGAL PEQUENINO.
    O sr Fernando Santos é um treinador que joga quase sempre com a sorte, um conservador ao quadrado. No jogo de hoje só havia uma equipa que podia ir ao Mundial, a Servia, foi superior em tudo a Portugal. O sr Fernando santos formou uma equipa para este jogo, para jogar com a sorte, tanto tempo para ver que aquilo era uma equipa de merda. Quem é aquele defesa esquerdo! o tal craque brasileiro, que foi uma nódoa, simplesmente não existiu! tantos minutos em campo!... Depois tem o descaramento de meter o menino prodígio do AtL Madrid, que tem sido um zero à esquerda na seleção nacional.
    Parece-me que este treinador tem os dias contados,, está acabar o seu estado graça...

    Esta comunicação social lisboeta, juntamente com RTP, canal que todos nós pagamos, é de um centralismo a toda a prova, só têm o meu desprezo. Nojo...

    ResponderEliminar
  10. A única coisa que há a fazer, tendo em conta que não é humanamente possível mudar a abominável comunicação social portuguesa...quase toda lisboeta... para isenta e boa, é, usá-la como tónico, como incentivo. Que é o que o Porto, melhor ou pior, tem feito ao longo das últimas décadas. Quanto mais eles ignoram, denigrem, calúniam, difamam, mentem, mais as equipas e os atletas do FCP se transcendem, ganham títulos e troféus. Dizerem mal de nós, injustamente, se nós tivermos carácter, pode transformar-se num incrível motor para nos transcendermos e fazermos grandes coisas. Contra tudo e contra todos, como diz o lema portista.

    ResponderEliminar
  11. já la vai o tempo em que me chateava com a selecção..
    A minha selecção é o FCPORTO.

    Tanto craque e um futebol tão fraco..

    Desde o outro que o Porto era lá longe... bajulado pela comunicação social, mas que teve de meter os campeões europeus para passar a fase de grupos... que caguei de alto.

    Sou português gosto que Portugal ganhe mas se não ganhar durmo bem.
    Não mereciam ganhar hoje.

    ResponderEliminar
  12. OLHA O NORTE.
    DESCULPAS DE MAU PAGADOR.
    Fernando Santos " Talvez não tivesse conseguido passar a mensagem" pois não, 90 e tal minutos e nunca conseguiu passar a mensagem! quem escolheu aqueles jogadores e deu a tática! pouca ousadia e um cagaço tremendo! quem joga para o empate ou para a sorte do jogo, sujeitasse. Ó Fernando vai dar banho ao cão...

    A Sport TV devia de se dedicar à pesca desporto bonito e saudável, aquilo são grupos de amigos de benfiquistas e sportinguistas que se juntam naquela casa para jogarem à Sueca. Às vezes até chateiam de dizer tantos disparates.

    ResponderEliminar
  13. "Mas, ó Paulo Oliveira, desculpa lá, se és "infelizmente assinante da sportTv", porque não passas a feliz não assinante da sportv? Ninguém te obriga a seres assinante da sportTv, penso eu, e até poupas algum dinheiro."

    Luís Negroni, pode-me dar uma solução para esse problema? Eu agradeço-lhe.
    (sobretudo, quero ver os jogos do FC Porto)

    1 Já tentei ver à Inácio, e não gosto de imagens congeladas, não dá.
    2 Não gosto de ver Futebol num restaurante/café/bar, porque objetivamente, não vejo o jogo como gosto.
    3 Na opção 2, quando o fiz (Benfica FC Porto na Luz, por exemplo), investi 15/20 € para jantar (quando o meu filho vai comigo, é a duplicar), pago uma mensalidade de 25 € pela SportTv.

    Recentemente renegociei o meu contrato com a NOS, e ofereceram-me 3 mensalidades grátis da SportTv, e 4 meses da Eleven (coincidiu com o FC Porto/Milão, o 1º jogo que a TVI não transmitiu do FCP, nesta edição Champions, vi os dois primeiros em canal aberto, A Madrid, Liverpool). A talhe de foice, em todos os contextos, a Eleven dá "10 e zero" à SportTV, em termos de imagem, é uma coisa, parece mesmo "vinho de outra pipa", é assim como andar num Ferrari, ou num Fiat 600... Aconselho vivamente Eleven aos meus amigos, e a SportTv, enfim, tem a Liga portuguesa...

    Sobre a Selecção, recuso-me a dar pontapés num homem que está no chão derreado/derrotado. Mas a minha opinião sobre o Seleccionador é mesma, ora no Euro 2016, ora hoje, o que mudou? Por exemplo, ontem a vaca azedou o leite, e os Sérvios também foram mt melhores ...

    Já se esqueceram que no Euro 2016, na fase de grupos, empatamos com a Hungria, Islândia e Austria (pareciamos a Itália em Vigo, no Mundial de Espanha) na 3ª jornada, acabamos a defender o empate com a Hungria, e a Islândia ganhou no lavar dos cestos á Austria, mandou-nos para o 3º lugar do grupo, e também nos tirou do "Lago dos Tubarões". Na fase a eliminar, foi o que todos vimos, apenas ganhamos um jogo nos 90 minutos ao País de Gales, e eu pergunto, hoje estão a queixar-se de quê? Da qualidade de jogo? Mas quando é que a tivemos nos últimos 5/6 anos?

    Bom, uma Federação que tem um orçamento de "apenas" 100 M€, isto para suportar aquela Estrutura pesadissima, recordo que uma ausência de um Mundial, pode implicar muitos despedimentos coletivos ...

    ResponderEliminar
  14. Sobre o jogo de Portugal, é notório que o selecionador está a perder algum fulgor. Goste-se mais ou menos do estilo, a verdade é que no início Fernando Santos tinha um grupo base e soube trabalhar sobre essa base obtendo resultados. Resultados esses (vitórias no Euro 2016 e Liga das Nações em 2019) que se calhar aumentaram drasticamente a expetativa em torno de uma seleção que nunca foi historicamente uma das mais poderosas como uma Alemanha, França ou Itália. Apesar de tudo e de nunca ter jogado um futebol vistoso, a seleção era uma equipa consistente. Em fases de apuramento poucas vezes Portugal tinha maus resultados contra Irlandas e Sérvias mas ultimamente juntou exibições penosas a resultados maus e começa a ser uma constante. Os jogos da seleção não me tiram o sono mas sou português, gosto que a seleção ganhe e gostava que houvessem chamadas mais justas. Ultimamente isso não tem acontecido. É óbvio que sou portista e vou sempre "puxar a brasa à minha sardinha", mas como é possível João Felix ser chamado à seleção? Ainda por cima colocou-o em detrimento do André Silva que, na minha opinião, tem sido muito mais consistente tanto no clube como na seleção. Mas como é o menino 120 milhões da imprensa e ainda por cima a jogar no estádio da Luz se calhar o treinador estava à espera que fosse resolver os problemas todos. Depois outro caso que me choca. Porque foi Matheus Nunes convocado em detrimento de Otávio? Foi apenas para agradar ao empresário/pais do jogador? Se ele não fosse convocado, o menino fazia birra e jogava pelo Brasil? Não entendo, foi uma convocatória desperdiçada. Como também não entendo como o José Fonte joga sempre quando Pepe ou Ruben Dias estão indisponíveis. Para mim mais valia ter levado o Gonçalo Inácio do sporting que está a fazer uma muito melhor época e é um jovem com margem de progressão. E mais havia para dizer, mas nem vou perder mais tempo.
    Agora venha o futebol a sério!

    ResponderEliminar
  15. Há coisa de um / dois meses, a propósito duma outra exibição fracota da seleção, ouvi um comentador qq irritado com o conservadorismo do seleccionador. Porque, perante a evidência do ocaso do Cristiano Ronaldo, havia que começar desde já a preparar a alternativa evidente como "patrão" e grande referência da seleção: está claro que o João Félix... Ir habituando a seleção - os outros, que servem para excipiente... - a ver no JF a grande referência, para quem preparar e endossar jogo. E, incrívelmente, o selecionador não estava a fazer isto, estava ainda a fazer o que o CR quer e precisa! : ( A perder tempo precioso!

    Nem é questionar quem é / quem deva ser, quem tem mérito, características ou valor para ser essa referência e "posição" na seleção, que me leva a comentar isso. É denunciar como nefasta essa atitude parola e infelizmente quase universal - desde o PR até à quase totalidade dos meros adeptos da seleção que somos enquanto portugueses, passando pelo selecionador e todos os opinion makers do futebol - de achar que a seleção deve ter uma referência, um bambino d'oro, uma vaca sagrada, à qual sejam dirigidas e submetidas todas as estratégias e decisões. Sem desprimor pelo CR, sem qq má-vontade minha para com ele, sempre achei e desde sempre (não só agora, no ocaso da sua carreira, nem quando as coisas nos correram ou correm mal) que essa vassalagem ao CR diminuia a seleção, diminuia os restantes jogadores e muitas vezes resultava mal - quando em desespero se lhe dava carta branca para fazer em campo o que melhor entendesse para resolver jogos. E que esse diminuir da equipa e dos outros jogadores também nos diminui a todos colectivamente, enquanto portugueses, prejudicando a nossa força colectiva e pondo aos olhos do mundo, aparentemente, as nossas possibilidades não nossa capacidade colectiva, mas num "campeão", num super-homem, num Nun'Álvares, num D. Sebastião (sem tirar o valor a estas enormes figuras). Ideia que me envergonha, enquanto indivíduo e português.
    Ao longo da última década, infelizmente tem sido assim. E todos quantos têm ido à seleção têm executado esta premissa do endosso ao CR. Com uma exceção - que o próprio CR destacou e elogiava - o Quaresma. Porque, mais do que ter um enorme talento e valor e saber dele, não é pessoa para se submeter. O seu jogo foi sempre pautado pelo que era mais conveniente, jogava como entendia e para o melhor resultado. Muitas vezes jogando para o CR, como apenas ele sabe / sabia: mas porque era isso que se adequava, não porque "tinha que ser". Infelizmente não jogou tanto como devia pela seleção. Muito ficámos a perder, quantas histórias menos felizes de quantos jogos, de algumas campanhas da seleção, não poderiam ser diferentes para melhor se ele não tivesse sido ostracizado como "conflituoso". Independente, é o que ele é, e isso não é bem visto num país que gosta tantas vezes de encarneirar.

