quarta-feira, 5 de junho de 2024

O FCP acima de tudo e de todos não é para apregoar, é para praticar


Espero que o portismo esmagador nas últimas eleições e como se tem visto, cheio de razão, quando for preciso se erga contra o Pintismo e o Sérgismo. O FCP acima de tudo e de todos não pode ser um mero slogan, não pode ser apenas apregoado, tem de ser praticado.

Caixa de comentários

76 comentários:

  1. Tenho que estar 100% de acordo com MST, tudo o que aqui diz, é pura verdade!
    Relativamente a JNPC, é muito triste que tenha chegado a este ponto da sua vida.
    JNPC foi para mim, que não sou pessoa de ter ídolos, o ícone mais parecido com tal personificação.
    Hoje, por tudo o que (não) fez, pelo que se aproveitou do clube e pelo desrespeito para com os sócios e adeptos que o idolatravam, merece-me pura e simplesmente desprezo, revolta, vergonha e nojo!
    O seu trabalho e entrega ao clube, no início do seu legado, não merecia tal desonra!

    ResponderEliminar
  2. Aquilo que mais me choca é saber que num dos períodos mais difíceis da sua história, em que não havia dinheiro, os bancos puseram-se de fora e foi preciso pedir dinheiro emprestado para honrar compromissos a amigos como o DR. Fernando Póvoas, os administradores recebia milhões de prémios. Só o senhor presidente JNPC, que já era principescamente remunerado, recebeu 1,5 milhões.
    Como é que há portista que dizem gostar muito do FCP, acham isto natural, não lhes merece uma crítica?

    ResponderEliminar
  3. Os portistas que ainda defendem PC, são aqueles que o tomaram como o Messias, o idolatraram quase até à loucura.
    Para eles está a ser muito difícil aceitarem que se enganaram redondamente.
    Aquele que adoravam não pode ter causado a ruína do clube, não pode ter enriquecido à custa do clube, não pode ter favorecido amigos, não pode ter favorecido empresários, não pode ter deixado de pensar no FCP para passar a pensar na sua conta bancária.
    O Messias saiu do clube com a sua conta bancária farta mas deixou a do clube com poucos euros.
    Ainda não acordaram para a realidade, pois esta é totalmente oposta à imagem que idealizam.
    Mais tarde ou mais cedo descerão à terra e terão de a aceitar.
    Tenho pena desta triste gente.
    Valdemar Martins


    ResponderEliminar
  4. Mais uma boa crónica de MST. Já se vão descobrindo muitos podres mas muitos mais se vão descobrir. Espera muito trabalho a esta nova Sad tal o desmando da Sad anterior. Pinto da Costa não soube sair a tempo e vai ser recordado, infelizmente, como aquele que quase destruiu o clube levando-o à falência. Ainda bem que 80% lhe apontou a porta da rua pois de contrário daqui a 4 anos o FCPorto já não existia tal como o conhecemos. Espera-se uma auditoria rigorosa e que se houver quem lesou o FCPorto em proveito próprio seja responsabilizado judicialmente. Agora mãos à obra que o tempo urge. A reformulação de programas e de gente no Porto Canal tem de ser feita com urgência pois é uma ferramenta demasiado poderosa para não ser devidamente aproveitada.

    ResponderEliminar
  5. O MST em relação ao Sérgio Conceição diz aquilo que eu aqui escrevo no blog .
    Desde a assinatura do contrato a 2 dias das eleições que Sérgio Conceição se portou muito mal , teve uma atitude leviana a todos os níveis , de alguém que se julga acima do clube , enfim ...
    Tal como eu , o MST vê no Rodrigo Mora um potencial tremendo , está ali um jovem que irá ser um dos melhores entre os melhores do mundo , tem de ser inserido no plantel principal para a próxima época ...

    ResponderEliminar
  6. Ontem na CMTV foi triste ver um pintista como o Amaral , totalmente perdido , sem qualquer argumento válido , a tentar defender , o que não tem defesa .
    Á medida que os esqueletos do armário vão aparecendo , convinha os pintistas meterem a viola no saco e desaparecerem , mas não ...
    Essa do Póvoas emprestar dinheiro ....
    Acho que se Pinto da Costa ficasse mais 4 anos á frente do clube , só restaria cinza ....
    A auditoria forense vai avançar já no próximo mês , neste preciso momento deve haver gente muito nervosa e inquieta , é ir com tudo para cima deles e faze-los pagar como AVB prometeu ...

    ResponderEliminar
  7. O Ajax oficializou a transferência do FCP. Não estando em causa, como nunca esteve, pelo menos para mim, o valor do jogador, foi um grande negócio para o Francisco e para o Ajax, mau para o FCP.

    ResponderEliminar
  8. Os pintistas/sergistas que tenham juízo e vergonha. É o cúmulo atirarem-se a AVB, a qualquer contrariedade que surge, na resolução de problemas muitos graves que foram criados e deixados por PdC e também SC. Sempre com aplausos e allez pra quem deu cabo de tudo, e sempre a rangerem os dentes e a espumarem contra quem está a compor o que os seus ídolos estragaram. Como o pintista primário, cego e raivoso Rodolfo Reis, que envergonha e enfurece os verdadeiros portistas sempre que abre a boca.

    O MST diz aquilo que quase todos os portistas pensam e dizem, só que de uma forma + elaborada, clara e certeira. Concordo com tudo o que ele diz no artigo, incluindo os 2 rodapés. Felizmente que ainda são os sócios que mandam no FCP e não um magnata qualquer e felizmente que têm saído excelentes jogadores da formação do FCP, apesar da falta de estruturas condizentes com a grandeza do FCP.

    O negócio Francisco Conceição foi péssimo desde o principio. Saiu por uma ninharia, foi um flop no Ajax mas recompramo-lo pelo dobro, com o novo contrato ganha muitíssimo +, a cláusula de rescisão é metade do que devia ser e o FC ainda ficou com 20% do passe. Brilhante negócio, era difícil ser melhor! Obrigado SC e Sr. PdC, por terem zelado tão bem pelos interesses do FCP!

    ResponderEliminar
  9. Vamos ser honestos ficamos com o Vítor porque não há dinheiro para mais, e preciso entender que o próximo ano vai ser difícil, e preciso reduzir custos repensar as duas academias ( a insanidade de pc lançar uma academia a pressa de 40M) e temos bons jogadores nas seleções mas tão em seleções boas e correm o risco de jogar pouco no verao, vamos ter que vender os anéis e repensar o clube de cima a baixo, então quando não havia liquidez era um ex médico que oferecia dinheiro sem contra partidas mas alguem acredita nisto, não ha almoços de borla

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente vamos atravessar um período muito difícil... . Só peço um campeonato e 2 ou 3 taças ( supertaças e taças da liga incluídas) neste quadriénio...mas nem isso vislumbro.

