terça-feira, 12 de março de 2024

Arsenal F.C. 1 - F.C.Porto 0. (4-2) nas GP. Antes seria natural, depois, a eliminação deixa um travo amargo

 

Depois de uma exibição irrepreensível sob ponto de vista táctico, organização e concentração e que permitiu travar uma máquina atacante como a do Arsenal - não criou uma oportunidade de golo -, e um excelente resultado, o FCP tinha no Emirates Stadium um enorme desafio, um obstáculo dificílimo de ultrapassar para conseguir passaporte para os quartos-de-final da UEFA Champions League.

Os ingleses, claramente favoritos para esta eliminatória e feridos no seu orgulho pela derrota no Dragão, iam entrar com tudo, tentar marcar cedo, ir à procura de um resultado que os colocasse na fase seguinte. Para contrapor a esse previsível frenesim dos gunners era fundamental um Porto semelhante ao da 1ª mão, coeso defensivamente e competente para quando tivesse a bola, mantê-la, sem descurar a possibilidade de atacar.
Resumindo, só um Super-Porto podia atingir um objectivo que seria a grande surpresa dos oitavos e aumentaria o prestígio do FCP na mais importante prova entre clubes, do mundo. Se antes do jogo começar este era o raciocínio correcto, no final do jogo fica um travo amargo, não era preciso um Super-Porto, bastava um Porto com ataque e no final, jogadores capazes de marcar, bem, penáltis.

Entrando com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio e Wendell, Francisco Conceição, Nico González, Alan Varela e Galeno, Pepê e Evanilson, o conjunto de Sérgio Conceição entrou na expectativa, londrinos com mais bola, tentando chegar rápido ao golo. Porto concentrado, procurando arrefecer o entusiasmo da equipa de Arteta, não se inibindo de jogar com Diogo Costa, sem deixar de atacar quando podia.
O Arsenal não criava muito, só beneficiava de alguns erros dos portistas, perdas de bola, que tinham dificuldades em sair, quando saíram obrigaram  o guarda-redes a aplicar-se.
Primeiros 30 minutos muito parecidos com o jogo do Dragão, ingleses quase só de canto iam ameaçando.
Aos 40 minutos, quando foi apanhado na teia do líder da Premier League, passe de ruptura para a diagonal de Trossard, golo, Dragões a perder, resultado ao intervalo.

Foi pena. Por aquilo que ambas produziram nos primeiros 45 minutos, o nulo era o resultado mais justo. E assim, eliminatória empatada.

Para a segunda-parte era preciso manter a concentração, ter cabeça, a eliminatória estava empatada, não perdida. Por isso não podíamos correr o risco de ter de correr atrás do prejuízo, ser obrigados a arriscar, dar espaços, poderia ser fatal.

O jogo recomeçou com os portistas inibidos, incapazes de trocar a bola, sair com critério. Era fundamental não ter medo de jogar, não é incompatível com o rigor e a concentração, mas os jogadores do FCP pareciam ter medo de arriscar, o Arsenal pressionava.
Quando conseguiu atacar, faltou aos portistas definir e passar bem.
Aos 67 minutos, uma hesitação entre Pepe e Diogo Costa, ía dando mau resultado, só não deu porque houve falta do jogado dos gunners e o golo foi anulado.
Francisco Conceição já perto dos 70 minutos, numa jogada de contra-ataque, finalmente, apareceu, obrigou David Raya a uma excelente defesa. Era importante tentar mais vezes. Quem defende muito sujeita-se... Pepê também saiu bem, o árbitro não assinalou uma falta clara sobre Evanilson perto da área.
O jogo estava muito físico, muito disputado, pouco esclarecido, muito parado, quando entramos nos últimos 10 minutos. Com a defesa do FCP apostada em complicar, lenta a despachar, Diogo Costa evitou o golo, uma e outra vez. Arsenal carregava à procura do golo que lhe dava vantagem na eliminatória.
Aos 85 minutos saiu João Mário e entrou Jorgie Sánchez, aos 87 entrou Taremi e saiu Evanilson.

O jogo terminou com o mesmo resultado da 1 mão, ia jogar-se um prolongamento.
O FCP foi uma equipa competitiva, mas formatada mais para defender, raramente aproveitou a possibilidade de atacar, nas poucas vezes que conseguiu foi pouco acutilante. Faltou ataque aos Dragões.
Com o tempo esgotado, saiu Alan Varela, entrou Grujic.

A questão que se colocava para a meia-hora suplementar, era saber se do ponto de vista físico a equipa de Sérgio Conceição ia aguentar, frente a um adversário com outro andamento.

Os 30 minutos suplementares começaram com os ingleses com muita bola, dominadores, havia do lado do FCP quem acusasse o desgaste.
Ao minuto 100 entraram Eustaquio e Gonçalo Borges, saíram Nico e Francisco Conceição, depois de Taremi ter sido egoísta e ter rematado ao lado quando podia assistir.
Quando meteu dois jogadores frescos, os azuis e brancos melhoraram, conseguiram equilibrar. 
Ao intervalo do prolongamento, tudo na mesma.

Nos últimos 15 minutos, o FCP até tentou chegar à area , mas faltava ataque. Galeno estava exausto, Gonçalo Borges não trouxe nada de novo, Taremi apenas correu. O Arsenal também já não tinha grande fulgor, o jogo aproximava-se do final, não podíamos facilitar. E os 120 minutos chegaram ao fim com o mesmo resultado do Dragão, o desempate ia ser através de pontapés de grande penalidade.

No desempate, os ingleses marcaram quatro, os portugueses apenas dois, falharam Wendell e Galeno. Se o do primeiro foi manifesta falta de sorte, o do segundo foi muito mal marcado. Esteve ao nível dos lances de bola parada, algo em que o conjunto de Sérgio Conceição deixa muito a desejar. Houve jogadores, principalmente no ataque, que hoje estiveram muito aquém do que se esperava.