    Agora e quando o CR se retirar, por favor, não queiram manter a receita e procurar quem o substitua nessa função negativa. Até porque tão cedo não há-de aparecer um outro como ele...

    Alexandre Sottomayor

    ResponderEliminar
  16. Um árbitro em lances idênticos, ter critérios distintos, tal como um analista/especialista de arbitragem, ter o mesmo comportamento, tira-me do sério.

    A que propósito abordei os analistas da arbitragem? Simples, quando o FC Porto empatou em Milão, o Duarte Calabote Gomes, considerou o golo do FC Porto precedido de falta, uma suposta falta do Grujic sobre o Bennacer. Duas semanas, e meia depois, pergunto, qual a diferença, na disputa Grujic/Bennacer, e Bernardo/Gudelj (no nosso golo de ontem)? na minha opinião, os lances são quase tirados a papel quimico, qual a análise do Duarte Calabote n´A Bola num espaço de duas semanas, naqueles dois lances? O Grujic cometeu falta sobre o Bennacer, já ontem, o Bernardo roubou a bola ao Gudelj de forma limpa... Alguém entende?

    "Recentemente renegociei o meu contrato com a NOS, e ofereceram-me 3 mensalidades grátis da SportTv, e 4 meses da Eleven..."

    Só uma pequena nota, não sou um duro e implacável negociador, mas também não sou burro, mas aquelas duas ofertas da NOS tem uma explicação, cessou o meu contrato de fidelização com a NOS, e a MEO oferecia-me 6 meses de SportTv grátis, a NOS para não perder um cliente, ofereceu-me 3 meses de SportTv + 4 meses de Eleven, e ainda umas pequenas coisas.

    Sem lentes coloridas, volto à Selecção, porque jogou o Danilo, e não jogou o Palhinha? Vi dois jogos penosos do Danilo, vou mais longe, o Danilo hoje, seria a 3ª opção do FC Porto para a posição 6, atras do Uribe e do Grujic. Repito, o Danilo depois daquela rotura no tendão de Aquiles, isto em 2018, depois de mais de meio ano parado, infelizmente não é o mesmo Danilo, aquela grave lesão, deixo-lhe sequelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo nem 3a opção, aliàs nem vê-lo, obrigado e au revoir, uma nódoa, não me esqueço daquele buraco contra o Feyonoord e outros jogos nessa ultima época... Até o Sergio Oliveira ou o Octavio tapam melhor a zona central.

      Eliminar
  17. PO, porque jogou o Danilo e não Palhinha? Para mim, porque na Irlanda o Palhinha foi um desastre.

    Alexandre, concordando, acrescento, João Félix nunca será um décimo de CR.

    ResponderEliminar
  18. DVP, isso é tão óbvio que me escusei de o escrever : )

    ResponderEliminar
  19. Vila Pouca, na Irlanda, foi um naufrágio total, quem que é esteve bem? E pelo que vi nos dois últimos jogos, o Danilo está mesmo muito mal, ora como central, ou como 6, é a minha opinião. Ontem, o menos mau ainda foi o Bernardo.

    A propósito do Félix, quando entrou e saiu o Jota, o jogo então estava partido, Portugal podia matar numa transição, daí que, fazia mais sentido a entrada do Leão, ou do Guedes, ambos tem velocidade, e são fortes na transição, e nesse período havia um latifúndio para explorar, recordo, os sérvios acabaram o jogo com 3 pontas, Vlahovic um verdadeiro craque canhoto (custou 2 M€ à Florentina), Mitrovic e Jovic!

    ResponderEliminar
  20. "Sem desprimor pelo CR, sem qq má-vontade minha para com ele, sempre achei e desde sempre (não só agora, no ocaso da sua carreira, nem quando as coisas nos correram ou correm mal) que essa vassalagem ao CR diminuia a seleção, diminuia os restantes jogadores e muitas vezes resultava mal - quando em desespero se lhe dava carta branca para fazer em campo o que melhor entendesse para resolver jogos. E que esse diminuir da equipa e dos outros jogadores também nos diminui a todos colectivamente, enquanto portugueses..."

    Alexandre, subscrevo totalmente a sua opinião, e deixo dois exemplos:

    1 No 1º apuramento para a fase final da Liga das Nações, o Ronaldo não jogou pediu dispensa temporária (foi quando se transferiu para a Juventus), certo é que a selecção sem o CR, foi forte mt coletivamente, e cumpriu os seus objetivos, e num grupo dificil, conseguiu o apuramento para fase final da Liga das Nações.

    2 O Bruno Fernandes, um médio estupendo, mais parece que se auto-ofusca com a presença do Ronaldo na Seleção, e transforma-se num médio banal, porque também vejo a Premier League, curiosamente, esse mesmo fenómeno está acontecer com o BF no Man United!

    ResponderEliminar
  21. Eu não entendo como é que o otavio e o pote não têm lugar no onze da selecao. O fernando santos insiste no bernardo silva (um jogador sem golo. Sem assistencias sem intensidade...anda à volta da cabine telefonica mas nao progride não é objetivo). Mau demais a selecção... .

    ResponderEliminar
  22. PO, o Bruno Fernandes não rende na selecção porque é ofuscado pelo CR? Os jogadores mentalmente fortes só crescem ao lado dos bons jogadores.
    O Danilo ontem jogou mal? Só há duas hipóteses, uma não vimos o mesmo jogo, outra não percebo nada de futebol.
    Que ontem na parte final não devia entrar o Félix, é obvio, passamos a ter menos dois para pressionar, trabalhar, impedir o forcing final dos sérvios. Mas que dizer do Nuno Mendes no lance que dá o canto e o golo?
    Não me quero alongar muito aqui sobre a selecção, fiz um post e vários comentários no facebook e já chega.

    ResponderEliminar
  23. Ok Vila Pouca, são opiniões, e todas são respeitáveis.

    Dos 6 posicionais da Selecção, neste momento, o Palhinha é o que está melhor, é verdade, também dá mt porrada, repito, é a minha opinião, não gostei nada do Danilo nos dois jogos, tal como não esteve bem, em jogos anteriores, então a "carroça" William, é assustador. Lembraste de Danilo/William no Europeu com a Alemanha? ...

    O Danilo neste Porto, com Uribe e Grujic, quer com um, quer com ou outro, não "calçava", neste momento, ambos estão mt melhores que o Danilo.

    Vamos ver onde estará o Palhinha na próxima temporada, e o Danilo ... Danilo na minha opinião, fez duas épocas e meia mt boas no FC Porto, depois da lesão no tendão de aquiles em 2018, baixou mt de rendimento.

    ResponderEliminar
  24. @DVP: E no 2º golo, palhinha não saltou à bola e ficou a ver a bola entrar...

    Convenceram-se que estava ganho com o 1-0 e depois... correram menos, lutaram menos e as opções táticas e de jogadores ajudaram a por-se a jeito. Sentia-se os sérvios a crescer e a entrada do felix... q miséria.
    ASilva mais rápido, combativo, ligaria melhor c CR7 e teria permitido esticar o jogo, dando tb opção de fugir à pressão c bola direta da defesa para ataque...

    ResponderEliminar
  25. PO, não sei para onde vai o Palhinha, sei que o Danilo está e tem sido utilizado, no PSG que não é propriamente uma equipazinha.
    Ontem quem esteve francamente mal foi o João Moutinho, não pegou no jogo, circulou, deu linhas de passe, coisas em que ele é bom. A Sérbia estudou bem o jogo de Dublin, viu que a equipa portuguesa pressionada tinha dificuldades para sair a jogar, fechou bem o corredor central, tinha largura e como os nossos laterais foram um desastre, qual deles o pior e os centrais não sabem sair a jogar nem têm qualidade de passe - são típicos centrais de marcação -, Portugal nunca conseguiu pegar no jogo, dominar, criar grandes dificuldades aos sérvios. Era um jogo para terminar empatado, até que vários erros grosseiros deram a vitória aos balcânicos.

    O treinador tem sempre muitas culpas no cartório. É o treinador, no caso seleccionador, que convoca, escolhe a táctica, os jogadores que entram, faz as substituições, etc. Mas o que não pode acontecer e é essa a minha forma de analisar futebol, quando as coisas correm como ontem, não pode ser tudo culpa de FS. Houve jogadores que estiveram muito aquém daquilo que se lhes exigia num jogo decisivo. É nestes jogos que o talento tem de emergir,fazer a diferença. E não fez, escondeu-se. Apenas Bernardo Silva procurou assumir, pena que a sua capacidade física estivesse em baixo. Jota foi um desastre, Renato Sanches durou meia-hora, Ronaldo não fez nada de jeito.

    ResponderEliminar
  26. Uma crítica que faço ao engenheiro é a forma como gere CR. Quando ele tirou a camisola, levou amarelo e ficou de fora no jogo seguinte, não era dispensado, mantinha-se na selecção, acompanhava os colegas. Também não pode marcar todos os livres, mesmo quando é manifesto que está em dia não e Portugal tem outros bons batedores.

    ResponderEliminar
  27. Um bitaite. Nesta altura gosto mais de ver Danilo a central que propriamente a 6. Mas não foi por aí que Portugal perdeu.

    Portugal simplesmente não teve meio campo porque Danilo esteve constantemente no meio dos centrais, Moutinho esteve sempre en inferioridade e a linha de passe disponivel era Rui Patrício como já tinha acontecido na Irlanda. Como Rui Patrício com os pés é mau, cada bola era um alívio.

    Depois faltou Pepe, dois laterais muito mal, uma desinspiraçāo ofensiva total e um Jota mais vedeta que o habitual. CR foi o que sempre é em termos defensivos e desta vez nem conseguiu ter jogo para fazer o minimo de perigo.

    Depois FS a recuar, recuar. Não foi a primeira vez que vimos isto e não é só FS. Umas vezes corre bem, outras nem por isso.

    Lá para Março prevejo um Vitinha ou um Otávio no meio campo da seleção. Aliás acho que vai haver uma grande mexida nos convocados do meio campo.

    Félix ou muda de atitude, ou vai passar ao lado de uma boa carreira.

    ResponderEliminar
  28. "Um bitaite. Nesta altura gosto mais de ver Danilo a central que propriamente a 6"

    Mário, é onde o Danilo habitualmente joga no Paris. Concordo, o Moutinho não esteve bem, e com dois nucleares como Pepe (não jogou), e o Moutinho esteve abaixo do que habitualmente faz, a equipa levou um "rombo" em dois sectores vitais.