    ResponderEliminar
  11. Temos que ser realistas. A situação económica é catastrófica e os próximos tempos serão muito difíceis. Temos que baixar as expectativas e esperar que as coisas corram pelo melhor. Para mim, JNPC e seus acólitos, enquanto faziam uma gestão danosa e mafiosa e mantinham vencimentos e prémios chorudos estão entre aqueles que prejudicaram o FCP em benefício próprio. Não preciso de esperar por auditorias

    ResponderEliminar
  12. Caros Portistas,

    Que jogo miserável do nosso basket, será que não recebem??
    Estamos no começo de uma nova era, é preciso que as auditorias comecem o quanto antes porque o FCP não é o estado e espero que os responsáveis sejam eles quem forem que paguem com os costados na cadeia e apreensão dos bens. Cada dia que passa mais vergonhas se vão sabendo, como é possível um clube como o FCP ser gerido por irresponsáveis e incompetentes que ainda por cima recebiam prémios?
    Não sei o que nos espera, mas não vai ser fácil levantarmos-nos ainda por cima com a CS ao rubro a mandar-nos para baixo, vamos de ter muita paciência e amor ao clube. Acho que a comunicação tem de melhorar sobretudo para que as fake news sejam desmentidas.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP,
    Ainda vamos descobrir mais vergonhas. Não me quero precipitar mas creio que AVB mesmo sabendo da situação, deve ter posto as mãos à cabeca perante tantos problemas. Se tudo o que tem vindo a público é verdade o FCP precisa de baixar drasticamente os custos com pessoal, incluindo a equipa de futebol e ao mesmo tempo precisa de gente que queira construir carreira, malta que precisa dessa motivação. São mais baratos e tem muito potencial de crescimento. Penso que é por aí que devemos ver a escolha de VB mas também a saida do Pepe. Se for assim, podemos fazer todas as críticas mas pelo menos passamos a ter criterio e a comandar a atividade, coisa que até aqui já não acontecia.

    ResponderEliminar
  14. Vamos ter calma, eu tenho confiança no AVB e na sua equipa. É preciso muito estofo e muita coragem para se candidatar a um clube numa situação desgraçada. Mas AVB sabe muito bem que tem de conjugar a recuperação financeira com ter uma equipa competitiva e capaz de lutar por títulos. Quanto melhor for a prestação desportiva mais fácil será a recuperação financeira. Que já começou, só com a saída do grande portista Sérgio Conceição e com a saída de Pepe, são 12 milhões/ano.

    O Dr.Fernando Póvoas queixou-se que a nova direcção tornou público o empréstimo que fez ao FCP. Deve andar distraído, quem falou disso foi o senhor presidente Pinto da Costa na entrega do DdO, no elogio que fez ao doutor quando lhe entregou o DdO.



    ResponderEliminar
  15. A falta de vergonha é uma coisa muito triste. Passei agora os olhos pelo Zero Zero e, valha a verdade, a maioria dos comentários apoia a contratação de VB. Mas há uns tristes que ainda contestam a escolha e não reconhecem o legado assustador que a direcção anterior deixou. Há um que até fala na necessidade de eleições antecipadas - deve lá querer o Vítor Baía. Essa gente é tão mesquinha que ainda os vamos ver a dizer que em 1984 perdemos a taça das taças por causa de manobras de AVB.
    No meio disto tudo os outros riem-se à grande e, claro, aproveitam para deitar lama sobre o que de bom se fez nos últimos 42 anos. Anda aí muito banfas e muito calimero de boca cheia, outra vez com o apito e a corrupção e os sócios do Porto que não quiseram saber e blá blá blá.

    ResponderEliminar
  16. O que penso desta sad e ate do SC, desde 2018. Isto e' para alguns aqui que insinuaram que sou Sergista ou Pintista. E tambem, que nao me surpreende em nada o estado do clube. Fico e' surpreendido por alguns estarem surpreendidos! Hoje nao sao Sergistas, uau, quando o foram recentemente!

    E' como a maioria absoluta do Costa, agora todos negam que votaram no homem. Mas muita gente, hoje que apoia AVB e ate esta contra SC, andaram a apoiar o SC e ate o PC, muito recentemente (estou com um teclado sem acentos). E sao os que amanha vao criticar o AVB! O adepto e' assim! Memoria curta.

    2018-08-07T17:16:43.091Z
    -----------------------
    Só no final de Agosto se pode falar do plantel do Porto. Mas se mantiver como está e perdermos jogadores (seja Marega ou outro), ficamos com um plantel inferior ou no máximo igual (...)

    2018-08-27T09:40:10.353Z
    ---------------------------
    (...)
    É injusto, o tipo foi campeão crlh!!! E é assim que lhe pagam? O SC não está bem, nota-se na postura dele.Virem-se contra SC e não contra a direção,sad! Cada vez mais odeio aqueles tipos! Ainda se está para perceber como levaram o clube a este estado financeiro caótico! Andaram a meter €€ ao bolso, meus ladrões?

    2018-11-27T23:51:48.974Z
    ------------------------
    150 pessoas votaram o orçamento? Só?! Destes, aprox 76% votaram a favor?! Ok, quando bater no fundo, não me vou esquecer que os sócios permitiram isto. Não existe espírito crítico no Porto. Basta umas vitórias para todos se esquecerem dos problemas.

    2019-05-27T10:06:13.863Z
    ---------------------------
    Disseste tudo. Se o clube não se renovar com gente nova, irá morrer aos poucos. Aliás, já está a morrer. O PC até pode lá estar mas para guiar, aconselhar e passar o testemunho. Os sócios têm muito culpa nisto.

    2019-07-04T11:59:26.787Z
    ----------------------------
    (...)A sad do Porto andou a estourar o dinheiro, agora não o tem, viramo-nos contra os jogadores por quererem ganhar o máximo na curta carreira que têm.

    2019-07-07T18:52:52.725Z
    ---------------------------
    (...) O que a vida me ensinou, é que a explicação está sempre no rasto do dinheiro, follow the money, acredito mais que ultimamente outro tipo de interesses que não os desportivos se têm sobreposto ao resto. Aliás, as contratações duvidosas que o clube tem feito, não é de agora, do tempo do SC. E se olharmos para a gestão das contas, a gestão tem sido péssima. (...)

