Os adeptos abandonam o estádio antes do final do jogo, são apoiantes de AVB que iam à espera de uma derrota e como não aconteceu... até parece que adeptos a saírem antes do final do jogo foi uma originalidade, nunca antes tinha acontecido - tenho um amigo que ainda hoje se martiriza por ter saído do estádio antes do fim naquele jogo do inolvidável golo do Kelvin.
Os árbitros prejudicam o FCP, no FCP B então tem sido uma farturinha, porque é que o AVB não diz nada? Pois, o AVB é que é o presidente em exercício, é ele que tem a obrigação de falar. Já o senhor presidente que disse e cito: "As pessoas do CA estão extremamente interessadas que a arbitragem melhore, reconhecem que não está bem e são de uma seriedade intocável", não tem de fazer nada, e portanto, o FCP apenas é vítima dos azares dos árbitros e VAR.
Se o AVB vai ao estádio é porque vai, se não aparece nas imagens ou não há fotos, é porque não vai, ou pelo menos não se sabe se foi. Idem ao pavilhão. Como se alguém que até há pouco tempo era profissional de futebol tivesse oportunidade de aparecer com frequência.
Se há casos na justiça que envolvem os rivais do FCP, o FCP muitas vezes fica mudo e quedo, mas o AVB tinha de vestir o fato de Tarzan e reclamar, qual lobo que dispara contra tudo que mexe.
Se o AVB disse que não se candidatava contra JNPC e se mudou de ideias, não foi porque, tal como muitos outros portistas, chegou à conclusão que o FCP não pode esperar mais, não, é porque está ao serviço de interesses obscuros.
Se AVB apresenta nomes para o seu projecto, logo os candidatos têm todos os defeitos, mesmo que tenham currículos que os recomendam e até tenham sido muito elogiados pelo senhor presidente.
Ontem o ponta-de-lança dos espanhóis que queriam tomar o Benfica de assalto, mas depois se tornou amigo de LFV e foi administrador da SAD do SLB, resolveu deitar porcaria pela boca fora, lá vem o AVB à baila, Mário Ferreira, dono da TVI, é apoiante de AVB, logo...
Se alguém que apoia AVB diz um disparate e disparates há muitos nas duas candidaturas, lá vem a conversa, querem que o FCP perca porque dá jeito ao seu candidato, como se no futebol um Dragão na CL não fosse melhor para um AVB presidente do FCP.
E podia continuar, mas não vale a pena...
Agora que fique claro o seguinte: a minha página é fechada (*) não abro ao público nem aceito adeptos de outros clubes, com excepção daqueles que conheço, sei que respeitam o FCP e quem o dirige. A ideia é que a página seja uma espécie de tertúlia onde portistas, de forma civilizada e com respeito pela diferença de opiniões ou posições seja elas sobre quais forem no Universo do FCP, possam bitaitar. Com as eleições e com o aparecimento de uma candidatura com potencial para vencer - para mim já venceu, independentemente do que acontecer em Abril, porque pôs a mexer um clube paralisado e acomodado -, os adeptos que no seu legítimo direito, resolveram apoiar AVB, passaram a ser tratados como uma espécie de portistas de 2ª ou 3ª, ingratos, sem memória, traidores e outros mimos semelhantes. Como não admito lições de portismo, seja de quem for; como respeito aqueles que apoiam a candidatura do senhor presidente; quem não respeitar o "meu" candidato, o insultar, portar-se como acontece em páginas onde adeptos do FCP e dos seus rivais se insultam constantemente, sai de cena. Se não abro a página para evitar chatices, não me vou chatear com aqueles que não aceitam algo que devia ser natural numa Instituição com a grandeza do FCP, haver alternativas ao status quo.
Até porque e não deixa de ser curioso, como podem ver na capa de O Jogo de 2016, JNPC desafiava os críticos a avançar. Apareceu um crítico que avançou, caiu o Carmo e a Trindade.
PS - João Koehler: "Mas foram aqueles que, ao criarem um exército de crítica e divisão nas redes sociais e beneficiarem tranquilamente do vento por trás para a a sua candidatura desta vergonhosa dualidade de critérios nos media, que permitiram que tudo isto escalasse a este ponto. Em vez de posts inúteis de suposta indignação, não era melhor um ataque feroz e sem cedências ao escandaloso Caso Boaventura, que lhes passou ao lado? Não devíamos todos colocar o Porto em primeiro lugar? Precisamos de um Porto Unido e de pessoas que ponham o FC Porto à frente das suas agendas e interesses".