    "Depois FS a recuar, recuar..."
    Quando vejo o Moutinho sair (ok não esteve bem), e a entrar o Palhinha que é um 6, para baixar o Danilo para central, primeiro pensei, quer encaixar no sistema deles, mas também baixar, mas quem estava lá dentro, a mensagem era: "é para fechar a porta...", e isso foi fatal (aliás, na 1ª parte a Sérvia até esteve melhor, só lhes faltou o "Mitro"), porque os treinadores no banco podem gritar, gesticular, mas ninguém os ouve lá dentro, nas substituições sim, são elas que comunicam as ideias dos treinadores, ou "vamos para cima", ou "equilibramos", ou "baixamos o bloco", por exemplo, nós ganhamos na Luz no golo do Herrera, porque duas substituições eram bem claras, era mesmo para ir para cima, e para ganhar!

    Quanto ao Otávio, não temos um médio com as suas carateristicas, e tem a vantagem de com ele no 11, pode mudar o sistema sem ir ao banco. Quanto ao Vitinha, depende, se agarrar a titularidade no FC Porto, o que não é fácil. Aliás, o nosso meio campo, é fortissimo, já o referi, Uribe/Sérgio, ou, Grujic/Vitinha ... É de longe o nosso melhor sector!

    A propósito, daqui a uma semana voltamos a Anfield, e não descarto este sexteto: Grujic/Uribe/Sérgio/Otávio, com Diaz e Taremi, sem Evanilson, porquê? Todos falam no fortissimo tridente do Liverpool, mas o meio campo é que os alimenta, e é fundamental nas dinâmicas daquela equipa, aqueles pitbulls do meio, ladram, mas também mordem... Já agora, o Uribe, e o Vitinha já viram dois amarelos, e em dezembro jogamos com o A Madrid!

    ResponderEliminar
  29. O que interessa agora é o feirense do "nosso rui ferreira"...esperemos que não faça uma gracinha. Eu, enquanto treinador de bancada, punha esta equipa: marchesin, manafa. Zaidu. Fabio cardoso. Marcano. Grujic. Vitinha. Toni martinez. Evanilson. Pepe. Otavio.

    ResponderEliminar
  30. Sobre a seleção independentemente de quem joga, o que aflige é a fraca qualidade de jogo da equipa.
    Enquanto Ronaldo teve pernas ainda disfarçou muita coisa, agora nota-se que apesar de ainda ser um grande jogador o seu raio de ação é cada vez mais limitado.
    Fernando Santos não sabe mais. E convoca jogadores como William Carvalho…valha-me Deus.
    O estilo de jogo amedrontado, e aquele ar de não disposto no banco só me relembra tristemente os 2 anos que ele passou no nosso clube a apanhar bonés, sempre com aquele ar.
    Portugal possivelmente vai-se apurar, mas tal como no mundial da Rússia ou no último Europeu vai fazer na figura. E depois finalmente acabou-se o ciclo penoso.
    Não me lembro de ver um jogo de jeito se Portugal há anos.
    A entrada do João Felix e a reação do estádio a sua entrada diz muito da imbecilidade que grassa por aí, fruto de uma classe jornalística que endeusa os medíocres (sejam eles verdes ou vermelhões) e esquece-se que os maiores somos nós

    ResponderEliminar
  31. Queria deixar aqui um bitaite sobre um rumor que a imprensa tem alimentado e que me tem deixado preocupado. Falo precisamente no rumor que liga Ruben Semedo ao FCP... outra vez. Ora, espero que não passe disso mesmo: um rumor. Este jogador até podia ser o melhor central português da atualidade, mas com o seu background não me inspira a mínima confiança. Eu não sou daquelas pessoas que gosta de ostracizar alguém pelo seu passado, mas este jogador de X em X tempo vê-se envolvido em polémicas graves. Da última vez (no caso da alegada violação) penso que foi ilibado mas quem sabe quando será a próxima? Para além de que, como jogador, não acho que ele seja a última bolacha no pacote. Não joga desde os playoffs da Champions e pelo dinheiro que supostamente pedem teríamos possibilidade de trazer outros jogadores.

    ResponderEliminar
  32. A seleção nacional pode ter alguns problemas, mas o principal responsável destas sucessivas poucas vergonhas é sem dúvida Fernando Santos.

    Se há quem diga que Mourinho não se conseguiu adaptar aos novos tempos, que dizer de Fernando Santos que nem antigamente era bom treinador?

    É que não há ponta por onde se lhe pegue. A seleção é das melhores de sempres, com a maioria dos jogadores a atuar nas melhores equipas do mundo. Já o futebol é de 3º mundo, chega a ser constrangedor ver jogadores de nível mundial não conseguirem fazer dois passes seguidos.

    Em tantos anos de selecionador não se consegue ver uma ideia de jogo, alguma inovação na marcação das bolas paradas (os cantos são de bradar aos céus, tanta é a falta de criatividade).

    Depois inventa taticamente para poder "enfiar" no 11 os jogadores mais cotados, é um pau mandado do CR7 e completamente manipulado pela imprensa (quer em convocatórias quer em escolhas para o 11).

    Já dizia Luís de Camões: "O fraco Rei faz fraca a forte gente."

    ResponderEliminar
  33. Esta selecção das melhores de sempre? São opiniões, a minha não é essa.
    Para mim, comparar esta selecção de primas donas, meninos amuados, craques feitos a martelo por uma comunicação social que faz de um jogador normal um craque mundial, com selecções que tinham talento, mas talento que semanalmente era praticado em jogadores como Jordão, Chalana, Fernando Gomes, Paulo Futre, Figo, Deco, Rui Costa, Jorge Costa, António André, Maniche, etc. etc., não faz sentido.

    ResponderEliminar
  34. DVP, os grandes jogadores que enumera são de gerações diferentes. Acho que nunca tivemos na seleção, tantos jogadores que jogam nas principais equipas Europeias e Mundiais. Mesmo a equipa de Scolari, não tinha tantos jogadores a jogar, nas melhores equipas do mundo.

    E quando digo jogam, é literalmente, não é fazer parte do plantel. Fazem parte das melhores equipas do mundo e são importantes nessas equipas (Cancelo, Pepe, Ruben Dias, Mendes, Danilo, Bruno Fernandes, B. Silva, Ronaldo, Jota, André Silva, Guerreiro).

    Para além destes, temos depois muitos jogadores que não jogam e equipas de topo, mas jogam em boas equipas de campeonatos de topo (Patrício, Antony Lopes, Ricardo Pereira, Semedo, Fonte, Mário Rui, Trincão, Guedes, Moutinho, Rúben Neves, Renato, etc.)

    Dos que jogam em Portugal só falo no Pepe, mas também me parece que devido á falta de €, se tem apostado mais em jogadores Portugueses e neste momento os nossos clubes têm mais matéria prima para oferecer ás seleções nacionais, do que tinham á uns 10/15 anos atrás, no pós Mourinho.

    ResponderEliminar
  35. Amigos, em relação a seleção na minha opinião, deveriam desde já dispensar o engenheiro....caso contrário vamos adiar até março, o resultado será não ir ao mundial e vai começar o descalabro da seleção
    Saidas dos "velhos" e aposta num selecionador mais jovem....acredito que o paulo fonseca poderá ser o futuro´
    Reparem desde 2016 em competições a doer (euro16, mundial 2018, euro 2020) só ganhamos aos pais de gales, maroccos, e Hungria em 14 jogos!!! RIDICULO, VERGONHOSO, e ninguém fala, todos a proteger o engenheco.....dizer as verdades, a seleção não joga nada há 6 anos para cá
    É uma questão de tempo

    ResponderEliminar
  36. Boas tardes caro dvp e amigos dragonistas,


    Não vi o seu comentário jogo, mas, desculpem, estou satisfeito pelo resultado.

    Amoporto

    ResponderEliminar
  37. Caros Portistas, quanto ao tema Seleção, nesta dupla jornada foram convocados 25 jogadores, mas a esses 25, podemos juntar mais um quarteirão de convocáveis para esta seleção A, vou elencar um quarteirão de nomes:

    G Redes 3: Anthony Lopes, Rui Siva e Max.

    Laterais 4: Ricardo Pereira, Rafael Guerreiro, Mário Rui, João Mário (FCP).

    Centrais 4: Ruben Semedo, Domingos Duarte, Diogo Leite e Gonçalo Inácio.

    Médios 6 : Vitinha, Sérgio Oliveira, Otávio, João Mário (SLB), Pizzi, e André Gomes.

    Pontas/avançados 8: Rafa, Trincão, Podence, Beto (Udinese), Ricardo Horta, Nuno Santos, Pote e Pedro Neto.

    Quando é que tivemos nos últimos 50 anos, meia centena de selecionáveis de qualidade, e com este lastro competitivo? Não me recordo. No curto prazo, há um sector que precisa de ser rejuvenescido, é justamente o eixo da defesa, Pepe 38 anos, e o Fonte com 37 anos, mas nos restantes sectores, as opções são mais que muitas, e de qualidade.

    Já o referi aqui, sou incapaz de dar pontapés num homem, quando este está derreado e atacado por tudo, e por todos (esses mesmos que ontem o idolatravam). Também sou incapaz de questionar o caráter, a honestidade, ombridade ou dignidade do cidadão Fernando Santos, porque essas carateristicas importantes, são inatacáveis, sublinhado bem grande, Fernando Santos merece-me todo o respeito. Também relevo a qualidade de Fernando Santos como gestor de recursos humanos. Já como treinador, coloco as minhas sérias reservas, nunca me convenceu, tem o perfil, sempre teve, de treinador de equipa pequena, muito conservador, e incapaz de um rasgo de sagacidade ou argúcia, por exemplo, no processo ofensivo.

    Estou convencido que Fernando Santos vai ser o Treinador da Seleção no play off de março, mas, na minha opinião, não me parece que a sua continuidade, e neste contexto atual, seja uma boa solução para a Seleção, e para ele próprio, e porque o afirmo?

    Durante a conferência de imprensa que se seguiu à derrota com a Sérvia, houve uma pergunta de um jornalista do zerozero que fez Fernando Santos engolir em seco: «Como é que Portugal, com tanto talento, joga tão pouco?» Fernando Santos, esperou uns segundos, e soltou um «como é que eu respondo a isso?» ... A pergunta fazia todo o sentido, mas também era ingrata e cruel, a resposta, foi simplesmente precária ...