    2019-08-01T08:43:17.185Z
    -----------------------------
    (...)Outra coisa e esta deixa me mesmo fulo, há uma notícia no Ojogo a dizer que Tomás Esteves recusou o Barcelona e que as negociações com o Porto estagnadas vão prosseguir e a
    cláusula vai ser aumentada de 10 para...30m???? Quero acreditar que não seja verdade mas a ser, não resta a menor dúvida que esta sad portista anda a encher os bolsos aos abutres!! Tomás Esteves, gosto de ti como miúdo, mas isto tem de ser para todos, se não aceitas uma cláusula condizente com o que o mercado que é hoje, vai para a put* que te pariu*! No
    Benfica são só cláusulas milionarias, no Porto são pechinchas!!!

    ResponderEliminar
  17. 2022-01-29T18:02:30.756Z
    ---------------------------
    (...)Se a dívida do FC Porto, ronda os 500m,
    entendo perfeitamente! Por isso, se eu entendo, quem está dentro e vê as coisas, como o SC,deve entender melhor.

    (...)

    Eu peço ao SC é amor incondicional ao clube!

    E daí, me custar imensamente entender, até alguém com a personalidade do Sérgio, aceite isto.

    Porque se virmos bem, o Sérgio anda a desgastar-se a 5 anos, para quê? Nada muda, e só piora!

    E nada muda, porque a sad são os mesmos de sempre, os responsáveis por esta dívida gigantesca!

    São os mesmos que dão 7m a um RS e muitos negócios ruinosos que foram feitos assim.

    (...)

    E eu não acredito que o SC não tenha olhos e não perceba o porquê do clube estar nesta situação! E não acredito que não
    se questione, mas eu ando a desgastar me para quê? Ando a desgastar-me e nada muda!

    E se eu pensar que goste do clube, então deve custar imenso veres pessoas que fazem mal e os anos
    passam, e essas pessoas continuam a gravitar a volta da sad e nada muda!

    E quando penso assim, não me passa pela cabeça que o Sérgio seja santo!

    Há momentos da vida, que o maior ato de amor que podes dar, é uma pedra no charco!

    É apenas a minha opinião, é uma ilusão achar, que o SC continuar mais uns meses, isso salvará o clube, não o
    salvou nos últimos 5 anos!

    A cada dia que passa, todos aqui sentimos que a situação do clube é cada vez mais dramática. Infelizmente, o SC não
    ajuda a estancar o cancro, o que vemos é que ele continua a alastrar.

    Pinto da Costa, nunca esteve interessado em resolver os problemas financeiros do clube. Tão pouco perde o sono, em
    deixar um clube sustentável a quem vier a seguir. Ter o SC do lado dele, beneficia muito mais esta sad, este cancro, do
    que o clube!

    2022-01-31T01:06:28.952Z
    ---------------------------
    Prêmios de príncipes! Há que sacar o máximo que se puder, porque amanhã o homem bate a bota e a festa acaba! É este o
    lema desta sad porca. Ah, o burrinho do treinador, o SC, fazem se estátuas, porque foi o
    maior "burro" que passou por ali nos últimos 5 anos. Atenção, eu gosto do Sérgio.

    Mas não gosto de burros! Se o SC pensava que a sad iria mudar com ele, enganou se completamente!

    Compreendo perfeitamente que o homem saia agora ou no final, eu preferia agora, porque é o que queria mais impacto,
    a ver se os sócios abrem os olhos!

    E o PC não sairá do clube, pelo próprio pé, sabe perfeitamente que se sair,
    vai lhe acontecer o mesmo que ao LFV.

    2022-09-08T22:26:11.482Z
    --------------------------
    (...)Memória mesmo curta, desculpem o desabafo,
    já se esqueceram do cartão amarelo que a uefa passou ao porto a uns dias, já se esqueceram que o Porto pagou uma multa de
    100k.

    Se mesmo assim levamos um amarelo e só em Outubro iremos compreender totalmente porquê, imagine, se o Porto tivesse
    ainda gasto mais quê? 10m? 20m?

    Querem arriscar a ficarem 3 anos de fora das competições europeias? É que a uefa com os pequenos, não brinca.

    Percebam, que a situação financeira do Porto é dramática. Não temos chavo. Nakajima, rescinde, não admira que a divida
    suba, 12m que pagamos por ele, metade do passe...

    2022-09-15T11:55:17.875Z
    --------------------------
    Não se resolve problema nenhum adiando. Só piora. E já estamos em contagem decrescente, 22, 23, 24.
    Durante quanto mais tempo o SC ficará. Porque o inevitável espera nos. Que é a mudança.

    Esta sad está morta a muito tempo. Clube sem chavo. E em casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    Os adeptos só pedem a,b,c. Enfim, onde vamos comprar o que quer que seja, se esta sad faliu o clube.

    Vamos ver o roubo que vai ser nas contas com a prestação que o Porto está a fazer na champions. Não me admira que sejam obrigados a vender mais já em Janeiro.

    E quem leva com isto? O carro da mulher do Sérgio. Surreal.

    ResponderEliminar
  18. José Carlos, sobre o que pensam e dizem os adeptos dos outros clubes, não me aquece nem arrefece. Sobre o pintismo e sérgismo, o post diz tudo. Que a esmagadora maioria que deu a vitória se erga quando for preciso.
    Quando for oficial quem é o treinador direi o que penso.
    Segundo me disseram, no Andebol vai ser o Magnus Anderson o treinador. Espero que seja verdade. Por tudo, mas porque é um excelente sinal do que quer esta direcção para as modalidades.

    ResponderEliminar
  19. É este o caminho a seguir, reduzir despesas - SC, Pepe, salários da SAD, renegociação da dívida, etc. - e aumentar receitas. Com a paragem do roubo, na bilhetica, no merchandising e principalmente nos negócios com os passes de jogadores, as receitas vão aumentar em muitos milhões. E também vão aumentar alguns milhões com o crescimento do n° de sócios e de lugares anuais. E com muitos milhões a menos de despesas e muitos milhões a + de receitas, as contas vão ficar muito + equilibradas, como é óbvio. Vai continuar a haver saldo negativo, claro, mas com uma ou outra venda articulada com eventuais receitas da Champions, consegue fazer-se uma gestão sustentada e sustentável no tempo, como acontecia antigamente no FCP. Os pintistas que ranjam os dentes e se espumem todos por AVB estar a resolver os gravíssimos problemas que o seu (deles) adorado ídolo deixou ao FCP, que não há problema nenhum. A esmagadora maioria dos portistas, os verdadeiros portistas, é este caminho que querem que seja seguido.