Foi uma eliminatória muito disputada, o FCP esteve à altura, bateu-se taco a taco com o líder da Premier League e uma das melhores equipas inglesas, conseguiu travar o enorme potencial atacante da equipa de Arteta, não merecia sair da Champions pela manifesta incapacidade de bater penáltis.
Seja como for, o prestígio dos Dragões não sai beliscado, exigir mais a esta equipa na prova rainha da UEFA, é exigir demais.

De realçar e elogiar o enorme apoio ao FCP no Emirates Stadium. Mereciam uma grande alegria esses milhares que estiveram na capital inglesa e nunca se cansaram de puxar pela equipa.


54 comentários:

  1. Caro DVP,
    Já perdi a conta às vezes em que saímos destas eliminatórias com a noção clara de injustiça. Detesto vitórias morais mas caramba já cansa isto. Não deu para mais! Todos os elogios para a equipa e para o mister que foram fantásticos. Um Porto destes e com jogadores de mais qualidade em algumas posições faria mossa...

    ResponderEliminar
  2. É muito doloroso perder esta eliminatória desta maneira , tivemos tudo neste jogo para fazer história , faltou velocidade e killer instinct aos jogadores da frente no contra ataque , estiveram claramente a baixo do esperado .
    Os ingleses foram sempre mais rápidos , ganharam sempre a segunda bola , os ressaltos todos , assim é complicado .
    Nos penalties acho que em dois deles o Diogo Costa podia ter defendido , e Galeno ter feito melhor .
    O Otávio Ataíde voltou a fazer um grande jogo , temos finalmente o central que precisávamos , o Gonçalo Borges foi trapalhão , o Taremi só correu , bom jogo do Pepê , do João Mário e de Varela enquanto tiveram força , esperava mais de Evanilson e Galeno , e Pepe que aguentou os 120 minutos , apesar de algumas falhas .
    Detesto perder assim , e estou lixado , já contra o Schalke na época de Jesualdo Ferreira também perdemos assim , é frustrante .

    Mas , agora não vale a pena chorar , temos 9 jogos do campeonato para vencer , e uma taça de Portugal para ganhar .

    ResponderEliminar
  3. Sentimento que estávamos tão perto!
    Depois de chelsea, inter, arsenal será o próximo finalista da Champions!!???

    ResponderEliminar
  4. Mais uma lição tática de um dos melhores treinadores do mundo, Sérgio Conceiçao. Arteta, um espanhol malcriado, não passa de um aprendiz de feiticeiro, pois saiu claramente a perder no confronto entre os dois. Tivesse este FC Porto três jogadores diferenciados do meio para a frente... Por isso culpo o presidente Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  5. Que pena tenho do SC só ter atinado com o onze base mais forte há coisa de 13 ou 14 jogos atrás. otávio veio claramente acrescentar qualidade. Desde que começou a jogar este onze o Porto só teve um jogo mau...contra o arouca. No campeonato que falta há que encarar os jogos como finais... . Acho que SC encontrou a melhor posição para o pêpê. Veremos o que nos reserva este final de época.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que escreve no seu post. Caímos de pé, mas faltam-nos argumentos ofensivos, e não foi só no jogo de ontem. Estou impressionado com a qualidade do Otávio, é de facto um craque. Porque motivo não o contratamos am1 de Janeiro é um mistério, provavelmente nao estaríamos a tantos pontos do primeiro lugar.
    Na marcação das grande penalidades fica a dúvida. Hoje em dia é cada vez menos uma lotaria, sendo que há muito estudo por detrás para se ir ver o histórico dos marcadores. O Diogo Costa até teve uma fase em que defendia muitos penaltis, mas ontem pareceu que nunca acertou sequer o lado, enquanto o redes deles acertou sempre menos no primeiro. Fica a dúvida se fizemos o trabalho de casa.
    A equipa deu tudo, e agora é tentar ganhar a taça e dar tudo por tudo para chegar ao segundo lugar. Força Porto

    ResponderEliminar
  7. Malta pelo lado positivo penso que valorizamos ativos
    Todos os jogadores que eu vou citar podem valer 50m€
    Diogo costa
    Otavio
    Varela
    Galeno
    Pepê

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    o Porto conseguiu anular o Arsenal. É daqueles jogos amargos, fica sempre aquela sensação que faltou uma pontinha de sorte. Mas é preciso ter noção da realidade, o Porto jogou no limite, não foi possível. O Arsenal foi mais competente nos penalties.

    ResponderEliminar
  9. Dupla maldição, a da ilha e dos penaltis...
    De resto, fomos bravos, caímos com dignidade, o resultado podia ter sido diferente, nao há vitorias morais, foi o que foi, a equipa tem limitações que fizeram falta no jogo.
    Agora, atacar o que falta da época, pressionar e tentar chegar à frente o mais possível e temos uma taça para disputar e tentar vencer.
    Depois, que ganhe quem ganhar as eleições, espero que AVB, trate de fazer uma equipa melhor, creio haver uma base boa , assim se trabalhe bem.

    ResponderEliminar
  10. Era possível mas ficamos fora.

    Não gosto nada de vitórias morais mas gosto de extrair coisas positivas. E as coisas positivas é a afirmação de Otávio, o enorme jogo de wendel, a valorização de Alan Varela, o atrevimento do Chico, o regresso do grande capitão ao nivel mais alto e podia continuar com outros.

    Fizemos um jogo com erros, chegou a dar a ideia que podíamos ser um pouco mais atrevidos mas o Arsenal tem alguns jogadores que individualmente são diferenciados.

    Agora há que lutar pelos pontos até ao final porque o nosso lugar nas competições europeias é na Champions. Temos que pressionar o benfica. Amanhã torcer para que sporting e benfica passem mais esta eliminatória.

