quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Anderlecht F.C. 2 - F.C.Porto 2. Com erros destes não há equipa e treinador que resistam


Em Bruxelas, frente ao Anderlecht, o FCP tinha um jogo muito importante. Porque era preciso terminar com este ciclo negativo - três derrotas consecutivas e pior, com as prestações na Luz e em Moreira de Cónegos a deixarem muito a desejar. Porque com uma derrota a continuidade na Liga Europa ficaria cada vez mais difícil. Porque a contestação ao treinador e por tabela ao presidente AVB, que já é muita, aumentaria. Mas era também importante para ver de que massa são feitos os profissionais do FCP.
Com Diogo Costa, João Mário, Nehuén, Otávio e Francisco Moura, Alan Varela, Nico e Eustáquio, Pepê, Samu e Galeno, os Dragões em 4x1x4x1, numa toada cautelosa, procurando defender bem e sair em contra-ataque.
Primeiro lance de algum perigo da equipa de Vítor Bruno, perto dos 10 minutos, anulada por fora-de-jogo de Moura. Depois alguns cantos, num deles e aos 20 minutos, VAR chamou, o árbitro foi ver, assinalou penálti, Galeno marcou, Porto na frente.
Era natural a reacção belga, fundamental não dar espaço, tentar ter bola, sair com critério.
Não era assim, não fluía o jogo dos portistas. 
Ao minuto 29 João Mário sofreu uma entrada duríssima de N'Diaye, que levou amarelo, mas devia se de outra cor.
Samu por duas vezes bem lançado, atrapalhou-se, podia ter feito muito melhor, com mais qualidade na decisão podia ter feito golo. Quase de seguida Nehuén dentro da área e sozinho desperdiçou uma boa ocasião. Era um bom período do FCP, faltava apenas mais clarividência, mais assertividade na hora de definir e finalizar.
Ao minuto 44 um amarelo totalmente escusado e estúpido de Nico.
O Anderlecht só procurava a profundidade através de passes longos para as costas da defesa portista.
Ao Dragões só se pedia qualidade na posse, passar bem e com critério, aproveitar bem os espaços, tentar aumentar o resultado. Mas não era isso que acontecia. Ficava a sensação que o conjunto de Vítor Bruno não se soltava, parecia tolhido, nervoso, pior que a que a qualquer momento podia haver um erro que deitasse tudo a perder.
Até ao intervalo não aconteceu, o FCP foi para as cabines em vantagem, que se podia considerar justa, mas com a sensação que se podia ter feito melhor.

No início da 2ª parte saiu João Mário e entrou Martim Fernandes. E o FCP começou por ter muita sorte, ao minuto 47 só não foi golo por milagre. Incrível a facilidade com que a defesa portista foi batida. Não entrou nesse lance, entrou logo a seguir num erro inacreditável de Pepê. Quis andar com a bola e a fintar junto à área, foi desarmado, golo. Não há equipa e treinador que resista a estes disparates.
Uma equipa que está a jogar sob brasas, com a confiança abalada, pressionada, ainda fica pior. E mais grave, é que o brasileiro é useiro e vezeiro a fazer estas porcarias. Hoje, para azar do FCP, custou um golo.
Portistas aos poucos começaram recuperar daquele autêntico murro no estômago e chegar na frente. Foram conseguindo. Mas havia jogadores do FCP apostados em fazer porcaria. Inventavam, perdiam a bola e era quase só assim que os belgas ameaçavam.
Aos 74 minutos Samu não atacou a bola de cabeça, o guarda-redes saiu o evitou uma boa oportunidade.
Aos 75 minutos saiu Pepê e entrou Gonçalo Borges e mesmo minuto Galeno atirou perto do poste.
Porto tentava, ganhou dois cantos, mas faltava contundência no ataque. Aos 82 saiu Eustaquio e entrou Fábio Vieira. Fábio entrou e marcou. Dragões justamente na frente do marcador. Agora era só não fazer asneiras, defender bem, aguentar a vantagem nos últimos minutos. Mas estes jogadores não sabem aguentar vantagens e aos 86 minutos os belgas empataram. Como é que nenhum jogador do FCP sai ao encontro de Amuzu, que teve tempo para ir interiorizando até encontrar a melhor posição, rematar e fazer golo?
Até ao fim ainda houve algum perigo junto ás duas balizas, mas o resultado não se alterou. Foi mais um soco no estômago, mais uma vitória que fugiu no final do jogo. Com erros destes fica difícil mudar o rumo dos acontecimentos.

Foi um empate com sabor a derrota. É inadmissível em alta competição cometer erros como o FCP cometeu hoje na capital da Bélgica. Assim não há equipa e treinador que resistam.

Mais por culpa própria que por mérito do adversário, foi uma oportunidade perdida para resgatar a imagem negativa dos últimos jogos. 


166 comentários:

  1. A paciência vai diminuindo. Não jogamos nadinha de nada. 0 oportunidades de golo, tirando aquele remate froxo do Borges. 2 golos oferecidos e um futebol lastimável é um resumo sucinto, mas verdadeiro do jogo. Os jogos realizar-se semana após semana e não vejo melhorias nenhumas. Os jogadores estão a jogar cada vez pior. Estão cansado? Perderam a confiança no treinador? Não sabem mais? Não sei o que será, mas que tem sido muito mau, isso é um facto.

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer logo aos 10 segundos de jogo , um golo (bem) anulado aos belgas .
    Quanto se joga sobre brasas ...
    Os golos do Anderlecht são um "dejá vu" do segundo e terceiro golo dos lampiões contra nós ...
    Os jogadores não apreendem absolutamente nada com os erros cometidos nos outros jogos , ou eles são burros , ou é o treinador ...
    Na liga Europa só 5 equipas num total de 36 sofreram mais golos que nós , e isso diz muito do que é a nossa equipa ...
    Corremos o sério risco de não nos qualicarmos para a fase seguinte ...
    Este próximo jogo no campeonato é fulcral para sacudir a crise , se não ...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos? Alguém aqui entende qual é a ideia de jogo do treinador VB? A equipa parece mal organizada, defensivamente somos permeáveis, na primeira parte João Mário parecia um passador sempre sozinho contra o extremo deles (não estudemos os adversários?), enquanto ofensivamente não conseguimos criar nada, não há progressão, a bola não chega ao Samu, e nem sequer ao Galeno….depois na segunda parte que anormalidade do Pêpê , sinceramente um jogador profissional parece que está na praia a jogar com os amigos…um internacional A da seleção do Brasil… sem palavras.
    E no final depois de tanto esforço para chegar a vantagem, eis que, mais uma vez levamos mais um golo no final.
    Sem palavras….falta garra, falta identidade, falta plano de jogo, ….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A boa não chega ao Samu? Se tem de chegar para ele encostar junto à linha de golo, vou para lá eu. Recebeu duas ou três bolas no espaço, para ir para cima do defesa no 1x1, atrapalhou-se com a bola, parecia a pior versão do Marega? Na 2ª parte um cruzamento para ele fica à espera que o guarda-redes falhe em vez de ir ao encontro da bola?

      Eliminar
    2. Mas o Samu não entrou a marcar todos os jogos? Essas bolas que refere foram todas bem longe da zona do ponta de lança, para mim um ponta de lança tem de estar na zona de finalização e meter a bola na baliza, que foi o que o Samu fez enquanto a equipa foi capaz de jogar minimamente. Agora não somos….ha uma quebra generalizada de todos os jogadores no último mês. Se a culpa é dos jogadores ou do treinador não sei. E o que dizer das cenas patéticas que temos de assistir em todos os finais do jogo com os jogadores a chorar, ou deitados no chão ….isto nunca vi no Porto!

      Eliminar
  4. Futebol pobre, lentidão na execução, na decisão, passes disparatados, 2 ou 3 jogadores a serem batidos facilmente com demasiado frequência sempre que o adversário punha alguma pressão. Há claramente falta de confiança. Como a recuperar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhando os jogos e hoje tivemos tudo para ganhar até uma pontinha de sorte ao começar a 2ª parte. Depois vem aquele erro que só estranha quem não acompanha o FCP. O Pepê tantas vezes fez aquilo que algum dia tinha de dar barraca. Foi hoje. O 2º golo é outro erro. O jogador que vai com a bola vai à procura de quê? Fintar? Não. Vai à procura da melhor posição, melhor ângulo para rematar e deixam-no encontrar? Ninguém sai em cima dele? O Fábio Vieira fica a ver. Podemos discutir a organização de jogo, a forma como a equipa defende e ataca, como trabalha os lances de bola parada, quem deve entrar de início, quem deve sair e entrar durante o jogo. Agora se uma equipa comete erros destes fica difícil. Hoje era jogo para ganhar, independentemente da exibição e isso foi possível.

      Eliminar
  5. O momento é mau. Está difícil dar a volta mas, independentemente de tudo não há que poupar os jogadores...coitadinhos , eles estão lá dentro e não é o treinador que diz ao Diogo Costa para aos 10 segundos fazer um lançamento com os pés que deu origem a um contra-ataque que, felizmente estava em fora-de-jogo muito pequeno; não foi o treinador que disse ao Pêpê para ter aquele erro colossal ; não foi o treinador que disse, por exemplo ao Fábio Vieira para não evitar o remate do extremo do Anderlecht que já tinha mostrado o que fazia . Assim não vale ! Qualquer equipa que jogue contra nós sabe que se o FCPorto se adiantar no marcador é certo e sabido que, no mínimo, vai empatar ; é só forçar um bocadinho... Pensava eu que, até ao final do ano, a coisa melhorava e em Janeiro com uns pequenos ajustes tudo ficava no seu lugar... Não esperava este descalabro e tenho dúvidas, agora, que tal se vá concretizar . Se assim não fôr, em Janeiro temos mesmo de começar o Ano Zero !

    ResponderEliminar
  6. Futebol praticado é miserável!!
    Jogadores péssimo
    Enfim..precisamos urgentemente de mudanças sobre isso não duvido

    ResponderEliminar
  7. Boas noites.
    É, na verdade pouquíssimo futebol.
    Para mim , vejo que há muitos jogadores a dar toques a mais na bola.
    Outro reparo,pouco coletivo, quando temos toques a mais, caso da última jogada o GB podia ter feito melhor, nem que fosse passar ao colega em boa posição, bem rematou para o GD.
    É o que temos.