    PS Gosto do futebol apelativo, ou do "bem jogar", esse jogar bem, já é habitual nas equipas Sub 21, orientadas pelo Rui Jorge, jogam bem, mas sobretudo, também juntam o essencial, ou fundamental no Futebol: Ganham!

    ResponderEliminar
  38. Ao contrário do que o PO ou o AF, pensam, embora nessa lista do PO reconheça muito talento, Vitinha, por exemplo, está a surpreender-me, encher-me as medidas, não esperava tanto, não acho que esta geração tenha tanto talento assim. Acho mais que os critérios de avaliação, a badalação e o endeusamento, estão claramente extrapolados. João Félix é o melhor exemplo. Já vi muitos jogos dele, de todos só num esteve claramente acima da média, foi num Benfica versus Eintracht de Frankfurt. Mas como não tenho a pretensão de saber tudo e mais do que os outros, e ainda espero andar por aqui mais uns anitos... o futuro dirá se estou certo ou errado.

    ResponderEliminar
  39. Vila Pouca, eudeusamento? Não sabes como é que se faz? Eu explico-te, eu ainda nem conheço um miudo, chama-se Paulo Bernardo, creio que fez cerca de 60/70 minutos na principal equipa do Benfica, mas hoje, um propagandista, scouting, ou comissionista (alô Pedrinho!), já deu o pontapé de saída e a Renascença fez o resto, olha que maravilha:

    José Boto considera que Paulo Bernardo encaixa no perfil dos jovens jogadores que são acompanhados pelos maiores clubes da Europa.

    Em entrevista a Bola Branca, o antigo diretor do departamento de "scouting" do clube da Luz, atualmente com as mesmas funções nos ucranianos do Shakhtar Donetsk, salienta que, "quando aparece um jogador jovem na equipa principal do Benfica ou de outros clubes, as campainhas tocam em todos os departamentos de 'scouting'".

    "Nos próximos tempos, esse jogador será observado e radiografado de alto a baixo pelos grandes tubarões. O mercado, neste momento, funciona assim: os clubes tentam contratar os atletas cada vez mais jovens, com o objetivo de os moldar. E o preço é mais baixo dessa forma. Não me surpreende que o Paulo Bernardo, até pelo seu percurso nas seleções, já esteja referenciado pelos grandes clubes europeus", refere.

    José Boto não está surpreendido com o aparecimento de Paulo Bernardo, até porque a formação do Benfica é uma referência na Europa. O médio português, de 19 anos, não deverá ser o último achado do Seixal.

    "De há uns anos a esta parte, a formação do Benfica, a par, talvez, da do Ajax, é uma das melhores da Europa. Não me surpreende que tenha saído mais um produto dessa formação e que venham a sair mais, nos próximos tempos", acrescenta o diretor de "scouting" do Shakhtar.
    Jesus não aposta na formação? "Isso é um mito"

    Para José Boto, dizer que Jorge Jesus não aposta nos jovens da formação é um mito. O que está a acontecer com o Paulo Bernardo no Benfica é a prova de que tudo depende da qualidade dos jogadores:

    "Criam-se mitos de que alguns treinadores não apostam na formação. Quando os jogadores têm qualidade, não há nenhum treinador do mundo que olhe para o bilhete de identidade para ver a idade do atleta. O Paulo Bernardo é um jogador de grande qualidade, para a idade que tem."

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde,

    acerca da seleção, confesso que me é indiferente que ganhe ou perca, os "tiques" são os mesmos, que afectam este retangulo nos mais variados setores, basta reparar na quantidade de pessoas adeptos do setua de bucareste e cska de alvalade que abundam em todas as televisões da capital e toda a restante imprensa. Só posso sentir nojo.

    só o FCPorto me interessa.

    o que MVP refere no post, é completamente verdade, é factual, não é a opinião de MVP, eu penso exactamente, o que MVP escreve e varias vezes, desde que existe o blog escreveu com toda a clareza. Só os imbecis e muito estupidos podem contrariar.

    este estado feudal do steua de bucareste e cska de alvalade, não existe a 20 vinte anos, nasceu nos anos 30, ja nesta altura os dois feudos roubavam campeonatos.

    nos ultimos 25 anos existem mais televisoes, jornais, radios, etc, a quantidade de imbecis a bajularem o steua de bucareste e o cska de alvalade, que não existe em lugar nenhum do planeta, é miseralvel, porque revela a pouquíssima inteligência dos portugueses.

    como ja aqui escrevi e varias vezes, não é por acaso que somos dos países mais pobres da europa ( e recebemos montanhas de dinheiro desde a entrada na CE), mais 20 anos estaremos no pódio, e continuamos com as regiões mais pobres, todas a norte!!!!! apenas coincidência.....

    a contratação de JF para o A Madrid, não tem um pingo de racionalidade económica, nem obedece a qq criterio de boa gestão. Jogou seis meses a titular no steua de bucareste, numa liga como a nossa. Marcou alguns golos na liga europa (alguns caídos do inferno), simulou grandes penalidades de bradar aos infernos, como a de braga (até me rio com o espalhafato que fez sem qq toque do adversario). Vendido por 120K euros. Não é preciso acrescentar nada. Num país de imbecis, videirinhos, vigaristas, gente sem carater, tudo é possível.

    quase nao vejo televisão (só o Porto Canal), os bajuladores do feudo, a cartilha é sempre a mesma, não os consigo ouvir.

    saudações

    Manuel Cardoso

    exemplos destes, temos aos milhares, em varios setores.

    ResponderEliminar
  41. Caro DVP e Amigos:
    AJM/FCPORTO x Olympiacos = 3x0
    Grande vitória em estfreia numa prova europeia.
    Dá gosto!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. O Darwin é outro, já andam vários tubarões atrás dele.
    Óbvio que num país onde a comunicação social não tem uma ponta de rigor, isenção, equidistância, ética e deontologia, em que os cartilheiros são mais que muitos, não admira que qualquer jogador que dê uns chutos seja logo elevado à condição de super-craque.

    DrummerKzar, verdade, grande vitória do voleibol feminino da AJM/FCP.
    Devíamos começar a pensar em voleibol masculino. Temos uma grande tradição na modalidade.

    ResponderEliminar
  43. Não tenho ninguém em mente mas parece-me que FS já não é a pessoa certa à frente da seleção, isto independentemente de achar que com ele também seremos apurados para o mundial.

    Off topic. Ouvi Ricardinho há uns dias a desejar que o FCP ingresse no futsal. Uma vez que o FCP entra sempre para ganhar e o investimento, para tal, ser alto porque não experimentar o ingresso no futsal feminino como aconteceu no voleibol? O investimento seria residual e poder-se-ia perceber qual o interesse que a modalidade teria nos sócios e adeptos do FCP.

    ResponderEliminar
  44. Gostaria de partilhar neste espaço o melhor onze da história do fcporto, na minha opiniao. Será que a malta alinha? Cá vai o meu onze: casillas. Joao pinto. R. Carvalho. Pepe. Branco. Andre. Deco. Madjer. Hulk. Futre. Jardel. Saudações portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com quase todos so tirava ô Casillas para por o Baia

      Eliminar
  45. A propósito de Fernando Santos, e das chicotadas na Seleção, para os mais antigos como eu, recordo que nos últimos 50 anos, tivemos algumas chicotadas na Seleção, aí vão elas:

    Apuramento para o Mundial de 1974: José Augusto/Pedroto.
    Apuramento para o Mundial de 1978: Pedroto/Juca (Júlio Cernadas Pereira).
    Apuramento/Fase final do Europeu 1984: Otto Glória/Fernando Cabrita.
    Apuramento para o Europeu 1988: Rui Seabra (uma singularidade do Futebol Português)/ Juca.
    Apuramento para o Europeu 1992: Artur Jorge (foi para o PSG)/Carlos Queiroz.
    Apuramento/Fase final do Europeu 2012: Queiroz/Agostinho Oliveira (interino)/Paulo Bento.
    Apuramento/Fase final do Europeu 2016: Paulo Bento/Fernando Santos.

    Nos últimos 50 anos, 7 chicotadas na Seleção de Portugal, é obra!

    Outra nota, no século XX, Portugal esteve em 2 Mundiais, e 3 Europeus. Neste século XXI, tudo mudou, estivemos em 5 Mundiais, e em 5 Europeus. Neste século, para além de termos resolvido o problema dos "últimos 30 metros", e também aquele complexo fisico (estas novas gerações cresceram), ou de planos organizacionais e profissionais, o alargamento dos Mundiais, e Europeus a mais seleções, ou ainda a queda do muro de Berlim, todos esses factores deram maior visibilidade à Seleção. Porque nós, os mais antigos, somos do tempo de nos Mundiais torcermos pelo Brasil ...

    PS Essa singularidade do Futebol Português, Rui Seabra, o advogado/selecionador pós Saltillo que afirmava: «Nunca dei um treino».

    PS1 Outra particularidade, no apuramento para o Mundial de 1974, o selecionador/treinador José Augusto começou essa fase de apuramento, abandonou, e foi treinar o VFC de Setúbal, já Mestre Pedroto deixou o comando técnico do VFC de Setúbal em dezembro de 1973, e passou a ser selecionador/treinador de Portugal!

    PS2 O Iniesta e o Xavi Hernández do FC Porto, estão a dar um recital de bola na Seleção Sub 21, só o Busquets não está a jogar.

    ResponderEliminar
  46. Quando é anunciada a renovação de Fábio Vieira?

    ResponderEliminar
  47. Caro DVP e Amigos:
    Fábio Vieira, Vitinha e João Mário em grande plano na selecção. Pena a lesão de João Mário.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  48. Já fiz um post em 2009 sobre a minha equipa do FCP com treinador e suplentes.