Posts inúteis, defender o FCP de um ataque miserável?
Ataque ao caso Boaventura? Um candidato? Essa não devia ser a função do senhor presidente, como tantas vezes foi no passado?
E por falar em defender o FCP, apresenta lá Koehler, uma intervenção tua na defesa do FCP, antes de ameaçares ser candidato em 2020?
E nesse ano o que dizias? "Temo que o FCP entre em falência", ou "Um dos principais agentes do FCP é filho do presidente, chama-se nepotismo."
Colocar o FCP em primeiro lugar é o quê? Exercer um direito de qualquer sócio do FCP que cumpra os pressupostos estatutários e ter a coragem que não tiveste em 2020 de se candidatar à presidência?
Ganha tento e juízo, em termos de portismo és apenas alguém que só despertou agora e achas-te no direito de colocar em causa quem tem décadas de associativismo e portismo praticado, reduzes tudo a um exército de crítica e divisão nas redes sociais? Olha para o que está à tua volta sem palas e concluirás facilmente quem divide o quê.
(*) - Com as devidas adaptações, o mesmo se passa no blog.
Caro DVP, o que nos vale é o seu BLOG, para avivar determinadas mentes, as quais, têm memória Seletiva.
ResponderEliminarCandidatos..., só se farem para fazer número ou corroborar com as ideias (será que as têm?)
Falta espirito democrático a certos personagens (e logo queque detesto ditadores!)
FC Porto acima de tudo e de todos, pelo bem do clube, necessitamos urgentemente do grito de Ipiranga.
Caros MVP e demais Portistas:
ResponderEliminarToda esta guerra do trono me deixa triste. Nada que já não estivesse à espera mas ver e sentir o clube divido é algo que me custa mais que uma derrota ao domingo com um qualquer Arouca desta vida. Debatam, contrariem-se, defendam a vossa opinião mas respeitem-se pois dessa forma respeitam o clube. Todos queremos o mesmo depois de Abril que é um clube melhor do que temos tido até aqui.
Felizmente não tenho redes sociais portanto a maior parte da guerra passa-me ao lado mas como vou lendo o blog sinto claramente a divisão ansiada pelos nossos rivais.
Mas queria principalmente comentar as palavras do SC que desta vez acho que até nem foram totalmente despropositas.
EU pelo menos, coloco-me na posição dele e compreendo-as da seguinte maneira:
Perdemos em 2 jornadas o embalo que vínhamos a ganhar em que já se acreditava que podíamos ultrapassar os rivais na tabela até ao fim do campeonato. Com esse embalo perdido vem seguramente a descrença e desilusão do plantel o que terá certamente exigido do treinador uma atenção especial durante esta semana motivando a equipa e relembrando o nosso ADN de nunca desistir nem que seja para honrar o clube. E depois desse esforço, num jogo em que cumprimos sem deslumbrar, ele e os jogadores sentem que mais ninguém acredita devido a esse ambiente amorfo no estádio. Acho que não foi só a saída antecipada pois ele falou em apoio a uma equipa jovem. Foi nesse contexto que entendi as palavras dele, pedindo mais apoio e que tal como a equipa que ninguém desista.
Com muitos erros, defeitos e mau feitio à mistura ninguém pode negar que SC nos tem carregado às costas. Se as coisas estão más não duvido que sem ele estariam bem piores. Portanto, mesmo já me tendo "chateado com ele" inúmeras vezes não duvido que ele coloca o clube em primeiro lugar em tudo. Tem para mim crédito para nos colocar o "dedo no nariz".
Assim, creio que foi uma forma de ele nos tenta unir em volta da equipa pois se assim for esta acreditará mais e confiará mais que é possível ganhar ao Arsenal na 4a feira. E devia ser esse o foco principal, o jogo de 4a feira e não as eleições e as divisões e as discussões e etc e tal.
Vamos fazer o nosso trabalho de adeptos e apoiar o clube e quando chegar a hora fazer o nosso trabalho de sócios e votar. Precisamos urgentemente de entender que não dando para o 1º lugar o 2o não é neste caso o 1º dos últimos. É um lugar que nos pode dar acesso à Liga dos Campeões que é o nosso lugar. Portanto ainda temos objetivos e há que apoiar a equipa.
Termino dizendo que o futebol é o melhor desporto porque muitas vezes não ganha a melhor equipa. O Arsenal é melhor do que nós. Isso impede-nos de acreditar que podemos vencer?
Não vou poder ir mas peço que quem pode encha o estádio e o torne na nossa habitual fortaleza onde muitas equipas melhores que nós têm caído ao longo dos anos.
