domingo, 26 de maio de 2024

F.C.Porto 2 - Sporting 1, após prolongamento. A melhor maneira de fechar um ciclo notável


No Jamor para evitar uma época em branco e fazer história - pela 1ª vez um treinador, no caso Sérgio Conceição, tinha a possibilidade de vencer três Taças de Portugal de forma consecutiva ao serviço do FCP - e frente ao campeão Sporting, os Dragões entraram com Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell, Francisco Conceição, Nico, Varela e Galeno, Pepê e Evanilson e logo nos primeiros minutos dois lances de grande perigo, um em cada baliza. Primeiro um falhanço de Wendell, Trincão não aproveitou, na resposta Evanilson sozinho e cara a cara com o guarda-redes, foi incapaz de o contornar e marcar.

Jogo equilibrado, sem grandes oportunidades. Até que num canto, Otávio muito mal e Diogo Costa mal, Sporting na frente, marcou St. Juste. Dragões em desvantagem e a terem de ir à procura do empate.

Erro com erro se paga, assistido por uma assistência de Catamo, a bola foi para Evanilson e este fez golo. Não demorou muito, bola na profundidade para Galeno, último homem, derrubado por St.Juste, vermelho para o jogador do Sporting e livre em zona frontal e perto da área para o FCP. Cheirou golo, mas a bola raspou no poste desviada por um jogador leonino.
Com dez a partir dos 30 minutos, lisboetas baixaram as linhas, o FCP tomou as rédeas do jogo, mas com as habituais dificuldades em jogar contra blocos baixos. Do lado da equipa de Rúben Amorim, os lances de bola parada eram sempre um calafrio para a baliza de de Diogo Costa.
Já no tempo de descontos, Evanilson bem colocado e assistido por João Mário, atirou para a bancada.

Ao intervalo, empate a um, resultado justo.
Para a segunda-parte, portistas tinham de melhorar defensivamente nos cantos e livres e ser mais criativos, objectivos e contundentes no último terço.

Para a etapa complementar, entrou Taremi e saiu João Mário já amarelado.
Novamente a partir de um lance de bola parada, o guarda-redes dos azuis e brancos evitou mais uma péssima abordagem de Otávio, salvou um auto-golo que dava a vantagem ao Sporting.
Na resposta, contra-ataque do FCP, Evanilson sozinho pela esquerda, podia ter feito bem melhor. Nem rematou nem passou.
Beneficiando de estar com um homem a mais, com naturalidade, o conjunto de Sérgio Conceição ia atacando, pressionava o último reduto leonino, mas faltava definir melhor, encontrar o caminho para a baliza e finalizar.
Isto é, traduzir em golos a superioridade.
Tudo muito repetitivo, denunciado, 
cruzamentos que facilitavam a vida à defesa leonina. 
Os lances de bola parada do Sporting criavam perigo, os do FCP eram praticamente inócuos.
O primeiro remate de fora da área por parte dos portistas só surgiu aos 75 minutos, foi Alan Varela quem rematou, mas ao lado.
O tempo passava, o empate mantinha-se, Sergio Conceição tirou Nico e Varela, entraram Eustaquio e Grujic a 5 minutos do fim.
Os 90 minutos esgotaram--se com o resultado a manter-se, prolongamento.
A falta de génio, de jogadores capazes de desbloquear foi notória, idem para a incapacidade de marcar um golo, mesmo a jogar contra dez mais de uma hora.

No 30 minutos suplementares o FCP entrou a ameaçar, mas apenas isso, apesar da bola rondar a baliza de Diogo Pinto - o Sporting só queria defender, levar o jogo para penáltis.
Não vai no ataque planeado, vai na exploração de espaço. Bola metida na frente em Evanilson, saída precipitada do guarda-redes leonino, penálti claro. Taremi chamado a marcar, fez golo, finalmente fez-se justiça, Dragões em vantagem.
Amorim tirou um defesa, Coates, meteu Paulinho. Era preciso ter cabeça, aproveitar o avanço do conjunto verde e branco na procura do empate, aproveitar os espaços, tentar fechar o jogo. Logo a seguir saiu Evanilson e entrou Romário Baró.
Na segunda-parte do prolongamento, o FCP  nervoso, não controlava o jogo, não circulava, complicava, fazia faltas escusadas.
Aos 113 saiu Pepê entrou Martim Fernandes.
Já quase no fim, ainda entrou Gonçalo Borges para o lugar de Francisco Conceição.

O jogo terminou com a vitória, justa, do FCP que conquistou a terceira Taça de Portugal consecutiva. Um feito histórico para o seu treinador que se despede da melhor maneira, também a melhor maneira de Jorge Nuno Pinto da Costa deixar a presidência da SAD. 

A Taça de Portugal não salva a época, mas é mais uma época em que o FCP não fica em branco.

É o fim de um ciclo, outro se iniciará com novos protagonistas, mas sempre sob um lema, só o FCP importa, ninguém está acima dos seus superiores interesses. Se todos respeitarem esses interesses e remarem para o mesmo lado, perceberem que essa foi a escolha esmagadora dos sócios e os sócios são a essência do FCP. 

É também uma óptima comemoração dos 20 anos da conquista da Champions League em Gelsenkirchen.

63 comentários:

  1. Caro DVP,
    Conquistamos mais uma taça e isso é o mais importante. É uma forma de marcar de maneira muito positiva um ciclo marcante na história do clube.
    O jogo fica marcado pela justa expulsão e pela nossa incapacidade criativa. Incrível a falta de ideias na construção ofensiva.
    Ganhamos. É o que importa.
    Venha o novo ciclo. Estamos todos a precisar

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais , CHUPA Varandas !!!
    Ganhamos , mas que falta de talento !!! muita transpiração e vontade , disso não nos podemos queixar !!!
    O Evanilson falhou 2 golos cantados , logo ao princípio e aquele em cima do intervalo , fez-me lembrar o Paulinho César há 30 e tal anos atrás !!!
    O Diogo Costa não quis boné na primeira parte por causa do sol , e ia dando banhada .
    A dupla de centrais passou por grandes calafrios , mesmo com mais um .
    Ganhamos e fechamos a época com uma conquista num ano muito complicado .