    ResponderEliminar
  20. A ser verdade que há uma cláusula no contrato de Francisco Conceição que lhe permite até 15 de Julho sair por 30 milhões e depois desse dia é de 45 milhões, sendo que 20% são para o jogador, é mais uma enorme manifestação de portismo dos Conceição. E da forma como a administração de JNPC geria o clube. Isto ultrapassa todos os limites...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade ...
      É o portismo do clã Conceição ....

      Eliminar
  21. Boas VP.

    SC finalmente saiu. Já disse aqui, agradeço- lhe os títulos que deu ao FCP e numa altura difícil. Agora nao quer dizer que esteja imune ao escrutínio como todos.
    Essa de pedir indemnização ou cláusula de anti adjuntos nao lembra a ninguém, Acho que nunca ouvi falar disso em nenhum grande clube da europa.
    Isso mostra o quanto ele está ressabiado com esta situação e não é capaz de ultrapassar isso.
    E pode apostar que ele só retrocedeu nesta cláusula porque tinha dito mais do que uma vez que nao queria dinheiro nenhum do FCP.
    Estava refém da sua própria palavra, senão ia com esta até ao fim. Grande portista que nos saiu.
    Além disso, ele nunca perdoou ao AVB ter se candidatado contra o "papa" dele, o mestre do xadrez, e de lhe ter tirado a presidência.
    Tenho uma teoria minha, a de que SC já tinha ouvido dizer que VB iria ser o próximo treinador do Porto. Como? Pelo mestre do xadrez. A cidade do Porto não é assim tão grande e o mestre tem tentáculos por todo o lado.
    Porque perguntou SC na reunião com AVB quem seria o próximo treinador? Que lhe interessava? Claro que podia perguntar mas nao acredito em coincidências.
    Depois levantou-se da mesa, pelo que li, qual menino amuado e mimado.
    Parece que ele é o presidente.

    Pessoalmente nao preciso nem quero saber das razões que o levaram a assinar esse contrato com PC, vir contar a história da carrocinha ou com desculpas. As desculpas evitam-se. Ele assinou está assinado.Seja homem como tanto apregoa e assuma o que fez. Ponto.

    SC já pensou porque só o Marselha o quer? Até o Milan parece que prefere o Paulo Fonseca que nunca ganhou nada de relevante.Porque será?
    E também para mim, AVB nao precisa de se justificar, foi eleito com maioria dos votos e temos de confiar nele.

    Auditoria, para mim deve existir, porque eu gostava de saber o que aconteceu a todo dinheiro que ganhamos. Não devemos ficar preocupados ou aborrecidos por vir para a praça pública este assunto, mas sim para nao voltarmos a passar pelo mesmo. Aprende-se muito com os erros.

    Esse é o grande problema, nao termos dinheiro para nada, nao isto do SC. Isso são peanuts como o outro dizia. Precisamos de money nao para amanhã ou para a semana,mas sim para ontem. Cada dia aparece sempre algo para pagar,ou alguma loucura/maldade que o mestre do xadrez fez para se manter no poder. Ele fez a maior parte de propósito,isso nao tenho dúvida, para minar o trabalho de AVB.
    O mestre do xadrez, pirómano que deixou a casa a arder, pode estar a rir na sua cadeira mas quem ri por último ri melhor.


    ResponderEliminar
  22. Grande notícia o regresso de Magnus Andersson no andebol!

    ResponderEliminar
  23. OLHA O NORTE.
    Todos os dias aparecem situações lesa FCP de alguém que enchia a Boca de Portismo, mas que sempre se aproveitou disso, para se favorecer, encher os bolsos a ele e aos amigos. É um escândalo é uma vergonha é um nojo. Nada que não se desconfiasse, que sejam grandes surpresas, mas já são demais, e a procissão ainda vai no adro. Só espero ver esta gente atrás das grades e a indemnizar o FCP, porque os roubos são descarados.

    Uma agradável surpresa, Magnus Andersson de regresso ao FCP para treinar o Andebol.
    Quanto ao Basquetebol não tenho muitas esperanças, mas...

    Mais uma vez peço que o presidente AVB os esqueça, se deixe de elogios de gente que pensam que estão acima do FCP, que lhe faltam ao respeito, que só pensam neles e tenham prejudicado o FCP em bem próprio.



    ResponderEliminar
  24. Não olhas para o que digo, olha para o que faço.
    Juras de amor eterno e beijar o símbolo é só marqueting, não vale nada.
    SC só pensou no filho e mais uma vez prejudica o clube que diz amar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tardes,
      Claro que só pensou no filho,nunca o pôs a jogar a defesa direito!...
      Abraço

      Eliminar
  25. Se já não fosse tempo de olhar à frente, acabar com estas novelas que só prejudicam o FCP, até gostava que o SC falasse, mas pondo o nome aos bois. Alguém lhe iria responder que não tem moral para atacar ninguém.

    ResponderEliminar
  26. Chuparam o clube até ao tutano, muita gente culpa PC por tudo, mas secalhar nos últimos anos o verdadeiro presidente foi o Sérgio Conceição e ainda e capaz de ser mais velhaco e ladrão que pc, endeuseuram o homem como o verdadeiro portista quando não passa de um reles ladrão sem o mínimo de decencia

    ResponderEliminar
  27. Começo a estar tão farto de tudo o que tem nome Conceição, que já não me importava nada que algum clube desse os 45M a partir de 15 de Julho e o Conceição filho fosse pra bem longe do FCP. Sempre a alardearem enorme portismo os Conceição, mas depois, sempre a defenderem os seus interesses acima de tudo. Ricas peças! Mas o principal culpado foi quem permitiu que o contrato fosse feito nestes termos, ou seja, o Sr. muito doente PdC. Ainda me lembro de Pimenta Machado a dizer de PdC "que ele dava uma chouriça em troca de um porco". Nos últimos anos, tem havido um PdC + do género de dar um porco e receber em troca uma chouriça.

    ResponderEliminar
  28. AVB deveria de imediato renegociar o contrato do Chico Conceição... .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose antonio, era preciso que a Família Ceição quisesse, claro...

      Eliminar
    2. Se a cláusula subisse para os 80 milhoes e o Chico mantivesse os 20% todos ganhavam mais...é uma questão de inteligência!