Força FCP!!!
PS: Sempre "malhei" no Zaidu mas não queria nada que lhe acontecesse tal infortúnio. Força Zaidu. Que recuperes bem e o mais rápido possível.
João, vamos partir do princípio que foi assim. Sair público mais cedo do estádio, como digo no post, é algo que acontece sempre, mais quando sentem que o resultado está feito. Eu sempre fiquei até ao fim, com uma excepção, o FCP 1 - Braga 3, no tempo do Fernandez, porque após a expulsão do Maniche me senti mal. Mas há quem saia e por vários motivos e não têm nada a ver com irem para o estádio à espera de uma derrota que daria jeito a um candidato, como tentaram dizer os apoiantes do senhor presidente nas redes sociais. Público amorfo? Também sempre foi assim, com excepção das claques e nessa função são muito úteis e importantes, sempre foi a equipa a puxar pelo público que o contrário.
ResponderEliminarClaro que não podemos desistir, desde logo porque se trata de profissionalismo, porque somos um clube de resistentes e não de desistentes.
Á medida que as eleições se aproximam e faltam 2 meses , o tôn da discussão e os golpes baixos vão se sucedendo , como portista fico envergonhado e enojado com tudo isto , já somos como os da segunda circular .
ResponderEliminarEssa de os sócios / adeptos abandonar o estádio antes do jogo acabar , é mais uma , tudo serve para bater ...
Quanto ao senhor Koehler , está desesperado pelo tacho que o espera , caso o PdC seja reeleito , e daí atacar o AVB , ele que a 4 anos atrás atacou o senhor presidente , e não foi meigo ...
Agora o AVB que não faz parte desta direção é que tem de acorrer a tudo como se lá estivesse , defender de forma oficiosa os interesses do nosso clube , ele tem de ser o bombeiro de serviço , os pintistas querem que faça o trabalho que o senhor presidente deve ou devia fazer ...
Relembro que há uns 7 ou 8 anos , o senhor presidente ter dito numa entrevista que queria que se apresentassem nomes fortes para a presidência do clube , nos anos seguintes , eu pergunto , o senhor presidente mudou de ideias ou não estava a falar a sério ???
Caro MVP,
ResponderEliminarSe calhar por não ter redes sociais entendi mal o 1º parágrafo. Não tinha percebido que a questão era essa, pensei que era apenas uma crítica às declarações de SC. Eu não quero acreditar que seja quem for vá ao estádio para poder criticar e assobiar.
Desta vez a bancada sul estava mais despida e isso talvez tenha sido mais notado. Eu sempre tive uma máxima, se vou ao estádio vou "em trabalho", ou seja vou apoiar, ser mais um a ajudar. Se andar "chateado" fico em casa e "chamo nomes" pela TV que assim não estou a "desajudar"
Por uma questão de princípio não vou ao estádio enquanto esta direção se mantiver. Já dura há mais de 4 anos e tenho saudades. Já fui fora uma ou outra vez, mas ao Dragão não volto sem ser para votar. Mas sinceramente, se não tivesse um compromisso inadiável à hora do jogo abria excepção na minha "birra" porque sinto que a equipa precisa de apoio. E honestamente merecem. Podemos criticar muita coisa, mas falta de vontade e esforço eles não têm. Dão o que podem. O problema é que o máximo deles não chega para muito mais do que temos visto.
AVB é o culpado de tudo de mau que está a acontecer ao FCP, diz o Pinto, diz o Koehler e diz o Bobo. PdC não tem culpa de nada, está lá só pra ser o Sr. Presidente em pose, ganhar muito dinheiro como presidente que é, e garantir o futuro de filhos, netos e afilhados, e ele tem cumprido estes 3 objectivos de forma brilhante. Vendo as coisas assim, não se lhe pode apontar nada. O FCP estar arruinado, atacado por todos os lados sem que ninguém o defenda, desportivamente a ir-se abaixo, com comunicação afónica e vendas anoréticas, são só insignificantes efeitos secundários duma presidência + brilhante que nunca. Todos nós sabemos, que mesmo os melhores medicamentos, têm efeitos secundários, porque não há-de tê-los a inatacável (ai de quem) presidência de PdC? Temos de nos conformar, aceitar e deixar o FCP ficar em cacos, a gratidão é uma coisa muito bonita, afinal antes de PdC, o FCP era uma choldra de analfabetos, foi ele que nos trouxe prá civilização, que nos deu tudo, temos de deixar que ele destrua tudo, numa palavra, temos de ser gratos.