    Pelas palavras de Sérgio Conceição ao final do jogo , deixou-me com a certeza que não irá continuar ...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite caro Vila Pouca! Jogo marcado pela expulsão, pela pouca qualidade de jogo do FCPORTO e depois de ganharmos a taça, pela choradeira dos lagartos. Ver o Sporting de Lisboa jogar dá nervos a um santo, qualquer toque ou falta parece que levaram um tiro... AVB começa em grande, agora é preparar a próxima temporada com cabeça, e com escolhas certas e um pouco de sorte, porque é sempre necessária, daqui a um ano estaremos a festejar novamente! Um abraço dragões!

    ResponderEliminar
  4. Não estava à espera de vencer esta taça! O jogo foi muito sofrido mas no final vencemos! Já aqui o tinha dito e volto a repetir - SC foi o melhor treinador de sempre da história do FCPorto. Com plantéis fracos conseguiu vencer no seu legado mais títulos que os clubes de Lisboa. Mas tbm o disse aqui que achava que este ano SC devia sair...são muitos anos no comando técnico de um clube....e por outro lado acho que o SC deve sair pela porta grande...para um grande clube europeu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José António, então o Pedroto, e o Artur Jorge, e o Mourinho, e o AVB, onde é que ficam? O Pedroto revolucionou, os outros ganharam títulos internacionais, o que é que fez SC de superior a isso?

      Eliminar
    2. Os planteis dos treinadores que referiu eram superplanteis...

      Eliminar
  5. É engraçado notar, que apesar de termos ganho uma taça de Portugal, pelos vistos pela terceira vez consecutiva, para alguns que têm como emprego criticar sempre tudo, lá vem com a nódoa do "jogamos mal". Pois bem, o SC agora vai sair. Fiquem lá todos contentes agora. Quero é ver como vai ser o futuro!

    ResponderEliminar
  6. Os nossos adversários todos felizes por SC estar de saída.

    Mas alguns portistas estão convencidos que vamos trocar para melhor.

    Não vamos, infelizmente.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso diz tudo. Eu já disse o que penso, é um tremendo erro ele sair, como ainda hoje um colega meu disse, na pior época dele, ganhou uma taça de Portugal e quem dera a muito lampião e lagarto poder dizer isso. Muita gente está convencida, que vamos mudar para melhor. Oxalá tenham mesmo razão!!

      Eliminar
  7. Ganhámos, sem grande brilho, mas ganhámos bem. A choradeira dos lagartos é comovente, tadinhos. Ganham sempre bem, alardeiam eles, mas quando perdem, são sempre roubados. Hão-de ser sempre calimeros. Alguns até já falam em pedir repetição do jogo por SC ter dado indicações da bancada depois de expulso. Que tristes. Nem sabem ganhar, cheios de soberba -"vamos rebentar com eles" -, nem sabem perder, nunca dão mérito ao adversário - "foi o árbitro". De certa forma são até piores que os lampiões.

    ResponderEliminar
  8. Rebentou mais uma taça de Portugal no museu do FCPorto. Não somos assim tão maus como dizem. O FCPorto com um jogador com a veia goleadora do Gyökeres ia ganhar muitos mais pontos. Criamos mas não marcamos e depois os jogos tornam-se difíceis. As equipas fecham-se muito contra o Porto e usam muito o anti jogo. Quando ouço alguns treinadores quando defrontam o SCP ou slb que vão jogar o seu jogo já sei que vão ser goleado. Contra nós é fechadinhos e muito anti jogo, não se atrevem a jogar o jogo pelo jogo.

    ResponderEliminar
  9. C.Silva, tantas certezas... O FCP não tem 42 anos, muito menos 7.
    Recuso-me a aceitar enquanto portista que já passou por tanto, que sem PC ou pior, sem SC, o FCP não vai ganhar.
    Não entendo que um clube que já neste Século ganhou Champions, uma Intercontinental e duas UEFA, viu partir alguns dos melhores jogadores e treinadores do mundo e foi capaz de se reinventar, agora não vai voltar a ter sucesso. É o momento de fechar o ciclo. Sem ismos, sem comparações sem sentido, partindo do princípio que quem ganha é o FCP, os títulos são do FCP não são deste ou daquele, colocando o FCP acima de tudo e de todos, uma nova era vai começar.

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite,
    Bom fim de semana com a vitória do basquetebol e da taça de Portugal! O andebol está em mudança de pagina... a ver vamos :)
    As finais são para ganhar, do q vi - não vi tudo, o FCPORTO tinha obrigação de fazer mais! Muitos nervos...
    O árbitro... volto a achar q no início de epoca, teriam marcado 2penaltys contra nós, a mao do Otávio e aquilo q não percebi bem o q o Grujic fez... aqui foram salvo erro 10milhoes! Na minha opinião penalty a favor do FCPORTO, mão do Quaresma/Bragança no livre do FCPORTO...
    Já perdemos o Special One em piores circunstâncias...e cá estamos! Mal do FCPORTO se por perder uma andorinha não tem direito à Primavera! Defendi recentemente a mudança dupla de presidente e treinador... Analisando de forma mais fria, questiono-me e questiono-vos se a transição da presidência não seria mais facilitada com o SC - com vontade, ao leme?

    ResponderEliminar
  11. Ganhamos que era o mais importante. É preciso mudar muita coisa pois esta equipa não tem jogadores com classe. Equipa sem ideias,jogadores trapalhões que falham no momento de definição das jogadas. A jogar contra 10 quase que iamos a penaltis e aí a derrota seria certa. Como é possivel ter uma dupla de centrais como a de hoje? Otávio é um flop e não entendo como lhe tecem loas. Acabou um ciclo e se Pinto da Costa já foi, espero que Sérgio Conceição lge siga as pisadas. Estou farto de assistir a exibições vergonhosas atrás de exibições miseráveis. É hora de mudar.

