sábado, 3 de setembro de 2022

Gil Vicente 0 - F.C.Porto 2. Boa reacção à derrota, num jogo com uma boa 1ª parte e uma 2ª pouco inspirada


Com cinco alterações em relação à equipa que entrou de início em Vila do Conde, saíram João Mário, Marcano, Zaidu, Bruno Costa e Evanilson, entraram David Carmo, Wendell, Eustaquio, Galeno e Toni Martínez, o F.C.Porto começou a tentar tomar conta do jogo, mas a primeira situação de perigo foi do Gil Vicente, Diogo Costa evitou que os barcelenses se adiantassem. 

Sem grande superioridade portista, apesar de ter mais bola, faltava mais critério com bola. Toni Martínez chegou a marcar, mas o VAR anulou, pouco depois Otávio falhou uma clara oportunidade. Estavam melhor e por cima os Dragões, mas faltava contundência e clarividência na frente para traduzir essa melhoria em golo. Golo que surgiria aos 35 minutos, novamente por Toni Martínez, mas que seria novamente anulado pelo VAR. Já merecia o golo o campeão. Golo que apareceu ao minuto 41, marcou Taremi e a vantagem do F.C.Porto era justíssima.

Até ao intervalo, Eustaquio que antes quase comprometia, numa excelente jogada de contra-ataque, saiu muito bem para o espaço nas costas da defesa, recebeu uma assistência magnífica de Taremi, assistiu com classe Galeno para o segundo dos azuis e brancos. 

No final dos primeiros 45 minutos vantagem justa do F.C.Porto que foi melhor. Embora aqui e ali algumas faltas de concentração pudessem ter trazido problemas.


Com o mesmo onze da 1ª parte, logo ao 2° minuto Toni Martinez, sozinho, permitiu a defesa do guarda-redes, Dragões podiam ter feito o 3°. Com os gilistas a terem de arriscar e por isso a darem espaços, era fundamental aproveitar. Para isso era preciso não relaxar, fazer bem, gerir com qualidade, não complicar. Mas havia jogadores que pareciam não estar imbuídos desse espírito.

Aos 62 minutos Pedro Tiba ameaçou, o F.C.Porto perdeu organização, deixou de ter bola, corria riscos. Sérgio Conceição demorava a mexer, valeu uma fantástica defesa de Diogo Costa a evitar o golo aos 75. O treinador dos Dragões não esperou mais, alterou, tirou Toni Martínez e Taremi, meteu Evanilson e Veron. O segundo entrou bem, rápido, era preciso alguém que lesse o jogo, lhe metesse bem a bola na frente. Mas a equipa de Sérgio Conceição já só queria que o jogo terminasse, faltava quase tudo no jogo dos portistas.

Aos 82 saíram Pepê e Galeno, entraram João Mário e Gonçalo Borges, aos 90 saiu Otávio e entrou Danny Loader, nada de mais importante  se passou e o jogo terminou com a vitória justa do F.C.Porto, num jogo em que fez uma boa 1ª parte e uma 2ª fraquita.

 

Notas finais:

Não sei se o jogo da próxima quarta-feira já estava no pensamento dos jogadores do campeão,, mas não devia. Gerir é com bola e o F.C.Porto não geriu, perdeu-a muito facilmente. Para além disso quando a tinha definiu mal, errou muitos passes, deu demasiados espaços. Não sofreu nenhum golo, manteve a vantagem, mas podia ter sofrido, o Gil teve oportunidades para isso.

 

Dos que entraram, boa exibição de Eustaquio. David Carmo a defender esteve bem, mas não esteve feliz a passar. Wendell defensivamente continua com lacunas, não arriscou muito, foi sendo capaz de resolver os problemas que teve. Galeno enquanto teve gás justificou a entrada, quando perdeu, perdeu discernimento, complicou. Toni é Toni. Voluntarioso, dedicado, fez dois golos invalidados pelo VAR - 9 cm no 1º, 45 cm no 2º só pode ser piada -, mas tem de melhorar na recepção, na forma como passa, encontrar as melhores soluções quando tem a bola.


Caixa de comentários


59 comentários:

  1. O DVP disse quase tudo sobre o jogo.

    O Otávio tarda em aparecer e o meio campo ressente-se disso. O FCP está com muitas dificuldades na recuperação defensiva porque falha passes uns atrás dos outros.

    Hoje terá sido porventura o pior jogo do Diogo com os pés mas foi o garante dos zero golos sofridos.

    De resto, mais uma boa exibição do Galeno. Nota-se que está confiante.

    Parece-me que em Madrid regressam João Mário, Zaidu e Evanilson para os lugares de Wendel, Toni e Galeno.

    ResponderEliminar
  2. Não gostei da exibição do porto, mas o importante foi conseguido! Era fundamental ganhar para não deixar fugir o benfica! Pêpê e otávio estão a "inventar" muito, têm que jogar mais simples ...diogo costa mais uma vez foi o melhor em campo, na minha opinião... Galeno e Taremi estiveram bem, embora sem deslumbrar... .Falta-nos um médio (box to box)... . Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da primeira parte.. Nem tanto da segunda onde Podiamos evitar esses 20minutos do Gil por cima se acabassemos as nossas offensives.
    Gostei do 11 escolhido (só Wendell que faz me um pouco medo)
    O Eustáquio se continuar assim agara ô lugar com Uribe.
    Agora é descansar para quarta feira fazer o nosso melhor contra uma equipa muito complicado de se jogar.
    O mais importante foi alcançado 3pts.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Fica a vitoria e uma exibição cinzenta sem brilho. O d.carmo veio pra ficar, o wendel não tem categoria para o nosso clube, a colocação dele em campo é de infantil.
    De resto deliciei-me com a categoria de Pepe, ganhou todos os lances que disputou, limpou tudo o que lhe apareceu pela frente.
    Em frente

    ResponderEliminar
  5. Não gostei nada da 2ª parte.
    OK que estava 2-0, OK que 4ª feira há jogo. Mas, maus passes, decisões erradas, em vez de simplificar, complicamos, incapacidade para ter bola, equipa partida, desorganizada, permitiu várias vezes que o Gil chegasse à frente em superioridade numérica, criasse oportunidades.
    Como o SC vai ver o jogo e certamente tirará as mesmas conclusões.

    Wendell, de facto, defensivamente é um desastre. Se não tem ajudas e se do outro lado está o Pepê que também defende mal, estamos fritos.

    Não tendo a tecnologia que tem o VAR, parei a imagem na altura do passe de Taremi para Toni Martínez no 2º golo invalidado. E se nessa imagem o espanhol parece claramente em jogo, se o 1º foi invalidado por 9 cm, o 2º ser por 45, mete-me uma grande confusão.

    ResponderEliminar
  6. Importante 3 pontos exibição pouco conseguido... Não sei se vocês concordam vejo uma equipa fisicamente em baixo
    Condicionalismos champions!!??

    Vamos aguardar pelo jogo do Atlético para tirar ilações

    ResponderEliminar
  7. "Wendell, de facto, defensivamente é um desastre. Se não tem ajudas e se do outro lado está o Pepê que também defende mal, estamos fritos."