ResponderEliminarPeço desculpa pelo parte, mas ler as peripécias e as explicações da venda de Octávio pelo Dr Fernando Gomes é uma delícia.
ResponderEliminar"Pinto da Costa, presidente do FC Porto, enviou uma mensagem por telemóvel a Mário Ferreira, presidente do conselho de administração da Media Capital, depois das declarações de José Eduardo Moniz na Gala da TVI.
ResponderEliminarO líder dos azuis e brancos evidenciou desagrado para com as declarações do diretor geral da estação." - escreveu a redacção do jornal OJogo no seu site.
Ufa, que esforço! Espero que não tenha ficado doente.
Boa noite a todos
ResponderEliminarAlguém pode clarificar os números apresentados pelo FG? Fiquei sem perceber nada, estão claros? Ou estao atirar areia para os olhos?
Samagaio, não sou a pessoa indicada, mas espero que quando for publicado o R&C consolidado, alguém possa esmiuçar com mais pormenor. E que a candidatura de AVB também diga alguma coisa.
ResponderEliminarMas há coisas curiosas desde a desorganização do Al Nassr, culpada de termos de antecipar receitas televisivas de 85 milhões, mas que só renderam 54,3. Até à valorização do estádio, mais velho, mas mais valioso. É o contrário dos carros que com a idade vão desvalorizando. Passando pelos 47,5 milhões da venda do Otávio que afinal são 39, porque, disse FG, houve comissões a pagar.
Já há umas semanas ouvi um comentador na rtp a dizer os truques financeiros que iam fazer, um deles era sobrevalorizar o valor do estádio. Não passam de truques financeiros, no final do dia não resolve problema nenhum.
ResponderEliminarCaro Vila Pouca
ResponderEliminarRelativamente ao "Até à valorização do estádio, mais velho, mas mais valioso. É o contrário dos carros que com a idade vão desvalorizando". Por que valor comprou a sua casa e quanto vale agora? A sua e a de qualquer um de nós. O meu T3 já o vendia pelo dobro que o comprei há 15 anos.
Só o terreno do estádio valorizou quanto nestes últimos anos? Se há altura para fazer uma reavaliação do valor do estádio/terreno é agora que a especulação imobiliária está no auge.
Em relação ao negócio do Otávio, partindo do princípio que os 39 milhões são mais-valias, se aos 47,5 descontar o que gastaram na renovação(esse valor seria diluído pelo anos do contrato) não deve estar muito distante da realidade.
Uma coisa é a contabilidade outra coisa é tesouraria. O FCP vai receber os 60 milhoes, pagar a % que são de terceiros e fica com os 47,5, no entanto para o resultado só contribui a mais valia(39 milhoes).
O contrato da tv ainda não consegui perceber bem o negócio, parece-me que adiantou 2 anos do contrato e que tem mais 1 ainda, e usou parte desse adiantamento, possivelmente para regularizar juros e despesas das obrigações do 1º adiantamento(“Dragon Finance no. 1” da Sagasta Finance) e o restante, os 54,3 milhoes ficou para despesas correntes. Mas não sei quanto vale 2 anos do contrato da TV para se perceber melhor os custos.
Os relatórios e contas de qualquer empresa, mesmo as cotadas, são uma chacha. A contabilidade não sendo uma ciência oculta, pode ser dada a muita criatividade e não é por serem auditadas que as contas passam a ser sérias, porque os auditores, são fornecedores, logo são pagos pelas empresas, por isso.... Uns vão encontrar coisas negativas e só vão falar delas e outros positivas e vão cavalgar nisso.
O portista como já está cego com a candidatura que apoia, o que vierem falar dos resultados uns e outros é "blá blá blá whiskas saqueta".
Alguém espera que AVB venha falar das coisas positivas ou o PC das negativas destas contas? Se ouvirmos os economistas "isentos" da Cofina ou da CNN/TVI, já sabemos o discurso, portanto vai ficar tudo igual.
Na minha opinião, qualquer resultado positivo, por princípio seria bom, mas como eu só acredito nos resultados positivos apresentados pela EDP, banca, Galp ou as empresas de telecomunicação p.e., porque nessas qualquer um de nós conseguia ter resultados positivos. Nas SAD's de futebol tenho muitas reservas nos resultados que apresentam, sejam negativos ou positivos.
👍
EliminarSaudações a todos..