    ResponderEliminar
  8. Creio que vai ser um ano perdido, se VB sair, quem vier não fará milagres, não me acredito em grandes melhorias, há que assumir, fazer o melhor possivel no campeonato e criar projeto já, para preparar bem o próximo ano. Vamos penar... Estou verdadeiramente negativista, oxalá me engane!!!

    ResponderEliminar
  9. Assim não vamos lá. Com jogadores atrasados mentais ou que pensam que são grandes craques mas só fazem merda com a bola nos pés e sem ela não fazem nada, estamos tramados. O treinador tem que se impor, alguém tem de dizer ao Pepê, que se ele voltar a fintar em local proibido não volta a jogar tão cedo. Fez uma vez, deu golo do Anderlecht e passado um bocadinho estava a fazer outra vez. É preciso ser-se mesmo muito burro. Também por isto, prefiro de longe vê-lo a médio ofensivo, fica muito menos perigoso para a própria equipa. O Gonçalo Borges, se alguém oferecer metade do que foi oferecido por ele no início da época, é despachá-lo já em Janeiro. Tem a mania que é craque mas só faz merda com a bola nos pés e sem ela, olha, e não faz nada.
    Já esbanjámos na Liga Europa, 5 pontos nos últimos minutos dos jogos: 2 com o MUnited, 1 com a Lázio e agora + 2 com o Anderlecht.
    Sem termos jogado + nada do que jogámos, sendo apenas concentrados e focados até ao apito final, devíamos ter 10 pontos e estarmos numa posição tranquila para ficarmos nos 8 primeiros. Se não for o treinador, a estrutura tem que pôr cobro a isto. A altura do carinho já passou, agora é a altura do chicote. Isto ou vai ou racha, não pode é continuar assim.

    ResponderEliminar
  10. O problema número um do Porto é este, "Após 20 jogos esta temporada, o FC Porto já soma 23 golos sofridos". Desde o início do campeonato, que qualquer equipa nos cria oportunidades de golo. Enquanto no início tivemos a sorte de não sofrermos golos, a sorte acabou. Uma equipa grande que defende mal, é uma equipa que será intranquila. Enquanto não resolvermos isso não há hipóteses.

    ResponderEliminar
  11. Um mau treinador faz dos bons jogadores, maus. O pepê tem sido exemplo disso.
    Marcar primeiro e depois ter medo de jogar e não matar o jogo?
    Que Porto é este? Meter o Borges? Chega, sr Bruno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não brinques comigo. Há quento tempo ando a qui a dizer que o Pepê faz asneiras atrás de asneiras do mesmo tipo quer fez hoje? Define mal, assiste mal, falha golos cantados, anda com a bola a até a perder, o anterior treinador até achava que o lugar dele era defesa direito e vens dizer que o Pepê, este Pepê é culpa do treinador? Só podes estar a gozar

      Eliminar
    2. Meu amigo, isto já não é de agora. Todos reconhecemos que o Pepê é acima da média, pelo menos criativamente. Tem é sido mal treinado, por treinadores fracos na vertente ofensiva, na minha opinião. Quem treina a finalização afinal?

      Eliminar
  12. Boa noite.

    Independentemente se jogamos melhor ou pior, acredito que é um bloqueio mental da equipa.
    Pode ser resultado dos jogadores não acreditarem no discurso do líder(VB).

    Na minha opinião os jogadores vêem no VB uma continuidade com o passado, e isso gera cansaço mental e descrença.

    No início de época n se notava porque há sp aquela pica de começar de início e. Esperança de começar de novo e fazer diferente. Mas que se vem a esfumar com o tempo.

    Se repararmos este erros e futebol tb eram apanágio também com o antigo treinador( Ok, a atitude competitiva era outra)

    A linha vermelha para VB deve ser a qualificação para a próxima fase da liga Europa(Janeiro), e ir ganhando no campeonato todos os jogos até lá.

    Da nossa parte temos que tentar ser racionais e apoiar neste a fase.

    ResponderEliminar
  13. Espero que no próximo jogo a equipa se apresente em melhor nível...este foi mais um jogo para recordar e tirar ilações... .

    ResponderEliminar
  14. Caro DVP e Amigos:
    Voleibol - FCPORTO vence por 3xo o Calcit Kamnic da Erlovénia e faz história na liga dos campeões: PRIMEIRA VITÓRIA!
    Foi um jogo brilhante que me alegrou e amenizou a tristeza do jogo de futebol que comentarei mais tarde.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Não pude ver o jogo, por isso vou não comentar o jogo.
    Só queria realçar um pormenor que me fez perder muita esperança que VB possa estar no caminho certo: a entrada de Octávio.
    Não quero pôr em causa o jogador, mas o significado desta alteração, para mim, é que VB continua a acreditar que os problemas da equipa são individuais, que a equipa é completamente vulnerável defensivamente por causa da prestação individual de um qualquer defesa.
    O que tenho visto são posicionamentos constantemente errados e uma equipa raramente preparada para o momento de perda de bola, daí que os erros individuais tornam-se facilmente fatais porque a equipa nunca está preparada para isso.

    ResponderEliminar
  16. O FCP tem que sentir satisfeito com o empate, porque teve a sorte do jogo que não soube aproveitar, depois de estar a ganhar por duas vezes.
    O penalti para mim não existe, eu marcava falta contra o Porto, nem isso lhes deu mais vontade, mais força.

    Os erros continuam a ser os mesmos, como sofremos os golos, e a reação depois de estarmos a ganhar ou perder, continua a não haver garra, parecem baratas tontas.

    O treinador depois de fazer o discurso à CS, só mostra que não consegue passar a mensagem aos jogadores, ou então, não é treinador para o FCP, mas entendo o porquê da oportunidade que AVB lhe deu quando o convidou. Penso que é muita areia pra camioneta dele.

    Há jogadores que têm que ser vendidos em Janeiro e trazer outros se possível que tragam um pouco de mais qualidade á equipa.

    ResponderEliminar
  17. No jogo de hoje apesar da exibição sofrida, ficou provado que o problema é alguns jogadores não terem capacidade para jogar numa equipa candidata a vencer títulos. Será que vão ter essa capacidade? serão que vão melhorar? Quanto a Pepê já desisti de ter esperança, em 10 jogos faz 1 bom, 1 péssimo e os outros 8 assim-assim, é impossível ter no plantel um jogador inconstante como ele. Namaso tem culpas 2º golo adversário ... uma abordagem infantil - para não dizer pior - ao lance e deixando o adversário livre com a bola.
    Pode custar aceitar isto, mas na minha opinião temos jogadores no onze inicial que nem no banco de suplentes dos nossos rivais tinham lugar, e isto define a nossa situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pude ver o jogo em directo, e no resumo que passou na TV parecia-me o Namaso no início lo lance, mas não, era o Gonçalo Borges, mas tal não invalida o que disse sobre o valor do jogador em questão.

      Eliminar
  18. Duas vitórias importantes do FCP, hoje: na liga dos campeões de vólei feminino e na liga dos campeões de hóquei.
    O futebol tem que voltar às vitórias na segunda-feira, ande por onde andar, mesmo com nomeações de árbitro/var FDP, como é costume. Só espero é que os imbecis que assobiam por tudo e por nada e ajudam a equipa adversária em vez do FCP, fiquem em casa. Quem desajude já há demais.

    ResponderEliminar
  19. Também no passado tivemos momentos complicados a nível de exibições e de resultados. O Manuel Vila Pouca já viveu e passou por tal situação e nem sempre o problema é o Treinador. Alguns exemplos, com o André Vilas Boas, em 2010, depois da derrota caseira com o Nacional da Madeira para a Taça da Liga e os jogos seguintes com exibições sofríveis, e lá teve ele de usar o discurso da "se querem ópera...", com o Jesualdo e as derrotas com Naval, Leixões e 3/4 jogos com exibições fracas, mas no final da temporada ganhamos Taça e Campeonato.
    Indo mais longe: em 1985/86, no final da 1ª volta do campeonato, íamos em 3ª atrás dos rivais com menos 2/3 pontos (na altura as vitórias valiam 2 pontos), algumas exibições sofríveis e maus resultados, já tendo jogado nas Antas com os rivais, a perspectiva de irmos a Lisboa para os 2 clássicos e de lá trazer 2 derrotas, já havia adeptos a exigir que se “despachasse o Artur Jorge”, que “ele não dava mais”, e “agora vai ser sempre a cair”, apesar de uma eliminação injusta face ao Barcelona para a antiga TCCE, e apesar da anterior época 1984/85 de grande nível. Pois Artur Jorge não foi despachado, e no final lá fomos campeões nacionais e, passado 1 ano, europeus em Viena.

    ResponderEliminar
  20. Na minha opinião Vítor Bruno ainda tem margem de manobra para ser Treinador para o nosso Clube, porque esta fase poder ser passageira e podemos voltar a ter melhorias, embora eu reconheça lacunas no plantel que não permitem grandes esperanças ou ilusões.
    Mas saindo VB, quem íamos buscar? Neste momento não temos € nem estatuto desportivo - por muito que custe a alguns admitir isto - para atrair treinadores já feitos e com palmarés internacional. Ainda houve me disseram para irmos buscar o Luís Castro. Como? Ia ele aceitar enfiar-se agora aqui e sem ganhar milhões? É preciso ter os pés assentos no chão.

    ResponderEliminar
  21. Muita gente com falta de qualidade! O treinador tem a sua dose de culpa, mas a qualidade não abunda! A juntar a isso, uma enorme falta de liderança dentro do campo. Já ultilizamos 3 ou 4 duplas de centrais e todas elas metem medo. Pensar que vamos pagar 17M por um jogador como o Perez deixa-nos a pensar. Vem uma fase com jogos acessíveis, que a equipa possa anímicamente recuperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não há qualidade a muitos anos, não é de agora. Há muitos anos que os planteis andam a ser enfraquecidos, não há milagres.