    Como é que o Wendell foi titular 3/4 anos, no B. Leverkusen? Defensivamente, é um susto, ontem a 1ª oportunidade é do Gil, o Bilel surge na cara do Diogo, o Wendell em vez de fechar no meio, fez um pique paralelo à linha lateral. Os lances mais perigosos, foram criados na direita do Gil, esquerda do FC Porto. Numa bola parada, não soube fechar por dentro, e foi o Taremi que tirou a bola dali, o Wendell estava a marcar a zona, ou a marcar a sombra. Um lateral tem de saber fechar por dentro, e isso é uma coisa que se aprende nas esolinhas, é básico. Com a bola nos pés, é um Pelé, mas defensivamente é um desastre!

    A propósito das laterais, o Veron tem revelado um interessante compromisso defensivo, e isso é mau, sabem porquê? Qualquer dia o Sérgio "pardal" vai adaptar o Veron a lateral.

    Para Madrid, vão entrar o João Mário e o Zaidu, não temos melhor, e o Zaidu na Champions parece que se transfigura, mas para muito melhor, já fez 16 jogos na Champions, 15 deles como titular. Para Madrid, concordo com o Mário, irão entrar os dois laterais, e o Evanilson.

    Quanto a Barcelos, gostei francamente da 1ª parte, felizmente regressou o 4-4-2 clássico que todos reclamavamos. Quanto à 2ª foi menos boa, a equipa com o 2-0, pareceu-me que começou a pensar em Madrid, e quando se jogam dois jogos ao mesmo tempo, a coisa pode descambar!

    Em termos individuais, parece que encontramos o tal 8, Eustáquio (curioso, fez estreia como titular no FC Porto com o Gil no Dragão no campeonato passado), outra curiosidade, o Vitinha arranca como titular na 6ª jornada com o Moreirense, o Eustáquio parece ter ganho a titularidade na 5ª jornada. Ontem, vi o Eustáquio que eu conhecia, esteve mais solto, perdeu a timidez, continua com o mesmo "pulmão", o mesmo altruísmo, a mesma fiabilidade, um verdadeiro jogador de equipa (lembram-se do António André?), com mais 3/4 jogos consecutivos, pode consolidar, e o facto de ter sido eleito o homem do jogo, vai também alimentá-lo animicamente, e dar-lhe maior confiança. Gosto destes jogadores discretos, consistentes, mas eficazes, pode fazer ali uma bela sociedade com o Uribe. Uma nota, a praia do Eustáquio, não são as assistências, atenção a esse pormenor. A propósito de jogadores discretos, e altruistas, nos últimos três anos, na minha opinião, o Mbemba e o Uribe, foram os mais regulares, consistentes, e são ambos discretos, na linha do Eustáquio, gosto desse perfil, o adepto comum, prefere os jogadores mais vistosos, os protagonistas dos golos, sejam marcadores, ou assistentes, eu dou preferência aos Uribes!

    Só uma notinha final, para além do destaque individual que já dei ao Eustáquio, também relevo o Galeno, está a crescer, está com confiança, está mais maduro, recordo que em Braga com o Carvalhal, chegou a fazer todo o corredor esquerdo, e aprendeu também a defender (não tinha essa valência o imberbe Galeno dos 18/19 anos), aonde é que continua a falhar? Na definição. Curioso, dois reforços do mercado de inverno de 2022, ontem foram titulares (Eustáquio e Galeno), ambos estiveram muito bem, e ambos também "marinaram" meio ano no banco, e hoje estão mais capazes, nesse aspeto, o Sérgio sabe fazer isso muito bem, e como ninguèm: Evanilson, Pepê, ou mesmo o Taremi, que esperou 10 jornadas para ser titular, o próximo poderá ser o Veron!

    ResponderEliminar
  8. Bom, num campeonato com 30 jornadas, a 10ª jornada corresponde ao primeiro terço, num campeonato com 34 jornadas, o primeiro terço, situa-se ali entre a 11ª ou 12ª jornada. Vou deixar um mero indicador, estão disputadas 5 jornadas (estamos a meio do primeiro terço), deixo os registos dos Portos do Sérgio à 5ª jornada, todos perderam pontos nas jornadas iniciais, a excepção, foi o primeiro de 2017/18, nem pontos perdidos, nem golos sofridos.

    Últimos Portos de Conceição à 5ª jornada:
    2017/18 - 15 pontos (12-0).
    2018/19 - 12 pontos (15-05).
    2019/20 - 12 pontos (13-04).
    2020/21 - 10 pontos (13-06).
    2021/22 - 11 pontos (09-03).
    2022/23 - 12 pontos (12-04).

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP e Amigos:
    Também não consigo, por muito que tente, vislumbrar os 45 Cmts.
    Foi importante ganhar mas Pêpê é um desperdício a lateral direito. Gostei das inclusões de Eustáquio e David Carmo. Diogo gosta safou duas por instinto (mérito)que nos poderiam trazer amargos de boca.
    Vamos acreditar!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Não conheço o percurso do Wendell no Leverkusen, mas só vejo uma possibilidade, três centrais, laterais muito subidos, com as compensações a serem feitas pelos médios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Leverkusen efetivamente jogava com 3 centrais. Wendell fazia mais a ala ofensiva, tinha as costas bem defendidas.

      Eliminar
  11. Ganhamos , era o que interessava .
    Boa primeira parte , apesar de alguns erros , fruto de algumas más decisões no momento do passe , ainda assim merecemos a vantagem que até devia de ter sido de 3-0 .
    Depois na segunda parte , se calhar começamos a pensar no jogo de Madrid .
    Wendell , que desastre a defender !!!

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ver o pepe, o carmo, o diogo costa, e pouco mais...vamos lá ver se o sc consegue novamente fazer do porto uma equipa competitiva.

    ResponderEliminar
  13. OLHA O NORTE.
    COM OS VERVOS À FLOR DA PELE GANHAMOS.
    Depois de uma derrota, vésperas de um jogo liga dos campeões, da Toupeira mais uma vez ser levada ao colo no Andor pelos Stos Antónios da arbitragem, só nos restava ganhar, a vitoria. Com um futebol bonito ou feio o mais importante foram os 3 pontos.

    Estes idiotas da arbitragem, que conseguem ver foras de jogo, anular golos por pintelhos em linhas em muitos casos enviesadas. matam o espetáculo e defraudam quem vê.

    Nos 90 minutos de jogo, poucas jogadas do FCP com pés e cabeça, quase sempre complicavam junto á baliza adversária a querem fazer bem, mas os nervos a complicar, alem da pouca imaginação! Foi um jogo do passa repassa.

    Dos titulares que SC alterou para este jogo nenhum complicou, precisam jogar mais porque viu-se que têm talento.
    Diogo Costa seguro, deu confiança à equipa. Martinez merecia o golinho por aquilo fez. Tenho muita esperança em Veron, muito rápido e técnica, precisa mais entrosamento na equipa. Pepê, mais um jogador rápido com técnica, é uma pena jogar a defender...

    ResponderEliminar
  14. Não contesto os 9 cm do Toni, não consigo, como não contestei alguns golos já anulados ao FCP por bem menos, 3 cm por exemplo. Mas tenho muitas dúvidas nestes 45 cm. Acho que o FCP, porque tem possibilidades de utilizar mais e melhores meios, devia tirar isso a limpo.

    ResponderEliminar
  15. Mas agora é assim? O Benfica manda para as redacções dos jornais a informação que poupa 15 milhões em salários, vendeu 127,5 e comprou 64,3 e ninguém questiona como se chegou a esses números, aceita-se como verdadeiro?