    Uma palavra para quem falhou os penalties. Fizeram uma enorme champions e ontem Wendell a par dos centrais foi o melhor jogador em campo.

    Desde 2014 foi a oitava vez seguida que perdemos desempates por penalties. Parece ser esta a nossa maldição.

    ResponderEliminar
  11. Quando digo que faltou ataque, é mais uma constatação que uma crítica e que assenta no seguinte: o Arsenal é melhor colectivamente, muito melhor individualmente - a forma como marcaram os penáltis em comparação connosco, diz muito. E para parar o Arsenal era fundamental um grande rigor táctico, concentração, solidariedade e espírito de sacrifício. Daí, ser preciso pedir aos avançados que quando tivessem bola, atacassem, sem bola recuassem, ajudassem defensivamente. Ora, essa dupla função desgasta muito, e com o desgaste perde-se discernimento, capacidade para tomar as melhores decisões. Foi isso que, para mim, aconteceu e nenhum dos cinco - Francisco Conceição, Evanilson, Galeno, Taremi e Gonçalo Borges - fez um bom jogo. Sobre Taremi, o treinador lá saberá, para este treinador de bancada, entre o iraniano com o rendimento que tem produzido e Namaso, preferia o inglês - não sei se estava no banco. A razão é simples: Namaso para o ano está cá, Taremi não.

    É nestes jogos que se nota a falta de um daqueles jogadores que são capazes de tirar coelhos da cartola, ter um rasgo de génio, decidir ou assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida , o Namaso devia ter sido chamado , o Taremi nada fez de positivo , há um lance em que ganhou um ressalto , e em vez de passar para a esquerda onde estava lá Galeno , foi em frente ao aonde estava um defesa do Arsenal .
      O Chico Conceição está no bom caminho , mas ainda está verde para estes jogos , ontem na parte final há um livre que poderia ser aproveitado da melhor forma , mas ele nem cruzou , nem rematou , mandou direto para a bancada ...

      Sérgio Conceição tem um papel importante agora , não deixar os jogadores caírem mentalmente , ainda há muito para ganhar ...

      Eliminar
  12. Não posso falar mal de ninguém, faltou alguma qualidade na saída de bola...
    Mas eu, que não esperava nada, fiquei aziado até ao fim da época...esta equipa nos penalties....

    ResponderEliminar
  13. OLHA O NORTE.
    NUNCA TANTO FOI TÃO POUCO.
    Um jogo em que ganhou o mais feliz, os penaltis é lotaria e como tal saí-lhes a sorte grande. No jogo jogado nunca fomos inferiores, só nos faltou mais um golo que foi aquele que no Dragão a bola do Galeno foi à trave.
    O treinador espanhol cagou-se de medo, o azul e branco vai lhe ficar na memória por uns anos.
    Falhar penaltis, só mostrou que nós em bolas paradas somos um Zero à esquerda.
    Agora só nos resta a Taça e dar tudo para que se consiga pelo menos o 2º lugar no campeonato.

    ResponderEliminar
  14. Caros Portistas,

    Saímos de pé! mais uma vez tal como ano passado se tivéssemos um pouco mais de qualidade na frente tínhamos marcado pelo menos um golo e passado.È muito triste ver que com um pouco mais de qualidade estaríamos no 4ºs, também culpo o Presidente.
    Achei o DC muito mal a jogar com os pés ontem, muitos chutos para a frente onde não estava ninguém e sempre a complicar, não gostei. No caso do golo anulado não foi lá fazer nada a não ser asneira da grossa, vá lá que foi falta.
    O FC tem uma jogada que pode dar ao Galeno que está em melhor posição e solto na esquerda estavam 3 para 3 e chutou muito bem, tentou, mas se tivesse capacidade de perceber que naquele caso o galeno estava muito melhor.... enfim temos bons miúdos e com potencial para evoluírem mas provavelmente para o ano vamos vender os melhores e perder mais uma vez competitividade.
    Também não entendo a entrada do Taremi, correu e mais nada, sempre sem vontade e para quê?? Se não estava Namasso entava o Toni, se é para correr até corre mais, ninguém entende.
    Agora temos 9 finais no campeonato e as meias da taça vamos ver se a equipa mantém o foco e vontade.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  15. Nunca pensei que ia ficar assim tão chateado por ser eliminado pelo líder da Premier.

    Estrategicamente fomos novamente muito bons, soubemos anular por completo os pontos fortes do Arsenal. Saka, Odegard e Rice foram (quase) totalmente anulados no jogo.

    Pena algumas transições que se perderam por más decisões ou definições, podíamos ter ferido mais o Arsenal nessas situações. Lembro-me de algumas arrancadas do Pepê ou de outro lance em que Galeno tinha tudo para isolar Evanilson e o passe saiu curto.

    Individualmente a maioria dos jogadores esteve bem, mas maior destaque para os centrais, Wendell (que jogão)e Alan Varela.

    Pela negativa destacaram-se João Mário (não foi dizer o que me vai na alma para não ser mau). O pouco que Arsenal criou foi pelo seu lado, o golo nasce de 2 asneiras dele. 1º perde a posse de bola num passe completamente disparatado e depois está mal posicionado no lance com Trossard.
    Galeno também não teve uma noite feliz (e acabou o jogo completamente esgotado mas faltam opções nas alas) e Taremi foi uma autentica nulidade.

    Quanto ao Iraniano, concordo com o DVP e disse o mesmo ontem. Taremi não tem sido feliz esta época e esteve lesionado algumas semanas. Em contrapartida temos um jovem que tem estado bem sempre que tem minutos, fez golo ao Benfica (estará motivado) e estávamos a jogar contra uma das maiores equipas do seu País. Acredito que Namaso tivesse sido mais útil, mas obviamente que não quer dizer que o desfecho fosse diferente.