ResponderEliminarFora a subida do valor do capital próprio (que percebi zero mas deve tudo ter a sua lógica)
60M do Otávio, deviam render 47, renderam 39 por "encargos associados á operação" (dassss o FCP paga bem a sabe se lá quem), recebeu 20M na assinatura e dps foi o Al Nassr que não tinha garantias bancárias para o restante valor a receber em julho de '24 e '25 e "tiveram" de recorrer ao que tinham á mão para garantirem eles próprios esse dinheiro.. os direitos televisivos de 2 anos?! Isto é de génio..
Boas. Essa do Otávio é uma desculpa esfarrapada. Até na arte de mentir estão a perder o jeito. Primeiro dizem, que não venderam por 40m, porque foi um ato genial do presidente porque este sabia que iam dar mais. Porque era um clube árabe com muito dinheiro! Segundo, depois descobrimos que a "saida pela cláusula", foi afinal 20m. Ou seja, o clube deu 20m, depois pagaria mais duas tranches 20m cada. Portanto, o Porto poderia ter dito que não, ou pagam a totalidade da cláusula ou não sai, já que são um clube rico! Agora, a técnica das pinguinhas, poderiam já ter dito isto no início, vem alegar que afinal, o clube é desorganizado e tal. Enfim. Fernando Gomes não é? Incrível como alguém tão incompetente esteve tanto tempo no clube.
ResponderEliminarNão sendo especialista e correndo o risco de estar a dizer alguma barbaridade, uma vez que as contas são anuais e não semestrais, não são positivas.
ResponderEliminarDas duas uma. Ou conta a época 2022/2023 e aí tivemos um prejuizo de cerca de 47 milhões ou conta o ano civil de 2023 e aí temos cerca de 2 milhões negativos.
Parece-me que estas contas serão escrutinadas e depressa se chegará à conclusão de como foram abrilhantadas.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarVale tudo para manter o sr presidente no poder. São as contas, mal contadas; Os desacatos na AG; A historia da Academia, etc é de etc. É um Clube com muitas Tetas, os Mamões São mais que muitos.
TVI, um palhaço nem sempre faz rir. Há sempre um cretino que se presta a fazer triste figura. Não foi o maior da Gala, porque se esqueceu de levar o rabo. Um agachado não precisa de descer as calças...
Miguel, essa das casas versus Dragão, faria sentido se fossem terrenos onde fosse permitido construir, ou uma zona habituacional onde as casas se pudessem valorizar. Mas não, é zona desportiva, se por hipótese deitasses o estádio abaixo, só podias construir outro. Ora, como o Dragão já tem 20 anos, foi-se degradando, basta ver a cobertura para perceber, vale mais de uma centena de milhões de euros?
ResponderEliminarAcho que não, que é uma manobra contabilística para resolver um problema.
Mas como não sou especialista, falo pelo senso comum, posso estar a dizer asneiras.
Sobre o Otávio, o que Fernando Gomes não disse, foi quanto iria pagar de juros ao banco pelo adiantamento dos 40 milhões que o Al Nassr ficou de disponibilizar, mas como são muito desorganizados, não disponibilizou. Mas, se dois anos de direitos televisivos, de 85 milhões, só recebeste 54,3, ficamos com uma pequena ideia. A SAD para resolver problemas de tesouraria prementes, anda a pedir dinheiro a sócios e se a esses não sei quanto paga, aos bancos sabemos que é um balúrdio.
Repito, falo apenas pelo senso comum e pelo que vou lendo, perguntando e interpretando, não sei se é mesmo assim. Espero que quando sair o R&C consolidado, a candidatura de AVB onde estão economistas reputados, basta olhar para a primeira da apresentação do CFO para constatar, possa dizer alguma coisa sobre o assunto. Obviamente, pode haver quem ache que é campanha, mas sempre será uma réplica com sentido e informada ao que disse Fernando Gomes.
Concordo aqui com o DvP.. acho dificil o estadio valer perto de 280M após 20 anos. E pelos vistos esse valor ainda tem de ser reavaliado e pode vir a baixar drasticamente. Mas tal como o DvP posso estar enganado..
ResponderEliminarO senhor Fernando Gomes nas explicações que deu , não me convenceu , fez-me lembrar um ex patrão meu , em que prometia tudo para depois a montanha parir um rato .
ResponderEliminarEu achei aquilo um empurrar com a barriga , não vou discutir essa do estádio valer mais , mas que ela é estranha , lá isso achei .
O negócio Otávio é mais uma , toda a gente pensava que era pronto e pago na totalidade , como foi o Vitinha , afinal é a 3 prestações , e pior , temos de pagar 8 milhões de comissão , uma barbaridade , não deviam ser descontados da parte dos 30 % que não são nossos e que pertence ao empresário e a outros grupos , quer dizer , gastamos uma pipa de massa para renovar , para depois perdemos essa maquia de dinheiro , enfim mais um ato de gestão negocial da treta .