    ResponderEliminar
  16. 4.5 (quatro centímetros e meio) e não 45 centímetros. Tem um ponto a separar a parte inteira da parte fraccionária. Os comentadores de serviço não sabem ler valores numéricos!

    João Moreira

    ResponderEliminar
  17. OLHA O NORTE.
    VAR, não é tudo limpinho.
    Nos jogos de transmissão da BTV (outra vigarice) os individuos que estão no carro a enviar imagens, podem muito bem manipula-las. Os faustinos fadistas e os pinas maníacos, mesmo vendo as imagens, também contam os filme á sua maneira. Isto do Var, é como quem dá com uma mão e tira com outra! limpinho limpinho não é... O FCP tem muita razão de queixa.

    ResponderEliminar
  18. João Moreira, no VAR há meios cm? Nunca vi em jogo nenhum. A indicação foram 45.

    ResponderEliminar
  19. OLHA O NORTE.
    SÓ ACREDITAM OS DISTRAÍDOS.
    Este sr Ruizinho, tem a escola toda do vieirismo e até pode ir mais longe.
    Eles, até podem dizer que compram jogadores por 10 euros e os vendem depois por milhões só acredita quem quer! Depois têm o Amem da bolha da queimada, os manteigas rançosos & compª as Cms os 11 e as sprttvs, toda esta maquina de propaganda dão-lhes um empurrãozinho para que a mentira seja verdade.

    ResponderEliminar
  20. João Moreira, fui à procura e coloquei a foto para te provar que és um mentiroso. Sai de cena.

    ResponderEliminar
  21. Ontem não pude acompanhar o jogo infelizmente. Do que vi no resumo e das opiniões gerais do jogo parece-me que não tendo sido perfeito, foi uma vitória justa. O Gil Vicente é das boas equipas do campeonato e a jogar em casa já nos causou alguns dissabores e foi importante esta vitória também para dar ânimo à equipa depois do desaire em Vila do Conde.

    Interessante a forma como o Eustaquio disse presente ontem. Espero que possa dar continuidade e que continue a melhorar. O luso-canadiano é um jogador de trabalho e pode aprender muito com o SC. O Galeno também está em boa fase, os golos vão dar-lhe mais confiança. O Diogo Costa mais uma vez a salvar-nos de alguns apertos. É um grande GR e graças a ele ontem não sofremos golos. Elencando nisto, de coisas menos positivas é o facto de ainda darmos alguns espaços atrás. Wendel é o que muitos dizem, forte a atacar e fraco a defender... Parece-me que o Zaidu vai voltar na quarta-feira. Outra coisa que não gosto nada é de termos um jogador como o Pepê desperdiçado na lateral direita. Os anos passam e infelizmente não conseguimos resolver esta questão.

    ResponderEliminar
  22. "O Benfica manda para as redacções dos jornais a informação que poupa 15 milhões em salários, vendeu 127,5 e comprou 64,3 e ninguém questiona como se chegou a esses números, aceita-se como verdadeiro?"

    No Transfermarkt, venderam 127 M€, e compraram 62 M€. Mas entre as compras, há dois contratados a "custo zero" (Brooks e o Ristic, sabemos quanto custa no Benfica o "custo zero"), continuando, o Enzo custou 18 M€, e não 10 M€ como consta no TM, já o Frederik custou 15 M€, e não 13 M€ (como surge no TM), só nestes dois médios, "pouparam" 10 M€, isto é, neste mercado investiram 72 M€. Depois temos a secção indemnizações, este ano Taarabt e André Almeida, juntam-se ao Ferreyra, Zivkovic, ou ao Samaris, isto nos últimos 3 anos, para onde são "chutados" no R&C esses "investimentos"?

    Vamos à poupança de salários, o Weigl ganhava 6 M€/brutos, mas o Neres veio também ganhar 6 M€/brutos, se saíram o Darwin, o Vertonghen (não teve "prémio" para sair? Saiu para a Bélgica, e vai ser lesado em termos salariais?), e o Ewerton, todos com salários elevados, mas entraram o Draxler (ganha 14 M€/brutos ano, o PSG comparticipa, mas não é a Santa Casa...), o Enzo, e o Neres que já falei em cima, ou o Brooks "custo zero", tem salários elevados. Enfim, o habitual, há sempre muita opacidade no que ao Benfica diz respeito.

    Curioso, sexta-feira ou sábado, o Serpa num artigo de Opinião, escrevia que o Benfica teria o melhor plantel, e reforçou que a Estrutura trabalhou muito bem este mercado. Mas eu pergunto ao Serpa, melhor plantel em que contexto, com que indicadores? Com base no "achismo"?

    Transfermarkt, quanto valem os planteis dos 3 Grandes nesta tempoarada:
    1º FC Porto 248 M€.
    2º Benfica 238 M€.
    3º Sporting 219 M€.

    Ó Serpa, segundo um site especializado, qual é mesmo o melhor plantel em Portugal?

    ResponderEliminar
  23. Já que estive no Transfermarkt, registei as compras e vendas dos 3 Grandes, nas três últimas temporadas, entre a temporada 2020/21, e esta 2022/23, as três temporadas pós pandemia.

    O FC Porto, nas três últimas temporadas, encaixou 234 M€ com transferências. Em igual período, o FCP investiu 104 M€ em reforços ou aquisições. O FC Porto nas três últimas temporadas, tem um saldo positivo na relação compras/vendas de 130 M€.

    O Benfica, nas três últimas temporadas, encaixou 256 M€ com transfereências. Em igual período, investiram 205 M€ em aquisições. O Benfica nas três últimas temporadas, tem um saldo positivo na relação compras/vendas de 51 M€.
    (No TM, não constam os valores do "custo zero", e recordo que o Enzo custou 18 M€, e o Frederik custou 15 M€, "pouparam" no TM 10 M€ com esses dois médios).

    Finalmente, o "poupadinho" Sporting, nas três últimas temporadas, encaixou 182 M€ com transferências. Em igual período, investiram 101 M€ em aquisições (já faço em baixo uma ressalva). O Sporting tem um saldo positivo na relação compras/vendas de 81 M€.
    (o Amorim custou 12 M€, mas não consta no TM, o Trincão custa 10 M€, e não os 3 M€ do TM da taxa de empréstimo, o ganês Fatawu foi contratado neste mercado para a equipa principal, estranhamente o seu investimento de 1,2 M€, foi "chutado" para a equipa B, o João Marcelo foi agora contratado por 0,5 M€, e o TM alocou esse investimento à equipa principal do FC Porto, e não à equipa B).

    Encaixes dos 3 Grandes com transferências, nos últimos três anos:
    1º Benfica 256 M€.
    2º FC Porto 234 M€.
    3º Sporting 182 M€.

    Investimentos dos 3 Grandes em reforços, nos três últimos anos:
    1º Benfica 215 M€ (incluindo o remanescente do Enzo e do Frederik).
    2º Sporting 121 M€ (com o Amorim, o Trincão e o Fatawu).
    3º FC Porto 104 M€.

    Os factos comprovam que o FC Porto, tem feito muito, com pouco, isto comparativamente aos 2 rivais de Lx. E quem diria que o "remediado e poupadinho" Sporting, investiu 120 M€ nos últimos 3 anos? E em 5 jogadores, investiram mais de 40 M€, em metade dos passes? É essa a tese que prevalece na CS? Homessa!