    ResponderEliminar
  16. Esqueci-me da parte dos penáltis. Esqueçam lá isso da sorte/azar. Uma equipa que não ganha uma disputa de penáltis à 10 anos e perdeu as últimas 8 vezes em que teve de ir ao desempate por esta via, não pode ser só azar.

    ResponderEliminar
  17. Peço desculpa Vila Pouca mas discordo contigo quando afirmas que o Arsenal foi melhor colectivamente, é que se o fosse, com as individualidades que tem, golearia o FC Porto, tanto cá como lá.

    Sabes bem que para isso não acontecer, o mérito está na capacidade dos jogadores encararem estes jogos com concentração, disciplina tática e solidária, e fundamentalmente, acreditarem no treinador.

    Provavelmente o FC Porto tem os sócios/adeptos mais exigentes e conhecedores do mundo, o que nos torna efectivamente especiais, porque - e não leio ou vejo imprensa portuguesa produzida na capital do império - se ouvirmos e até lermos o que os estrangeiros dizem do FC Porto chegaremos facilmente à conclusão que existe um problema de rejeição.
    Ás vezes até faz lembrar que as galinhas dos outros são sempre melhores que as nossas, mas neste caso os Artetas - que insisto foi malcriado com o treinador do FC Porto (se fosse o contrário os habituais lavadinhos já estariam a rezar pais-nossos) e Xavis deste mundo estão léguas do Senhor Sérgio Conceição.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia a todos,

    Como disse anteriormente o Sérgio é provavelmente um dos treinadores mais dificil de bater em torneios a eliminar, e revela bem do quão competitivos temos sido na Europa com ele.
    Ora vejamos a analise que fiz às epocas do SC na Europa:
    - 2017/2018 - Eliminado - Oitavos pelo Liverpool - Liverpool foi finalista
    - 2018/2019 - Eliminado - Quartos pelo Liverpool - Liverpool foi vencedor (eliminamos a Roma nos oitavos)
    - 2019/2020 - Eliminado - Pré-eliminatória
    - 2021/2021 - Eliminado - Quartos pelo Chelsea - Chelsea foi vencedor (eliminamos a Juve nos oitavos)
    - 2021/2022 - Fase de Grupos - Num grupo com Liverpool, At. Madrid e Milan. Caimos para a Europa League (Em Janeiro vendemos o L. Diaz. No playoff, eliminamos a Lazio e caimos com o Lyon)
    - 2022/2023 - Eliminado - Oitavos pelo Inter - Inter foi finalista

    Conclusão, as equipas que nos eliminam normalmente chegam à final ou vencem. Demonstra bem de como o Sérgio é forte a preparar as equipa tacticamente. Só podemos imaginar o que seria se tivesse mais qualidade a sua disposição.

    Quanto ao jogo de ontem, o Porto defrontou uma equipa com 6 vezes o seu valor de mercado. que gastou quase tanto em 3 jogadores como o valor de mercado o plantel do Porto, que recebe mais de direitos televisivos do que o fcp de receitas totais.

    Por isso na minha visão fizemos um bom jogo, dentro daquilo que são as nossas limitações:
    - Faltou atacar ? Não acho, acho que defensivamente tivemos muito bem, e saimos quando foi possivel dentro da estratégia definida.
    - Faltou clarividência ? Sim, acho que com mais clarividência e critério, no prolongamento podiamos ter ferido mais o Arsenal.
    - Faltou competência? Nos penaltis, talvez sim. O Galeno dava para ver que ia falhar.

    Fica o amargo de boca, pois com um ou outro detalhe podiamos ter passado. Mas no global, fizemos o nosso papel, contra uma equipa que tem mais dinheiro, mais recursos, e mais talento.

    Cumprimentos
    Sérgio




    ResponderEliminar
  19. Durante o jogo só pensava no esforço que a equipa estava a fazer e no quão importante foi aguentar o ímpeto do Arsenal no jogo jogado. Tendo em conta a nossa falta de pernas, os penalties eram mesmo a nossa melhor chance de os eliminar. Mas esta sina... é impressionante. Como é que é possível termos tanto azar com desempate por penalties? Desde 2010 que não vencemos um desempate por penalties de forma oficial. Temos de ir à bruxa?

    De qualquer das formas, na Champions, e como diz o Vila Pouca, a exigência não pode ser a mesma de quando defrontamos os Aroucas, Rio Aves e Gil Vicentes e como tal, fica a grande imagem dada pelo nosso clube nas provas da UEFA mais uma vez.

    ResponderEliminar
  20. Jogo fantástico do ponto de vista de rigor tático, apenas faltou um Galeno e um Francisco e dia sim do ponto de vista da contra ofensiva. Além disso falta claramente banco de qualidade superior. Na minha opinião também deveria ter entrado Namaso em vez de Taremi... E não percebi porque Taremi não foi dos primeiros marcadores de penaltis, até porque estava mais fresco...

    ResponderEliminar
  21. Pelo que foram os 2 jogos, não teria sido nenhum escândalo se tivesse sido o Porto a passar. Agora com o Arsenal, na época passada com o Inter, há 3 épocas com o Chelsea, temos sido sempre e cada vez +, um osso muito duro de roer e merecíamos ter passado pelo menos na época passada. Os penáltis é que não consigo entender, de há uma década para cá, somos sempre piores que toda a gente, seja o Arsenal, o sporting ou o Chaves. Deve haver qualquer coisa que está a falhar, mudam as equipas - a nossa e as adversárias - mudam os jogadores e treinadores mas perdemos sempre nos penáltis. Custa-me a crer que tenhamos sempre os piores marcadores de penáltis. E já perdemos vários títulos e troféus à conta deste handicap. Perdermos algumas vezes...tudo bem, agora sempre? É porque algo tem de ser corrigido na abordagem emocional e técnica aos penáltis.