    ResponderEliminar
  12. 3Asifa, quando na maior votação da história do FCP, os sócios votaram 80/20 não foi com o objectivo de melhorar? Claro que foi. Se começarmos a lamuriar aos primeiros desaires, ficar a olhar para trás, com arrependimentos, então é que não vamos lá.

    ResponderEliminar
  13. Para mim as eleições foram para eleger um presidente. Intuir daí, que os sócios também querem mudança do treinador, é demais. Há eleições presidenciais. Não há eleições para escolhas de treinadores.

    ResponderEliminar
  14. Há aqui outro detalhe. Se as coisas correrem mal ao AVB, não me admira nada, que muitos hoje que defendem a saida do SC, atirem a cara ao presidente que teve o melhor treinador português e o deixou sair!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez arroz ???
      O Sérgio Conceição já tomou a sua decisão , vai sair , 7 anos é muito tempo á frente de um clube , e não , não vou atirar nada á cara do AVB e nem ninguém aqui irá fazer isso .
      Há que mudar a página e apoiar este presidente eleito ...

      Eliminar
  15. Acredito que o ciclo AVB vai ser muito melhor que os últimos 10/11 anos de PdC. E não é por uma questão de fé que digo isto, que sou pouco crente, é por acreditar na meritocracia. AVB rodeou-se de portistas do melhor que há em Portugal em termos de Gestão Executiva, nas diversas áreas dessa gestão e alguns com forte ligação ao futebol e ao desporto em geral. Têm competência demonstrada, têm paixão portista, vêm para servirem e não pra se servirem. O Zubizarreta não é portista, mas é alguém que o AVB conhece bem e com quem já trabalhou, e que poderá ser muito útil nos mercados internacionais e particularmente no espanhol. O Jorge Costa, é a mística do FCP personificada, pelo seu passado como jogador do clube, é um treinador com provas dadas, poderá dar um excelente director do futebol e equipas profissionais. Com esta equipa, por comparação com a anterior (PdC decrépito, VB, FG, LG, AC), como não acreditar, que poderá ser feito muito melhor do que tem sido feito nos últimos anos?

    ResponderEliminar
  16. Boas

    Com catano,foi just.

    Só Otávio reclamou,no penalti aós 88,o resto dos jogadores do Porto deviam estar cegos,como o var.

    O lance aos 2 minutos de jogo,do Evanilson não é admitido numa final,Evanilson esteve mal nesse lance,faltou concentração e atitude de internacional brasileiro. Killer instict como dizia o grande Bobby Robson.

    A esmogia que Conceição falou ontem,estava se a referir a taça de Portugal.So que ele enganou-se e falou liga

    ResponderEliminar
  17. Sobre o jogo, vitória saborosa, lá rebentamos a custo o sporting, escusavamos de ir a prolongamento, mas pronto, o caneco veio para o Norte e não ficou em ... Portugal, como disse um comentadeiro na tv!!!
    Não vou falar da exibição, destaco Zé Pedro, como ter uma oportunidade permite outros voos, às vezes gasta-se ( muito) dinheiro, com soluções em casa...
    O caneco não salva uma época muito má em termos de campeonato, não valorizo em excesso as taças, mas é um troféu, que permite uma saída mais airosa de PC e de Sérgio Conceição, que tudo leva a crer, não continua e dá um início com boa vitória a Villas Boas.
    Dia 28 iniciámos finalmente o novo ciclo, arregaçar as mangas e tentar resolver os graves problemas que temos, com o apoio de todos nós, mantendo a capacidade crítica, mas tendo noção da realidade.
    Quanto a SC, há vantagens e desvantagens acerca da sua continuação, mas creio ser a melhor solução a sua não continuidade, ontem os sinais estavam lá todos, saída pacífica sem exigir nada, com sempre acreditei que fosse, vamos aguardar o desfecho.
    Hoje, desfrutar da conquista e gozar o bagandas, antiportista sonso e primário.


    ResponderEliminar
  18. Bom dia Sr.Vila e restantes Portistas.
    Difícil como já esperado mas justa.
    Melhor em campo na minha opinião:
    Zé Pedro,que jogão a segurar aquele touro verde.
    Muito bem!

    Agora estarmos unidos e convictos que o AVB e restante equipa vão levar nos ao topo.
    O caminho pode ser longo,mas eu acredito que vamos voltar a ter saúde financeira para termos equipas competitivas.
    Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  19. 3asifa, é óbvio que a eleição não foi para treinador do FCP, mas o treinador do FCP ao entrar na campanha por um dos candidatos no 1º dia e só sair no antepenúltimo e com a assinatura de um contrato de 4 anos a 7 milhões/ano, também é um perdedor. Aliás, tenho amigos que adoram o SC e não gostaram nada da entrada dele na campanha.

    A vitória na Taça de Portugal também foi óptima porque permite fechar um ciclo a ganhar e permite uma saída vitoriosa. Mas ainda ontem ficou claro para mim que o FCP não pode ter, com um novo presidente e uma nova direcção desportiva, um treinador que toma decisões graves, afasta 4 jogadores, não porque eles tenham desrespeitado o FCP ou o treinador - SC dixit -, mas porque ficou ou estava mal disposto naquele altura.
    Culpa de um presidente omisso, refém, que nos últimos se esqueceu de presidir e permitiu ao treinador SC aquilo que nunca permitiu a nenhum outro.

    Agora é preciso formalizar, com respeito para todas as partes e olhar para a frente. Se a partir de amanhã e por cada vez que aconteça algo que não está bem, um mau resultado, entrarmos no discurso, com PC ou SC, isto não acontecia, quem perde e muito é o FCP.



    ResponderEliminar
  20. Agradecer á equipa e a SC por esta taça.
    Sou daqueles que acha que a taça é um extra, porque o campeonato é de longe o mais importante, mas ontem deu-me muito prazer esta conquista.
    Pela reviravolta, pelo adversário, pelo Taremi, pelo SC esta é uma final que fica na minha memória.