    ResponderEliminar
  24. OLHA O NORTE.
    HÓQUEI PATINS, ELITE CUP
    Conquistamos a Taça ELIT CUP batendo o Tomar o SCP e hoje o benfica por 4 a 1
    O Hóquei do FCP está de parabéns...

    ResponderEliminar
  25. A nossa vitória não sofre contestação. A nossa defesa não pode ter como laterais Pepê e Wendel. Quanto ao primeiro comete erros inadmissíveis e perde-se o nosso melhor extremo. Só o visionário do SC não vê isso. Quanto a Wendel se zaidu é uma nulidade este então bate todos os recordes. Não se compreende como uma estrutura super bem paga não consegue arranjar defesas dignos de uma equipa que quer ser campeã. Como disse a nossa defesa não é de confiança e tem-nos valido Diogo Costa pois recorde-se que a primeira oportunidade foi do Gil. A nível da LC a coisa vai ficar muito negra. Oxalá Eustáquio pegue de estaca e ganhe confiança que bem precisamos dele. No ataque é preciso ter calma e ser menos trapalhão pois perdem-se muitas oportunidades por precipitação. De qualquer modo este campeonato está entregue aos toupeiras pois como se tem visto eles jogam com regras diferentes e todos aceitam porque se calam. A impunidade destes padres ladrões continua com a bênção de uma CS que tudo branqueia pois quem nela trabalha não tem coluna e está refém de interesses obscuros.
    Parabéns ao hóquei por mais uma brilhante vitoria numa competição.

    ResponderEliminar
  26. As peripécias...surrealistas...desta jornada, deixaram-me muito preocupado. Os 45cm de fora de jogo, onde nem 1cm deve haver, e os 13 minutos de desconto, com penalty aos 12 por bola nas costas que ressalta para o cotovelo, acho-os tenebrosos. Parece que regressaram em força os tempos do Polvo Encarnado. É um andor brutal para o slb e um complicar a vida ao Porto de forma descarada. É bom que quem manda e quem comunica no FCP comece a fazer barulho, ou sabe-se lá onde isto vai parar.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite,
    Era muito interessante q alguem conseguisse perceber a veracidade ou não do fora de jogo do 2o golo do Martinez... quando vi a repetição fiquei convicto e seguro q era golo limpo! E por regra não engana... esse fora de jogo, foi inexistente! Também fiquei convicto q o árbitro do Vizela ao ir ao VAR revertia a decisão de penalty... mas vou desistir de ver a espaços os jogos dos meloezinhos q m começa a incomodar!

    ResponderEliminar
  28. OLHA O NORTE.
    Roubo ao FCP
    Essa coisa dos fora de jogo por centímetros é uma Tanga, é manuseado! claro que é limpinho o 2º golo do Martinez...

    Roubo ao Paços Ferreira e ao Vizela.
    Com o Pasteleiro a marcar um penalti a favor do benfica que não existiu e não marcar um outro descarado por empurrão com o jogo a terminar, a um jogador do Paços!..

    O Veríssimo, que até ali estava a fazer uma boa arbitragem, deixou-se levar pela pressão do vieira 2 no túnel ( ele sempre foi o rei dos Túneis) e do banco vermelho. E já lá vão 5, cinco pontos gamados.

    Aquela CS com alguns artistas rastejantes que escamoteiam tudo, para favorecer o clube do regime nem o inferno os quer lá.

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP e Amigos:
    O FCP, em hóquei, venceu o primeiro troféu da época e merecidamente.
    Porém, o SLB, na senda do mau perder, já veio a terreiro denegrir essa vitória, atirando-se á arbitragem e particularmente a um árbitro e claro que o Record e a Bola fazem destacada ressonância, relegando para segundo plano a nossa merecida vitória.
    Pela diferença verificada no resultado final e sabendo-se que o recurso á consulta vídeo foi utilizado apenas se pode entender este procedimento por mau perder. Do Veríssimo e do Dias, não se queixam.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Twitter e facebook:
    «O despudor, desfaçatez e atrevimento de um clube sem vergonha na cara.
    Suportado numa comunicação social de freteiros, recadeiros e prostitutos da escrita e da palavra, a que se juntam analistas, comentadores e paineleiros que não passam de comissários ao seu serviço, o SLB teve o despudor, desfaçatez e atrevimento de se queixar das arbitragens quando foi claramente beneficiado nos dois últimos jogos, podia ter menos 4 pontos.
    Em nome da sobrevivência, A Bola que tem no benfiquismo o seu melhor cliente, se sempre foi um jornal pró-SLB, agora abusa, transformou-se numa lixeira que pede meças ao pior do CM. O panfleto da queimada manda às malvas a isenção, rigor, equilíbrio, equidistância, ética e deontologia, é o paradigma desta pouca vergonha ao serviço do clube da Luz.
    Manuel Queiroz, presidente do CNID - que nos últimos anos premiou Rui Santos, alguém que faz do mais primário anti-portismo modo de vida; alguém que fala em paz, apregoa a moral e os bons costumes, mas não passa de um pirómano que se alimenta da guerra e da rivalidade mais doentia. E, pasme-se, Mariana Águas que apresenta um programa onde as peixeiradas são o prato do dia e os insultos a sobremesa - "Os clubes deviam ter maior abertura aos jornalistas".
    Mas estar disponíveis a falar para quem? Para as lixeiras da Cofina? Para as Bolas desta vida? Para o jornalismo nojento, rasteiro, de zero credibilidade e isenção?

    Não foi preciso esperar muito para que a teoria fosse confirmada, se é que alguém ainda tinha dúvidas. Levaram quatro no Hóquei e não é que já vieram queixar-se da arbitragem? Devem ter entrado numa competição com o vizinho da Segunda Circular para ver quem ganha o campeonato das queixinhas e do choradinho».

    ResponderEliminar
  31. Do hóquei e do q me deu a entender, o recurso ao VAR é solicitado pelos clubes, não sei o número de vezes q o permitem ou se porventura limpa, caso a decisão seja revertida...
    Se assim for, q muito agradeço q me retifiquem, de q se queixam os meloezinhos se eles foram sempre os primeiros (juntamente com o FCPORTO) a concordar com as decisões! Mais um exemplo da penúria de carater e humanidade...

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Temos (o FCP) de tomar uma atitude rápida para com a pouca vergonha que se tem passado, se continuarmos calados como nos anos do treta dos corruptos encornados não vamos ter hipóteses. A instituição FCP deve vir fazer uma conferência de imprensa e explicar o porquê de não termos árbitros no mundial, e enviar os videos para FIFA e UEFA. Isto assim não pode continuar. Se continuar assim só temos uma solução, exigir árbitros de Inglaterra no nosso campeonato mas isso os corruptos encornados não querem.
    No hóquei é sempre a mesma coisa quando perdem lá vêem falar de arbitragem, estou farto dos mouros, são uns fdp.
    O mercado fechou e não entrou mais ninguém o que me deixou profundamente triste. Deixou-me muito triste por ver que mais uma vez na europa não teremos grandes chances, cá no burgo pelo andar da carruagem e com a ladroagem que tem sido também teremos muitas dificuldades. Vendemos 2 jogadores maravilhosos por 85 milhões para tapar buracos e em dezembro se não passarmos a fase de grupos da champions teremos de vender mais 1 ou 2 dos melhores como ano passado, é normal.Ainda há um empréstimo obrigacionista para pagar de 85 milhões, que gestão é esta??Com um gestor socialista é fácil cairmos em desgraça tal como o País em breve.
    Só pergunto uma coisa, esta equipa com vitinha, Fábio e Luis Diaz pelo 3º ano juntos não poderia fazer uma gracinha na europa?? so sad...
    Esperemos um resultado positivo na 4ª feira, caso contrário vejo muitas dificuldades em passar.
    Não entendo tanta falta de concentração na equipa?? estamos a permitir muitas oportunidades aos adversários, se acontece na champions estamos em maus lençóis!