Quanto aos direitos televisivos , andamos a gastar o dinheiro que era suposto ser só daqui a 2 ou 3 anos , e situação tende a piorar com esta direção , que empura os problemas com a barriga em vez de os resolver , que passam por cortar com as despesas do clube , com o pessoal , acabar com as mordomias .
Já agora senhor Fernando Gomes , e o naming que nos prometeu em junho ??? , quando o negócio está pronto ??? quanto o clube vai ganhar ???
Estava numa AG em 2014, a que aprovou a passagem de 47% da Porto Estádio para a SAD e o Dr. Fernando Gomes disse que tínhamos de arrepiar caminho, baixar custos, a UEFA nunca mais iria permitir uma operação dessas. Passados poucos anos, quando o FCP assinou o contrato de direitos televisivos com a MEO/Altice e as verbas aumentaram duas vezes e meia, o Dr. Fernando Gomes disse, agora é que vai ser, já não ficamos tão dependentes de receitas extraordinárias, leia-se, vendas de jogadores e prestações na CL. Não demorou muito à SAD violar o fair-play financeiro, entrar numa situação muito complicada. Mas como o grande problema do FCP, é a gestão do futebol, e tudo que a envolve, compras, vendas, renovações, etc., não culpo em 1º lugar o CFO, culpo o senhor presidente que tem o condão de passar sempre pelos pingos da chuva. Há sempre um bode expiatório para pagar o pato.
ResponderEliminarÉ isto.
EliminarEsqueçam os capitais próprios, esse problema foi resolvido de uma forma contabilística de uma forma que seria semelhante se AVB fosse presidente.
O problema é mesmo a gestão que torna necessário resolver este problema de forma cada vez mais constante porque o passivo tem aumentado de forma galopante, que por mais aumentos de capitais se realizem, eles se tornam rapidamente insuficientes.
Depois claro 2 pontos absolutamente fundamentais:
-a má gestão no futebol, que SC , (com todos os defeitos que lhe queiramos atribuir, e eu não estou isento disso) tem conseguido disfarçar de forma brutal
- A orfandade que muitos adeptos sentem de uma direção, que na maior parte das vezes, não tem interesse em defender o clube de ataques dos seus inimigos, em contraste com uma ação desproporcional quando são alguns adeptos que criticam esta direção.
Bingo!
Eliminar«Esqueçam os capitais próprios, esse problema foi resolvido de uma forma contabilística de uma forma que seria semelhante se AVB fosse presidente.»
ResponderEliminarEu vou votar pela mudança, espero que AVB não seja igual a Pinto da Costa. Seja claro, não se coloque em cima de um pedestal, explique, faça uma gestão rigorosa, transparente, dentro do que é possível num clube de futebol, onde há homens e não máquinas. Que ao contrário desta gestão, não coloque o futuro do FCP em risco, que não faça o mesmo que fez a actual administração que disse o que disse em 2014 e 2016 e não só não fez, como fez muito pior. Se for mais do mesmo, seria mais uma grande desilusão.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarÉ verdade VP, no meio de toda aquela trupe o mais inteligente, o esperto é o sr presidente, os outros os bodes expiatórios. Mas eles sabem que são, não são assim tão anjinhos, mas nós também sabemos porquê...
Quando ouço aquela historia, que se teve que pagar comissões a este e aquele, fico logo com a pele arrepiada, porque deve de andar muita gente a mamar, ninguém anda a dar perolas a porcos, "Aquilo é um quintal de galinhas de ouro" quem disse isto!...
Por aquilo que se ouve na CS, mensagens nos telemóveis do chefe da claque com outra gente dos SD, daquela triste vergonha que se passou na AG, foi tudo bem preparado, mas nem presidente, vice presidente ninguém sabia!...
Ouço muita gente pra eleição do sr presidente, alguns com alguma responsabilidade, dizer, o que é preciso é ganhar! Sim, é preciso ganhar, mas não vale tudo, há outros compromissos, se financeiramente for ao charco, simplesmente desaparece, ou algum arabesco compra por tuta e meia.
Se AVB ganhar, como eu espero, peça uma auditoria profunda para se apurar as más gestões, se alguém se aproveitou do FCP, seja quem for, que sejam bem castigados, doa a quem doer...