      Eliminar
    3. O problema, é que o Chico e a família sabem, que se as coisas continuarem a correr-lhe muito bem, é relativamente fácil nos tempos + próximos, alguém pagar os 45M e + fácil ainda os 30M. Os 80M, já é outra história.
      Estou a fazer força pra que ele se lesione já nos amigáveis para o europeu, por um mesito, pra pelo menos sair pelos 45M.

      Eliminar
  29. De acordo com o jornal O Jogo, Francisco Conceição apenas está focado no FC Porto e em crescer ao serviço do Clube, independentemente de a cláusula estar a desconto até 15 de julho.
    Se assim for, tanto melhor (recordo que mesmo que alguém bata a cláusula, o jogador só sai se quiser).
    Vamos aguardar.
    Apesar de todas as peripécias, ainda acredito que FC nos vai dar muitas alegrias desportivas e também financeiras.
    O que não iliba PC, que na ânsia de ganhar mais uns votos, defraudou o Clube.

    ResponderEliminar
  30. Sobre a cláusula do Francisco, o erro original, é o clube permitir que treinadores treinem filhos. Conflito de interesses flagrante, que se pode virar contra o clube. O clube que crie um código de conduta, onde isso não seja permitido.

    ResponderEliminar
  31. É tão giro, ver agora os pintistas a exigirem a AVB o que nunca exigiram, nem ao de leve, a PdC. Que amores de portistas. E enfurecem-se, à brava, com AVB, por todo este lavar de roupa suja na CS, queriam que todas as malfeitorias de PdC e do seu amigo Sérgio ficassem bem escondidas, que não se soubesse de nada. Verdade, verdade, cada vez fica + evidente que SC teve um enorme peso no descalabro financeiro actual. A culpa primeira, maior, é de PdC, era ele que mandava, mas SC, com as suas chantagens, a impedirem encaixes por muitos jogadores que depois saíram a custo zero, com os seus pedidos de jogadores caros - Loum, Zé Luís, Waris, etc. -, que depois não tiveram retorno nenhum nem desportivo nem financeiro, com o seu salário exagerado para um clube da dimensão do FCP, com a sua defesa dos interesses do filho Chico em detrimento dos interesses do FCP, também tem muita culpa. A situação do FCP era muito má em 2017, mas daí pra cá, com SC a "ajudar" PdC na tarefa, ficou péssima. É como já disse AVB, estes 3 campeonatos, saíram muito caros ao FCP.

    ResponderEliminar
  32. Dragão de Lisboa, comprometimento com o FCP é simples: anula a cláusula dos 30 milhões até 15 de Julho, aumenta a dos 45 para 80.
    Isso é que seria comprometimento.
    Esta história do portismo, do apontar para o emblema, para mim e já aqui disse há muito tempo, vale o que vale, dispenso bem. Apenas exijo comprometimento, profissionalismo, respeito máximo pelo FCP.

    Baixar os custos com pessoal de 83 para 55 milhões e manter equipas competitivas e capazes de lutar por títulos, não é fácil... É preciso rigor cirúrgico, cortar onde se pode cortar, olhar primeiro para dentro antes de gastar dinheiro em contratações, negociar com os credores para alargar prazos de pagamento, arranjar um financiamento comportável, bem abaixo dos valores cobrados pelo grande portista João Koehler - desaparecido em combate -, vender o melhor possível, etc.. Depois uma pontinha de sorte sempre necessária, esperar que os jogadores que temos noutro contexto possam render mais, possamos surpreender. Seria óptimo ganhar o título na próxima época, com uma cajadada matavamos dois coelhos. O mito JNPC e também SC.

    ResponderEliminar
  33. Já há treinador. Vai ser apresentado amanhã às 15 horas no Dragão. Depois da apresentação de Vítor Bruno é o momento de dizer alguma.

    ResponderEliminar
  34. Bem vindo Vitor Bruno!
    Que nos dês muitas alegrias neste momento tão complicado do nosso Clube.
    Põe a equipa a jogar Futebol condizente com a grandeza do FCP , que os Portistas já sentem saudades disso.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    ResponderEliminar
  35. Salários brutos anuais:
    Sergio Conceição- 7 milhões - saiu
    Pepe - 2.8 milhões - fim contrato
    Grujic - 2.1 milhões - vender
    Wendel - 2 milhões - vender
    Marcano - 1.9 milhões - ???
    Taremi - 1.8 milhões - fim de contrato
    Jorge Sanchez- 1.5 milhões - fim de contrato
    Toni Martinez - 1.5 milhões- vender

    Aqui estão mais de 20 milhões ano.

    Olhando para dentro de casa, parece-me que saindo os jogadores da lista acima poderá faltar central e um DE.

    Nos três jogadores vendaveis acho que sem grande dificuldade iriamos buscar 20/25 milhões para além da poupança dos salários.

    Nos ordenados mais pequenos ainda temos mais onde ir buscar. Não temos que ficar pouco competitivos para começar a equilibrar as finanças.

    Depois esperar a venda por valores consideráveis de Diogo, Francisco, Evanilson, João Mário ou Pêpê. Dependendo dos valores e de quem for, até pode ser necessário só um deles. Para além de competência vai ser necessário ter sorte.

    ResponderEliminar
  36. Sobre Vitor Bruno, aguardo com curiosidade a apresentação de amanhã. Acredito que muito na competência de AVB e da sua equipa.

    ResponderEliminar
  37. Falando de famílias, o facto de Vítor Bruno ser filho de Vítor Manuel, alguém que eu admiro muito enquanto pessoa, abona muito a favor de Vítor Bruno.

    ResponderEliminar
  38. Jorge Santos, obrigado, mas talvez use a imagem da conferência de imprensa de amanhã.