    ResponderEliminar
  21. OLHA O NORTE.
    COM O CANECO A ÈPOCA FICOU MENOS MÁ...
    Nada espetacular, foi um bom jogo, ganhou quem mais mereceu. No fim chorou PdC, sorriu AVB por mais um caneco para o Museu.
    É mesmo mauzinho o Treinador SC, um meio abraço a correr ao nosso presidente AVB! É muito bonito saber estar na vida. Um vai, vai, que tenhas muita sorte.

    FCP SEMPRE
    Amanhã é o dia D, para AVB, espero que todas a promessas que fez aos sócio, aos portistas sejam concretizadas. Desejo-lhe a melhor sorte a bem do nosso grande FCP.

    ResponderEliminar
  22. Ás vezes quando estou distraído a ler alguns comentários, até fico com a sensação que o treinador do Porto é o Guardiola, tanta é a certeza que o treinador que virá a seguir será pior do que o atual.

    A exigência dos adeptos deste clube tem baixado drasticamente. Depois de um ano horrível (exceptuando a Champions), a conquista de uma taça de Portugal onde tivemos um dos percursos mais favoráveis de sempre (Vilar de Perdizes, Montalegre, Estoril, Santa Clara e Vitória), sendo que na final jogamos 90 minutos contra 10 unidades e ainda assim não tivemos mais oportunidades do que o nosso adversário, basta como prémio de consolação e para temer pelo futuro.

    Sc fez um bom trabalho nestes 7 anos á frente do Porto, mas nada de extraordinário. Existem dezenas de treinadores melhores e piores do que SC, por isso não é impossível que o novo treinador seja pior que SC mas está muito longe de ser impossível arranjar um melhor do que SC.

    Serei só eu que acho que o degradar de qualidade do plantel do Porto tem também muita haver com SC, que prefere que um jogador tenha determinadas características físicas em detrimento de algumas qualidades técnicas? Que tem dificuldade em lidar com esses jogadores técnicos? Será que o treinador não terá nada haver com a constante diminuição da qualidade técnica da equipa nos últimos 7 anos? Como é possível um jogador como Zaidu, com debilidades técnicas gritantes ser jogador do Porto há 4 épocas? Quem não o dispensa? Quem acha que ele tem capacidade para ser jogador do Porto?

    Desejo a mudança de treinador, mas não uma mudança qualquer. Se a escolha fosse entre Jesus, Vitor Pereira, Rui Jorge, Nuno Espirito Santo preferia a manutenção de SC. Já se falarmos de Sarri ou Gasperini, mudança para ontem.

    ResponderEliminar
  23. Caros portistas.
    Nas eleições do nosso clube, o que esteve em jogo, não foi o passado, mas sim o futuro.
    O passado é extraordinário, e mesmos os últimos anos também não deslustram (11 troféus nas últimas 7 épocas, sendo claramente o clube mais titulado).
    Pois, mas o que estava em causa eram os próximos 4 anos. E aqui exigia-se uma mudança de ciclo, para que a senda vitoriosa prosseguisse, em paralelo com o reequilíbrio financeiro, que aí sim, os últimos tempos foram mesmo mauzinhos.
    Vamos olhar para o futuro e esperar que as decisões que se tomem sejam de facto as melhores para o FC Porto, independentemente de serem mais do agrado de uns ou de outros.
    Penso que não é tempo de pormos em causa o passado. É temo, isso sim, de olhar o futuro de frente e escolher as melhores opções com toda a convicção.
    Ainda são poucos dias, mas agrada-me muito a atuação de AVB e da sua equipa. Uma postura firme, sem precisar de gritar, aglutinadora de todos os sócios e sempre a defender os superiores interesses do FC Porto.
    Estou convencido que SC irá sair, mas a bem com todos. Pensando apenas no futuro próximo, penso que não seria a melhor solução, mas a ver vamos, confiemos em quem tem de decidir. De qualquer modo, presto a minha gratidão a SC. Independentemente de algumas atitudes que pessoalmente não aprecio, recolocou o nosso clube na senda das vitórias.
    A agora do que precisamos é de estar unidos em torno de quem tem de decidir, sabendo que vão haver erros, mas que o esforço coletivo será sempre na procura do melhor para o FC PORTO.

    ResponderEliminar
  24. Jogo à medida do que a equipa tem jogado ao longo da época. Muita aplicação e garra, mas muito pouca efetividade e clarividência.
    Confrangedora a incapacidade da equipa em lances de bola parada defensivos e ofensivos, onde ninguém parece posicionar-se corretamente e ninguém se destaca em bolas aéreas. Sobre o Otávio é confrangedora a falta de colocação e timing na interceção, em especial nas bolas por alto. Parece até que se baixa quando a bola passa por ele.
    Nas alas o João Mário enterra muito em lances defensivos.
    Positivo O Varela e o Zé Pedro que foi enorme. Os restantes nada a dizer quanto à entrega mas pouca inspiração.
    Do FCP com SC fica sempre a imagem de uma equipa de raça, empenhada e que nunca desiste mesmo jogando mal. Uma equipa que apesar de tudo foi sempre à imagem do FCP e nunca nos envergonhou.
    A sair SC, fica-me sempre a duvida se será a melhor opção para o clube, pois não será fácil encontrara um treinador que, pese embora todos os erros de casting e dinheiro desperdiçado em flops, conseguiu sempre ter os jogadores com ele e fazer jogar a equipa.
    Encontrar um treinador que consiga manter esta atitude do plantel ao longo de tantos anos. Um treinador que se integre na mística e conheça a realidade do futebol português e do clube não vai ser fácil, e o passado recente demonstrou-nos isso muito bem.
    Assim, ficarei contente se CS renovar e expectante e receoso caso não o faça como parece ser o mais certo.

    ResponderEliminar
  25. Não jogamos grande coisa, mas ganhamos com justiça mais uma taça.
    Encerrou-se o ciclo de PC e SC e amanhã começa um novo com AVB .
    Não devemos ser como o "velho do Restelo de Camões", agarrado ao passado e com medo do futuro. Devemos aprender com o passado para fazer um futuro melhor.
    O FCP continuará a ser Grande.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  26. Um aparte sobre SC.
    Já ouço muitos portistas a dizer que AVB deveria manter SC (até fruto da emoção da conquista desta taça), e que será um erro trocar de treinador.