O que ficou de essencial, na apresentação das contas do primeiro semestre de 2023/24 da SAD do FCP, por parte do "administrador financeiro" Fernando Gomes, foi que:
ResponderEliminar- A SAD do FCP tem sobrevivido à custa da antecipação de receitas, com a consequente perda de boa parte dessas receitas (ninguém nos dá dinheiro com anos de antecedência sem cobrar juros e risco).
- No futuro próximo, vai viver também de receitas mirabolantes, que vamos ter, porque "somos" como o Real Madrid e o Barcelona. Receitas essas muito mal ou nada explicadas, que muito provavelmente serão também antecipadas.
- Vai-se salvando as contas da SAD, com engenharias financeiras do género de, valorizar um Estádio do Dragão velho muito acima do valor dum Estádio do Dragão novo.
Este tipo de gestão, como é óbvio pra qualquer um, não é preciso ser-se nenhum génio das finanças, não é sustentável a prazo. Antecipa-se constantemente receitas porque se gasta permanentemente + do que se tem, nos exercícios que se seguem fica-se sem essas receitas que foram antecipadas, e quando deixa de ser possível antecipar + receitas, é a ruína, é a bancarrota.
Óbviamente, que tem de se mudar desta gestão alucinada pra uma gestão racional, onde haja crescimento das receitas e diminuição das despesas, e como há muitas perversões na actual gestão - bilhetica, comissões na venda/compra de passes, merchandising, remunerações dos administradores da SAD, despesas de representação, jogadores que saem sistemáticamente a custo zero, vendas de passes muito abaixo do seu valor - isso não será impossivel de conseguir. Com muito rigor e honestidade de uma nova administração, e algum saber fazer em termos futebolísticos, vai-se conseguir uma boa situação financeira e desportiva num prazo relativamente curto. Com esta administração é que não, vai continuar-se rumo à bancarrota.
"Não há aqui contabilidade criativa, nem antecipação de receitas. É uma falácia isso, só por falta de conhecimento se mandaram essas atoardas."
ResponderEliminarAchei tanta graça a estas palavras do Dr. Fernando Gomes. Pois, a antecipação recente de receitas televisivas, já foi depois, já foi neste semestre, mas se calhar, nas contas apresentadas agora, também há, é uma questão de analisar bem. E o que é a enorme valorização contabilística dum estádio + velho e degradado senão contabilidade criativa? Depois quem critica é que manda atoardas e é que é falacioso. Ele, o sábio, com esta gestão delirante pela qual dá a cara, não é falacioso nem manda atoardas. Que vontade dá de rir.
Caro VP,
ResponderEliminarEu já há muito tempo que também desejo uma mudança. Nunca disse aqui preto no branco, que vou votar AVB, porque sou apenas um anónimo sem qualquer influência e não penso que isso tenha relevância.
Aquilo que deseja de AVB é o mesmo que eu desejo.
Referi o caso dos capitais próprios porque o que deve ser combatido é o aumento exponencial da dívida, depois a falta de capitais próprios é apenas a consequência. Era um aspecto contabilístico que tinha de ser resolvido e neste momento não existia outra alternativa que não de forma criativa.
Apenas referi porque foi algo que criou uma certa indignação entre alguns adeptos.
Eu não sou diferente do resto dos adeptos, quero é ver a bola entrar na baliza, mas preocupa-me muito a parte financeira, neste momento, porque está de tal forma degradada que interfere de forma muito negativa na gestão desportiva.
Quero, por exemplo, uma explicação clara dos 8 M em custos intermediários na venda de Octávio, o que isso significa?
Não me passa pela cabeça que AVB continue com explicações deste nível.
Não são estes resultados que mudam a minha avaliação negativa da actual direção. Já disse aqui que não concordo com o caminho que estamos a seguir e é necessário uma mudança.
Mas alguém acredita que do nada recuperamos não sei quantos milhões, apenas antecipamos tudo o que havia para antecipar e juntando a isso alguns malabarismos de inflação de património, porque a meu ver está tudo em jogo, e PC percebe que apresentar contas positivas e super importante nas eleições, mas quando sair o exercício final veremos ate que ponto o buraco ainda ficou maior, a parte onde o Fernando Gomes falou em confusão dos arabes, devia pertencer a um sketch do gato fedorento e nao do CEO financeiro de um dos maiores clubes do mundo
ResponderEliminarTudo aldrabices, contas opacas como sempre.
ResponderEliminarPara onde foram (13%) 8 milhões da venda de Otávio? Para quem? por quê?
Mesmo quando batida a clausula de rescisão.
Esta gente mete-me nojo, o clube está falido e quem vier a seguir deve ter coragem de investigar as contas e quem lesou o FCP tem que pagar.