    ResponderEliminar
  39. Se não havia dinheiro para pagar os salários porque raio a sad não se demitiu logo a seguir as eleições sempre eram 250000 que poupamos, e ainda PC disse no último dia que tinha muito que fazer? Fazer o que enterrar mais o clube só se for

    ResponderEliminar
  40. Agora que foi confirmado o novo treinador para a próxima época creio que devo dizer algo. Primeiro, obrigado a Sérgio Conceição. Não consigo ignorar aquele muito importante título 2017/2018. Não só evitou o penta do nosso maior rival, como revalorizámos um plantel que tinha muitos jogadores desacreditados. Marega, Herrera, Aboubakar, Tiquinho, Sérgio Oliveira por exemplo. E jogadores como Brahimi, Otávio e Tecatito elevaram a qualidade do seu jogo com SC ao leme nessa época. Para além disso tivemos outros momentos de gáudio como a época 2021/2022 com recorde de pontos na Liga, campeões no estádio do nosso maior rival novamente para além da vitória na Taça eliminando ambos os rivais de Lisboa. Esta época foi bem abaixo das expectativas é verdade, mas não posso ignorar o facto de termos tido eleições a sério. Sabia-se que a probabilidade de haver mudanças profundas no FCP existia de facto (ao contrário dos outros anos de eleições) e parecendo que não isso também joga na cabeça dos jogadores. Isso por si só não foi o único motivo do fracasso claro. O futebol não foi o mais atrativo e falhámos em demasiados momentos chave. Depois é natural que com a desvantagem para os rivais a aumentar que não mais conseguíssemos recuperar. Com exceção desta época, fizemos sempre pontuações no campeonato acima dos 80 pontos, portanto mais do que suficientes para chegar ao título. Nas épocas em que não fomos campeões (com exceção desta) tivemos azar em vários aspetos pois estivemos sempre na luta até ao fim. Tenho pena de que a gestão desportiva não tenha estado ao nível que o clube merece, pois podíamos estar numa situação totalmente diferente e quiçá termos ganho mais títulos. Posto isto, uma coisa é certa. Para o projeto que AVB quer para o FCP, SC não é compatível. Pois toda a gente sabe do seu feitio, que muitos jogadores quer ser ele a escolher e que ele estava comprometido com PC, logo AVB nunca poderia ter um treinador nestas condições. Isto para não falar na renovação a escassos dias das eleições e por valores incomportáveis para o bolso do FCP. Portanto no fim, a separação foi o melhor para todas as partes.

    Vitor Bruno. Como treinador conheço apenas a sua forma de comunicar (que é muito boa) e pouco mais. Quando assumiu a equipa durante os castigos de SC, estava essencialmente a cumprir o modelo já existente e todas as substituições eram ordens diretas do treinador principal. Portanto agora vai começar o desafio a sério e vamos ver qual o tipo de futebol que vamos apresentar. Este tipo de apostas são sempre de risco, já sabemos. Tanto pode sair um Vitor Pereira como pode sair um Rui Faria. Uma coisa é certa. Corremos atrás, parece-me óbvio. Mas tudo pode acontecer. No futebol nem sempre as equipas com mais investimento chegam ao fim em 1º. Com uma gestão competente, não precisamos de nomes sonantes e temos vários bons exemplos nesse sentido.
    Compreendo que as pessoas esperassem outro nome, mas neste momento o FCP não tem condições financeiras para ter uma equipa técnica de renome pelo que o treinador teria que ser sempre uma aposta de risco.
    Gostava de saber também como foi o processo no seu todo que levou à substituição de SC pelo seu adjunto. E podem-me chamar sergista à vontade, mas eu coloco-me no lugar de SC e se me dissessem que ia ser substituído pelo meu adjunto com o qual trabalho há 13 anos também ficava com bastante azia. Mas isso digo eu não tendo os factos todos comigo, não sei o que se passa dentro do clube nem o que se passou nessa tal conversa entre os membros da equipa técnica. Portanto vendo de fora, gostava de perceber como foi a comunicação entre as partes e como se desenrolou todo o processo. Posto isto, agora há que focar no futuro porque o mais importante é o FCP. O sucesso do Vitor Bruno será o nosso também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traduzindo:
      Tudo o que foi ganho foi por competência, tudo o que se perdeu foi por azar. Nunca a palavra " sorte" aparece no texto, nem mesmo aquele remate do Herrera em tempo de compensação no primeiro título quefoi desviado....
      . Ah e ,se calhar, não devia ter havido eleições...

      Eliminar
  41. Bem-vindo Vitor Bruno .
    A tua competência, seriedade e espírito de grupo vai-te garantir um bom trabalho e vais ter de certeza um grande apoio do Presidente André, do Zubizarreta e do Jorge Costa no dia-a-dia, bem como dos sócios, adeptos e simpatizantes . Vamos todos ficar a ganhar .

    ResponderEliminar
  42. Milan, Juventus, Chelsea, Liverpool, Bayern, Barça, seis grandes clubes que mudaram de treinador. Tinham aqui um treinador de topo e nenhum se virou para o Sérgio Conceição. Não percebem nada disto. Que nabos...

    ResponderEliminar
  43. Pedro Nuno, apesar de estas duas últimas épocas o futebol ser muito mau, os bons jogos e não daqueles jogos que empolgavam as bancadas, serem raríssimas excepções, para mim isso até nem é o pior. O pior é todo o outro contexto, um treinador que se julgava acima do FCP, que podia dizer e fazer tudo que lhe apetecia, que acordava mal disposto e mandava para a equipa B quatro activos, sem ser capaz de lhes dizer as razões cara à cara, que fazia birras e ameaçava bater com a porta se saíssem determinados jogadores numa altura em que não havia dinheiro e depois esses jogadores saíam a custo zero. Mais, que não respeitava e afrontava administradores, o novo presidente e cereja no topo do bolo, assinou um contrato faraónico a dois dias das eleições, contrato esse que lhe permitia sair de borla, mas se quisesse podia exercer o cumprimento do contrato. Já para não falar da história do Francisco. Enfim, um monte de razões para ele ter de sair.

    Quanto à dita traição, aguardemos... primeiro, se amanhã se vai falar disso na apresentação do Vítor Bruno, depois se de facto ele vai cumprir a promessa e vai ter coragem de falar. Como disse, se não fosse por causa do FCP, até gostava que falasse e colocasse o nome aos bois.

    ResponderEliminar
  44. Boa sorte para o Vitor Bruno e equipa técnica!

    ResponderEliminar
  45. Os sergistas andam incrédulos. Tantos clubes de topo a mudarem de treinador e nenhum quer o seu fantástico SC, que até está livre. Até o Paulo Fonseca preferem! Nem a Lázio, onde SC foi bem sucedido como jogador e ganhou muita coisa, o quer. Porca Miseria! Só um Marselha muito na mó de baixo anseia por ele, oiço dizer, pode não ser verdade. Um treinador tão de topo, dizem os sergistas, porque será, que ninguém o quer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vamos cuspir no prato onde já comemos sff.

      Antes de mais, deixem-me dizer que sou a favor da saída do SC desde que ele decidiu renovar a dois dias das eleições. Portanto, não me venham acusar de ser sergista.