    Dando o desconto próprio de que era o Chipres e gente jovem, diferente da exigência do escalão seguinte, há muito talento na selecção sub-21. No caso do Fábio Vieira digo o que disse no meu grupo de amigos:
    «O Fábio se se convencer que tem de deixar de ser tão tristonho, às vezes apático, ganhar um bocadinho de raça, espírito de sacrifício, tem tudo para ser craque. Caso contrário nunca vai sair da cepa torta"

    ResponderEliminar
  49. Esses endeusamentos a jogadores do clube do regime é um clássico. Qualquer jogador que marque um golo, e às vezes basta apenas entrar para dentro do terreno de jogo, vão logo a saber do passado todo dele desde o gato ao cão e vão logo ver de todos os experts em scouting e futebol de formação para bajular o dito jogador. Paulo Bernardo e Darwin são dois exemplos dos últimos que houve, mas já houve tantos... E às vezes quanto mais bajulados são pior performance têm. Basta olhar ao exemplo do João Felix. Ele é "fenómeno", "menino de ouro" e outros adjetivos megalómanos mas depois de 2 temporadas completas no Atlético, até agora foi um flop. Não há outra forma de o descrever. E não me venham com a lenga lenga da idade porque um jogador que custa 120 milhões de euros não vai para um clube para andar a marinar 2 ou 3 temporadas e depois explodir. Ele vai para fazer a diferença à chegada, ponto. Mas a imprensa ajuda a mascarar isto porque cada vez que o menino marca um golo ou faz uma cueca vem em letras garrafais "incrivel esta habilidade de João Felix". Não há paciência.

    ResponderEliminar
  50. Há jogadores para quem a contrariedade é um estímulo, mas Fábio Vieira é o tipo de jogador que tem que se sentir importante na equipa para conseguir render o máximo e nesse máximo incluo a raça, o espirito de sacrifício e a alegria em campo que o DVP fala.

    Cabe a SC e ao jogador, encontrarem um meio caminho. Um precisa de injetar mais confiança e o outro precisa de perceber que a equipa é sempre mais importante que qualquer jogador. Não tem que ser sempre o melhor em campo. A prioridade é ser util à equipa.

    De qualquer das formas, parece-me que tanto Vitinha (mais este) como Fábio estão a evoluir no aspeto da agressividade. Māo de SC e da sua equipa técnica.

    ResponderEliminar
  51. DVP, independentemente de se achar que é ou não a melhor seleção de sempre, é sem dúvida um lote de jogadores com muita qualidade e que apresentam rendimento nos seus clubes.

    Tínhamos mais que obrigação de jogar melhor que Irlandas e Sérvias desta vida. Mas se no mínimo esses jogos fossem exceções, mas não, é a regra. Dos anos em que o Engenheiro está á frente da seleção, tenho dificuldade em lembrar-me de 5 jogos bem conseguidos que tenhamos feito.

    Paulo Oliveira, bom gestor de recursos humanos? Não concordo. Ainda contra a Irlanda lança o Leão aos 56 min e retira-o aos 86, depois da expulsão de Pepe. Já tinha substituído toda a frente de ataque, á exceção de Ronaldo. Não o podia tirar a 5 min do fim, para evitar fazer isso ao miúdo? Ridículo

    A não ser que o elogio tenha haver com o facto de ele ser "inteligente" nessa gestão, estando sempre do lado dos "pesos pesados" e com isso nunca haver conflitos. Ou seja forte com os fracos e fraco com os fortes.

    Realmente é uma alegria ver Fábio Vieira a jogar, mas o que se passou ontem não é novidade nenhuma. Já sabemos que neste tipo de jogos (onde a sua equipa maioritariamente tem bola e não é necessário esforço defensivo) ele sente-se como um peixe na água e a sua qualidade vem ao de cima. O pior é quando a exigência aumenta.

    ResponderEliminar
  52. «O Fábio se se convencer que tem de deixar de ser tão tristonho, às vezes apático, ganhar um bocadinho de raça, espírito de sacrifício, tem tudo para ser craque. Caso contrário nunca vai sair da cepa torta"

    Vila Pouca, "trocando isso por miudos", e canhotos, o Fábio está ali na "fronteira", ou pode ser um James Rodriguez, ou pode ser um Josué ...

    Ontem também vi a Argentina Brasil, e vi em direto o "cabrito" do Vinicius Júnior. Eu explico, na bandeirola de canto do lado esquerdo, o Vinicius conduz para dentro, tem a oposição do lateral direito Molina, já no limite da grande área, ZÁS, saí um "cabrito", tira da frente o Molina, e faz uma assistência. Pensei com os meus botões, este miudo pensou que estava a jogar uma "peladinha" com os amigos lá da favela? mas que irresponsabilidade, mas que ousadia e descaramento, sinceramente, aquela jogada é puro futebol de rua, e fez aquilo, no clássico dos clássicos da América do Sul, e concluo, o Futebol precisa de mais Vinicius, porque o Futebol está a tornar-se perigosamente estereotipado.

    Também vi cerca de uma hora do Colombia Paraguai, e vi um Diaz em dias ou noite não, pareceu-me cansado, não estranho, soma 8 jogos nesta fase de apuramento (últimos 3 meses), a que junta 6/7 jogos na Copa América (entre junho e julho), sem férias, em 5/6 meses, o Diaz soma cerca de 14/15 jogos, só pela seleção da Colombia, com mtas viagens pelo meio. Se for possivel resguardar o Diaz no FCP, por exemplo, com o Feirense... A Colombia tem habitualmente dificuldades, com selecções que jogam com um bloco baixo, assim foi ontem, e com o Equador também em casa, em mais um empate.

    ResponderEliminar
  53. Vejam esta "malvadeza do Vini":

    https://www.youtube.com/watch?v=dgJZ_bCSxI4

    ResponderEliminar
  54. PO, o James, pelo que vamos vendo e sabendo, podia e devia fazer mais, ter uma carreira ainda melhor.
    Cheguei a acreditar que o Josué podia ser um jogador diferenciado, mas lá está, aquela cabeça...
    Quaresma é outro. Um talento extraordinário, fez uma excelente carreira, mas faltou-lhe aquilo que o menos talentoso, Cristiano Ronaldo, tem. E nem preciso de dizer o que é...

    Alexandre, irlandas e sérvias? O Irlanda do Norte, que tem pior selecção que a República da Irlanda, empatou com a Itália, campeã da europa e obrigou-a a ter de disputar um play-off.
    A Sérvia, para mim, tem vários jogadores que seriam titulares na selecção portuguesa. Tadic, Milinkovic-Savic, Kostic, Lukic e Vlaovic. E já deixo de fora o Mitrovic que é um PdL com qualidade e um cabeceador fantástico. Jogadores que também jogam em excelentes equipas e de campeonatos top.
    Mas OK, todas as culpas no FS, os jogadores nunca têm culpas de nada. Eu vou continuar a ser mais do que isso, seja com que treinador for, as culpas nunca são apenas de uns, só encontro isso no SLB onde quando se ganha é obra do catedrático, quendo se perde a culpa nunca é dele.

    ResponderEliminar
  55. Alexandre F. ora diga-me lá por favor, qual o Selecionador com maiores competências na gestão de recursos humanos? Sabe que eu gosto sempre de factos, já não gosto do Nacional "achismo"...

    Deixo-lhe 5 nomes: Oliveira, Scolari, Queiroz, Paulo Bento e Fernando Santos, dos 5 últimos, apenas um não criou conflitos com selecionáveis, ou selecionados, sabe qual foi?

    ResponderEliminar
  56. Vila pouca vais me desculpar mas quem convoca os jogadores é o seleccionador, quem os põe a jogar é o seleccionador, quem escala o 11 inicial, quem diz ao danilo para recuar, quem coloca o pepe a jogar na Irlanda um jogo que não servia para nada!!??? Não sou eu de certeza
    A culpa é dele... É fraco já o tinha demonstrado no nosso clube quando perdeu o campeonato para o sporting em 2000

    ResponderEliminar
  57. Lamachã, não há nada para desculpar, porque eu nunca disse que o seleccionador não tem culpas, as culpas são todas dos jogadores. Se tivesses lido com atenção os meus comentários terias percebido e não tinha de estar a repetir-me.
    Não deixo de achar curioso que culpes o seleccionador de ter metido o Pepe, mas não tenhas nada a dizer sobre a forma como o Pepe abordou o lance que lhe deu o 2º amarelo. É que foi um erro grosseiro e uma péssima abordagem num jogador tão experiente. Tinha a bola controlada, estava virado para o meio-campo irlandês, teve todo o tempo do mundo para colocar na frente, virou-se para trás, perdeu a bola, esticou o braço, amarelo, ficou fora e fez muita falta no jogo frente à Sérvia. Não é por ser do FCP que vou só culpar o seleccionador e não dizer nada sobre as responsabilidades do Pepe.

    ResponderEliminar
  58. Parece que vamos ficar sem o diaz já em janeiro...lá se vão as nossas aspirações...quando batem a cláusula de rescisão não há nada a fazer...

    ResponderEliminar
  59. Alexandre F,

    Outra nota sobre gestão de recursos humanos, na nossa Selecção, ora entre os jogadores mais credenciados, ou os menos cotado, já ouviu alguma voz de desagrado para com o Fernando Santos?

    "Ou seja forte com os fracos e fraco com os fortes.", ainda não ouvi, quer os mais fortes, quer os mais fracos, a contestar públicamente Fernando Santos, mas tal aconteceu com os seus antecessores.

    Alexandre, será fácil um treinador/selecionador gerir um Ronaldo, um Messi ou um Neymar? Por exemplo, quem melhor geriu Ronaldo? Na minha opinião, Ancelotti, Zidane, e Fernando Santos (Scolari não entra nestas contas, porque o Ronaldo era então um "puto", e havia Figo).

    Um bom exemplo sobre gestão de egos, o Tuchel sobre a sua passagem pelo PSG, afirmou isto: "Exerci mais a função de Ministro do Desporto"...

    Sobre o Fernando Santos Treinador, ou o jogar das suas equipas, não gosto, nunca gostei, repito, é treinador de equipa pequena. Num FC Porto num ciclo dourado, em três anos Fernando Santos ganhou um campeonato, e perdeu dois, um para o Sporting que sofreu uma chicotada, e foi apenas reforçado em janeiro, e outro para o Boavista do Pacheco do bombo. Falamos de Portos que tinha um Jardel a fazer mais de 40 golos/temporada, e alimentado pelo Capucho, Drulovic, Deco ou Zahovic, e companhia!