    Mas a champions já é passado, o que interessa agora é o campeonato e a taça, há que fazer com que a equipa deite pra trás das costas o "desaire" da Champions e mude o chip e fique completamente focada no Vizela. E é bom que não subestime o Vizela, já perdemos demasiados pontos com equipas dos últimos lugares e estas equipas que levam 6 do slb esfarrapam-se todas quando jogam contra o FCP.

    ResponderEliminar
  22. Boas
    Que fique claro,que esta prestação do plantel tem muito pouco da administração.
    O que tem muito da administração, é a constatação que foi descrita ai em cima,falta qualidade para saber definir.
    Evanilson podia ter trazido alma no remate da primeira parte,xico podia ter dado mais ímpeto ao jogo, quando foi num contra ataque de 3 para 3,não teve qualidade para finalizar mas soube fazer a transição,só que depois faltou a classe mundial,a mesma que Taremi mostrou que já não têm.
    O mister,este ano esteve muito melhor que na época passada,na eliminatória.
    Gostaria de ver Conceição com o plantel do arsenal na mão(quando digo na mão é os jogadores aceitarem a sua liderança e instruções em campo)o que é que faziam.
    Acho que ou contrário da época passada,não ficou dissabore algum.
    Não deu para mais.
    O plantel esteve bem,.
    A direcção tecnica foi competente.
    Falta é uma administração,capaz de acertar nos reforços,ao invés de ser a sorte a fazer este papel.
    Que é a ideia que eu fico da gestão de PdC durante muito anos.Foi mais sorte que competência.
    Como por exemplo a entrada de Conceição no clube neste atual momento, não me digam que foi à competência do presidente, foi porque precisava de alguém e teve a sorte de escolher este,podia ter sido outro,como fez com os anteriores,não teve foi a mesma sorte com a escolha.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde Sr.Vila.
    Nada a apontar.
    Os jogadores deram tudo,lutaram pelo apuramento contra uma equipa de grande qualidade individual,até ao limite das forças.
    O Compromisso foi inegável.
    Falta-nos um Hulk para este tipo de jogos!
    Fantástico apoio do mar azul.
    Deploráveis os comentários na TVI durante o jogo.
    Rui Loura e Dani,o exemplo perfeito do sofrimento pró-Arsenal que invadiu grande parte do país durante o jogo.

    Abraço ,viva o Futebol Clube do Porto

    ResponderEliminar
  24. Boas tardes caro DVP e saudações Portistas
    Bom jogo, toda a gente viu. Eliminatória empatada.malapata dos penaltis, e adeus.
    Fica bem evidente que falta no meio campo algo mais, mas enfim é o que temos
    Parabéns ao FCPorto
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Joker eu disse que o Arsenal foi colectivamente mais forte? Se disse, não é o meu pensamento. O que disse e é o que penso é que em condições normais o Arsenal é mais forte colectivamente e individualmente. Agora e também disse, foi graças à forma como o FCP se exibiu, tacticamente rigoroso, concentrado, com grande espírito de sacrifício que foi possível ao FCP discutir a eliminatória até ao fim. Só desta maneira foi possível travar aquela máquina atacante, que se não mostrou nada de especial foi por mérito do FCP. Depois faltou a qualidade para nas poucas oportunidades marcar uma, tal como no Dragão onde o Galeno falhou um golo cantado por duas vezes. Mas a exigência dos adeptos do FCP não é de agora, sendo que na parte que me toca e já o referi, não é na Champions League que sou exigente.
    O Francisco Conceição foi dos jogadores que mais acusou a exigência táctica. Ele até é capaz de ajudar, mas não lhe peçam para fazer isso um jogo todo e desta exigência. Francisco Conceição não é o Galeno nessa vertente.

    ResponderEliminar
  26. Também não percebi porque não apostou SC no Namaso em vez do Taremi. Teria sido a minha aposta, se estivesse no lugar do SC. Fez um bom golo ao slb recentemente e entraria em campo no seu país, contra uma equipa inglesa de topo, seria uma grande motivação extra. O Taremi, andou a pastar, passe a expressão, não fez nada de nada. Já cá não devia estar há + de 6 meses.

    O Otávio, a jogar assim, melhor de jogo para jogo, parecia um veterano na defesa e na Champions a fazer par com Pepe, com apenas 21 anos, com uma cláusula só de 50M, não deve ficar no FCP muito tempo. PdC, já nem uma cláusula de jeito consegue negociar; Um jogador avaliado em 15M na compra, se sair por 50M, tirando as comissões prá amigos que andam sempre pelos 15% e + isto e + aquilo e o que é do Famalicão, ficamos quase sem nada, ou seja, os 7 a 11% da praxe que lucra o FCP dos passes que vende. Uma vergonha, um escândalo, que só terá fim com PdC reformado à força do FCP!

    ResponderEliminar
  27. Boas

    No que toca a estes dois jogos, houve competência e não se desiludiu.

    O mesmo já não se aplica,a época e por um mero acaso.
    O Porto precisava mais de passar esta eliminatória,que o oponente.
    Para dar sustentabilidade a época (para mim mal conseguida até a data)
    E não existe maldição da ilha,o que falta é massa muscular para vencer na ilha.
    E penaltis treina-se,quer a tecnica quer o psicólogo.
    Este ano nesta competição,so podemos reclamar do atraso do Baró no jogo contra o Barcelona.
    Para mim teve duas falhas na mesma semana na luz,e no dragao

    ResponderEliminar
  28. Enorme vitória dos nossos juniores.
    Atenção Sr.Vila,há aqui mais uma grande fornada.
    Haja coragem para dar oportunidades aos miúdos.
    Há 5 ou 6 que se destacam.
    Mas o Rodrigo Mora,minha nossa senhora!
    O miúdo só tem 16 anos?!
    E já agora haja tostanito para os segurar...