      Contudo, não posso deixar de reconhecer a competência do SC enquanto treinador. Fez muito, com pouco. Óbvio que teve falhas, não só desportivas como financeiras, como na insistência em manter jogadores que ficariam livres no final da época. Não digo que tenha arcaboiço para os clubes top da europa mas tem, na minha opinião, qualidade para equipas do segundo patamar europeu. Acho que isso só não acontece devido ao temperamento dele. Nenhum clube quer um treinador que seja expulso 10 vezes por ano. Embora aqui, há que reconhecer, que ele também foi perseguido pelos padres que atuam no nossa país.

      Eliminar
  46. Agora é altura de se falar apenas no Vitor Bruno, o nosso Mister, e dar-lhe todo o apoio.
    Estou curioso por saber qual a equipa técnica e os pressupostos do sistema de jogo que vai implementar.
    Quanto ao plantel, vamos acompanhando serenamente, sabendo que estamos na silly season e vai andar tudo no diz que disse.


    ResponderEliminar
  47. Quem está dentro de alguns processos até fica com coceira quando os vê bater no peito e apregoar portismo por todos os lados. É o tal portismo de milhões e contra esse portismo perco de goleada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tardes,
      Nem com três grandes guardas redes, perde na mesma.

      Eliminar
  48. Isto é um nunca mais acabar, que período mau, que série interminavel de surpresas e constatacões maquiavelicas, praticadas de dentro para fora.
    Temos de ser fortes e capazes, é com VB e agora com outro VB que vamos vencer.
    Todo o meu apoio

    ResponderEliminar
  49. Francisco Conceição é e não é de agora, um jovem jogador com talento, enorme potencial, estava a negociar um novo contrato, o aumento da cláusula de rescisão que era baixa, 5 milhões de euros. Disse que precisava de sair, mudar de ares, por ser filho do treinador vivia num clima desfavorável. Saiu para o Ajax por os 5 milhões da cláusula, deu-se mal, poucos jogos fez na equipa principal de um clube que não está a atravessar um bom momento. Regressou, o FCP teve de pagar mais do dobro do que tinha recebido, tinha à espera um contrato que o tornou o segundo bem mais pago do plantel. No acordo que fez com os Dragões, soube-se que ficou com 20% do passe, o empresário ou empresária, com 10 e disse-se na altura que a cláusula era de 60 milhões. Ontem soube-se que afinal é de 45 e se houver um clube interessado até 15 de Julho e que bata 30, pode sair por 30. Portanto, se Francisco Conceição sair até à data em que a cláusula estabelece o desconto, recebe 6 milhões, o empresário ou empresária 3, o FCP, tudo somado - vendeu por 5, comprou por 10,5 -, 15,5 milhões.
    Sinceramente, este portismo emociona-me, deixa-me incapaz de reagir, prostrado.
    A família Conceição é um exemplo a seguir, dá lições de portismo todos os dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O abrir de pernas de Pinto da Costa ao Sérgio Conceição chega a ser confrangedor e digno de dó .
      Sérgio Conceição tem feito o que quis estes 7 anos , este caso do Francisco Conceição é chocante até aonde ia o nível de subserviência de Pinto da Costa , o clube foi altamente lesado , prejudicado, vilepeniado .
      Contente por Sérgio Conceição ter saído ...

      Eliminar
    2. Boas tardes,
      E, como se processa o IVA, nestes casos, têm que receber?

      Eliminar
  50. Bom dia
    O último post do Vila Pouca deixou-me com a «pulga atrás da orelha....»
    Quem é o empresário/empresária de Francisco Conceição?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa questão. Uma questão de valor. Assim de Ultra Valor Lda

      Eliminar
    2. Parece ( pelo que li, não sei se aqui ou noutro lado qquer ) que a empresaria e a mãe, que criou ou faz parte dessa tal ultra valor……já não há palavras para o portismo dessa gente!!!! Eu já há anos que penso como o Sr. Vila Pouca, portistas somos nos, os jogadores, treinadores etc são profissionais pagos ( e normalmente bem pagos ) para fazerem seu trabalho, não precisam bater no peito.
      Luis Chamusca 17538

      Eliminar
    3. A Ultra Valor Lda., com gerência da mulher de SC, terá estado envolvida nas transferências do Chico Conceição e será detentora de 10% do passe, qualquer coisa assim.

      Eliminar
  51. Pedro Nuno, cada um vez as coisas do prisma que quiser. Nestes 7 anos de SC, como já disse noutros comentários, houve de tudo.

    Trabalhos muito bons (ano do Vitinha), trabalhos bons (primeira época), trabalhos razoáveis (titulo covid), trabalhos maus (20/21) e trabalhos muito maus (este ano). Dentro disto, podes dar mais ênfase ao que quiseres.

    Mesmo relativamente a jogadores, houveram jogadores que SC fez crescer, o mais flagrante foi Otávio. Mas também houveram muitos que desaproveitou como, Felipe Anderson por exemplo. A taxa de acerto nas contratações também não foi muito famosa nestes últimos 7 anos, onde falhamos mais do que aquilo que acertemos.

    Globalmente seria um trabalho satisfatório, não fossem as condições débeis de finanças em que nos encontramos. Essa condicionante e o 1º titulo (em que já andávamos desesperados) faz com que o trabalho global de SC tenha sido bom.

    E mesmo a nível de finanças, se por um lado temos o dinheiro que SC ajudou a entrar nos cofres do clube através dos jogadores que potenciou, ajudou a vender e as boas campanhas de champions que fez, por outro temos os amuos para não se venderem jogadores e as saídas a custo zero (apesar da direção ser a principal responsável) que nunca foram tantas como nestes últimos anos.

    Basta ver que dos 11 jogadores mais utilizados da era SC, 6 saíram a custo 0, 2 saíram por valores bem abaixo do seu real valor por se encontrarem em final de contrato e 2 ainda se encontram no plantel. Apenas 1 foi uma boa venda.

    Desculpar esta má época com as eleições também não acho que tenha lógica, a menos que estejas a falar unicamente pelo treinador, pois era o único com interesses nestas eleições. Os jogadores querem lá saber quem é o Presidente do clube. Eles querem é ter condições de trabalho e receber ao final do mês. Será que os jogadores tinham medo de que com a nova direção começassem a receber os ordenados a tempo e horas?

    Quanto a Francisco Conceição, apesar desta história toda ser ridícula, não será assim tão fácil quanto isso sair se o Porto não quiser. Julgo que me toda a história do futebol, só por 2 vezes as cláusulas de rescisão foram batidas (Figo e Neymar), porque isso obriga a que o dinheiro seja logo todo depositado de uma vez nos cofres do clube, "pelo jogador".