    Três Portos de Fernando Santos, em três campeonatos com 34 jornadas:
    1998/99 Campeão, com 79 pontos. (23 pontos perdidos)
    1999/00 vice, com 73 pontos. (29 pontos perdidos)
    2000/01 vice, com 76 pontos. (26 pontos perdidos)

    Em termos comparativos, o pior Porto de Conceição (o último) somou 80 pontos, e à 6ª jornada tinha perdido 10 pontos (devido à grande densidade competitiva, via Champions, calendário mais apertado, campeonato começaram mais tarde), foi nesse período que perdemos esse Campeonato, com o Sporting a jogar sempre com semanas limpas, e fora da Europa!

    O primeiro Porto de Lopetegui, somou 82 pontos ...

    ResponderEliminar
  60. OLHA O NORTE.
    FERNANDO SANTOS É BOM HOMEM...
    Fernando Santos só no FCP é que teve algum êxito, depois andou na 2ª circular benfica e sporting e foi escorraçado. No FCP foi um pouco mais falado por ter sido o Eng do penta. Com ele fomos eliminados em casa pelo Torriense para a taça de Portugal! passou um mau bocado, só o presidente, o Papa o aguentou! mas nunca mais teve grande vida no FCP.. FS é boa pessoa, com os seus tiques e com alguma sorte à mistura lá foi campeão Europeu. FS se tivesse a personalidade de Paulo Bento e Carlos Queiroz, já à muito que voltava a emigrar, vai ouvindo umas bocas do Cristianinho o melhor do mundo e arredores! faz orelhas moucas e lá se vai aguentando! FS é bom Homem que o diga o Facadinhas que não o quer despachar.

    ResponderEliminar
  61. Esta semana, enquanto via o Portugal Sérvia, e vi o inconfundível nariz do Drulovic no banco da Sérvia, sim esse mesmo, um dos mais talentosos canhotos que passaram pelo FC Porto, ocorreu-me aquele golo cantado que o Drulo falhou, na última jornada da fase de grupos da Champions (edição 1993/94) num FC Porto 0 Milão 0, aquele golo falhado no lavar dos cestos, daria ao FC Porto a possibilidade de jogar a Meia Final da Champions nas Antas a uma só mão, com o Monaco (era uma via verde para a Final da Champions), mas como não marcamos, nem ganhamos ao Milão, jogamos em Camp Nou essa Meia Final a uma só mão, com um Barcelona Imortal, comandado por Cruyff, e com Laudrup, Romário, Koeman e Stoichkov, pelo meio, Sir Bobby Robson inventou com Aloíso adaptado a lateral esquerdo, e apanhou com um bulgaro com talento, e nada lento...

    Bom, essa Meia Final da Champions (edição 1993/94), ainda é a 2ª melhor participação do FC Porto na Champions nestes moldes. Sabem o que fiz? Fui à "sebenta" observar esse Porto de Ivic/Robson 93/94, com uma chicotada a meio desse campeonato, ganhou a Taça de Portugal, a Supertaça ao Benfica, e só uma péssima 1ª volta de Ivic, e um "Benfica 2-Fernando Couto 0" na Luz (a frase é de Robson) tirou-nos esse campeonato. Para melhor identificarem este Porto, é o Porto de Ivic na banheira de Roterdão, a jogar um play off de acesso à Champions, com 4 centrais naquele "zero e zero" com o Feyenoord.

    Agora, observem o plantel desse Porto que alcançou a Meia Final da Champions, 1993/94:

    G Redes 3: Vítor Baía, Cândido Rego e Vítor Nóvoa.

    Laterais 3: João Pinto, Bandeirinha e Rui Jorge. (Paulo Pereira).

    Centrais 5: Fernando Couto, Aloíso, Jorge Costa, Zé Carlos e Paulo Pereira.

    Médios 7: Rui Filipe, Secretário, André, Paulinho Santos, Semedo, Timofte e Jaime Magalhães.

    Avançados/extremos 6: Domingos, Kostadinov, Drulovic, Jorge Couto, Folha e Vinha.

    Neste plantel de 24 jogadores (sem equipa B), 14 deles, tinham sido formados no FC Porto.

    Regressaram nessa temporada de empréstimo, o Paulo Pereira do VSC, o Secretário e o Folha, ambos do Sp Braga.

    Os reforços, foram 4: os guarda redes, Cândido Rego (Lousanense), e o Vítor Nóvoa (D. Chaves), o Drulovic contratado em janeiro ao Gil Vicente, e ainda, o "basquetebolista" Vinha, contratado ao Salgueiros, os dois metros do Vinha, valeram dois golos, um ao Benfica, e outro ao Sporting. Quem diria que este plantel do FC Porto, esteve mt perto da Final da Champions, e com aquele nível de investimentos, e de reforços?

    PS Nomeações, depois do Tiago incompetente como VAR ter aceite a expulsão do Taremi, e não vislumbrar um penalti sobre o iraniano, isto no jogo com o Paços, na jornada seguinte no Dragão, tivemos o incompetente Martins a apitar e a encantar no FCP/Boavista. Sabado no jogo seguinte no Dragão (pós Boavista), vamos ter o "bolinhas", também está bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi no ano dos lendàrios 5-0 na Alemanha ao Werder Bremen. Mas essa equipa nossa apesar de não ter muita profundidade (na época também só existiam 2 substituiçoes e 5 jogadores no banco), era fortissima, era um misto da geração 87 com novo talento como Domingos, Rui Filipe, Baia, Paulinho, F. Couto, Jorge Costa, J. Couto, Secretario, Folha... Ainda o Aloisio, o Timofte, o Drulovic e o Kostadinov eram estrangeiros de 1a linha, especialmente o Bulgaro que nessa mesma epoca se nao estou em erro terminou a epoca no top 10 da Bola de Ouro do France Football. Os centrais eram top, ate o Ze Carlos o 4o central seria titular hoje em dia.

      Unico ano de jeito do Robson nas competicoes europeias, pois nos anos seguintes e com equipas ainda mais fortes (Emerson, Yuran, Kulkov, Edmilson...) nao foi capaz de fazer melhor.

      Eliminar
  62. DVP, concordo que a Sérvia tem uma equipa muito interessante. Agora que muitos deles seriam titulares na nossa seleção não concordo nada, pelo contrário acho que nesta altura só dois entravam no onze, Milinkovic-Savic e Tadic.

    Também não acho sempre que as culpas são só do treinador, neste caso acho. Porque parece-me que FS castra o talento que tem à disposição. Por exemplo o NES tinha basicamente a mesma equipa de SC, na sua primeira época. E o rendimento não foi o mesmo, porque SC tirou as amarras á equipa e uma das maiores diferenças entre ambos era exatamente o número de jogadores que o Porto metia no processo ofensivo e de finalização.

    Os sistemas e modelos de jogo devem ser adequados aos jogadores que se tem, de forma a potenciar as suas qualidades e esconder algumas fraquezas. E quando se quer jogar em transições com Bernardo Silvas, Bruno Fernandes, etc.

    Paulo Oliveira, eu não comparei o FS com ninguém, não disse que ele era mais ou menos competente do que algum ex selecionador em termos de recursos humanos.

    Disse que não acho que ele seja forte nesse aspeto e dei o exemplo do Rafael Leão.

    Quanto ás vozes de desagrado, ouviu as declarações do Bernardo Silva no final do jogo com a Sérvia? Não é preciso desenhos. E com certeza o Bruno Fernandes não estará satisfeito, assim como o André Silva.

    Agora enquanto FS andar com o Ronaldo pelo colinho, terá sempre a seleção "unida" e caladinha, porque a ideia quer transparece é que quem manda ali, é ele.

    PS: atenção que eu gosto muito e admiro o Cristiano Ronaldo

    ResponderEliminar
  63. OLHA O NORTE.
    FERNANDO SANTOS É BOM HOMEM.
    Diz Fernando Santos "Cristiano Ronaldo tem total confiança em mim" Há muito tempo que nós sabemos disso sr Santos.
    Diz Fernando Santos sobre a passagem ao Mundial "Se não cumprir saio" Claro depois de ter a faca e o queijo na mão, jogar contra a Servia tão encolhido, não tens outra solução...

    DIZEM AS MÁS LÍGUAS "RUI COSTA ANDA A BARRER A CASA"
    Janela levou com a porta. O estratega dos cartilheiros e afins, levado por Filipe Vieira, o Guerra merceeiro, todos eles "segundo más línguas" barridos do benfica por Rui Costa! o Dr Gonçalves Toupeira, Adões, padres e outra canalhada que andam nos confins da justiça (E,mails) sem fim à vista (entendesse é o glorioso, o Benfica) já foram barridos na totalidade!... Rui Costa, hoje o número 1, antes o Nº 2 de Vieira, nada disto sabia! Barre, barre vaçourinha para debaixo do tapete...

    ResponderEliminar
  64. Nestas questões cada um tem a sua opinião, não pretendo mudar as opiniões dos outros, como não mudo a minha opinião sobre a selecção. Não deixando de assacar culpas ao treinador, um, alguns jogadores contra a Sérvia esconderam-se, estiveram claramente abaixo das suas capacidades. Dois, mantenho que a Sérvia tem vários jogadores que entravam de caras na selecção.
    E relação ao André Silva a minha opinião é a mesma que tinha quando estava no FCP. Muito suor, pouca inspiração. Trabalha muito, luta muito, corre muito, mas falta-lhe aquele toque que define os craques dos assim assim. E continua um desastre na recepção orientada que é fundamental para quem joga na área.

    ResponderEliminar
  65. DVP, o selecionador tem de aproveitar momentos de forma dos jogadores e não olhar a estatutos.

    André Silva não teve qualquer tipo de seguimento na seleção, depois da fantástica época na Alemanha, onde foi o 2º melhor marcador do campeonato.

    Jota no Liverpool tem ótimo rendimento como falso 9, chega a seleção joga a partir da ala. Podemos culpar o jogador?

    William Carvalho e Danilo foram titulares no inicio do último Europeu quando passavam muito tempo no banco nos seus respetivos clubes, quando por exemplo os seus suplentes, Palhinha e Renato Sanches fizeram épocas notáveis, contribuindo decisivamente para que os seus clubes, longe de serem favoritos, fossem campeões.

    Entre muitas outras coisas. A jogadores só aponto a 2, que têm uma atitude displicente, as tais atitudes de prima dona, que são Bruno Fernandes e João Félix. Mas eles até nem sequer estiveram naquela horrível primeira parte.