      Eliminar
  22. Falando agora de outro tema que, para alguns, é importante para as vitórias e para o sucesso dentro do campo: o “Sobrenatural”, “paranormal” ou o nome que lhe queiram dar. Falando mais simples: em bruxedos e feitiçaria. Recuando até aos tempos de um indivíduo de nome Delane Vieira, que “prestou serviços” para o Clube.
    Olhando para os jogos desta Liga Europa, o azar que tivemos em sofrer o golo do Man United nos instantes finais, o golo injusto da Lázio já nos descontos quando até fizemos um jogo razoável e podíamos ter sido nós a fazer o golo da vitória, o golo hoje do Anderlecht quando estávamos a caminhar para a vitória, temos de reconhecer que a sorte não quer nada connosco e o azar tem batido à porta.
    Certa vez contaram-me que o Artur Jorge se foi banhar, numa noite de luar, numa praia de Espinho ou Gaia, de roupa interior ou mesmo nu, para afastar os maus espíritos e trazer as vitórias para a equipa. Por muito incrível que esta história possa parecer, a pessoa que ma contou tem credibilidade.
    Portanto aqui fica a minha humilde sugestão, por muita patética que possa ser para alguns - aos responsáveis do Clube: trabalhar o lado “espiritual” do jogo, ou seja, usar bruxedos.
    Como disse alguém “eu não acredito em bruxas, mas elas existem”.

    ResponderEliminar
  23. Caro DVP:
    A péssima situação financeira que foi herdada por AVB obrigou a que tardiamente fossem adquiridos reforços de qualidade indexada á média baixa não sendo devidamente colmatadas as saídas. Daí o facto de sempre ter evocado a necessidade de tolerância, união e apoio perante dificuldades que iriam aparecer.
    Não há treinador que resista a desplantes de jogadores que consentem o esbanjamento duma vitória.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Completamente desiludido com esta equipa....parece que jogamos contra o Liverpool ou o Real Madrid...levamos um banho de futebol...não jogamos nada...e o pior é que podíamos ganhar assim sem saber como... é incrível como não somos capazes de guardar um resultado.em fim espero que ganhamos na segunda feira senão...

    ResponderEliminar
  25. Caro DVP,
    Não vou comentar porque não vi o jogo mas parece que a juntar à falta de confiança dos jogadores e dos erros individuais, a nossa organização continua a ser fraquinha. Eu insisto que não entendo qual o modelo de jogo que temos. Depois há o lado da comunicação que piora a cada intervenção. Estou a ver a coisa muito difícil. O ambiente na próxima contra o Casa Pia vai ser pesado!

    ResponderEliminar
  26. Bom dia
    Percebo muito pouco de Futebol, mas interesso-me pela mente humana. Vi o jogo do Porto e tenho visto alguns desta fase negra porque a Equipa está a passar e a conclusão que tiro é que, no momento, o que está a fazer mais falta para que a equipa pratique melhor futebol e ganhe jogos é um bom Psicólogo!
    Cumprs e vamos acreditar que esta é uma fase que vai passar....e não é com lenços brancos a acenar aos jogadores e treinador!

    ResponderEliminar
  27. Só consegui ver o jogo a partir do primeiro golo do Anderlecht. O que vi foi um FCP a jogar sobre brasas, com o coração mas sem cabeça, sem organização, sem crença.

    A verdade é que a equipa teve uma série de bons jogos após o jogo com o Manchester mas após a derrota com a Lazio entrou numa espiral negativa e não está a conseguir sair.

    Vitor Bruno perdeu-se no discurso, perdeu-se na organização, perdeu-se na relação com os adeptos e acredito eu, na relação com os jogadores.

    Não quero estar a exagerar mas pela postura de VB, os jogadores como que se sentem demasiado protegidos e repetem posturas negativas para a equipa.

    Fábio Vieira é para mim o expoente máximo deste problema. Ainda ontem, entrou, marcou e após esse momento, viu-se novamente um jogador preguiçoso e com postura de vedeta. Nunca fui apologista da postura de SC mas nem oito, nem oitenta.

    Eu também quero acreditar que VB seja solução mas, sinceramente, não o vejo com capacidade de dar a volta e trazer entusiasmo aos jogadores e aos adeptos. Espero estar enganado.

    Eu se fosse AVB nesta altura tomava a decisão de o substituir. De forma a aproveitar todo o trabalho feito fora de campo, é um risco enorme o fosso que se está a criar entre a equipa e os adeptos. É preciso mexer e não deixar cair a equipa neste marasmo.

    Nesta altura a equipa está descrente, o treinador está descrente, os adeptos idem e a estrutura e presidente, de igual forma.

    Não há varinha mágica mas um nome forte para treinador parece-me, nesta altura, essencial para o projeto. Quem? AVB saberá melhor que eu, concerteza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo consigo caro Mário. A equipa está doente, muito doente.

      Eliminar
  28. A nossa defesa é, desculpem-me a expressão, uma anedota. É certo que os erros individuais como o do Pepê também não ajudam, mas eu vejo esta equipa a defender e apetece-me arrancar os cabelos. Aquela entrada em jogo é um desastre. Qual é a ideia de o GR bater a bola na frente e o central começar a correr que nem um louco para a linha de meio campo? A sorte é que o jogador belga estava fora de jogo senão tínhamos começado a perder aos 15 segundos. Do 1-1 estamos conversados. E o que dizer do 2-2? Aquele Amuzu fez a mesma jogada N vezes e não há ninguém que o impeça de levar a bola para o melhor pé? A equipa não é competitiva nem concentrada. Depois do 2-1 tínhamos que cerrar fileiras, ser agressivos no desarme, não dar 1 milímetro aos jogadores do Anderlecht para chegarem perto da nossa área. Mas deixamos sempre que isto nos aconteça. É desesperante. Nunca vi o FCP sofrer tantos golos nos últimos minutos como esta época.

    Dói ver o FCP assim e espero que segunda-feira signifique o regresso às vitórias senão fica complicado para todos.

    ResponderEliminar
  29. Caros DVP e demais Portistas do Tasco,

    mais uma frustração. Já não me ocorre muito mais do que dizer: enfim.

    De facto com erros de palmatória a este nível é muito difícil ganhar o jogo. Quando fizemos o 2-1 pensei: grande DVP que tinha fé que este jogo fosse como o do Shaktar aqui há alguns anos. Mas a verdade é que logo a seguir se viu a falta de capacidade dos jogadores para lidarem com este momento difícil e segurarem o resultado.

    Quando se pedia que tentássemos ter bola para meter gelo no jogo, logo na primeira bola que recuperamos há um chutão para a frente sem qualquer nexo.

    Mas neste jogo, tal como com o Bodo, parecia sempre que eles eram mais rápidos, mais fortes e mais capazes de ganhar duelos, fosse no físico, fosse na técnica. Assim é difícil. E na verdade nem achei este Anderlecht nada de especial. Não pareceu melhor que o Bodo e que o Hoffenheim. E claramente não é melhor que nós.

    A equipa desconfia da própria sombra. Isso nota-se quando tentamos pressionar. Nós não agimos, nós reagimos. Chegamos sempre tarde, ficando demasiado longe para sequer incomodar quanto mais roubar a bola.

    Pêpê...que diarreia mental. Mas foi só mais uma. Sempre fez isto. quer resolver tudo em condução de bola quando ali atrás não se pode facilitar. Mas não foi o único a meter os pés pelas mãos. O Otávio voltou igual, o Nehuen no segundo golo e não só perda a bola quase sem pressão, os nossos médios e atacantes tiveram falhas técnicas que os fizeram parecer jogadores amadores...enfim.

    Achei também que estávamos completamente rebentados fisicamente no fim, principalmente Moura, Varela e Nico. Custa-me a entender que não se arrisque a entrada do Vasquinho. Pior não fazia de certeza.

    Vai ser difícil sair desta fase. Só há uma forma. Fazer uma sequencia de vitórias. É começar já com o Casa Pia. O que, da maneira como estão as coisas, pode ser complicado.

    Numa coisa concordo com o treinador, nestas fases os erros normalmente dão golo. Mas com erros destes o anormal era não dar.

    De resto como ponto positivo vi o triângulo a meio campo ser invertido, a sermos mais cautelosos a defender e creio que controlámos o adversário,pois apesar de muitos erros eles não tiveram muitas oportunidades de golo. E também positivo é que o apuramento para o playoff é mais do que possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, não vejo a inversão do triângulo como um ponto positivo, por não termos permitido muito ao adversário. Percebia se o adversário fosse um colosso.

      Não nos podemos esquecer que do outro lado estava o 4 classificado da liga Belga, a 8 pontos do primeiro lugar, rodou alguns titulares (pelo menos 3) e ainda assim para além dos 3 golos que nos fizeram, criaram 2 grandes oportunidades de golo.

      Por outro lado, apresentando aquele meio campo ficamos sem capacidade para jogar, a equipa fica limitada ao contra ataque. 3 médios de características mais defensivas que ofensivas, 2 alas que só apostam na vertigem e Samu sozinho na frente.

      Eliminar
    2. Alexandre F.,

      os elementos que compõem o trio é outra questão. Eu ontem dei por mim a pensar se não seria melhor jogar o Nico a 6. O desespero é tanto que só apetece mudar tudo pois parece que nada funciona. Mas Varela e Eustáquio para mim são dois 6. Ficará sempre curto. Assim como Grujic.

      A verdade é que neste momento qualquer equipa parece um colosso para nós. Houve momentos em que eles pareciam o Liverpool a trocar a bola. Porque nós chegamos sempre tarde e somos facilmente ultrapassados no 1x1. Pareciam cansados e com mais peso nas botas.

      Eu não vi a parte inicial do jogo, comecei a ver pouco antes do nosso golo. Portanto posso ter ideia errada de que eles não criaram assim tantas oportunidades. Não vi o tal golo anulado mas pelo que parece foi perda de bola nossa. E a sensação que tenho é que o maior perigo deles era quando nós perdíamos a bola. Porque em organização defensiva senti as linhas mais juntas em alguns momentos dando-nos mais tranquilidade. Daí ver isso como um ponto positivo neste jogo.