    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  33. Não concordo nada que Wendell tenha estado mal ou tenha sido um desastre a defender. Noutros jogos sim, já foi. Agora no último jogo esteve muito bem, na minha opinião.

    No lance que o PT fala, não acho que tenha culpa nenhuma. Estava a projetar-se para o ataque quando Pêpê perde uma bola de forma infantil, numa zona proibida, muito perto da nossa área. Wendell ainda tentou fechar, mas naturalmente não conseguiu chegar a tempo.

    Galeno e Toni Martinez a darem continuidade ao bom momento, David Carmo seguro a defender mas precipitado com bola, provavelmente seria o nervosismo da estreia.

    Eustaquio esteve bem, principalmente sem bola. Com bola, precisa de mais dinâmica para ajudar na construção de jogo. Ele e Uribe ficam muito estáticos no momento de iniciar o processo de construção o que leva a que os centrais tenh de bater muita bola na frente.

    Pêpê não pode ser a solução para a posição, para além de comprometer em algumas situações, perde se um grande desequilibrador.

    Com este 4-4-2 podemos não jogar bem, mas somos muito competitivos e estamos sempre mais perto de ganhar os jogos.

    ResponderEliminar
  34. ComPortistas,
    Começam nesta quarta-feira as competições Europeias, aquelas que verdadeiramente reúnem o meu total interesse e motivação. E escrevo isto com revolta e indignação uma vez que as competições nacionais são uma farsa pegada a que todos assistimos, ano após ano, impávidos e serenos, ao inclinar de campos para um lado ou outro da 2ª circular mas sempre, SEMPRE!, em nosso prejuízo. Por essa simples razão apenas assisto aos nossos jogos. Pelo que vou 'oulendo' parece consensual que as galinhas foram beneficiadas nos últimos dois jogos com erros que tiveram influência direta no resultado final com um benefício de 4 ou até 5 pontos ao fim de 4 jornadas apenas (!!!! da nossa parte total silêncio). Mas estavamos à espera de outra coisa? Com os artistas do apito a serem apanhados em múltiplos processos que levantam muitas suspeitas de práticas que ferem os regulamentos mas que continuam a apitar ao longo destes anos como se nada fosse, como se nada tivesse acontecido??? E nós, após a denúncia corajosa deste polvo imundo, o que fazemos? Continuamos sentados à espera que o mega-processo caminhe para a prescrição?
    Sobre a Champions, a melhor competição do mundo do futebol de equipas mas que a UEFA e o poder do $$$ se encarregaram de reduzir a um mega-negócio, a fasquia é cada vez mais elevada pois vamos defrontar equipas com orçamentos estratosféricos, algumas até têm duas equipas de qualidade equiparada no mesmo plantel, mas que conseguem ultrapassar todas as regras do fairplay financeiro como se o mais importante para a compoente 'fair' não fosse começar por perceber a proveniência do $$$$. Mas para isso a UEFA continua a fechar os olhos a ser forte com os fracos e fraca com os forte como vimos na anulação de castigos/punições.
    O comentário crítico que fiz sobre o fecho do mercado e a ausência de reforços é o resultado da minha frustação de não ver o plantel reforçado em posições críticas o que nos torna mais fracos, nunca mais fortes! Naturalmente que seremos competitivos, sempre muito competitivos, mas custa realizar a total incapacidade da nossa gestão no reforço da qualidade do plantel que é a base da sobrevivência do Clube no curto prazo pois estamos todos de acordo que para conseguir manter a atual sociedade com a cabeça de fora temos que conseguir a qualificação para a Champions do próximo ano (idealmente direta) e idealmente juntar uma longa caminhada Champions após a tão desejada qualificação da fase de grupos. Eu acredito sempre mas também sou de opinião que o homem do leme merecia melhores condições.
    Contudo o que mais me revolta é o total desrespeito pelos sócios sendo-nos presenteado um total silêncio face a tudo o que se passa e que realmente interessa para o futuro próximo do Clube. Vá lá que o hóquei vai permitir-lhe soltar umas soltas para encher jornais ou se calhar nem isso...
    Boa sorte para Madrid!
    Gilles27

    ResponderEliminar
  35. "No lance que o PT fala, não acho que tenha culpa nenhuma. Estava a projetar-se para o ataque quando Pêpê perde uma bola de forma infantil, numa zona proibida, muito perto da nossa área. Wendell ainda tentou fechar, mas naturalmente não conseguiu chegar a tempo."

    Alexandre, nesse lance, é verdade, o FCP perde a bola, o Wendell estava projetado, e está atrasado uns metros, só o Zaidu ia buscar o Bilel. Sabe o que deve fazer um lateral naquele lançe? fechar dentro na zona dos centrais (isso é básico e de escolinhas), o Wendell, fez um pique pela lateral a perseguir o Bilel, quando jamais iria buscar o Bilel, isto é, deixava para o Carmo, e fechava no meio. Na 2ª parte, os lances de perigo, nasceram todos do lado esquerdo da nossa defesa, não me recordo de uma acção defensiva positiva do Wendel, lembra-se de uma bola que o Taremi tirou de cabeça no limite da grande àrea, numa bola parada? Observou o posionamento defensivo do Wendell, por exemplo nesse lance? Olhe, foi chamado à atenção pelo Taremi. Felizmente vamos ter Zaidu em Madrid, e volto a sublinhar, não tenho confiança alguma no Wendell no processo defensivo.

    "Eustaquio esteve bem, principalmente sem bola. Com bola, precisa de mais dinâmica para ajudar na construção de jogo"

    Alexandre, não podemos olhar para o Eustáquio, e pensarmos no Vitinha, são jogadores com carateristicas muito, muito distintas, o Vitinha é um 8/10, o Eustáquio é um 8/6.

    O Eustáquio é um jogador com menos impacto na organização ofensiva, porque embora com pouco erro, quando comparado por exemplo com Vitinha, não é um jogador muito dado a rasgos em zonas de criação que tragam surpresa nas estruturas adversárias. Mas porque este 4-4-2 clássico do Sérgio, prioriza um jogo mais vertical, mais rápido e de grande vigor físico, Eustáquio é quem vai “colar” a equipa, isto se for formada a tal sociedade com o Uribe. Se a bola chega mais rápido à frente, chegará mais rápido atrás. E se assim é, é necessária a disponibilidade do luso-canadiano e do colombiano, para assegurar que a equipa não se parte, e permanece mais junta. Seja quando rouba e sai para o ataque, ou quando perde e vem defender. É desta forma que vejo a dupla Uribe/Eustáquio, isto se for confirmada essa sociedade, em Barcelos deixaram bons sinais!