    Ora, quem sempre afirmou que iria decidir sozinho se fica ou sai foi SC. Ele colocou-se sempre acima do clube e nunca disse que a sua decisão iria depender das condições que AVB iria apresentar.
    Não consigo perceber como AVB vai manter ou não alguém, que decide individualmente essa questão.

    Aliás, muitas destas posições de SC estão na base pela qual o treinador não deve ficar pois todos percebemos que ficaria uma paz podre.

    Ficará na história do nosso clube pelos melhores motivos, e por isso da minha parte só tenho que agradecer o seu trabalho ao longo destes anos, mas como sempre, o clube não acaba pela sua saída.

    Boa sorte para a sua carreira e espero sinceramente que tenha a possibilidade de num futuro próximo treinar uma grande equipa, que lhe dê as condições que infelizmente não teve ao longo destes anos no nosso clube.

    ResponderEliminar
  27. Alexandre, mas mesmo dando isso de barato, pelo seu percurso, pelas posições que tomou - ainda ontem mostrou que não perdoou ao AVB ter-se atrevido a concorrer à presidência do FCP e ter derrotado de forma esmagadora JNPC. A gratidão para com o presidente cessante é mais importante que o futuro do FCP? É que o Sérgio sabe muito bem, pelo que foi acontecendo nos últimos anos, que era isso que estava em causa. Mais quatro anos do mesmo era o risco do FCP desaparecer da forma que o conhecemos -, excluiu totalmente a possibilidade de continuar.

    Vão continuar a existir os viúvos e as viúvas do SC, mas são cada vez menos e nada que já não tenha acontecido com tantos treinadores que deixaram marca no FCP.

    ResponderEliminar
  28. Caro DVP:
    Estava confiante da vitória e não estou nada preocupado se foi com ou sem nota artística. Há pessoas muito exigentes, conhecedoras profundas da técnica, da tactica, da psicologia, do balneário e até da linguagem corporal...Eu sou um leigo que só sei amar o PORTO e quero sempre o seu melhor.
    Uma palavra para o Taremi (um cidadão do mundo) que muitos queriam que tivesse sido encostado: Obrigado, felicidades.
    O melhor para o Sergio Conceição. Como disse, no lugar dele não ficaria e a seu tempo, justificarei.
    As maiores felicidades para o André Vilas Boas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP
    Entendo que o SC treinador seria muito útil para o FCP. O SC adepto e que coloca a gratidão a JNPC acima de tudo e virou técnico do FCP, não é útil ao clube. Foi ele mesmo que se colocou nessa posição. Os sócios foram claros e deram sinais evidentes a JNPC que não queriam continuar neste rumo. Pena que SC não tenha entendido que a massa associativa fez uma clara distinção entre o profissional e o adepto. Ele não! Não é a competência que está em causa. É o seu comportamento. Tão claro isto

    ResponderEliminar
  30. Excelente texto, como habitualmente de DVP. Nomeadamente os das 10,28 e 13,10.
    Li também com gosto Jorge Aragão às 08,55
    Este blogue, Autor e maioria dos frequentadores, podem ter uma actuação muito positiva no futuro do nosso FCP. Com calma, moderação e Portismo.
    Dizem que a vida não tem retrovisor. Infelizmente, neste caso, vamos ter de olhar e refletir bem. Na parte positiva, e na negativa. Sim, os últimos dez anos devem ser reflectidos com seriedade e bom senso. Mas com rigor.
    E agora FUTURO
    Começa amanhã.

    ResponderEliminar
  31. Há uma frase que aprendi há muitos anos e que é a seguinte:
    Coitados daqueles que ficam agarrados ao passado. Dificilmente terão presente e nunca terão futuro.

    JNPC quando chegou ao FCP deram-lhe 3 meses, ficou 42 anos.

    DrummerKzar o FCP sempre foi um clube muito discutido, de grandes especialistas, desde as bilheteiras das Antas, até ao departamento de futebol, passando particularmente pelo Bom dia e pelo Velasquez. Até havia o famoso tribunal das Antas... Nos tempos modernos são as redes sociais. Pela parte que me toca, mesmo com sacrifício, particularmente em dia de jogos onde não posso ver com a calma necessária porque tenho de estar com um olho no burro e outro no cigano, tirando notas para depois fazer o post - já tentei fazer pequenos textos, com o resultado e pouco mais, mas termino a fazer muito mais que isso -, vou tentar ir mantendo este espaço em aberto.
    Foi graças ao Dragão até à morte que fiz muitos amigos, alguns para a vida. Um desses amigos, o Fernando Pinto, portista de Lisboa, ainda há dias nos deixou de repente e se posso dedicar esta conquista é a ele.

    ResponderEliminar
  32. Manuel Vila Pouca, completamente de acordo em dedicares a conquista da Taça ao Amigo Fernando Pinto, que conheci mal, mas o suficiente para saber que era boa Pessoa e um Grande Portista, que iria vibrar com esta vitória. Abraço.