ComPortistas,
ResponderEliminarA apresentação feita pelo CFO do R&C do 2º semestre de 2023 foi uma miscelânea de conceitos e de mensagens (e longe de mim ser especialista). Por exemplo, foi dito que não havia antecipação de receitas mas por causa do embrulho do Tavinho (que tinha sido uma venda genial com cunho do nosso Presidente pela cláusula, sem menos um centimo!, e com pagamento a pronto) dois anos de receitas televisivas foram já antecipados (ficou ainda um! afirmou num tom jocoso... triste e incompetente figura esta!). A meio falou na redução da dívida em 80M (mas como foi possível abater dívida sem geração de proveitos na mesma ordem de magnitude no exercício?) e que esse valor adicionado ao tais 60M/70M do negócio da Porto Comercial permitiriam reduzir os CPs em 160M. Contudo, no final da sua apresentação e numa resposta às perguntas muito simpáticas que foram colocadas lá foi dizendo que o equilíbrio dos CPs se devia a uma reavaliação do negócio associado ao Estádio; eu percebi que não se referia à valorização do imóvel em si mas sim de todo o negócio associado à sua exploração (bilhética, naming, etc etc) que esta nova empresa que tem um parceiro que ninguém sabe quem é (e já hoje foi desmentido que seria a tal Legends) e sobre esse negócio o Clube irá aumentar os seus rendimentos. Ou seja, estamos a valorizar o ativo baseado em pressupostos de vendas futuras que ninguém sabe se e quando vão acontecer... Querem algo mais criativo? A valorização do imóvel, per se, teria uma maior sustentação contábil...
Com papas e bolos se enganam tolos, e sinceramente fiquei com a nítida sensação que a confusão argumentativa foi de tal ordem que a única mensagem que pretenderam passar foi que o objetivo dos CPs 'foi feito'! É deveras um dos mistérios do nosso Clube perceber como é que este senhor se manteve no cargo de CFO durante tantos anos quando qualquer uma das múltiplas contradições e falsidades dariam azo a despedimento por justa causa numa qualquer sociedade de vão de escada... Colocá-lo no cargo a gerir orçamentos superiores a 100M é algo que não lembra à mais brilhante das mentes... E já nem falo daqueles slides, ontem só lá faltou o acetato...
As ofensas proferidas pelo Presidente (à volta da graçola do 'S. Tomé' e 'Imbecilidade') dirigidas aos membros da candidatura do AVB diz bem o desconforto que uma candidatura bem estruturada lhes está a fazer. Eu também não espero outra coisa que não seja uma análise detalhada deste R&C mal seja publicado por forma a conseguir comunicar, de forma clara, transparente e facilmente percetível para todos, tudo aquilo que não foi dito, os contornos dos negócios e qual ou quais serão as consequências futuras ou alguém acredita que o Pai Natal existe? Eu também sou de opinião que se o AVB sair vencedor a primeira medida passaria por fazer uma auditoria às contas do Clube.
Sobre as referências que o SC fez à falta de apoio do Dragão no último jogo e ao apelo à união eu apenas e só gostava de o relembrar que a sua atitude de aparecer publicamente a apoiar o atual Presidente foi um duro golpe a essa tão propalada união. Ou já não há memória? Pensar que as ações não terão consequências é sinal de não saber ler os sinais...
Para amanhã, naquela que poderá ser a nossa última eliminatória na maior prova de Clubes por tempos demasiado longos para o que fomos habituados, gostava de ver uma equipa competente, ambiciosa e eficaz. Temos baixas importantes para este tipo de jogos (Zaidu e Taremi) mas se acreditarmos mais do que eles poderemos criar a maior surpresa destes 8avos!
Gilles27
Ainda por cima, aquela piadola imbecil, ofensiva, hostil, nojenta, foi dita pelo merdoso Moniz, em vésperas da TVI vir ao Dragão fazer a transmissão do FCP vs Arsenal. Se eu fosse presidente do FCP, houvesse o que houvesse, eles hoje não entravam no Dragão a bem, só quando as autoridades obrigassem. Se eu hostilizar alguém, se for malcriado, de certeza que essa pessoa não me deixa entrar na sua casa. É assim que a TVI devia ser tratada hoje e sempre. O desrespeito do FDP do director geral da merda da TVI! Quando estamos pra ser anfitriões deles, quando vamos recebê-los na nossa casa, toca de nos insultarem. Se calhar até fizeram de propósito pra disfrutarem agora da nossa torpe mansidão de bulllyingizado.
ResponderEliminar