    ResponderEliminar
  66. Fábio Vieira renovou até 2025! Grande notícia! Espero que ele aproveite porque em termos de talento não fica a dever nada a ninguém. Aquele pé esquerdo não engana. Se conseguir melhorar o seu jogo sem bola e conseguir ser mais agressivo em alguns aspetos do seu jogo será um enorme jogador.

    ResponderEliminar
  67. OLHA O NORTE.
    EU PERFIRO ANDRE SILVA A FÉLIX.
    Com todo o respeito, cada um tem a sua opinião, mas amigo Vila Pouca, na seleção não sendo André Silva um matador de grande qualidade, já marcou vários golos enquanto o prodígio João Félix pouco ou nada marcou, ainda, com a agravante ficar muito aquém de A.Silva a trabalhar para a equipa.
    Na frente com A.Silva de todos eles,, é onde Cristiano Ronaldo rende mais....

    ResponderEliminar
  68. "Paulo Oliveira, eu não comparei o FS com ninguém, não disse que ele era mais ou menos competente do que algum ex selecionador em termos de recursos humanos. Disse que não acho que ele seja forte nesse aspeto e dei o exemplo do Rafael Leão."

    Ok Alexandre, vamos lá "descaroçar" a substituição do Leão na Irlanda, substituição essa, que supostamente transformou Fernando Santos num mau gestor de recursos humanos.

    Vejamos, no Irlanda 0 Portugal 0, quando o Pepe é expulso aos 80 minutos, o treinador tem de equilibrar a equipa, isto é dos livros, quando um guarda redes, ou um central são expulsos, um treinador equilibra a equipa defensivamente, em 99,9% das vezes, retira uma unidade ofensiva (avançado ou extremo), estamos de acordo Alexandre?

    O Pepe é expulso, o Fernando Santos ainda tem uma substituição para fazer, e entra o Fonte para equilibrar, e ter uma defesa a 4, com 2 centrais, e tirou o Leão.

    Quais as unidades ofensivas de Portugal, nesse jogo na Irlanda aos 80 minutos de jogo, justamente quando o Pepe é expulso? Ronaldo, Leão (tinha entrado aos 55 minutos), e o Félix (tinha entrado aos 75 minutos, 5 minutos antes da expulsão).

    "Disse que não acho que ele seja forte nesse aspeto e dei o exemplo do Rafael Leão.".
    Já entendi, portanto, na sua opinião, o FS deveria ter tirado o Félix, e não o Leão, quando o Pepe foi expulso. Félix que tinha entrado 5 minutos antes da expulsão do Pepe... é por essa razão que Fernando Santos, não é assim tão bom gestor de recursos humanos?

    "Quanto ás vozes de desagrado, ouviu as declarações do Bernardo Silva no final do jogo com a Sérvia? Não é preciso desenhos"

    Alexandre, obrigado, mas não preciso de "desenhista", ouvi o Bernardo apontar responsabilidades aos 25 convocados, aos que jogaram, e aos que não jogaram, e implicitamente também à equipa técnica, e treinador, foi isso, não foi? Sabe uma coisa, relevei muito mais a pergunta do jornalista do zerozero na CI ao Selecionador Fernando Santos, não concorda comigo? Recorda-se da pergunta?

    ResponderEliminar
  69. Em relação a André Silva, acrescento. A transferência dele e de Fábio Silva, foram as duas melhores transferências que o FCP fez, quando se olha para a sua qualidade vs valores pelos quais foram transferidos.

    Tinha pedido o anúncio da renovação de Fábio Vieira há dois dias e assim aconteceu. Grande notícia. Estamos no bom caminho apesar de tudo só se vir a saber mais tarde nos relatórios.

    ResponderEliminar
  70. Olha o Norte, eu também prefiro o André Silva ao João Félix. Mas isso não significa que ache o André Silva um jogador top. Se me dissessem, entre André Silva e Vlaovic, qual escolhias para o FCP? Sem qualquer hesitação, escolhiao sérvio.

    E para dar por finda, pela parte que me toca, a conversa sobre a selecção e seleccionador, vou especular. Se calhar tinha sido bom termos perdido na Irlanda, éramos obrigados a ganhar à Sérvia...

    Sobre a renovação do FV, é uma excelente notícia... agora vai depender dele. Se ao talento, for capaz de juntar um pouco de agressividade - nestes casos recordo sempre os meus diálogos com o Capucho. Eu dizia, Nuno, tens que meter o pé, ser mais agressivo. Ele repondia, eu não sou o Paulinho Santos -, perceber que no futebol só muitíssimo poucos estão dispensados de pressionar, marcar, ajudar defensivamente, for mais alegre e quando corre mal não s edeixar abater, pode ser alguém importante no FCP.

    ResponderEliminar
  71. Paulo Oliveira, obviamente que não é apenas pelo episódio do Rafael Leão que acho que o engenheiro não é bom gestor.

    Claro que concordo que quando um central é expulso, salvo raras exceções, é normal os treinadores restabelecerem a zona central do terreno. Agora parece-me óbvio que se FS não fosse fraco com os fortes e forte com os fracos só faria sentido ser Ronaldo a ser substituído por várias razões.

    Primeiro, porque o que ele estava a fazer em campo, não era diferente do que qualquer um dos outros, portanto pela lógica sairia porque os outros tinham entrado à pouco tempo.

    Segundo, até em termos de estratégia de jogo, estando nós a jogar com 10, penso que era melhor ter em campo Rafael Leão fresco (uma mota) para as transições, do que Cristiano já desgastado.

    Das declarações do Bernardo, parece-me bem implícitas as criticas á forma de jogar e à preparação do jogo. Obviamente que nem ele, nem nenhum jogador viria criticar apenas a equipa técnica. Isso só veremos da parte dos jogadores quando ele for ex selecionador.

    Claro que me recordo da pergunta e da resposta. A pergunta é precisamente o que aqui temos discutido, como é que uma equipa com tanto talento, apresenta um futebol tão pobre.


    Já agora, que me lembre Scolari também nunca teve problemas, há excepção de Vítor Baia.

    ResponderEliminar
  72. "Agora parece-me óbvio que se FS não fosse fraco com os fortes e forte com os fracos só faria sentido ser Ronaldo a ser substituído por várias razões.
    Primeiro, porque o que ele estava a fazer em campo, não era diferente do que qualquer um dos outros, portanto pela lógica sairia porque os outros tinham entrado à pouco tempo."

    Alexandre, sabe o que fez o Ronaldo com esta mesma Irlanda em tempo de desconto, aqui em Portugal? Fez dois golos, assim do nada, e ganhamos o jogo...

    ResponderEliminar
  73. Alexandre, com Scolari a excepção foi Baía? Pergunte ao atual treinador do FC Porto, mais há mais...

    Sérgio Conceição: «Não joguei mais na seleção por causa do senhor Scolari».


    Só outra nota, para agregar ao meu comentário anterior, porque razão não foi substituído Ronaldo na Irlanda, o Pepe um dos capitães tinha sido expulso, FS iria tirar do campo outro capitão, e num momento complicado da partida?

    ResponderEliminar
  74. Muito boa notícia a renovação do FV, ele e é um dos nossos! Tem muito talento e como aqui disse o DVP tem que melhorar, mas a qualidade inata está lá. Só depende dele!

    Na SIC estão há 2 dias a passar uma grande reportagem sobre o mafioso Luís Filipe Corleone. Alguém está a acompanhar?

    ResponderEliminar
  75. OLHA O NORTE.
    NÃO HÀ COITADINHOS NEM TADINHOS, HÀ VIGARISTAS.
    Para quem tinha duvidas, hoje a SIC numa reportagem sobre Filipe Vieira, mostrou que ele o Espirito Santo e uma serie de canalhada, ajudam este país Lindo à Beira mar Planta ir ruina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, regra geral, são os muito ricos que dão cabo do mundo. Os pobres...e os remediados... limitam-se a sofrer na pele, o egoísmo ganancioso dos muito ricos. Depois de cada crise económica... que são sempre provocadas pela ganância dos ricos...nacional ou mundial, os ricos estão sempre mais ricos e os pobres sempre mais pobres. Quem se lixa, é sempre o mexilhão, como é costume dizer-se.

      Eliminar
  76. Em Alvalade, é mt fácil marcar penaltis no lavar dos cestos, para o Sporting ganhar, Marítimo, e hoje. Na minha opinião, o penalti é muito, muito questionável!

    Bom, 3 penaltis, e 3 vitórias magras, Estoril, Marítimo, e Varzim, ai se fosse o FC Porto ... Taremi, não é?

    Jogaram hoje, e só jogam na 4ª feira com o B Dortmund?
    1 Faltaram ao respeito ao Varzim, porque esta foi uma semana de seleções. Faz mt bem o FC Porto respeitar o Feirense, porque jogamos sabado, numa calendarização normal, aliás, quem regressou das seleções pode jogar.
    2 Maravilhosa "calendarização" do Sporting, que permite intervalar com 6 dias, um jogo de Champions.
    3 Os adeptos fervorosos do Varzim, numa 5ª feira à noite, deslocarem-se a Lx? Apenas alguns, mas não é fácil, e esta não é a "festa da Taça"?

    PS Saudades da Maconde nas camisola do Varzim!

    ResponderEliminar
  77. Fantástica notícia a renovação de contrato do Fábio Vieira! Como refere, e bem, o Vila Pouca, só depende do Fábio ser um jogador diferenciado ou mais um a compor o plantel.
    Em relação às seleção, mas a de hóquei, grande vitória de Portugal, em que, à imagem da seleção de andebol, se não fosse o FC Porto a colocar lá qualidade ia ser lindo ia. O Fernando Santos que abra os olhinhos, que isto de ser o Jorge Mendes e o Ronaldo a fazer a convocatória dá raia.
    Para o fim, levamos uma tareia em França contra o PSG. Perdemos por 14 golos de diferença, mas é nestas derrotas que, muitas vezes, podemos aprender com os erros e evoluir. Enquanto portista estou triste, mas prefiro perder uma vez por 14 golos do que perder 14 vezes por um golo.
    Força Porto!