      Eliminar
  30. O treinador deve ter, além do conhecimento técnico e metodologia de treino, entendimento profundo e intuição da psicologia do jogador. Saber ler nas entrelinhas as pequenas e grandes atitudes, o empenhamento, o foco, os maneirismos, a linguagem corporal, no treino e no jogo e tirar daí as ilações para exercer as suas competências na correção das deficiências e no melhoramento da performance. Por isso é que eu digo que quando vemos os mesmos erros e asneiras serem repetidos incessantemente, mês após mês, jogo após jogo, podemos concluir pela certa que a mensagem do treinador não está a passar, ou pior, que o mesmo não deteta, ou atua sobre as deficiências encontradas no jogador e na equipa. O mesmo, exemplo recente, quando se elogia a atitude de um jogador que abandona a sua jogada, (ao invés de manter a atitude e o foco que a alta competição exige em todos os momentos) por ver um adversário cair, com frases como " Um hino ao futebol" está-se a passar a ideia ao plantel que mais vale perder e ser-mos "boas pessoas" que ganhar sobre a adversidade alheia. Atitudes que muito agradam aos nossos adversários mas só nos prejudicam.
    Tudo isso passa para os jogadores o sentimento insegurança, falta de crença e de confiança no líder e vem demonstrar a impreparação do mesmo para as exigências da alta competição.

    ResponderEliminar
  31. Agora, vamos andar com a lenga lenga, sempre que fazemos merda de "Temos que levantar a cabeça".

    A ideia de Diogo Costa ser capitão não cabe na cabeça de ninguém, não há um verdadeiro capitão mais próximo do arbitro para fazer pressão, tem-se notado muitas vezes esse lacuna.

    VB diz, que ele não vai ser o problema, portanto está nas mãos do AVB e de J Costa dois ex treinadores que sabem melhor que ninguém o porquê do que se está a passar. Há que resolver o problema.

    Nota-se na equipa, que há ali qualquer coisa que não bate certo, porque os erros são sempre os mesmos. Será que a mensagem de VB não passa ou há mais qualquer coisinha!

    A LE parece ser uma miragem temos tido um comportamento que não está nos pergaminhos do FCP. A Taça de Portugal já foi, a da Liga vamos ver, o Campeonato pelo andar da carruagem e olhando á duas equipa da 2ª circular será muito difícil. Se não formos á LC lá se vão milhões, a um clube em crise financeira péssima.

    ResponderEliminar
  32. Ontem parece-me que ficou claro que VB está á deriva. Basta olharmos para o 11 inicial, vai tirando e metendo jogadores no 11 de forma aleatória na esperança de que como por magia os que entram sejam capazes de resolver os problemas da equipa.

    Isto demonstra que nem o próprio percebe muito bem de onde surgem os problemas, mas é mais do que claro que o problema é coletivo. Pior, 5 meses após pegar na equipa, VB alterou o esquema tático mais uma vez, jogando ontem num 4-3-3 clássico, com o Varela como trinco e Eustáquio e Nico como interiores (digo mais uma vez, ainda não vi nenhum jogo em que estes 3 jogassem em simultâneo e tivéssemos feito uma boa exibição).

    Já muito se falou aqui de que todos os treinadores passaram por fases más, o próprio Amorim que hoje é aclamado também teve fases muito más. Mas mesmo nos maus momentos, manteve os seus esquemas táticos e as suas ideias de jogo porque acreditava nelas e tinham convicção que resultariam. Quando se anda constantemente a alterar é sinal que nem o próprio está seguro das suas ideias e isto passa para os jogadores.

    É verdade que podemos ligar esta derrota diretamente a um erro individual grosseiro de Pepê (vai ter o mesmo castigo do Otávio? Duvido!), mas não seria a vitória, derrota ou empate que mudaria a minha opinião reativamente ao jogo.

    Uma equipa demasiado conservadora, quer na sua estrutura quer na atitude em campo e nem com a sorte do jogo a proteger-nos (como já nos aconteceu algumas vezes), conseguimos aproveitar.

    De resto não há nada nesta equipa em que nos possamos agarrar para ter um pouco de esperança no futuro. Não defende bem , não ataca bem, não parece bem fisicamente, não apresenta uma identidade de jogo. A maioria dos jogadores parece pior agora do que no inicio da época, sendo os casos mais flagrantes Samu e Moura.

    A própria comunicação do VB tem ido ao encontro das exibições em campo, cada vez piores. Se na antevisão ao jogo disse coisas como "o Porto nunca ganhou ou marcou aqui" "tudo nos acontece", "queremos ganhar mas não é nenhum drama", "a liga europa não acaba amanhã, há mais jogos" ou "têm de aparecer novas lideranças no balneário".

    No final do jogo ainda se sai com frases destas "o futebol está a ser demasiado cruel conosco". Como, em quê? Falta um discurso corajoso e audaz que galvanize os jogadores e não um que os esteja constantemente a desculpar, ás vezes até antes das coisas acontecerem.

    Basta olhar para o Benfica e ver a diferença de rendimento dos jogadores com Schmidt e com Lage. E o Lage é um treinador muito limitado, mas bastou uma alteração na comunicação e colocar as peças nos sítios certos para as coisas melhorarem.

    Espero estar redondamente enganado, mas isto mais cedo ou mais tarde vai acabar em divórcio.

    ResponderEliminar

  33. É de La Palisse: uma equipa que joga bem está sempre mais próxima de ganhar. Mas há momentos que, por tudo que está em causa, e está tanta coisa em causa, o mais importante é ganhar, seja de que maneira for - não deixa de ser curioso que muitos que no passado recente e depois de exibições fracas, umas atrás das outras, mas o FCP vencia, batiam constantemente na tecla, o importante é ganhar, quem quiser ópera que vá ao Coliseu, agora não se contentem com nada. Era esse o espírito para o jogo de ontem. Sem jogar muito e cometendo erros de equipa de regional - logo no 1° minuto uma Diogada ia saindo cara -, o FCP chegou a vantagem. Depois, sem grande qualidade de jogo, foi mantendo a vantagem sem grandes sobressaltos, não aproveitou bem as saídas, quando aproveitou e conseguiu colocar no espaço livre e o seu avançado no 1×1, com possibilidade de criar oportunidades de golo, Samu embrulhou-se, atrapalhou-se, apareceu na pior versão Marega. Ao intervalo sem ter brilhado, a vantagem era justa.
    Na 2ª parte, logo no início, tal como aconteceu na 1ª, defesa a dormir, só não foi golo por milagre. Esse lance devia ter despertado a equipa, mas não. Pepê, esse jogador "novato" e que já está há 4 anos no FCP, passados apenas 4 minutos, repetiu aquilo que tantas vezes faz: andar a fintar numa zona proibida, junto à área, perdeu o tempo de soltar a bola, foi desarmado, golo do Anderlecht, um autêntico murro no estômago.
    Se uma equipa moralizada, confiante, a jogar um futebol de qualidade, ficaria abalada, muito pior uma equipa pressionada, nervosa, sem confiança e que joga sobre brasas. Mas aos poucos a equipa foi-se recompondo, não sendo brilhante, mostrava que podia marcar. Depois de Samu, ao contrário do que tinha feito na Noruega e frente ao Manchester, em que foi ao encontro da bola, antecipou-se e marcou de cabeça, desta vez ficou à espera que o guarda-redes falhasse, não atacou a bola, gorou-se uma boa oportunidade. Mas o golo da vantagem portista veio aos 83 minutos. Era preciso segurar fosse como fosse. Não foi possível. E não foi possível porquê? Por culpa de mais um erro básico, inadmissível em jogadores do FCP. O jogador que tem a bola vai dizendo o que vai fazer. Não vai fintar, criar um espaço pelo meio dos defesas. Não, vai interiorizando, procurando o melhor ângulo para rematar. O que fazem os jogadores do FCP? Em vez de lhe caírem em cima, ou pelo menos lhe fecharem aquela possibilidade de remate, deixam-no fazer exactamente o que quer, encontrar o momento ideal e rematar para golo. Ele rematou e marcou um excelente golo e assim se esfumou uma vitória que não resolvendo tudo, pelo menos ia aliviar a pressão, dar alguma confiança a todos os que fazem parte do grupo de trabalho.
    Continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No segundo golo o problema é criado na perda de bola no passe de Neum Perez para Gonçalo Borges.

      Eliminar
  34. Continuando: Podemos dizer que a equipa está mal organizada, não é compacta, não domina os processos ofensivos e defensivos, não sabe controlar o jogo, o treinador escolhe mal o onze, faz mal as substituições, os lances de bola parada são um desastre, o discurso é teórico, redondo, muita parra e que resulta em pouca uva. Certo. Mas se acharmos que a culpa é só do treinador, que jogadores que não são capazes de perceber o óbvio, o básico, aquilo que se aprende na formação, no amador ou no regional, não têm culpa nenhuma, o mal é exclusivo de Vítor Bruno, então vamos passar mal, vamos voltar ao tempo em que o FCP não ganhava nada, apenas era campeão na troca de treinadores.
    Para além disto trocar Vítor Bruno e depois? Assumimos que a época está perdida, vamos preparar a próxima? Quem vem? Um treinador de topo, caro e exigências acima das actuais capacidades do FCP? A situação do FCP não está para brincadeiras, é preciso bom senso, nervos de aço. O FCP vem de uma época onde teve uma excelente prestação na Taça de Portugal e digna na Champions League, mas no campeonato fez um campeonato muito mau, ficou a 18 pontos da liderança, na Taça da Liga nem à final-four foi, ficou atrás do Estoril.

    Cada um dirá e fará aquilo que quiser, tomará as posições que entender. Este sócio do FCP, portista de sempre e para sempre, confia agora, como sempre confiou no passado, em quem dirige o FCP para tomar as decisões indispensáveis para defesa dos superiores interesses do FCP - é quem está lá que tem de avaliar tudo, desde a qualidade do trabalho diário, até à relação com os jogadores, passando pela exigência para com quem não tem a noção da responsabilidade que é vestir de azul e branco. Este portista, agora como no passado, não pede a saída de treinadores a meio da época, a não ser por razões muito fortes. Falta de respeito à Instituição, aos dirigentes ou aos associados. Assim, apoio ao treinador, não um apoio acrítico, critico, mas respeitoso, construtivo e objectivo, mesmo com a consciência de que os treinadores são sempre os elos mais fracos. Ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua conclusão.
      Acrescento apenas, que me parece que os jogadores estão com o treinador.
      Sendo assim, é possível dar a volta por cima.
      Mas para avaliar isso, melhor que ninguém, o AVB foi treinador.

      Eliminar
  35. Eu também concordo que o treinador não deva ser substituído prematuramente a meio da época. Só desejo ardentemente que ele consiga aprender e evoluir alguma coisa durante a caminhada.