    O que acontece normalmente são acordos entre os clubes, em que o clube comprador paga um valor igual ao da cláusula e o clube vendedor aceita receber faseadamente. Portanto nesta fase, não acredito que aja muitos clubes com disponibilidade financeira para pagar 35 milhões no imediato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nível financeiro, a acreditar no que os jornalistas dizem, tiveste 500m de vendas e 250m em compras.

      Eliminar
    2. Já agora, sobre a cláusula e se o clube quiser, exigir o pagamento na totalidade, isso obriga o clube comprador a depositar na conta do jogador 60m, valor bruto, e depois o jogador paga 30m de impostos e os outros 30m para o clube. Por isso qdo ouvimos 30m de cláusula, na realidade é 60m.

      Eliminar
  52. É uma VERGONHA!!

    Por isso sou apologista que o Francisco Conceição que vá nem que seja pela clausula dos 30m€

    Farto destes CHUPISTAS!!!

    ResponderEliminar
  53. Por Sporting e pó Benfica há sempre muitos milhões, mas pós nossos craques 35 milhões e muito? Mas que raio de portistas, o contrato de FC e uma vergonha, especialmente num clube teso como o nosso quer pagamos um bom salário damos 20 % e aonde oferecemos o jogador, 32 milhões vendeu o Braga um jogador mediano, esta situação e gravíssima e lesa o clube em muitos milhões, SC gostava de parecer que era um mártir, quando só em salários e jogadores a custo zero dava para fazer 3 academias

    ResponderEliminar
  54. Caro DVP:
    Já lhe transmiti, pessoalmente, a minha enorme desilusão e apreensão sobre o que tem acontecido
    (fora o que ainda não se sabe) ao nosso FCP.
    Desejo o melhor ao nosso novo treinador bem como ao anterior.
    Lamento que alguém tenha desejado que o Francisco Conceição se lesione nos jogos particulares para não ir ao europeu!
    Acredito que o nosso ADN se vai fortalecer e que o sorriso patente na cara dos nossos adversários se irá desvanecer e apagar!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se uma pequena lesão - microrotura muscular - que se cura num mês e não deixa sequelas nenhumas, puder fazer com que o FCP ganhe + 15M, qual é o problema? Sou portista, não sou adepto da família Conceição e não estou a desejar a morte a ninguém. E seria um justo castigo, falhar o europeu, pra ele e pró resto da familia.

      Eliminar
  55. Quando me ponho a esmiuçar o "portismo" da família Conceição, a saudade que sinto do benfiquismo do Prof. Jesualdo. Este portismo postiço e explorador, mesmo descontando os maus modos do chefe do clã, fica milhas atrás do profissionalismo exemplar do benfiquista Jesualdo Ferreira, que fez crescer do nada inúmeros jogadores, que transformou em craques jogadores que chegaram com muito potencial, que nunca exorbitou das suas funções, nunca desrespeitou ninguém acima ou abaixo dele, nunca foi nocivo para o FCP. Saiu discreto e respeitador como entrou, sem fazer ondas. Que diferença pra SC. Mas como + vale cair em graça que ser engraçado, SC foi sempre muito + popular entre os portistas e mesmo agora, com todas estas vergonhas da renovação do contrato e do contrato do filho, é capaz de continuar a ser.

    ResponderEliminar
  56. Em abstracto e já sei que vou ser criticado, por definição da vida, um pai defende sempre os interesses dos seus filhos. Quem diz pai, diz a mãe. Achar, que lá por SC ser portista, iria defender o Porto em detrimento do filho, enfim. Não faltam é por aí filhos com pais, onde os pais defendem com unhas e dentes os seus, o Félix por ex, Neymar, etc. E é assim que deve ser. Primeiro és pai e depois o resto. O pecado original chama se conflitos de interesses. Nas empresas há códigos de conduta, há formações anti corrupção, ética, precisamente para se evitar situações onde haja conflitos de interesse. O Porto fechou os olhos. E diga-se, os adeptos também! Puseram se a jeito. O PC quis "comprar" o Sérgio, eu falei disso aqui quando isso aconteceu. Troca de favores. Claro, depois com estes favores, quando PC lhe pediu para assinar, sabendo o PC que ele é leal, ele não conseguiu não assinar. Nunca mas nunca um treinador deve treinar os seus filhos! Dá sp merd* no fim para o clube.

    ResponderEliminar
  57. DrummerKzar, meu caro, no meio disto tudo há sempre quem não tenha a noção, diga os maiores disparates.
    Eu quero que o Francisco faça um grande Euro, se valorize muito, se tiver propostas as rejeite, pense que o melhor para ele é continuar no FCP, crescer, ganhar mais estaleca, corrigir defeitos e mais tarde, então, sair já preparado para não falhar.
    Aquilo que eu discuto são tantas manifestações de portismo que depois, bem esmiuçadas, são apenas teorias.

    O FCP atravessa um momento particularmente difícil da sua história, aquilo que AVB dizia em campanha - A partir de 2028 já não teríamos aquele Porto que conhecemos e aprendemos a gostar, por quem muitos de nós fez imensos sacrifícios, aguentou períodos de seca prolongada... -, podia desaparecer e dar origem a um qualquer Porto 1893. A situação ainda é pior do que se pensava. Continuar a olhar para o lado, agarrado ao passado, não ver o óbvio, não é portismo. O verdadeiro portista, reconhecendo a obra e continuando a respeitar JNPC e aquilo que conseguiu, devia olhar para a frente e apoiar. Claro, não apoiar por apoiar, apoiar mantendo o respeito, sim, mas também criticar sempre que se justifique.

    ResponderEliminar
  58. Que PC e agora SC também, de portismo pouco ou nada têm, isso já não era novidade para mim da parte de PC há mais de 10 anos, mas confesso que do SC fico algo surpreendido, muito embora já lhe notasse algum pouco respeito pelo clube no tempo em que perdeu com o FCP treinando outras equipas, onde não se coibiu de criar suspeição sobre as arbitragens. Agora também pela forma empenhada com que defendeu os seus interesses em prejuízo do clube, quer nas aquisições de jogadores , quer na teimosia em manter jogadores em fim de contrato que poderiam ter sido vendidos em tempo útil, e agora toda a novela com o próprio filho que já vem de há dois anos.
    De Francisco devemos ter algum cuidado, dar o benefício da duvida e esperar para ver, sob pena de criar um ambiente hostil, do qual o prejudicado em primeira instância será sempre o FCP

    ResponderEliminar