    ResponderEliminar
  29. Reparem nisto:
    «Uma discussão por causa de lugares nas bancadas da Luz terminou em esfaqueamento, a 21 de dezembro de 2023, numa noite em que o Benfica recebeu o AVS SAD. Através do acórdão do Conselho de Disciplina, são agora conhecidos vários detalhes da altercação entre benfiquistas, nomeadamente algumas palavras do agressor à vítima.

    "Já tenho uma surpresa para ti", disse o esfaqueador, enquanto foi com a mão direita ao bolso do casaco que levava vestido. Perfurou o lado esquerdo do abdómen do outro adepto com uma lâmina de 6 centímetros de comprimento e entre 2 e 3 de largura. A hemorragia foi imediata.
    Isto em tempo de intervalo, depois de no começo do encontro o agressor e a sua companheira já terem sido abordados pela vítima e respetiva família - mais 4 pessoas, incluindo duas filhas menores -, que tentavam sensibilizá-los de que estavam sentados nos lugares errados. A reação do casal foi de "ostentivo desagrado" e, já antes do esfaqueamento, a mulher que estava com o agressor havia dado "uma joelhada" e um "murro nas costas" à companheira da vítima.

    Depois do crime, ambos abandonaram o Estádio da Luz, desfazendo-se da arma ainda próximos do recinto, mais propriamente "numa zona verde junto ao acesso para autocarros". O autor do esfaqueamento acabou detido oito dias depois, a 29 de dezembro.

    O Benfica acabou por ser multado em 7 mil euros, como se soube a 6 de março. A sanção máxima prevista no regulamento era de 10 mil, mas ficou entendido que não houve lesão de especial gravidade, perigo de morte ou incapacidade para o trabalho.»

    Não o matou? Siga... esta decisão do CD só não dá vontade de rir porque com coisas desta natureza não se devia brincar.

    ResponderEliminar
  30. Grande vitória dos miúdos que estão nas meias-finais da Youth League, onde vão defrontar o Milan e depois espera-se que o vencedor do Nantes - Olympiacos, jogos entre 19 e 22 de Abril. O Mainz jogou em casa e tinha eliminado o City e o Barcelona.

    Já no basquetebol foi muito mau. Se é verdade que os turcos são bem melhores, depois da vitória cá por 10 pontos, nunca pensei numa derrota por 32 pontos de diferença. Logo no 1º quarto, 31-14.

    ResponderEliminar
  31. Os + utilizados do basquete estão rebentados, viu-se hoje que já não podem com uma gata pelo rabo. É no que dá estar em todas as frentes com um plantel curto, numa fase avançada da época. Só espero que seja possível recuperar os índices físicos desses jogadores pra não acontecer o mesmo da época passada.

    Os miúdos sub19 são muito bons, quando jogam os melhores que a nível interno jogam pela equipa B. É bom pra eles e pró FCP em termos de futuro jogarem pela equipa B, porque aceleram o seu crescimento futebolístico, mas é mau em termos de ganharem títulos internos prós sub19 e sub17.
    O FCP pelo que mostrou até agora, tem equipa pra ganhar outra vez a Uefa Youth League. Já eliminou o campeão em título e eliminou agora a equipa que tinha eliminado City e Barcelona.

    ResponderEliminar
  32. ComPortistas,
    Emoção a extravasar nestas últimas partidas tão decisivas para o que nos resta de uma época tão atribulada como crítica para o futuro do Clube como o conhecemos.
    Na prova das provas, e em duas mãos contra uma das melhores equipas da liga mais competitiva do mundo, podemos dizer que em nada fomos inferiores e que perdemos nos detalhes. Mas são esses detalhes que mais interessam naquilo que é o objetivo principal como o nosso: vencer! No jogo de ontem não fomos tão consistentes como na 1a mão em particular no processo ofensivo, na capacidade de progredir com bola e de ferir o adversário nas poucas oportunidades que poderíamos vir a ter. Tirando um ou outro lance na 1a parte, o nosso desempenho ofensivo foi quase inexistente a partir da 2a parte, prolongamento incluído. Defensivamente aguentamos de forma quase heróica e conseguimos levar a decisão para os pontapés de penalties. Aí, a minha única esperança chamava-se Diogo Costa, uma vez que o considero muito superior ao rival dos outros postes, pois sabia que pelo menos 1 penalty falharíamos. Porém o Diogo, que tantas alegrias já nos presenteou também nesta faceta do jogo, não apareceu e por ali ficamos de forma ingrata e que custa aceitar. Mas quando um dos nossos melhores não aparece, e neste jogo em particular senti que esteve sempre desconfortável no jogo, não há milagres. Saímos de cabeça erguida pois demos tudo o que tínhamos e sabíamos. Do que vi ontem e hoje percebe-se bem a importância desta vitória para a equipa inglesa. Pudera, não passavam a esta fase da competição há 14 anos!! Imaginem o que seria deles se tivessem os nossos orçamentos e fossem alvo das sucessivas decisões de gestão da nossa atual $AD…
    Gostava apenas de terminar salientando o seguinte. Quem esteve no Dragão nos últimos jogos e agora no Emirates percebe quão especial é o Clube que hoje somos e tem a certeza que o nosso futuro está garantido pela sua base, pelo apoio incondicional a troco de um compromisso de superação contínua por uma causa que a todos nós une: o FCP! A casa cheia contra as galinhas num jogo em que pouco ou nada tínhamos para ganhar, numa liga que é uma farsa sublinho!, é reflexo de um sentimento único de sentir o Clube que jamais desaparecerá! O maior responsável por esta ascensão ao topo dos topos é o nosso atual Presidente. Foram ‘40 anos disto’! Há uma certeza que a mãe Natureza nos revela: é garantido que com ele não haverá outros 40, i.e. não há futuro. Em abril cada sócio terá a oportunidade de decidir como pretende ver esse futuro e eu estou mais do que convencido que o André é a pessoa indicada para nos liderar noutro período de mais ‘40 anos disto’! E se em abril a maioria dos sócios assim decidir, o jogo de ontem ficará para a história como o último jogo numa competição Europeia do maior Presidente da história do futebol.
    Temos até 12 finais pela frente que temos que obrigatoriamente ganhar e com eleições à mistura... Não será tarefa fácil. No final faremos as contas assim como perceberemos as implicações do que foi preparada a época, em potencial, mais crítica deste século.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  33. Grande vitória dos nossos Sub19, há ali muita qualidade, o GR Gonçalo Silva, o avançado Candé, o Alfa Balde, Martim Fernandes, o Gabriel Brás, o Dinis Rodrigues , o Gonćalo Sousa, o craque de 16 anos Rodrigo Moura, e o Tiago Andrade. Muitos e bons miúdos esperemos que muitos tenham progressão e sucesso. Agora venha o Milão nas meias finais a 19 de Abril.
    No basquete entramos muito mal e não tivemos qualquer oportunidade. Esperemos que a equipa vença nos troféus nacionais e cabe com o jejum no titulo. O grande adversário é o Benfica que tem um orçamento muito superior ao nosso. Mas tudo é possível.