    ResponderEliminar
  36. Para mim o duplo pivô devia ter um jogador criativo, capaz de encontrar espaços quando eles não existem, jogamos frente a equipas de bloco baixo, rápido a pensar e executar. Se a isso fosse possível juntar outras características, poder de tiro, marcar ritmos, quando se deve acelerar ou abrandar, capacidade para ter a bola e circular, passar bem curto e longo, óptimo, mas como esses são raros e caros, já não exijo tanto.
    Para mim, bitaiteiro, o duplo pivô devia ter Uribe e Otávio nas competições internas, Otávio na posição actual e entrada de outro médio, Grujic ou Eustaquio - gostei da sua prestação, mas foi apenas um jogo e que só foi bom na primeira-parte -, nas provas europeias.

    ResponderEliminar
  37. Paulo, na segunda parte a equipa partiu-se várias vezes e abriu demasiados buracos. Aliás, até pareceu demasiado à vontade.

    O caminho até pode ser este mas ainda falta muito para ser consistente.

    Eu também gostava de ver mais vezes o Otávio no meio em vez de passar a vida a fechar o flanco direito em constantes sprints.

    ResponderEliminar
  38. "Para mim o duplo pivô devia ter um jogador criativo, capaz de encontrar espaços quando eles não existem, jogamos frente a equipas de bloco baixo, rápido a pensar e executar. Se a isso fosse possível juntar outras características, poder de tiro, marcar ritmos, quando se deve acelerar ou abrandar, capacidade para ter a bola e circular, passar bem curto e longo, óptimo, mas como esses são raros e caros, já não exijo tanto."

    Vila Pouca, em tese concordo com tudo, também gosto de um 8 em modo "farol de ideias", ou de um médio com boa meia distância, infelizmente não temos, mas recordo algumas duplas do Porto do Sérgio nos últimos 5 anos: Danilo/Herrera, ou Danilo/Uribe, ambas as duplas ganharam campeonatos, mas, com um 4-4-2 clássico. Na minha opinião, não podemos pensar no Vitinha, porque será no curto/prazo dos melhores do Mundo naquela posição, vamos substituir o Vitinha pelo Verratti? Eu gostava muito, mas não podemos!

    Mário, a equipa na segunda parte quis jogar dois jogos ao mm tempo (fomos para o intervalo a ganhar 2-0), jogava em Barcelos, e pensava em Madrid. Oportunidades flagrantes do Gil? Uma na 1ª parte do Bilel, outra na 2ª parte, na cabeça do Navarro. Equipa partida na 2ª parte? Não me pareceu, jogamos pouco, baixamos os niveis de intensidade e agressividade (pensamos em Madrid), mas buracos, ou uma equipa partida, não vi, porque se assim fosse, o Gil teria maior caudal ofensivo, e sobretudo mais oportunidades, e na 2ª parte, apenas teve uma na cabeça do Navarro!

    ResponderEliminar
  39. Malta.. O desp. Chaves 2 laterais que jogariam no Porto atual de caras
    Então o Bruno langa por 2m€!??

    ResponderEliminar
  40. Não concordo PT. Esse lance é muito perto da área do Porto, era quase impossível fazer o que quer que fosse por parte do Wendell. O jogador está em movimento contrário, ia do um colega, sem que nada o fizesse prever perde a bola. Naturalmente não é fácil reagir. Mesmo o próprio Zaidu que é mais rápido, tenho muitas dúvidas que conseguisse lá chegar.

    Quanto ao resto do jogo, acho que tivemos sempre mais dificuldade pela nossa direita defensiva. Então na fase de maior fulgor do Gil, estavam a aparecer sempre homens soltos por esse flanco. Tanto é que o SC teve até de mudar os dois jogadores desse corredor.

    Quanto ao Eustaquio, não falo por comparação ao Vitinha. Se já é difícil substituir bons jogadores, é quase impossível substituir foras de série. Acho é que precisamos de um jogador mais 8 do que 6. De um jogador com características mais aproximadas de Vitinha, Moutinho, Lucho (só para falar em jogadores do nosso clube).

    Jogadores que quando vão buscar jogo ao meio, mesmo pressionados, não se limitam a passar a bola para o lado e para trás. Assumem o jogo, rodam, transportam jogo ou descobrem uma linha de passe mais adiantada. Nesse aspecto concordo com o DVP, até ao momento o único que vejo com essa capacidade no atual plantel, é o Otávio.

    ResponderEliminar
  41. PO, por isso disse que não tendo esse médio, nos jogos das competições internas, para mim, devia ser a dupla Uribe e Otávio.

    ResponderEliminar
  42. Alexandre, já respondi em cima à questão do nº8. O nº8 mais parecido com Vitinha no atual plantel, é o Otávio, estamos todos de acordo. Todavia, gostava de ver uma sequência de 4/5 jogos com a dupla Uribe/Eustáquio, por exemplo, no contexto Champions, faz todo o sentido.

    Voltando ao Wendell, vou-lhe deixar um pequeno resumo, e reveja a perdida do Bilel (pode rever o que fez o Wendell, repito, estava uns metros atrasado, só tinha de fechar no meio, e não perseguir o Bilel), já a cabeça do Navarro, nasce de um cruzamento do lado direito do Gil, as duas únicas oportunidades, nasceram do lado esquerdo da nossa defesa. Nesse resumo, naturalmente não surgem alguns pormenores, sobre algumas deficiências defensivas do Wendell, mas sublinho, o Wendell com a bola nos pés, é TOP, defensivamente, na minha opinião, é um desastre, recordo-lhe o mês de janeiro de 2022, com a ausência do Zaidu na CAN, vimos 4/5 jogos consecutivos do Wendell, por exemplo, lembra-se daquele jogo no Estoril do 2-3, entre outros?


    Diz-me que o lado direito da defesa não esteve melhor? Não, mas não deu tantas "casas" como o lado esquerdo. Sobre as mexidas que alude na direita, não se esqueça que o Pepê foi substituido, porque teve um problema na clavícula, não foi uma questão de rendimento. Quanto ao Pepê lateral, já o disse, não gostava de ver ali o Corona, tal como não gosto de ver ali o Pepê, porque se perde o melhor Pepê, e não se ganha um bom lateral. Quando jogamos em Braga no último campeonato, o Tiago Nunes ex treinador do Pepê viu esse jogo, e afirmou a mesmíssima coisa, na lateral perde-se o melhor Pepê. Vamos rezar, para que não se lembre de adaptar o Veron a lateral!

    Vila Pouca, já aqui tinhas falado no 2º golo anulado ao Martinez, e tens razão, neste resumo que eu vou deixar, a imagem sugere que o espanhol estava mesmo em jogo, e estava 46 cms fora de jogo?! A máquina estava mesmo mal calibrada, ou as imagens provocam uma qq ilusão de ótica!

    https://youtu.be/p346P0Vty_s

    ResponderEliminar
  43. Pois, gostava de ver o lance ser abordado nos espaços do FCP...