    ResponderEliminar
  36. Contra mim falo....naltura achei que seria a melhor opção a contratação do VB não me custa dize lo....mas como todos nós, já erramos, e o AVB enganou se. O que fazer? mudar por diversos motivos: Dar um discurso diferente a equipa e a todos nós, dar confiança ao jogadores....quando ouço o treinador adversário dizer uma verdade que é o fc porto estava com medo não disse nenhuma mentira, alias verificou se na luz e em moreira de conegos...e na segunda irá voltar acontecer porque a equipa esta sob brasa e o timoneiro já não consegue dar a volta a situação...daí eu dizer que é uma questão de tempo....será que não há alternativa em carteira??? não acredito tem que haver

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde. O maior problema e está à vista de todos é que passados meses desde o início da época (e convém relembrar que o treinador já é da casa há muitos anos) não há qualquer melhoria na equipa. Quando assim é o responsável principal tem que ser o treinador. O futebol mudou muito. Antigamente quem fazia a diferença eram os jogadores. Hoje essencialmente é o treinador. Espero que a mudança seja rápida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai os treinador é que fazem a diferença? Uau, estou sempre a aprender. Os treinadores podem ser muito bons, escolher os melhores, as melhores tácticas, fazer tudo bem, mas se os jogadores dentro do campo falharem e falharem grosseiramente, não há treinador que resista. O Guardiola deixou de ser bom treinador, para mim o melhor de todos? Não. O que acontece agora no City é que os jogadores têm falhado e já vai em várias derrotas seguidas, no último a ganhar 3-0 a pouco tempo do fim permitiu que o Feyenoord empatasse.
      Mas não chega dizer, treinador sai. Não, é preciso acrescentar mais coisas. Já as referi no comentário anterior, não vou perder tempo a repetir... até porque para alguns seria pura perda de tempo. Registo o facto de o post do Dragão de Ouro ter 22 comentários, este já vai na meia centena e tanta gente nova...

      Eliminar
    2. Vamos aguardar, espero que acrise passe e que não venha a ladainha 'Há que levantar a cabeça ' tudo que comece a ser de mais cansa.
      De alguém é a culpa menos da bola, a redondinha essa só leva pontapés.

      Eliminar
    3. Fazem e muita. Quando não há evolução. Não acha que com um treinador competente estávamos melhor? Essa é a questão. Eu tenho a certeza que sim. O problema não apenas as falhas individuais. O problema é que não há estratégia, não há competitividade, não há raça.
      Não tenho qqer dúvida que, com o Vítor Pereira (por exemplo) nunca sofreríamos a quantidade absurda de golos que sofremos

      Eliminar
    4. Desculpem não quero bater na ceguinha, mas o povo tem sempre razão quando diz: Que a culpa nunca morre solteira--Se não é do cu é das calças...

      Eliminar
  38. Pela lógica de grande parte do universo portista, o Guardiola ou o Ancelloti já deviam estar no olho da rua há algum tempo. Com os 2 plantéis + valiosos do mundo, craques em todas as posições, e o MCity vai em 5 derrotas consecutivas + um empate com enorme sabor a derrota, e o RMadrid está na última posição do playoff da Champions (24° lugar), com 3 derrotas em 5 jogos, e leva malhas de 4 no campeonato, em casa, do Barcelona. Estes gajos são uns nabos, pelos vistos (embora sejam 2 dos melhores treinadores de sempre), o melhor era pô-los a andar. Mas não, vão continuar de certeza, apesar das respectivas equipas estarem a falhar rotundamente (e nem sequer têm a desculpa de serem novatos como o VB).
    No caso do FCP, salta à vista, que + do que pelo futebol jogado, empatou-se (e não perdeu-se, como já tenho lido num ou noutro comentário) por causa de parvoíce e faltas de empenho individual gritantes, que nada têm a ver com o futebol jogado. O FCP até podia ter jogado um futebol fantástico e essas falhas individuais gritantes terem acontecido na mesma com as mesmas consequências. Falhas individuais completamente evitáveis, que se repetem jogo após jogo, são inaceitáveis, e o remédio não é despedir o treinador. É chamar os jogadores à pedra. Deixar-lhes bem claro, de forma severa, os erros inaceitáveis, e que se voltarem a cometê-los vai haver consequências duras para eles. Onde é que está a lógica de fazer um treinador pagar por aquele passeio imbecil do Pepê agarrado à bola em vez de a passar, atrasar para o gr ou dar-lhe um chutão lá prá frente ou pela linha lateral? Quem tem de ser metido nos eixos é o Pepê, que anda a fazer isto há anos porque era um dos meninos bonitos do SC. Ou pára com isto ou vai para a bancada. E o Gonçalo Borges e o Fábio Vieira a mesma coisa: como é possivel o FCP estar a lutar pela vida, num contexto terrível de resultados adversos consecutivos, o jogo estar quase a acabar, e eles terem aquele comportamento langão no lance do 2° golo do Anderlecht? E ainda por cima estavam frescos, tinham entrado há muito pouco tempo. Não tenho dúvidas, que se eles tivessem tido um mínimo de brio profissional naquele lance, o FCP não teria sofrido o 2° golo.
    Se alguns jogadores continuarem assim, com momentos de autêntico atraso mental e de total falta de comprometimento com a equipa, com outro treinador vamos continuar a ter os mesmos problemas. Estes jogadores têm de ser metidos nos eixos, independentemente do treinador. + inteligência, + empenho e menos choraminguice digna de calimeros, é o que é preciso, e tem de ser já. A estrutura tem de actuar, tem de apoiar e guiar o treinador, que está fragilizado e é inexperiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejam o lance do 2º golo. Fábio Vieira perto e a encolher-se, quando devia e nem era preciso tanto, rasgar-se todo para não haver remate. Vejam já depois do 2-2 o Gonçalo Borges sozinho e em boa posição, não passou OK, fez bem, mas depois faz um remate que meteu dó.

      Eliminar
    2. Não vale a pena estar a comparar coisas que não são comparáveis.

      Primeiro, Guardiola e Ancelloti já demonstraram do que são capazes. O bom desempenho que já demonstraram permite-lhes ter crédito junto de direção, adeptos e jogadores, assim como transmitirem a convicção de que são capazes de dar a volta a situação. No caso de VB apenas a fé nos leva a achar que pode reverter, já que não temos nenhum indicador que nos leva a acreditar nisso.

      Segundo, quer o City quer o Real têm sido castigados por lesões. O Guardiola ainda à dias disse qualquer coisa como "devolvam-me os meus jogadores e terão o City de volta". O Real ainda neste último jogo tinha 5 potenciais titulares de fora por lesão. Que equipa não se ressentiria? Tem sido esse o nosso caso? Não.

      Terceiro, quando se vêm princípios, ideias e evolução numa equipa, é normal haja alguma paciência com o treinador. Esses treinadores que falaste são fiéis ás suas, tanto na vitória como na derrota. VB não, em 5 meses já mudou vários jogadores, dinâmicas e sistemas táticos. Quando assim é fica difícil a equipa evoluir e os adeptos confiarem que o treinador sabe o que está a fazer.

      Eliminar
    3. Para mim faz todo o sentido. E essa dos jogadores lesionados não colhe. Não é comparar o nível do Carletto e do Guardiola com o VB, isso seria um absurdo sem sentido, falta de noção. É mostrar que o mesmo treinador e os mesmos jogadores no caso do City, os últimos resultados têm sido um desastre. Foi o treinador que deixou de ser um craque? Ou são os jogadores que estão a errar muito mais que antes? Por exemplo, jogo de Alvalade. O City fez 1-0 e teve várias oportunidades claras para acabar com o jogo, o Sporting foi lá duas vezes, empatou e na 2ª parte deu cabo do City. Mas em relação ao Pep ainda faz mais sentido. Guardiola era treinador do Barça B, passou a principal, os resultados começaram a não ser o que era previsto, esteve quase a sair, se tem perdido o jogo contra uma equipa portuguesa, não me lembro se foi o Sporting ou Benfica, saía, venceu acho que por 3-1, ficou e o resto é uma história extraordinária de sucesso.

      Eliminar
    4. DVP, a história dos lesionados não colhe? Quem o diz é o próprio Guardiola e eu acho que faz sentido. Há jogadores que são insubstituíveis dentro de um plantel e é muito natural que as equipas se ressintam sem eles.

      Não há muitos Rodris, Ruben Dias, Vinicius, Rodrigos, etc no mundo, quanto mais num plantel. Estranho era se não se notasse a sua falta.

      Depois outra coisa que é óbvia é que a falta de confiança piora tudo. Eu bem sei que o Porto vai melhor em termos de exibições, os jogadores vão ficar mais confiantes e vamos ganhar jogos. Mas nos jogos de maior grau de dificuldade, quando for preciso dedo de treinador, não vamos ter.

      Sobre o jogo do City em Alvalade, para além das lesões, comentei aqui que o Guardiola por ser o extraordinário treinador que é, ninguém comenta as suas opções, mas tem muitas discutíveis e nesse jogo teve algumas, no entanto ninguém acerta sempre. Mas isso é o normal, quando se atinge o estatuto que ele tem.

      Já não me lembro do inicio do Guardiola, por isso não sei se o que o aguentou nessa altura foi os dirigentes/adeptos verem o trabalho que ele estava a desenvolver, mesmo os resultados não aparecendo ou se foi também uma questão de fé.

      Eliminar
    5. O FCP não tem sido castigado por muitas lesões, mas foi "castigado" pela saída/saída da equipa de vários jogadores experientissimos (Pepe, Taremi, Wendell, Evanilson), que vai quase dar ao mesmo. Um treinador que está a começar agora, é natural que não tenha as mesmas certezas dos que já treinam há muitos anos, e que portanto precise de mudar e experimentar muito até chegar aquilo que pretende. Bate-se demais no VB, a estratégia do bode expiatório é sempre a + fácil. O que eu como portista + quero neste momento, + ainda do que o FCP jogar a grande nível, é que comportamentos como os do Pepê e do Fábio Vieira que fizeram com que sofressemos 2 golos no jogo de ontem, deixem de acontecer, seja lá como for. O bom futebol vem depois, com estes jogadores ou com outros, com este treinador ou com outro. Mas primeiro, os jogadores têm de deixar de se comportar em campo como idiotas ou como se não tivessem nada a ver com a equipa.