    ResponderEliminar
  34. Só acrescentar que o A Cabdé também só tem 16 anos, e moerdes Gonçalo Silva tem 17!

    ResponderEliminar
  35. É verdade, apesar de precaridade das condições, continuamos a produzir talento. Com a Academia ainda vamos produzir mais, está pelo menos seis anos atrasada.

    Também tinha esperança no Diogo Costa, passei os penáltis a dizer, é agora Diogo. Mas se é verdade que ele esteve intranquilo durante o jogo, até a jogar com os pés, também é verdade que os penáltis foram muito bem marcados.

    ResponderEliminar
  36. Caros Portistas,

    Espero que a sad que tanto delapidou o clube em mordomias e salários pornográficos tenha o bom senso de renovar com Rodrigo Mora até 2030 e ponha um cláusula de 150 milhões nem que para isso, lhe dêem 10% numa futura venda, este não engana ninguém tem uns pés fabulosos e qualquer dia por 30 milhões vai embora e nem sequer usufruímos desportivamente do seu valor fantástico e prometedor.
    Claro que há ali muitos e bons jogadores portanto há que os segurar com cláusulas que afaste pelo menos para já os tubarões nem que seja como sugeri, dar-lhes percentagens dos passes em futuras vendas.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  37. Teófilo, seria capaz de subscrever totalmente, se não tivesse algumas dúvidas. Podemos fazer esse tipo de contrato com um miúde de 16 anos? Ele e já deve ter represente e a família aceitam? Isto não depende apenas de uma das partes, mesmo que queira muito.

    ResponderEliminar
  38. Parabéns á rapaziada dos sub-19 que passou às meias finais da youth league .
    Está ali uma excelente fornada de talentos , o Rodrigo Mora têm tudo para ser um craque , um fora de série .
    Como diz o Teófilo e bem , é imperativo por uma cláusula multimilionária , ou então vamos arrepender amargamente não ter feito nada para segura-lo .

    ResponderEliminar
  39. Penso que os contratos com jogadores menores não podem exceder os 3 anos, mas haverá quem saiba mais do assunto que possa esclarecer.
    Mesmo sabendo que nem todos vão vingar no futebol profissional e alguns que por mais que se tente não é possível segurar o que é necessário é demonstrar aos jovens atletas que terão todas as condições para poderem vingar no clube e serão aposta clara para a equipa principal.

    Não penso que D. Costa tenha estado intranquilo com os pés, bem pelo contrário, agora quando o nosso plano atacante passa quase só pelos lançamentos longos do guarda redes é natural que isso se torne pressa fácil contra um Arsenal.
    Nos penalties a diferença na qualidade na marcação foi abismal, nada teve haver com sorte ou azar.

    ResponderEliminar
  40. O Diogo Costa e o Otávio tinham claramente instruções para bater longo quando estavam sobre pressão. Não sei exatamente o número mas foi de certeza muito elevado. A taxa de sucesso teria que ser necessariamente baixa porque muitas vezes foi em situações de aperto ou bola de disputa pelo ar.

    ResponderEliminar
  41. Pelo que sei, os jovens jogadores de futebol podem assinar contrato profissional a partir do momento em que fazem 16 anos. O Rodrigo Mora tem contrato até Junho de 2027, assinou por 4 anos em Junho de 2023, logo depois de fazer 16 anos (faz anos em Maio). Já tem uma cláusula de rescisão de 60M, está bem blindado prá idade que tem, mas convém que os dirigentes não fiquem a dormir à sombra da bananeira. O miúdo é um fenómeno, nos sub19 tem 7 golos na UEFA Youth League em 8 jogos, e na 2a liga portuguesa, onde tem batido todos os recordes, de jogador a marcador + jovem de sempre numa liga profissional, já leva 4 golos e duas assistências, fora os que lhe roubam por pêlos. O slb consegue pôr cláusulas de 120M nos seus jovens promissores, nós temos de pôr uma de 150M no Rodrigo Mora. Se for preciso dar-lhe 10% do passe a ele e 5% à família ou ao empresário, que assim seja, não se pode é deixá-lo fugir. Ele é muito bom miúdo, apegado à família, se o FCP o tratar bem a ele e à família, penso que não será muito difícil renovar por + umas épocas com uma cláusula de 120M ou +. O problema, é que os responsáveis pela área desportiva são actualmente uns inúteis. Pelo Rodrigo Mora e por muitos outros casos, convém que sejam mudados já em Abril.

    ResponderEliminar
  42. Do Rodrigo Mora posso falar com algum conhecimento porque desde há uns meses que faço por acompanhar e ver quando ele joga. Aliás, se não conseguir ver o Porto B, faço questão de puxar atrás e ver, pelo menos, todos os minutos que jogou.