    Eu "terrorista" me confesso.
    O senhor Gomes acusou o toque e veio defender-se. OK, tem todo o direito de fazê-lo, mas, sinceramente, não me convenceu. E como não me convenceu deixei no post um comentário que replico aqui:
    «Se chamar a este pedagogo da treta, a alguém que tem um histórico de benefícios ao Benfica que o colocam Guinness World Records - 3 penáltis assinalados a favor do Benfica em 12 minutos num jogo frente ao VSC; que confundiu a testa de um jogador com a mão e com isso marcou um penálti no último minuto e impediu a eliminação do Benfica; que não viu um penálti a favor do FCP num jogo com o Marítimo do tamanho da Torre das Antas; que no Benfica - Porto, o das luzes apagadas e sistema de rega ligado, fez tudo para prejudicar o FCP e evitar a conquista do título na Luz; mas a única coisa que fala é da excepção que confirma a regra, um penálti mal assinalado contra o Benfica num jogo com o Sporting, sobre Jardel -, faz de mim terrorista, mesmo que seja entre aspas, OK, sou "terrorista".
    Dito isto, é preciso dizer ao senhor Gomes o seguinte: o jogador do Vizela não se encolheu para tapar a baliza, não, o jogador do Vizela tanto tapava a baliza de frente para a bola como de costas. O jogador do Vizela encolheu-se e virou as costas, para se proteger, para evitar, por exemplo, levar com a bola na cara. Nesse movimento, natural, de defesa, só se fosse um boneco é que o faria com os braços encostados ao corpo. A bola bate-lhe em cheio nas costas, ressalta e bate de raspão no cotovelo. Marcar penálti neste lance é surreal... Só aconteceu porque Fábio Veríssimo estava à rasca, a ser muito contestado e pressionado porque expulsou, mal o Gonçalo Ramos - não é penálti, mas também não há simulação -, marcou já bem depois da hora e o VAR, lamentavelmente, encolheu-se.»

    Deixei isto mas minhas páginas do Facebook e twitter

    ResponderEliminar
  44. Amanha vai ser um jogo complicado mas acredito na vitória...o empate já não é mau de todo...gostava de ver este onze: costa pepe joao mario david carmo zaidu uribe otavio pêpê galeno taremi toni martinez...força porto

    ResponderEliminar
  45. OLHA O NORTE.
    ESTES, SÂO OS QUE COMFUDEM BACALHAU COM CARNE DE PORCO!
    Mas quem é esse Gomes é o ex árbitro que tem um tacho na SIC! que a testa é a mão, um maneirinho com chinelos de veludo, com ar de analista de arbitragem imparcial, mas com a lenga lenga de sempre a defender o benfica e a tramar o FCP. Este e outros colocados nos Canais de TV pelo club do regime, são a praga do futebol. Ainda ontem ouvi dois no canal do Mata e Esfola, só a dizer barbaridades a enganarem meninos todos eles vermelhos atá nas cuecas...

    ResponderEliminar
  46. Nesse lance, a bola depois de ressaltar nas costas, vai ao braço fortuitamente e ao bater nas costas, muda de direção e nem para a baliza ia. Isto por ação de ter batido nas costas e não por ação de ter batido no braço.

    A lei até pode ser clara, agora a interpretação dos movimentos dos jogadores é que é tudo menos rigorosa. Dizer que o jogador fez um movimento para aumentar o volume, não me parece rigoroso.

    ResponderEliminar
  47. A Comunicação Social portuguesa, nomeadamente as televisões, são uma VERGONHA!

    Acabei de ver a Conferência de Imprensa do Sérgio e do Pepe em Madrid, fiz zapping, e diretos apenas o Porto Canal, e a SportTv (estes terminaram o direto a meio da CI), todos os outros canais sem diretos (uma jornalista da RTP fez uma pergunta, nas não estava em direto), no Crime TV, ou na CNN, estavam com diretos da Luz, recordo a TVI vai amanhã transmitir o A. Madrid/FC Porto, mas sem direto da CI do Sérgio e do Pepe, isto será normal?

    Ontem, o alemão em CI, teve todo o Mundo com diretos, todos os canais com diretos, hoje, o Amorim na Alemanha ao final da tarde, teve diretos da SportTv, SIC, Crime TV, CNN, a RTP não sei, não fui ver.

    O que são práticas discriminatórias? É isto que vos acabei de relatar, é uma VERGONHA!

    Amanhã temos de arrancar um grande resultado em Madrid, porque essa, é a nossa melhor resposta, é isso que os FODE verdadeiramente!

    PS Não sei se a Eleven teve direto da nossa CI de Madrid, porque ainda não sou assinante, só o farei em outubro!

    ResponderEliminar
  48. Mário, no FC Porto 0 Lyon 1, nos oitavos finaL da Liga Europa, a bola bate na coxa do Lucas Paquetá, e toca na mão/braço, o arbitro espanhol assinalou penálti, todavia o VAR convidou-o a ver as imagens, o árbitro reverteu a decisão. O que escreveu o Duarte Calabote sobre esse lance do Paquetá? Decisão correta do arbitro e do VAR!

    E agora eu que nunca apitei um jogo, pergunto, qual a diferença, entre a mão do Paquetá, e o cotovelo do jogador do Vizela? Na mesma jornada no último fim de semana, no Braga VSC, o Horta remata fora de área, e a bola toca no braço do Bamba do Vitória (sem que a bola resvalasse das costas, ou no peito), árbitro e VAR, não assinalaram penalti, os analistas/escreveram afirmaram, decisão correta!

    Enfim, isto é tão confuso, mas eu só queria saber qual o critério, mas infelizmente, não há, e os analistas ainda nos confundem mais!

    ResponderEliminar
  49. PT, percebo o que diz. Isso é o que um lateral deve fazer, mas nesse lance ele não conseguia chegar ao Bilel nem fechar no meio. Concordo que noutros jogos tem estado mal defensivamente, então no jogo contra o t Estoril foi um desastre. Agora por ter feito muito jogos onde não esteve bem defensivamente não invalida que desta vez, tenha feito um jogo competente.

    Ninguém joga tantas épocas numa equipa top 4 da Liga Alemã sendo horrível a defender, tenho dificuldade em acreditar nisso. Wendell neste jogo fez o que nunca tinha feito enquanto jogador do Porto, resguardou-se mais a nível ofensivo. Não atacou tanto como costumava, o que resultou num aproveitamento defensivo razoável.

    Continuo a acreditar que Wendell com continuidade (4/5 jogos) no onze titular, possa ser solução para a nossa lateral esquerda.

    Quanto ao meio campo, é verdade que esta dupla não difere muito da dupla Uribe/SO ou Danilo/Uribe, mas só fomos capazes de apresentar um nível de jogo superlativo com um número 8 de características diferentes destes.

    ResponderEliminar
  50. Vou fazer uma a PT...
    A um ano atrás o fc porto defrontou o Atlético de Madrid com seguinte 11
    Diogo costa
    Corona
    Pepe
    Mbemba
    Zaidu
    Uribe
    Grujic
    Otávio
    Luiz Diaz
    Taremi
    Tony Martinez
    Engraçado que hoje podemos apresentar um 11 parecido
    João Mario no lugar do corona
    David carmo no lugar do Mbemba
    Pepe no lugar de Luiz Diaz
    Grujic.... Eustaquio
    A tactica deverá manter-se há um ano correu bem

    ResponderEliminar
  51. "Continuo a acreditar que Wendell com continuidade (4/5 jogos) no onze titular, possa ser solução para a nossa lateral esquerda."