    ResponderEliminar
  78. Caro DVP e Amigos:
    O nosso jogo de de hoje de Andebol não correu bem. Perante um PSG fortíssímo falhámos demasiado.Há jogos assim. Continuo a admirar e acreditar no nosso Andebol.
    A Bola, muito atenta destaca em parangona "PORTO HUMILHADO EM PARIS", É normal este procedimento, contrastante com o silêncio ou quase, perante grandes êxitos,
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  79. Isso da reportagem da sic... Quando ele era presidente das galinhas, e quando tudo isto já se suspeitava, nenhum canal foi capaz de fazer a reportagem ou investigar o que quer que fosse. Era o luis filipe vieira, presidente do benfica. Agora que ele saiu do galinheiro a SIC já se sente confortavel a investigar porque apenas é o luis filipe vieira. Já não é o presidente. E isso faz toda a diferença. O nome slb é intocável para muitos 'jornalistas'...

    ResponderEliminar
  80. Depois do la rabula dos pênaltis do Taremi.
    O que dizer do pênalti do jogo de ontem no final do jogo contra o Varzim?
    Vendo bem as coisas os B empataram 2-2 com o Varzim e o Sborden ganhou 2-1 com um pênalti no final do jogo…

    ResponderEliminar
  81. No hóquei vendemos a Espanha. Grande Gonçalo Alves e Rafa a assinar a reviravolta!
    Mais uma vez e tal como no Andebol somos a salvação.
    Nada mau para um clube “regional e complexado”

    ResponderEliminar
  82. Desculpem mas hoje não paro de escrever.
    Título da Bola: “Porto humilhado em Paris” a propósito da nossa derrota estrondosa para a Liga dos Campeões.
    Mais um exemplo que vem ao encontro deste posto do DVP. Então mas este pasquim alguma vez deu destaque quando somos campeões ? Ou quando passamos a fase final da Champions de andebol? Ou quando por exemplo empatamos com o campeão Europeu Barcelona?
    Estes imbecis têm a noção do orçamento da equipa de andebol do PSG?
    São uns medíocres e fanáticos anti portistas …

    ResponderEliminar
  83. Paulo Oliveira, não vamos confundir as coisas. Está a dar um exemplo que sabe que não tem nada haver. Contra a Irlanda, em Portugal, estávamos 11 contra 11, a tentar de tudo para chegar ao empate e depois á vitória. Nestas circunstâncias nunca me ouviria a dizer que o Ronaldo deveria sair.

    Agora neste último jogo, já entramos a jogar para o empate, com 10 jogadores a 7 minutos do fim íamos tentar ganhar? Era prejudicial para a seleção ter Rafael Leão fresco (que até ajuda mais na manobra defensiva), do que Ronaldo desgastado?

    O SC não conta, porque ele zangava-se com toda gente.:)
    Aliás ele não foi afastado pelo Scolari, foi pelo Figo, Ronaldo, Simão, Quaresma, etc..

    ResponderEliminar
  84. OLHA O NORTE.
    O VENENOSO.
    Para o jogo com o Feirense, vem aí o alquimista, fazedor de veneno, faz tudo de mau, como arbitro é mais um medíocre apitar e se for contra o FCP, ele não sopra no apito cospe veneno.

    DISSERAM OS JOGADORES DO VARZIM, LAGARTO, LAGARTO.
    Há noites assim, um lagarto que jogou como uma lagartixa. valeu-lhes o apitador e não haver "VAR!"... quem se (F...) foi o Varzim.

    OLHA A PONTE metro a metro.
    Pimenta no rabo dos outros é fresca, pode passar um pilar na porta dos outros, próximo da minha não, mesmo que a minha casa esteja mal localizada "ULP" ou porque sou importante! é assim esta gente, protestam por tudo e por nada! até houve alguém que confessou que concorreu para atrapalhar (jornal Publico). Sempre houve Velhos do Restelo, mas nesta democracia balofa há mais, só para se mostrarem.

    ANDEBOL
    ONTEM, A EQUIPA DO FCP NÂO ESTAVA NOS SEUS DIAS.
    O Adversário era muito difícil, equipa de milhões, mas o FCP não esteve bem, pelo contrário, não está em causa a derrota mas o resultado, podia fazer muito melhor.

    BASQUETEBOL
    NÂO TIVEMOS A SORTE DO JOGO.
    O adversário foi mais feliz! paciência! seguimos para o campeonato.

    SELECÇÂO DE HÒQUEI PATINS.
    NÂO LEVAMOS COM OS PATINS PORQUE...
    Esta seleção Portuguesa disciplinarmente deixa muito a desejar! não defende bem, depois tem que compensar com ataques de nervos á flor da pele, nem sempre bem, mas alma e garra não lhes falta. Ontem valeu o São Rafa, mesmo, mesmo ao cair do pano. Agora segue Andorra, ganhar é preciso para ir à final.

    ResponderEliminar
  85. Meus amigos, também vi essa do FCP humilhado em Paris, não gostei nada, mas quem devia ter uma atitude em relação a essa estrumeira era o FCP.

    ResponderEliminar
  86. ComPortistas,

    De acordo com tudo o que este cantinho aqui expõe ao logo de todos estes anos e que me deixam cada vez mais revoltado com tudo isto. Apenas acrescento umas notas soltas a esta reflexão.

    - a nível interno apenas destaco que na comunicação mensal do Presidente a todos nós Portistas nem uma nota, um singelo comentário, sobre o R&C 20-21 da SAD, sobre os negócios martelados para permitir obter 'os melhores resultados de sempre', enfim é só virtudes e alegrias em potencial. Muito gostava que esta constatação, que é verdadeira à época, viesse a ser concretizada em títulos que é apenas e só o que efetivamente conta. Não estou habituado a este tipo de discursos no meu Clube. Sinais dos tempos...

    - desde a chegada do 'Burro sou eu' que cada vez menos me diz a propalada 'seleção de todos nós', isto no que refere à seleção A. Sendo cada vez mais evidente tratar-se de um Mendes-boys (advinhem que é o empresário deste Matheus Nunes?) o que vou acompanhando faço-o, apenas e só, por uma questão de educação da nova geração. Se observarmos o facto da FPF ter um orçamento de 100M e não ter qualquer despesa associada aos artistas da bola e dedicar a maior parte destes recursos à Sta Aliança da 2a Circular (basta ver quem são os personagens principais do canal 11) é cada vez mais pertinente cada um de nós perguntar-se quem é afinal esse burro que o outro tanto vociferava.

    - para quem ainda não viu, não perca!, a Grande Reportagem 'Testa de Ferro' da SIC dirigida a Luís Filipe (já repararam quão óbvia é a tentativa de omissão de que se trata de Luís Filipe Vieira e, surpresa!, o presidente do fifica???). É para ver e rever para se conseguir alcançar o estado a que as nossas instituições chegaram. Relembro apenas que há uns meses atrás o atual PM fazia parte da comissão de honra da recandidatura deste senhor à presidência e não via NENHUM problema com isso. Acabou por ser expulso desta comissão pelo próprio Luís Filipe... De tudo isto, não posso não acreditar ser apenas um princípio do que ainda está para vir (tic-tac, tic-tac) registo que a hipocrisia maior reside no facto destas reportagens apenas serem publicadas nesta data, quando o Kadaffi dos pneus já tem pulseira e tudo!, pois tal deveria encher de m**##%a toda a nossa OCS pois ou são cobardes ou estão todos com o rabo preso... Por exemplo, porque razão aquele programa do Canal 1 sexta às nove de jornalismo de investigação da filha da Fátima Felgueiras (coincidências...) NUNCA se dignou a tratar um dos maiores escândalos da atualidade. Isto é serviço público (e é pago por todos nós!)? Pelo que sei apenas o Porto Canal foi proíbido de continuar a tratar as temáticas a que teve acesso via football leaks. Todos os outros puderam continuar a analisar toda a matéria que serviu para outros fins e ninguem viu algum problema nisso (allo Luanda Leaks?) como já aqui destaquei. Nãoquerer relacionar de forma deliberada o óbvio, entenda-se de todo este pomposo império assente em pilares de areia deliberamente criado usando e explorando o nacionalismo e protecionismo bacoco e acéfalo pró-fifica, reavivando estratégias de outros tempos do Estado Novo, com os sucessos alcançados por esse mesmo clube, a nível nacional apenas (sublinho)!, é uma tamanha falta de respeito pela inteligência de todos nós.

    Saúde para todos!

    Gilles27

    ResponderEliminar
  87. Alexandre, ok, todos os argumentos deixados, com factos, não são válidos, portanto, Pepe expulso, e o outro capitão, o Ronaldo, vinha para o banco, num momento decisivo do jogo, ok, são opiniões, isto para além dessa banalidade que é o CR que nem desempata jogos, e eu nunca entrei nessa coisa do "Messe" e do "Ronalde"...

    Sublinho, não estou a defender a ideia de jogo do Fernando Santos (nunca gostei daquele futebol "pequenininho"), apenas relevo o gestor de recursos humanos FS, e o caráter do FS, esse, na minha opinião inatacável!

    "O SC não conta, porque ele zangava-se com toda gente.:)
    Aliás ele não foi afastado pelo Scolari, foi pelo Figo, Ronaldo, Simão, Quaresma, etc."

    Mau, não era apenas o Baia? O CR e o Quaresma coexistiram com o Sérgio na seleção? Está a dar-me uma novidade, eu não sabia... O Sérgio é da geração de 1974, o Ronaldo de 1985, também é verdade, são "quasi" da mesma geração ...

    Alexandre, como dizia mestre Pedroto, "Também está bem..."

    ResponderEliminar
  88. O sporting não paga nada, a banco nenhum, sistemáticamente, e os bancos lá vão dilatando os prazos, parece que agora a não sei quantos de Dezembro é que é, mas se não for, fica tudo na mesma, pagam quando quiserem, se quiserem, não faz mal. As célebres Vmocs, que têm que ser pagas até 2026, se não forem...altamente provável...emitem-se + umas acções, os bancos credores ficam com elas, e pronto, o sporting, do pé pra mão...pelo menos para os credores bancos...lá fica a valer + 135 milhões€. Fantástico! Até comove toda esta sapiência que há prós lados de Lisboa. E a CS pouco fala disto, e dos penaltys à lá carte para o Sporting, sempre que o jogo está empatado e a acabar, lá há um penalty caído do céu aos trambolhões para o sporting, já são 3 ou 4 assim esta época. Já se for o Porto, qualquer insignificância ou nada, serve para grandes parangonas e autênticas perseguições, que o digam o SC e o Taremi. É uma pouca vergonha, esta mentalidade lisboeta centralista que chula o resto do país de todas as maneiras e feitios.

    ResponderEliminar