      Eliminar
    6. O FCP tem 13, 14 jogadores e nesses não vejo nenhum craque. Quando falo em craques, são jogadores daqueles que marcam as equipas, fazem a diferença, decidem jogos. Quando vejo vídeos de Frasco, daquele meio-campo com Jaime Pacheco e Sousa, ou Frasco, André e Quim, até me arrepio. Os substitutos são mais fracos. O City tem 22 craques escolhidos a dedo e caríssimos.
      O FCP perdeu cinco jogadores titulares, achar que os substitutos estão ao mesmo nível e prontos a render o mesmo, para mim e atestado à minha forma de de ver futebol. Mas eu já estou a começar a achar que percebo pouco de futebol.

      Eliminar
    7. Alexandre, não sabia das queixas do Guardiola, fiquei com a pulga atrás da orelha e vendo o onze que iniciou o jogo com o Feyenoord, só posso concluir que fala de barriga cheia.
      Ederson, Lewis, Aké, Akanji e Gvardiol, Bernardo Silva, Gundogon e Matheus Nunes, Foden, Haaland e Grealish.

      Eliminar
    8. Negroni, nós não podemos quando nós dá jeito dizer que a saída do Pepe foi bem decidida porque a época passada já não foi de grande nível, cometeu erros que não prejudicaram (como expulsões) e depois noutras situações que nos dá jeito, dizer que foi uma grande perda.

      O Wendell não foi perda nenhuma que ele faz parte do plantel, não joga porque o Moura é melhor. Se tivéssemos perdido o Taremi de há 2/3 épocas seria uma grande perda, agora o Taremi da época passada que falta nos faz?.

      Dos que falaste, o único que realmente faz falta é o Evanilson, mas até aí a direção trabalhou bem e trouxe um substituto que tem estado á altura.

      Os comportamentos do Fábio Vieira ou do Pêpê são repetitivos, quando assim é, quem é a única pessoa que pode fazer alguma coisa quanto a isso?

      Eu não quero fazer ninguém de bode expiatório, mas não vou dizer coisas que não sinto. Já defendi treinadores do Porto que não ganharam 1 título, porque achei que havia ali trabalho. Quando não vejo sinais nenhuns que me possam levar a crer que as coisas se podem inverter, não vou dizer só para ficar bonito.

      DVP, concordo que faltam determinados jogadores na equipa. Falta um médio capaz de gerir os ritmos de jogo e um extremo capaz de desequilibrar em pouco espaço (um Francisco por exemplo, esse sim uma baixa de peso, mas todos sabemos que tinha de ser).

      Ainda assim, a equipa que temos é suficiente para bem mais daquilo que temos feito. Vocês acham que 5 meses não são suficientes para que os reforços já pudessem ter o mesmo ou melhor rendimento do que os jogadores que saíram. Eu acho que são, até porque a maioria dos jogadores vem de campeonatos europeus, com maior competitividade do que o nosso, não vêm da América do Sul e a bitola em relação á época passada não é de todo elevada.

      O futuro dirá quem tem razão e espero sinceramente que sejam vocês, mas não acredito.

      Eu sei que comparado com a maioria das equipas que defronta, Guardiola não tem razão para se queixar, mais isso acontece da mesma forma com VB. Na esmagadora maioria dos jogos que jogou, tinha melhor equipa que o adversário.

      Claro que o onze do City que jogou no último jogo é bom, mas tem jogadores que em circunstâncias normais quase não têm minutos na equipa e se for ver o banco de suplentes dos últimos jogos vê que as opções são muito limitadas.

      Eliminar
  39. Para eu ficar mais tranquilo o que gostava era de ouvir o treinador ou alguém da direcção vir dizer que sabe onde estão os problemas e quais as medidas a tomar, qual o plano, para os resolver. De outro modo parece que anda tudo perdido. Temos que acreditatr que as coisas têm de melhorar e rapidamente

    ResponderEliminar
  40. Concordo consigo caro DVP , a saída do treinador não resolverá nada se os jogadores continuarem a fazer merd@ , a saída do treinador é sempre a solução obvia nestes casos , afinal a chicotada psicológica impõem-se para uma parte dos adeptos , mas há plano B ??? dinheiro para ir buscar alguém ??? ou é uma solução interina como o Jorge Costa ???
    Ainda acredito neste treinador , mas obviamente que os resultados têm de começar a aparecer rapidamente , não me passa pela cabeça perder pontos no campeonato até final do ano , ou não passar a próxima fase da liga Europa .

    Falta aos jogadores agressividade , entre ajuda , saber reduzir espaço
    das linhas entre sectores , não complicar , compensar falhas , más abordagens aos lances , decisões individuais discutíveis , lances de bola parada , inteligência competitiva , mas sobretudo falta confiança aos jogadores .
    Então basicamente falta tudo á nossa equipa ...
    Vítor Bruno será o meu treinador até ao limite ...

    ResponderEliminar
  41. Deu-me para ir ver o que tinha escrito quando VB foi apresentado e foi isto:
    «Não nego, não esperava que fosse Vítor Bruno o substituto de Sérgio Conceição. Não porque não lhe reconheça capacidade, pelo contrário, sempre que foi chamado a liderar teve bons resultados, sempre que apareceu a falar teve um discurso que me agradou bastante - ainda hoje na apresentação confirmou um nível superior na comunicação. Mas porque pertencia à equipa técnica do treinador anterior; porque o processo que levou a essa saída não foi pacífico; porque pode ser olhado pelo grupo como o adjunto - tenho sempre presente aquilo porque passou Vítor Pereira quando sucedeu a André Villas-Boas.
    Dito isto, tomada a decisão por quem tem todo o direito e toda a legitimidade para tal - AVB avançou sem medo da polémica, de ameaças veladas ou menos veladas, do discurso agarrem-me senão... e ainda hoje voltou a ter muito respeito pelo treinador anterior -, importa acrescentar o seguinte:
    Desejo toda a sorte do mundo e um grande sucesso a Vítor Bruno. Pela minha parte a postura será a mesma de sempre. Quando achar que o treinador merece elogios, elogiarei, quando achar que merece criticas, criticarei. Obviamente, sempre com respeito, procurando ser objectivo e construtivo. Espero para Vítor Bruno o mesmo apoio e tolerância que teve o treinador anterior. Mas mesmo que tenha o sucesso que todos desejamos, não precisa de ser endeusado. Também não espero que Vítor Bruno passe o tempo a apontar para o emblema, apregoar portismo. Não, só quero que seja bom profissional, competente, enquanto servir o FCP, o honre, vista a camisola no primeiro dia, só a dispa no último.»


    ResponderEliminar
  42. Não gosto de me imiscuir em matérias técnicos, pois não tenho competências para o efeito, no entanto, penso que nos falta um extremo, rápido. bom no 1contra 1, e bom a centrar para alimentar o Samu, um do género do emprestado à Juventus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Samu é um pinheiro? Só rende com um Drulovic e Capucho a centrar para a sua cabeça? E essa história do emprestado à Juventus significa o quê? Que o FCP não o devia ter emprestado

      Eliminar
  43. O q vale é q estes meninos sao tao tenrinhos que nem fazer merda sabem. Basta ver os lances dos golos e a maneira como eles os encaram. O Fábito nao veio para ca para se aleijar. E esta doença é altamente contagiosa. O Gonçalito vira o cu á bola e finge que não é nada com ele.

    ResponderEliminar
  44. Estes meninos andam a pedir um conceição em esteroides. O Vilas Boas podia dar uma de estadista e falar com ele como nada se tivesse passado. E ele por esta altura também lhe deve fazer um bom desconto já que ninguém lhe pega. Pior do que tá nao fica. De certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto que é importante. Será que o Vítor Bruno mostra a esses meninos a porcaria que fazem? É duro com eles? Uma vez em conversa com um treinador do FCP disse-lhe que se tivesse que sair, saísse com a consciência tranquila de sair com as suas ideias aplicadas, sem cedências para agradar fosse a quem fosse. Cumpriu o contrato até ao fim, mas não com todas as suas ideias aplicadas. No clube que treinou a seguir já não houve concessões nenhumas e deu-se bem.

      Eliminar
    2. Com o Conceição, nos jogos com slb, Arsenal, desse género, a equipa tinha mentalidade, sabia estar em campo, mas com Estoris, Aroucas, por aí fora, não jogava nada e fazia péssimos resultados. Íamos voltar a isso, às 3 derrotas em 4 jogos com o Estoril, à exibição vergonhosa em Arouca, às vitórias arrancadas a ferros com toda e qualquer equipa pequena do nosso campeonato, fora e em casa?

      Eliminar
    3. Tem razão, primeiro que tudo ele tem de acreditar em si próprio. Mas já começo a ver muitas peças a encravar a maquina. Não sei... Eu como adepto já me vacinei à muito para passar uma fase assim ou pior.

      Eliminar
    4. Luís eu sei que o homem não é o melhor treinador do mundo mas carago,aquela eliminatória com a Juventus do Ronaldo esverdeado ainda hoje me sabe bem.ja as 4 batatas dos vermelhos vão custar a passar.

      Eliminar
    5. Mas apesar de alguns resultados muito maus, Kresnodar, Liverpool por três vezes, Brugge e o Besiktas, o Sérgio Conceição conseguiu fazer com que a equipa se transcendesse e tivesse nas provas europeias prestações boas e acima das minhas expectativas.

      Eliminar
    6. O Sérgio Conceiçao tem tido uma postura de inegável nobreza; podia estar a "deitar achas para a fogueira" mas mantem-se calado, numa postura de grande portismo; acho de muito mau gosto algumas referências menos elogiosas, por descabidas e inoportunas.

      Eliminar
    7. Como é? O Sérgio Conceição podia deitar achas para a fogueira?! Era um canalha, ressabiado se fizesse isso. Todos aqueles que se dizem portistas e aproveitam as ondas negativas para ajustes de contas, dizer mal de tudo e de todos, insultar, provocar, gozar com a situação, para mim são portistas de 2ª.

      Eliminar
    8. E aqueles que a ele se referem depreciativamente como devem ser designados?

      Eliminar
    9. O SC é um profissional que passou pelo como jogador e treinador, tem muito mais responsabilidades. Com os adeptos é diferente. Eu não insulto o SC nem ninguém, depois cada um responde por si.