    ResponderEliminar
  33. O SC tem tido, por palavras e por actos, um comportamento quase hostil relativamente a AVB, como é que pode continuar? Vê-se perfeitamente que está ressabiado com AVB por este ter ousado desafiar PdC e descontente pela vontade manifestada pelos sócios e que por ele era PdC que lá estaria + 4 anos. Não quer saber pra nada do estado em que o FCP está, por culpa de PdC e dele próprio. Pedroto acabou, Artur Jorge saiu, Mourinho saiu, AVB saiu, e não aconteceu nenhuma catástrofe, o Porto continuou a ganhar. Há é que substituir o SC por um bom treinador, que mantenha a atitude, o comprometimento total dos jogadores mas com um futebol + inteligente e eficiente. O Gasperini é um excelente exemplo. A Atalanta, joga um futebol de pressão alta, muito forte fisicamente, mas quando recuperam a bola, são criativos, são inteligentes, jogam bem, finalizam bem. Com um plantel pouco + valioso que o do Porto, jogam um futebol bastante melhor. Foram muito melhores que o sporting em 4 jogos, deram malha ao Liverpool em Liverpool, ganharam de forma categórica ao Leverkusen - que não tinha sofrido qualquer derrota na época - na final da Liga Europa. Uma Liga Europa ganha, 4°s de final da Champions, alguns 3°s e 4°s lugares na liga italiana, esta época deve voltar a ficar em 3°, Gasperini transformou um clube italiano banal numa potência do futebol italiano, de forma consistente, nas últimas 8 épocas. Com menos dinheiro que os grandes clubes italianos que ainda são uma boa meia dúzia deles. É de um treinador assim que precisamos. O Gasperini vai ser muito difícil, ele já deu a entender que quer "uma mulher muito linda", mas procurando bem, com competência, com algum feeling, talvez se encontre alguém capaz de fazer parecido no FCP. Sei lá, um Xavi, que está no desemprego agora e que até ganha menos que o SC, um Sarri, que também está no desemprego. Ou por outro lado, alguém português, que esteja a surgir, como aconteceu com Artur Jorge, Mourinho e AVB. Foi sempre com treinadores portugueses e em início de carreira, que fizemos os nossos maiores feitos, que ganhámos todos os nossos títulos internacionais.

    ResponderEliminar
  34. Tendo em conta tudo o que aconteceu este ano, vitória importante para este final de época e muito importante para preparar a próxima.
    Em caso de derrota seria muito mais difícil, principalmente em termos comunicacionais, quer quanto à comunicação social, quer mesmo entre os próprios portistas.
    Quanto ao jogo, foi o espelho da época.
    Agora uma nova era irá começar. É normal a relutância à mudança, mas esta é necessária para progredir.
    Sem nunca esquecer o passado, o FC Porto precisa de evoluir progredir em cima desse mesmo passado.

    ResponderEliminar
  35. Para não ferir susceptibilidades quero só dizer que venha quem vier treinar o FCP será o meu treinador, e o treinador é um funcionário do clube, não é funcionário do presidente, e o meu presidente é o André Vilas Boas. Um abraço e Viva o FCP
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  36. DVP, para além disso há o temperamento de SC. Durante estes 7 anos, houveram vários períodos em que as coisas não estavam a correr bem e SC disparou para todo lado, internamente. Acho que uma atitude dessas com esta direção, iria provocar danos irreparáveis entre as partes.

    DrummerKzar, acho que a felicidade de ganharmos a um rival, juntarmos mais uma taça para o museu, calar o Varandas e igualarmos o Benfica no número oficiais de títulos não deve retirar o discernimento de avaliar o jogo, bem como o resto da época.. Não é a jogar assim que vamos continuar a juntar troféus ao museu.

    O Taremi primeiro não devia ter sido encostado, devia ter sido vendido para não sair agora a custo 0. Depois, porque não apresentava rendimento devia ter ido para o banco muito antes de sair para jogar a taça Asiática pelo Irão. E agora na parte final da época fazia muito mais sentido apostar e dar minutos a jogadores que vão estar cá na próxima época e têm muito potencial, do que num jogador que irá sair e raramente apresentou rendimento esta época.

    Nada contra o jogador, aliás até acho que é um dos jogadores com melhor caráter e personalidade que passaram pelo Dragão nos últimos largos anos e não acho que tenha baixado o rendimento por ser a sua última época, acho que simplesmente as coisas não lhe saíram bem.

    Foi uma contratação muito boa para o Porto, teve muito rendimento para o valor que custou, abdicou de dinheiro para jogar no FCP, manteve a sua palavra quando outros clubes apareceram. Mas porque o Porto tem de estar acima de PC, SC ou Taremi é que acho que deveria ter sido assim, nem que ele tivesse feito 3 golos ontem, mudaria a minha opinião.


    ResponderEliminar
  37. Deixa o clube sem um tusto, debaixo do fair play financeiro cheio de dividas por pagar mas não abdica de um tusto, ainda diz tem que muito que fazer ca ganda lapa, e até ao último centimo

    ResponderEliminar
  38. Boa sorte ao Sérgio Conceição para o seu futuro, gostava de o ver a brilhar numa das ligas top5.
    Ele foi muito importante, mas ao mesmo tempo, o seu tempo foi tempo demais.
    Não gostei e nunca vou esquecer que assinou a 2 dias por 4anos a 7ME ano. Diga o que disser a mim nunca me vai obrigar a pôr viola no saco. Isso provou que mais do que do FCPORTO era Pintista, pois não percebeu que o tempo de JNPC tinha acabado e que a sua reeleição ia acabar com o clube como o conhecemos.
    Pior do que isso não aceitou a derrota e tratou com desdém e soberba o nosso presidente AVB.
    Que classe o AVB tem demonstrado neste 1⁰ mês, mantendo sempre o nível.
    Nisto somos diferentes e por isso os melhores foram os sócios que tiraram JNPC e por consequência SC (por envolver se ) do clube de forma democrática. Fomos nós que decidimos que o tempo dele(s) tinha acabado.

    Os outros não podem dizer isso. Uns foi com golpe de estado no ataque a academia (clube da banca que entretanto Fodeu o povo português). Outros foi só com ajuda do Ministério Público que conseguiram tirar de lá o Kadafi dos pneus, mas mesmo assim mantiveram o Costa dos túneis (clube do regime e CS centralista)

    É ou não um orgulho ser do FCPORTO!!

    PS - se Yamal e companhia jogam no Barça e vão ao europeu sénior o Rodrigo Mora para o ano tem de estar no plantel principal do FCPORTO.

    É isso de diferente que eu quero o AVB e o Andoni façam.

    Os que são bons são bons aos 15/16anos, não é preciso esperar até aos 18/19. É a tendência global e em todos os desportos.Cada vez mais novos passam a estar entre os melhores.