    Alexandre, janeiro de 2022 (há 7/8 meses), o Wendell teve esta sequência de jogos consecutivos como titular: Estoril fora, Vizela fora (T. Portugal), B-SAD fora, Famalicão casa, e Marítimo casa, 5 jogos consecutivos (nem sempre os terminou), o Zaidu estava na CAN, este blog tem arquivo, vá reler o que diziamos aqui. A Nigéria foi eliminada, e nós respiramos fundo...

    O Wendell jogou 3/4 anos na Bundesliga numa equipa TOP4, e eu questiono será que regrediu? É um enigma. Já tinha jogado Champions, Bundesliga, e por exemplo, com este A. Madrid no Dragão, foi um "menino", foi expulso, isto quando estavamos em superioridade numérica...

    Lamachã, falo por mim, observo o jogo de hoje, e logo me ocorre o "zero e zero", e a vitória esteve ali ao virar da esquina em Madrid, isto na temporada passada, mas recordo que as nossas expetativas então eram mt baixas. Não há jogos iguais, e sublinho, o A. Madrid continua a ser favorito, e joga em casa, já interiorizei isso, e apaguei o jogo da temporada passada, porque nos pode provocar falsas expetativas.

    Alguns dirão, "mas o Atlético está muito limitado...", é a tese que corre, o Oblak está em dúvida (mas está convocado), e quem são os ausentes? O central Savic lesionado, é titular, castigado o Felipe, o brasileiro não tem sido titular, o lateral Reguilon ou o Matheus Cunha ambos não são titulares. O Witsel tem jogado a central, mas por opção, e não por recurso, hoje vão ter no banco o central Mário Hermoso, e no País Basco o Felipe esteve no banco. Mas, uma equipa que hoje terá no banco, o Molina, M. Hermoso, Kondogbia, Angel Correa, Lemar, e o Griezmann, não estão assim tão limitados, aliás, aqueles 6 suplentes do Atletico, seriam titulares no FC Porto, e qual é a tese que corre, "coitadinho do Atlético de Madrid que só tem 16 jogadores...", isto mais parece uma "chico-espertice" do Simeone.

    Lamachã, também acredito nesse nosso onze, com João Mário e Zaidu nas laterais, e o Pepê mais adiantado, apenas uma dúvida, Martinez, ou Evanilson? Com Witsel central do meio, e o lateral Reinildo, adaptado a central na esquerda (adaptações desnecessárias), é um convite á velocidade, potência, e às diagonais do Martinez.

    Quanto ao nosso sistema, poderemos jogar em 4-3-3, no 4-4-2 clássico, ou no losango (espero que não), e finalmente, um 4-2-3-1, inclino-me para este último sistema, defesa a 4, 2- Uribe/Eustáquio, 3- Otávio dta/Taremi 10/Pepê esq, finalmente 1- Martinez (ou Evanilson). Recordo que o Atlético joga num 3-4-3, e com aquele 4-2-3-1, elástico, estariamos mais equilibrados no meio.

    ResponderEliminar
  52. Hoje o FC Porto, registará a sua 26ª presença na Champions, as estreias do FC Porto, em cada uma das edições foi boa, razoável, ou menos boa? Graficamente, é fastidioso deixar os 25 jogos e resultados, dos jogos de cada estreia, deixo o somatório global do FC Porto nas 1ª jornadas da Champions.

    O FC Porto nas primeiras jornadas, das anteriores 25 edições Champions, regista 9 vitórias, 11 empates, e apenas 5 derrotas, um balanço positivo. Dessas 25 primeiras jornadas Champions, 12 foram disputadas nas Antas ou no Dragão, e 13 no estrangeiro.

    O primeiro golo do FC Porto na Champions, foi apontado por Jaime Magalhães nas Antas, num FC Porto 2 PSV 2 (com um bis de um tal Romário). Já o último golo apontado pelo FC Porto na Champions, foi da autoria do Sérgio Oliveira no Dragão, num FC Porto 1 A. Madrid 3. Curiosamente, o primeiro e último golo do FC Porto na Champions, foram seus autores dois jogadores formados no FC Porto.

    Treinadores com mais de 10 jogos na Champions a orientar o FC Porto (tal como em cima, excluidas pré-eliminatórias, ou play-offs, porque isso não é Champions):
    1º Sérgio Conceição 34 jogos (hoje ultrapassa Jesualdo).
    2º Jesualdo 34 jogos.
    3º Fern. Santos 20 jogos.
    4º Mourinho 17 jogos.
    5º Oliveira 14 jogos.
    6º Vítor Pereira 14 jogos.
    7º Robson 11 jogos.

    ResponderEliminar
  53. Sr. Paulo Oliveira

    Com toda a educação, urbanidade e portismo, permite-me questionar uma situação?

    Que é que estes dados contribuem para a nossa felicidade, ou ainda mais condicionam as opções dos responsáveis?

    O que nos torna felizes, são as opções de SC, que o grupo seja eficiente e eficaz, e que no fim todos estejamos felizes, como portistas onde nos bate o coração do dragão...

    Perdoe-me a frase, mas tudo o resto são "peanuts"... e com a má gestão da SAD... tudo o que angariarmos deixam de ser "peanuts", mas sim um fôlego ... não quero saber dos jogos e das estatísticas dos anteriores treinadores.

    Interessa-me o que o, no presente e na realidade o SC faz

    Em primeiro lugar respeitosos cumprimentos ao DVP pelo espaço

    Em segundo lugar, respeitosos cumprimentos para si

    JPPCH

    ResponderEliminar
  54. Caro DVP e amigos portistas,

    Ser portistas é mesmo difícil neste país de medíocres!.. sai o nestor do Dani e levamos com a ratazana com pelo de canixe! Não conseguem encontrar um campeão europeu pelo FC Porto - isto é que é o verdadeiro centralismo: a cabeça enfiada dentro do próprio aniversário!

    Vamos Porto!


    ResponderEliminar
  55. Senhor JPPCH,

    Por obséquio, quando ler um post meu, não se "canse", e passe à frente, pode ser? Não o quero mesmo incomodar, e peço-lhe imensa desculpa. Todavia, agradeço-lhe sugestões que possam ser do seu agrado, e sobretudo que não desagradem sua Senhoria!

    Respeitosamente e cordialmente

    ResponderEliminar
  56. Porto Heróico! O melhor do atlético, de longe, não foi o Oblak, foi o Marciniak! Ser Portista, muitas vezes, é sofrer de forma quase insuportável, como aconteceu hoje.

    ResponderEliminar

  57. Ex.mo Sr. Paulo Oliveira

    Não entendi o conteúdo da sua comunicação que passo a transcrever "Por obséquio, quando ler um post meu, não se "canse", e passe à frente, pode ser? Não o quero mesmo incomodar, e peço-lhe imensa desculpa. Todavia, agradeço-lhe sugestões que possam ser do seu agrado, e sobretudo que não desagradem sua Senhoria"

    o problema deve ser o meu QI

    Fique ciente que muitas vezes aprecio e concordo com as suas opiniões manifestadas...

    De outras vezes não... embora sempre respeite... não sou Senhoria de ninguém nem para ninguém... simplesmente um devoto adepto do FCP, que o DVP com todo o respeito me permite dar algumas opiniões, quando me é possível, no seu espaço.

    Cordial e respeitosamente... e como dizia (cantava) Rui Veloso "Muito mais é o que nos une. Que aquilo que nos separa"

    JPPCH

    ResponderEliminar