      Eliminar
    10. Era só o que faltava que o Sérgio Conceição "deitasse achas na fogueira" neste momento , seria o cúmulo da sem vergonhice e canalhice , até porque ele próprio passou por momentos muito complicados nestes 7 anos em esteve no clube .
      As duas goleadas do Liverpool em pleno Dragão , Krasnodar (e consequente não entrada na Champions) , os 0-4 contra Brugges , as eliminações e exibições na liga europa .
      As derrotas e exibições contra o Paços de Ferreira (miserável!!!) , as derrota 3-1 em vila do Conde , depois Gil Vicente , e no ano passado , em 4 contra o Estoril 3 derrotas , os 2 jogos com o Arouca ...
      De facto Sérgio Conceição tem muito de falar agora. ..

      Eliminar
    11. DASANTAS, esse "achismo" em relação ao SC é muito revelador da pior mentalidade pintista. E não digo + nada.

      Eliminar
  45. Quando se ganha aparecem meia dúzia de comentários per de é as carradas só para deitar a baixo.
    Mário Ramos

    ResponderEliminar
  46. Votei no André Villas Boas, e estou muito entusiasmado com tudo o que ele tem feito desde que assumiu a presidência do clube. Na altura da passagem de VB a treinador principal não me manifestei a favor nem contra. Se. calhar ate mais a favor dado o contexto, num ano difícil e de transição faz sentido nomear alguém que já conhecia os cantos a casa, que conhecia os jogadores, eu tinha uma boa imagem junto dos adeptos, que “orientou” a equipa em vários jogos,e quase sempre saiu vitorioso ( pus entre aspas porque nestes jogos o SC não esteve no banco mas foi ele que treinou e preparou a equipa para esses jogos, e ditou as substituições desde a bancada através de intercomunicador). Agora esta aposta num contexto em que não temos a capacidade financeira dos nossos rivais, é ainda temos um conjunto de pelo menos 10 jogadores que não tem qualidade para pertencer ao nosso plantel, depende do que seriam as expectativas. Neste aspecto talvez AVB tenha cometido um erro de avaliação ao dizer que éramos candidatos a vencer a Liga Europa e com isso pôs demasiada pressão no VB? Afinal quais são as expectativas para este ano? Vencer todas as competição? Isso deveria ser clarificado. Na minha opinião as razões da contratação do VB são as que enunciarei, não tenho claro que tenha sido apenas por uma questão financeira. Acho que foi mais juntar o útil ao agradável. AVB teve essa experiência de passar de ajunto a principal, sabe que VP também fez bem essa transição, e vejamos, há muitos mais casos de êxito de adjuntos ou treinadores da B que também o fizeram (vide Amorim ou o Lage). Assim que a ideia não é nova, tem riscos, mas seria um risco limitado. Embora no caso do VP ele já tinha sido treinador principal.
    Neste caso o VB além de não ter experiência como treinador , os seus adjuntos também são todos muito verdes.
    O VB é o responsável por treinar a equipa, definir um padrão de jogo, motivar os jogadores e ganhar jogos. Se vamos agora ver que em todos os perdemos em Moreira porque o Djalo errou, perdemos ontem porque o Pêpê errou, e o Nehuén e o Fábio erraram, com o united empatamos porque o Diogo errou, com a Lazio idem, e em cada jogo vamos ter sempre jogadores a errar e a equipa sem vencer nem convencer? Enquanto o,VP anda no banco a bater palmas de um lado para o outro?
    O problema de fundo é que a equipa não está a jogar bem, a preparação física deixa muito a desejar, os jogadores parecem desconcentrados, e a defesa não para de dar abebias, nestes últimos jogos te os levado sempre pelo menos 2 golos por jogo e o VB já mudou a defesa N vezes. Não é um tema de jogadores, é um problema de organização e liderança.
    VB foi uma aposta, mas até mais pelo discurso que tem tido, é pelo ar desorientado começo a achar que a tarefa é demasiado grande para ele. Está mais no estilo Paulo Fonseca do que VP.
    Veremos os próximos jogos, mas se há alguém que tem de resolver ė ele.

    ResponderEliminar
  47. Caro DVP,
    Percebo e apoio a ideia de que o problema não apenas o treinador. Há um deficit clarissimo no plantel e tem muito a ver com liderança mas caramba o mister tem de agarrar o touro pelos cornos, impor comportamentos, reacções e mostrar para onde temos de ir e como lá chegar. Eu enquanto adepto não sinto isso. O discurso é confrangedor e não sai daquilo. Portanto para mim é evidente que há erros individuais, erros coletivos e muita falta de organização. Acima de tudo não há liderança nem direcçãona equipa. Consegue a estrutura equilibrar isto? Não tenho de pedir ou deixar de pedir a saida do treinador mas andamos à espera de reacções há muito e VB simplesmente não ajuda.

    ResponderEliminar
  48. Num comentário anterior já respondi a isso de certa forma. Ou o VB dá um murro na mesa e lhes mostra que a responsabilidade deste mau não é apenas do treinador, também têm de assumir as suas responsabilidades, não podem cometer mais erros de principiantes, ou então pode cair e arrepender-se de não ter feito o que devia.

    ResponderEliminar
  49. Boas

    O que é certo,até a data,é que estamos a 6 pontos do lider do campeonato.
    Fora da taça de Portugal.
    Em 23 na liga europa.

    Há um mes atrás não se podia, dizer que o mister estava em desencontro com os objectivos.

    Neste momento as objectivas passam por ele.
    Ele pode não ter todas as culpas nos erros individuais, literalmente,mas É ele que os treina,faz parte do processo de culpa.

    Só falta agora dizer,que a culpa é dos adversários,que não nos deixam ganhar.
    Ou do mister da época passada,porque fizemos um mau campeonato e o Jaime tem de ir o psicólogo por ter sido afastado,etc.

    O VB e o plantel,foram postos a prova neste ultimo mês, e falharam.
    Não há dúvida,alguma disso.
    E nem o caso de terem passado de bestial a besta,porque não chegaram a bestial.

    E VB teve esta época,reforços sérios(tardios mas serios), ao contrário da epoca passada,se não faz melhor,é culpa integrante dele próprio também.

    ResponderEliminar
  50. Somos a 7a pior defesa em 36 equipas da Liga Europa, com 10 golos sofridos! E não estamos a falar de colossos europeus. As fragilidades defensivas são evidentes, mas não são novas, já vêem do ano passado. A descoordenação e falta de concentração também. O plantel tem lacunas evidentes, principalmente no miolo do meio campo e a defesa também deixa muito a desejar. Mas insisto que a equipa é melhor do que isto. O treinador não tem pulso, nem qualidade para treinar um clube deste calibre. Como é possível continuarmos a insistir num médio ala (um bom médio ala) cujas fragilidades defensivas são confrangedores e a fragilidade física ainda mais confrangedora é para jogar a lateral? O João Mário não pode jogar a lateral, estão destruir a carreira do rapaz. Não tem condições para jogar naquela posição. Pelo menos a este nível.

    Ontem lá invertemos o triângulo do meio campo, mas a falta de um 11 tipo e de rotinas não perdoam.

    O que mais impressiona é a falta de agressividade da equipa. O jogo em Roma foi um desastre nesse aspecto, quase não ganhamos uma segunda bola e os lances em que os jogadores faziam faltas, ao invés de faltas necessárias ou minimamente pensadas, eram entradas fora de tempo, a comprovar a desorganização táctica. Melhorámos um pouco ontem na primeira parte, mas na segunda parte regressou o marasmo, a apatia e a falta de coordenação. Os jogadores não acreditam no que estão a fazer.

    Naturalmente, AVB, Zubizarreta e companhia já estão activamente a tentar encontrar um substituto, mas num momento destes da época não é fácil encontrar alguém disponível. Temos que encontrar uma solução rapidamente e virar a página, vale mais a pena um fim trágico do que uma tragédia sem fim.

    Quanto ao resto e enquanto não se substitui o treinador, há que ter paciência e mude-se ou não o treinador é preciso apoiar e deixarmo-nos de lencinhos brancos nas bancadas. O treinador tem uma última oportunidade para dar um murro na mesa. Se não o fizer, vai sair ingloriamente sem poder mostrar o que de facto vale em termos de conhecimento do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Caro Soren , subscrevo o seu comentário , principalmente ao João Mário .
      Já há uns 2 ou 3 anos que venho a dizer que ele é um desastre a defender , eu sei que a sua origem e formação é a de extremo , por cá nas provas internas até disfarça , mas nos jogos internacionais é um absoluto desastre , e vi isso naquele jogo contra o Lyon há uns 3 anos atrás se não estou em erro , aonde foi feito gato sapato pelo extremo dos franceses .
      Por isso apostem no rapaz a extremo , ponham o Martim a lateral , pode ser que se arranje um lateral direito no mercado , dentro das nossas possibilidades ...

      Eliminar
  51. Eu não peço nem nunca pedi a cabeça de ninguém. Limito-me a dizer o que vejo em campo, sem dramas nem ultimatos.
    As críticas que faço á equipa, não são muito diferentes das que fazia às equipas de SC. O que SC tentava equilibrar com agressividade VB não está a conseguir com ideias.
    Obviamente existem erros individuais, mas estes são claramente exacerbados pela falta de organização. Não irei criticar facilmente este ou aquele jogador, ganhamos e perdemos como equipa.

    Se existem jogadores que não estão imbuídos com os valores da equipa é VB que deve tomar decisões sobre isso.

    A escolha de treinador cabe á direção, esta terá muito mais dados para a sua avaliação, mas se no início de época está foi a melhor solução não acredito que neste momento possa existir uma solução mágica.

    ResponderEliminar
  52. A frieza dos números pode servir para muitas análises, conforme os interesses de quem analisa. Eu posso dizer que este Porto do Vítor Bruno, se ganhar ao Casa Pia, será apenas 2 pontos pior que o melhor Porto de sempre no campeonato, o de Villas-Boas da época 10/11, à 12a jornada. E isto, a acontecer a vitória sobre o Casa Pia, é absolutamente factual e indesmentível. Mas sei, que se eu disser isto para um daqueles adeptos que fazem + questão de que o VB seja corrido do que do sucesso do FCP, ele vai espumar de raiva contra mim e vai dizer cobras e lagartos do VB. Mas factos são factos.
    E também é um facto, que este foi, apesar de tudo, o melhor resultado de sempre do FCP na Bélgica contra o Anderlecht. Até agora tínhamos 4 derrotas, 0 golos marcados e 9 golos sofridos. É um facto, inegável, tal como é inegável que estamos em 23° lugar nesta edição da Liga Europa. Mas também é um facto, que ainda há 3 jogos por fazer, em teoria os 2 + fáceis daqueles que nos saíram em casa e o + fácil dos que nos calharam fora. Se ganharmos os 3, ou empatarmos 1 e ganharmos os outros 2, vamos de certeza subir bastante na tabela. E é bastante diferente jogar em casa com Midtjylland e Olimpiakos ou em casa emprestada do Macabi Tel-Aviv, de jogar em casa com Manchester United e fora com Lázio e Anderlecht.