    ResponderEliminar
  39. Palavra para a dedicatória ao Fernando Pinto que MVP fez. Sentimentos á família.

    ResponderEliminar
  40. Vitória justa e a saída justa e merecida para SC e JNPDC. Agora desejo o melhor para o novo ciclo de AVB e que consiga dar a volta ao nosso clube.
    Jogo igual aos das últimas duas épocas, muita correria, pouca inteligência e qualidade, o Sporting contra 10 não teria ido a prolongamento…mas ganhamos.

    ResponderEliminar
  41. Lamento que o presidente AVB tenha estado na foto de família, onde estiveram jogadores que nunca foram utilizados na equipa A e não tenham estado os quatro ostracizados que ainda hoje estão à espera que sua excelência D. Sérgio Conceição lhes transmita porque foram colocados de lado, mesmo que nunca tenham faltado ao respeito ao treinador e ao FCP, como disse o treinador ontem no final do jogo. Só posso concluir que foram vítimas de um dos muitos momentos de azia e mau humor de alguém que se julga a última Coca-Cola do deserto.

    ResponderEliminar
  42. Manuel o Fernando Pinto faleceu? Que triste noticia,não somos mesmo nada neste mundo..os meus sentimentos a familia e aos seus amigos..do pouco que estivemos juntos deu para perceber que era uma excelente pessoa e um dragao dos verdadeiros.

    ResponderEliminar
  43. Boas VP e demais,

    Melhor o resultado do que a exibiçao, e foi mais do mesmo. Deviamos ter marcado mais cedo porque se iamos a penaltis nao sei se ganhavamos.
    Parecia a final quando SC estava em Braga perdeu para o Sporting com menos um jogador.

    Ouvir no domingo na CMTV, Rodolfo reis a discutir que a vitoria é de PC e nao de VB é demais, pintistas ate ao fim..
    Alguns amigos meus sportinguistas, agora ate dizem que deviam ser eles a ganhar a liga europa em vez do Atlanta. Tiveram medo de ganhar, so quiseram o campeonato, que o tinham controlado e nao foram ambiciosos. Implodiram para nao rebentarem.

    Quanto a SC, agradeço-lhe tudo o fez mas precisamos de fazer reset, este é o nosso ano zero. Caso ele fique e algo corre mal, ele ira logo começar entrar em conflitos com Zubizarreta, JC e tambem AVB.
    Nao podemos permitir isso.

    Nao devemos ter receio, porque temos o Adn portista e costumamos superar-nos sempre nos momentos mais dificeis, das fraquezas iremos fazer as nossas forças.
    O futebol são onze contra onze e no fim ganha o FCP.
    Este tem de ser o nosso pensamento e mentalidade.

    Força FCP

    ResponderEliminar
  44. João, é verdade, foi um choque para mim. Todas as semanas falávamos ao telefone, às vezes duas e três vezes, a última vez foi no sábado que passou a oito dias, na terça faleceu num ataque fulminante.

    ResponderEliminar
  45. Este ano estive no Jamor apesar de não ter bilhete e por conseguinte, não ter assistido ao vivo ao jogo. Um jogo marcado pela expulsão e que denotou as dificuldades do FCP a jogar contra blocos baixos.

    No final, com maior ou menor brilhantismo, ganhamos e permitiu fechar uma temporada e um ciclo, com uma vitória.

    Estes tempos têm sido conturbados e hoje começa em definitivo uma nova era. Cheia de dúvidas e incertezas. Sejam quais forem as decisões de AVB, de certeza, que serão pensadas e sustentadas. AVB não me parece homem de impulsos.

    Assim sendo, aguardemos serenamente pelas decisões.

    Quanto a SC, eu que fui tantas vezes crítico do seu comportamento ao longo dos anos, e não apenas este ano, gostaria de o ouvir a explicar determinadas situações e decisões.

    ResponderEliminar
  46. Tirar a foto sem Ivan Jaime e os outros 3 que o arrogante treinador castigou, só porque lhe apeteceu, não ficou bem ao novo presidente. Não gostei.

    ResponderEliminar
  47. Soluap.O futebol profissional está sob a alçada da SAD, portanto essa desilusão só pode ser com PC.
    Tanta pressa em responsabilizar VB e afinal o homem não tem culpa alguma.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  48. MadjerFutre

    Caros Portistas
    Como diz o povo e bem "..Já há puta armada.."
    Empresário do Sérgio a dizer que ele tem contrato, em vigor, com o F.C.Porto e não com o Pinto da Costa..
    Vamos ver o que vem aí. Umas zangas e umas discussões e quer ficar e tem contrato para 4 anos...
    Espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  49. Também não gostei que os quatro proscritos pelo arrogante SC não estivessem na foto. Maus sinais...

    ResponderEliminar
  50. Se a foto é da responsabilidade da SAD, se não estão os quatro ostracizados, eu no lugar do AVB não aceitaria estar na foto.

    Madjer Futre. Depois do que ele disse antes da final e no final do jogo, não acredito que haja retorno. Seria o cúmulo.

    ResponderEliminar
  51. Bem...vamos pensar no futuro e deixar para trás as "fotos"
    Também não sabemos ao certo o que se passou e daí não ter opinião
    Virar a pagina e pensar desde já no futuro quer em termos desportivo quer em termos financeiros

    Primeira situação a resolver....o Treinador..para começar a preparar a próxima época
    A minha preferência é sempre um português, que aposte na formação e que seja bom comunicador, estratega, galvanizador, identificado com o clube.

    PEDRO EMANUEL está de saida do seu clube...não estará a posicionar-se ou haverá algo mais.....!!!