    Para mim, nada do que se disse acima é exagerado. É efetivamente um jogador diferenciado que, para além da técnica, é muito inteligente a jogar e ainda por cima, competitivo. Se for bem acompanhado, se fizer uma boa opção de carreira e aqui será essencial crescer na primeira equipa do FCP, irá ser certamente um craque. Há quem o compare ao João Vieira Pinto, eu acho mais um Félix 2.0. Tem igualmente um domínio de bola de craque mas é mais competitivo, defende e parece ter os pés bem assentes no chão. Mas não deixa de ser um miúdo.

    Dos outros miúdos gosto muito dos dois GR e do Martim (outro que pode ser muito bom). O Cande ainda está naquela fase em que o corpo faz alguma diferença mas a finalização de ontem é de quem sabe o que faz. O Gabriel Brás deixou-me um bocado de pé atrás devido à falta de agressividade mas a passagem pela equipa B está a fazer com que melhore muito essa característica.

    Os outros ainda não tenho uma opinião bem definida embora seja óbvia a qualidade deles.

    Já aqui referi antes. Atenção à nossa equipa B. Temos muito potencial. Podemos não ganhar nada mas estão lá jogadores que podem vir a ser muito úteis ao FCP.

    ResponderEliminar
  43. Os meus parabéns a toda a equipa pela campanha na Champions.
    Apesar de ficar a sensação que poderíamos fazer melhor, foi nítida a imagem de desespero e intranquilidade passada pelos líderes ingleses que nunca foram superiores ao FCP.
    Na minha opinião, aos olhos da Europa a imagem do Porto saiu reforçada.

    ResponderEliminar
  44. Boa noite,
    Vou palpitar aqui 1pouco, e acrescentar algo q ainda não tenha sido dito - q não é fácil:
    1. Era 1arbitro "platini", mas... da parte q vi, q acho q foi tudo considero a roçar a perfeição! Afinal sabemos perder sem nos queixar dos corruptos... q diferença abismal entre a arbitragem de 3a F e a q semanalmente estamos habituados!
    2. Face a mediocridade q é o FCPORTO a marcar penaltys, fica a sensação q se devia ter arriscado 1pouco... ali nos finaizinhos... dos 11, aquele q a partida dava mais garantias a marcar, arriscaria no Diogo Costa! E acrescentar mais 4nomes, era uma odisseia... É o reflexo de pouca qualidade no plantel...
    Acho q passou a melhor equipa!

    ResponderEliminar
  45. Mário, concordo muito com quase tudo. A demonstração da inteligência acima da média do Rodrigo Mora é ele com os seus 16 aninhos e corpo franzino (o Candé tem os mesmos 16 mas já tem cabedal), conseguir desequilibrar e dar nas vista num campeonato profissional duro e físico como é a 2 liga Portuguesa.

    Só não o acho parecido com o Félix, não é arrogante/provocador como ele. Nisso acho o estilo de jogo do Ivan Jaime mais parecido com o do Félix.

    Quanto ao Brás, acho que António Silva e Inácio não eram melhores do que aquilo que Brás é na atualidade, quando foram apostas nos seus clubes.

    Neste aspeto estamos a pecar, se percebo perfeitamente que o lugar de Mora neste momento é apenas a equipa B, Martim, Gabriel Brás e Vasco Sousa já deviam ter minutos e oportunidades na equipa principal. O contexto é o ideal, os miúdos têm talento e a equipa principal tem carências nas suas posições.

    ResponderEliminar
  46. Então o segundo maior acionista individual da Sad do FCPORTO, é segundo o seu presidente o maior inimigo da mesma...

    ResponderEliminar
  47. OLHA O NORTE.
    O sr presidente anda ás "cavalitas" do treinador Sérgio Conceição. Um bom resultado uma boa exibição o homem logo aparece cheio de genica, quando perde desaparece e ninguém o vê.
    É um pregador de promessas. Academia, dinheiros que vão entrar, enfim vale tudo para se manter no poleiro.
    Agora vem com a historia que não gostou da candidatura AVB porque um dos apoiantes era o Joaquim Oliveira, tudo conversa da treta. Só os amigos que o andam beijocar $$$, esses sim são uns verdadeiros portistas, os outros que não o querem no poleiro são os que andam a dividir a família portista.
    A conversa do sr presidente cansa, são muitos anos a levar com alguém que pensa que é o dono do FCP...


    ResponderEliminar
  48. O Gabriel Brás não é um central na linha de Jorge Costa, Fernando Couto, é mais na linha do António Aloísio, Ricardo Carvalho.

    Sem querer comparar, o Frasco era franzino, o Messi tem a mesma morfologia, o Deco também não era a robustez em pessoa. Vamos aguardar, não extrapolar expectativas - vide Sérgio Oliveira -, deixar o Mora crescer naturalmente, quando estiver naquele momento que achamos ideal, lançá-lo sem medo

    ResponderEliminar
  49. Não conheço suficientemente bem o Gabriel Brás para uma análise profunda .
    Dos muitos poucos jogos que vi parece ter valor , mas também eu tinha uma enorme expectativa sobre o Diogo Queiroz e depois esfumaram-se , hoje o jogador está perdido numa equipa pequena do campeonato romeno ...

    O senhor presidente disse que só se recanditatou porque não gostou das pessoas da outra candidatura , se calhar antes deles se candidatarem , queria que eles fossem ter com ele , ajoelhado e beijado a mão dele , para terem a benção , assim ...

    ResponderEliminar
  50. Boas

    O primeiro golo do Rodrigo na youth,fazia jeito era no Emirates.
    Muitos jogadores do plantel principal,deviam treinar remates fora da área com ele,Eustaquio, Varela,Pêpe Galeno,Edemilson,Xico,Borges,Namaso.

    ResponderEliminar