    Segunda situação o centro de formação, o naming do estádio e a sua exploração

    ResponderEliminar
  52. Já que somos pessoas sérias, deixo aqui uma pergunta que ainda ninguém a fez. Foi correcto, o AVB dizer ou dar a entender, na campanha, que queria que SC renovasse, e depois quando é eleito presidente, torna se politicamente correcto e nada diz sobre isso? Ou melhor, permite que fique a ideia, que a ideia dele é outra? Ponham se no lugar do homem SC e vão perceber, que foi "usado". Sobre ter assinado com PC a 2 dias, se o PC lhe pediu, pessoas honestas e com honra, com uma relação longa, obviamente, que só poderia assinar! É um não assunto. Só é assunto para pessoalmente não gostar do homem. Quando se entra no caminho de apontar o dedo, na se esqueçam que 3 dedos apontam para vocês. Sobre a pergunta que fiz, o AVB não foi 100% sério, porque usou o homem quando lhe interessou. E também anda em abraços ao PC. Se AVB tem ideias diferentes, legitimamente, porque na campanha não disse que o treinador dele seria outro? Há pois, já chega de fazer SC um bode expiatório.

    ResponderEliminar
  53. Esclarecedoras as capas dos pasquins abola e record.
    Não escondem a felicidade com a saída de SC.

    ResponderEliminar
  54. Já sei que vou ser "atacado" mas gosto de ser do contra 😀

    ResponderEliminar
  55. 3asifa. Estamos fartos de saber que é Sergista, mas não dou mais para esse peditório.
    Por mim, fica a falar sózinho.
    Saudações Portistas
    aldemar Martins

    ResponderEliminar
  56. C.Silva, sinceramente, já não tenho pachorra para essa conversa do, basta ver as capas dos pasquins para entender a felicidade com a saído do SC. Parece a mesma lengalenga da campanha, basta ver quem está por trás de AVB, quem quer a saída de JNPC, para se perceber. Eh, pá, acabem lá com o luto, a partir de hoje é vida nova. Saiu Pedroto, Artur Jorge, Robson, Mourinho... e a vida continuou e não vai continuar com a saída do SC? Poupem-me...

    3asifa, foi usado por quem? O AVB falou sobre a renovação do SC em Março de 2023, num determinado contexto e vens falar da campanha? Na campanha o SC fez uma opção, teve azar, apostou no perdedor. Mas não é só por isso e já estou cansado de dizer o mesmo, não vou dar mais para este peditório. Espero sinceramente que ele saia sem ondas, de forma pacífica, tenha muita sorte e muito sucesso, mas longe do FCP. Um clube com 130 anos de história vai entrar em depressão por causa de um treinador que antes de chegar ao FCP não tinha ganho nada, tinha saído a mal do Braga e do Vitória?
    E deixa-te dessa conversa de apontar o dedo, todos apontamos o dedo, não somos anjinhos. Ou pode-se a apontar o dedo a todos menos ao novo Messias?

    ResponderEliminar
  57. O SC que tenha vergonha, que seja coerente, que desapareça, que não mande o acessor de imprensa ou lá o que é fazer insinuações provocatórias e imbecis, sabe perfeitamente que é incompatível com a nova estrutura do FCP por culpa do seu mau feitio incontrolável, ainda há poucos dias disse que ia embora sem querer + um tostão, que vá, pra onde o quiserem e lhe apetecer (parece que afinal não há assim tanta gente que o queira), pra bem longe do FCP. Mas se não for a bem, e for preciso a SAD do FCP entrar em batalhas jurídicas com este sujeito insuportável que dá pelo nome de SC, pra ele ir embora e sem ver nem um tostão, estou completamente do lado de AVB. Um contrato, a 2 dias de eleições, e em que só uma das partes tem que indemnizar a outra parte em caso de incumprimento, tem muito que se lhe diga. É só ir ver as definições de nulidade ou de anulabilidade de um contrato. Confio plenamente no departamento jurídico do FCP/SAD. Se for preciso escorraçar SC, que assim seja.

    ResponderEliminar
  58. 3asifa, o AVB manteve sempre a mesma postura do inicio ao fim das eleições, quer com PC, quer com SC. Sempre demonstrou muito mais respeito pelos dois, do que eles por AVB.

    Disse que SC devia ter renovado depois da eliminação contra o Inter e que achava estranho deixarem o treinador chegar ao final da época em fim de contrato (não estaria já AVB a antever a pouca vergonha que viria a ser a renovação? PC sempre disse que SC iria ser o seu treinador até abandonar o Porto, mas o que é certo é que deixou arrastar a renovação até ás eleições)

    Depois AVB nunca disse que o seu treinador seria incondicionalmente SC. Disse que se iria sentar com ele para lhe apresentar a visão da sua equipa e perceber se encaixariam com as ideias e vontades de SC. Sempre ressalvando que têm uma ideia muito vincada do que querem para o futuro do Porto. Para bom entendedor...

    Acredito plenamente que AVB, como a maioria dos Portistas, desconfiava que SC não aceitaria trabalhar na condição de ser única e exclusivamente treinador e de ter que responder a pelo menos 3 pessoas, suas superiores hierárquicas, quando atualmente SC é muito mais que um simples treinador e faz o que quer com o seu único superior, o presidente.

    Acredito que se SC na reunião com AVB, aceitasse as condições que a nova direção lhe propusesse, continuaria a ser treinador do Porto.

    Quanto ao assumir que tinha novo treinador, não faria muito sentido uma vez que seria fortemente acusado de desestabilizar a equipa e neste momento estaria a ser apontado como principal responsável de termos acabado o campeonato a 18 pontos do Sporting.

    PC ao pedir a SC para renovar, nos moldes em que aconteceu a renovação, estava a pensar nele próprio e não no clube. SC ao aceitar, estava a pensar em PC e não no Porto. Eu enquanto adepto por muito grato que seja a qualquer um dos dois, pensarei sempre primeiro no Porto e depois nas individualidades que o servem.

    Se não conseguia dizer não a PC, não renovava (assim não implicava o clube que tanto ama) e manifestava o apoio público a PC. Mas para quem se cataloga de muito direto e frontal, utiliza muitas vezes o nim.

    ResponderEliminar
  59. O AVB até foi acusado de ser o culpado pelas arbitragens prejudicarem o FCP, imaginem se ele já candidato e a meses do final da época, dissesse que o seu treinador não seria Sérgio Conceição?...

    ResponderEliminar