    ResponderEliminar
  53. No início da época disse e mantenho que temos melhor equipa para jogar contra equipas mais acessíveis. Vitor Bruno sem ter colocado a equipa a um nivel muito alto, conseguiu em vários jogos ganhar tranquilamente, ao contrário do que acontecia no ano passado.

    O problema é que contra equipas mais agressivas, mais competentes, não estamos a conseguir jogar bem e os resultados são quase todos negativos com exibições confrangedoras.

    Vitor Bruno não conseguiu encontrar um equilíbrio na equipa para este tipo de jogos.

    Percebo as dificuldades, percebo que tudo leva o seu tempo, etc. O problema é que VB parece perdido e dificilmente se vai libertar da pressão dos adeptos. Por um lado quer agradar aos atletas mas por outro quer agradar aos adeptos. Vb é um diplomata mas este FCP precisa de algo mais.

    AVB e a sua equipa são mais calmos, mais tranquilos na comunicação que a anterior direção mas isso não pode passar para o campo. E parece que VB inconscientemente está a liderar de uma forma demasiado tranquila.

    Espero sinceramente não ter razão e gostava que Vitor Bruno desse certo. Para o bem dele mas principalmente para o bem do FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução seria contra as equipas pequenas jogar o normal , num 4-4-2 ou 4-3-3 .
      Contra o Sporting , Benfica , e jogos da liga Europa , jogar com 3 centrais , 5-3-2 , com os laterais subidas , até porque entre as laterais e os centrais temos um sério problema , sofremos demasiado golos por aí .

      Eliminar
  54. Desculpe a publicidade, mas no zerozero, alguém que nem aprecio, coloca a situação do Porto de uma forma da qual concordo quase totalmente.

    Aliás a contestação, surge antes dos maus resultados, com assobios claros á equipa em casa e a ganhar.
    Comparando com VP, lembro que no 2 ano, mesmo sendo campeão, a contestação não abrandou com grande parte dos portistas a comerem a tese que foi o benfica que tinha perdido o campeonato e não o Porto que o ganhou.
    Agora imaginemos que até seríamos campeões com VB, a tese será obviamente que o Sporting é que perdeu o campeonato pela saída de Amorim.

    Não vejo uma solução para isto. Os adeptos só ficariam convencidos com títulos, vitórias esmagadoras e futebol champanhe algo que não vai acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução para isso é esses portistas deixarem de ter o rei na barriga. O mal está neles, não está nos treinadores nem nas equipas do FCP. O treinador não serve mesmo que tenha sido campeão. A equipa também não, foi o slb que deixou. Talvez mudando para adeptos do Real Madrid fiquem satisfeitos. Ou talvez não, em momentos como o actual desse enorme clube.

      Eliminar
  55. Nesta fase é impossível não olhar com saudade para alguns treinadores que passaram pelo FCP (e aqui incluo o SC).
    Tenho dúvidas que VB consiga colocar a equipa a jogar muito melhor, mas é o treinador do FCP, e enquanto assim for é o meu treinador (sem prejuízo de o criticar e/ou elogiar quando entender).

    ResponderEliminar
  56. Boas

    Sob a ege de VB,o Porto só conseguiu juntar uma vitória na taça.
    Acho que são 22 vitórias seguidas.

    E neste último mês.
    Não conseguiu fazer os lampinhoes,ficarem com 11 pontos de atraso(-1jogo) para o lider,depois da nossa impactosa derrota,deu moral para eles darem 7 na taça a uma equipa da primeira liga,e virarem um jogo de champions.
    E na liga europa demonstrou,que a mentalidade competitiva do clube,não é de alto rendimento,são desconcentrações colectivas ha mais para deixar o treinador fora do rol de culpas.

    No campeonato independentemente do que os números nossos digam que vamos fazendo o nosso caminho, estamos a 6 pontos do lider.
    Até podemos bater o nosso recorde de pontos,mas se outros fizerem melhor,não irá chegar.
    Apesar da conquista da supertaça,o trabalho do VB tem tido mais baixos momentos que altos.

    Toda a estrutura do Porto teve neste mês competitivo(não, mês calendário) a oportunidade de mostrar de que estamina eram feitos de campeão ou de desilusão.

    E saiu a fava,desilusão.

    Tudo o que se faça para frente,será correr atrás do prejuízo,causado, por culpa deles mesmos.
    Com o VB à cabeça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Sporting + logo ganhar, o FCP de 2010/11 de AVB ficava 4 pontos atrás. Se o de VB segunda-feira ganhar, fica 6 pontos atrás. A diferença entre um e outro é mínima, 2 pontos. Já chega de estar sempre a bater no ceguinho. A não ser que queiramos ir por aí abaixo rumo ao descalabro.

      Eliminar
    2. Estás a esquecer te que na época com o Villas Boas eram menos 2 equipas!

      Eliminar
    3. Isso não tem impacto.na jornada 12.

      Eliminar
    4. Boas
      Após derrota do Sporting.
      O Negroni,naquele jogo da luz o Porto.Não botamos fogo.
      Os lampinhoes estão a tirar divendos,principalmente a Maria,que parece que rejuveneceu,depois um calice de vinho do Porto jovem.
      So resta ir atrás do prejuízo

      Eliminar
  57. Provavelmente refere se ao Carlos Daniel, concordo com o que disse. É sempre o problema da gestão das expectativas! É uma coisa básica que o português dificilmente entende, porque o português gosta de vaidade e fazer-se mais do que realmente é! E depois estampa-se ao comprido. O verão foi um periodo de mel, não se jogava não se perdia, depois como ganhamos alguns jogos consecutivos para o campeonato, o Samu marcava golos, acentuou ainda mais essas expectativas e basta ver aqui os comentários, alguns começaram a esquecer completamente o estado em que o clube está, e acharam que iamos comer este mundo e o outro! E o Villas Boas foi na onda, lá está a vaidade do português, somos candidatos a liga europa! Aqui o VB comete um erro crasso no seu primeiro teste de liderança! Deveria ter imediatamente atalhado e desmentir o presidente se fosse preciso, não não somos candidatos! Tenho a certeza que o Ruben Amorim te-lo-ia feito. O VB não o fez porque é fraco a nível de personalidade. E o plantel percebeu isso. Quem está de fora e a percepção conta muito, o VB deixa passar a ideia que é um mole, um politicamente correto. Nos grandes treinadores, mais cedo ou mais tarde, há inevitavelmente dissonâncias entre as ideias do treinador e quem o rodeia, leia se presidente, director desportivo. Quem manda é o treinador! Penso que, o facto do Porto ter demasiada gente qur percebe de futebol, o Jorge Costa, o Zubizarreta, o Vilas Bolas e o VB vir como adjunto, isso enfraquece o treinador aos olhos dos jogadores! Não foi só esse episódio, houve outros, na luz passou se a ideia que o Villas Boas deu reprimenda aos jogadores, deixar criar esta percepção é mau, e depois aqueles adeptos claques no dragao, foi o presidente e o Jorge Costa que os enfrentam, isto enfraquece o treinador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem manda é o treinador? Isso era o que o SC achava e praticava porque o deixavam, e as consequências financeiras disso estão à vista. Era só o que faltava! Quem manda é a direcção, em especial o presidente, em representação dos sócios.

      Eliminar
    2. 3asifa , aqui ninguém (que me lembre) , embarcou em arco com o bom início de campeonato .
      Todos sabemos das enormes dificuldades que nos esperam , se o AVB tivesse um discurso fraco e uma ambição pobre sobre a liga Europa , seria logo apedrejado na praça pública , teve um discurso muito ambicioso ...
      O Zubizarreta e o Jorge Costa estão para ajudar , são escudeiros do clube , não estão para dividir águas , o treinador só tem de fazer o seu trabalho , mais nada !!!
      De resto , é pá , não gosto de fado , nem de discursos de coitadinhismos , há aqui gente que já se contenta com segundos ou até terceiros lugares , não é para mim !!!
      Acredito até ao fim !! se não e correr mal , haver uma análise séria e objetiva , do porquê se falhou ...

      Eliminar
  58. Um jogador que me parece que daria algum jeito, se calhar muito, nestes jogos de Liga Europa e com os grandes, numa equipa um bocado verde como é a actual do FCP, era o Moutinho. Daria inteligência, maturidade, capacidade de ter bola, de gerir o tempo de jogo, qualidade de passe. Para alguns jogos e alguns momentos, bem gerido, poderia ser muito útil. Com ele, se calhar tínhamos + uns pontos na Liga Europa. Mas o Sergão vetou, gosta + de Zés Luises, Manafás, Zaidus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguns "viúvos" o SC foi uma espécie de "peste" que só trouxe coisas más para o clube.

      Eliminar
  59. O que se pssa com o Porto Canal publicita mas não transmite os jogos, já nao é primeir vez. Espero que o AVB como já anúnciou que ia mudificar muita coisa na estação portuense, aguademos.


    O FCP

    ResponderEliminar
  60. A propósito da saída de FC, FJM saiu-se com esta pérola:
    "E não venham com a história de querer sair, porque bem me lembro de Marega querer sair porque tinha uma oferta muito boa de Inglaterra e Pinto da Costa e Sérgio Conceição lhe terem aguentado o mau humor de agosto, para em Setembro iniciar uma série de jogos a marcar na Champions."

    Sobre isto postei no facebook:
    Obrigado FJM por nos explicares algumas das razões porque o FCP chegou a uma situação financeira dramática e em risco de implodir.
    Sem o recato devido a quem exerceu funções de director de comunicação do FCP e em nome de um portismo que obrigaria a não cavalgar ondas negativas, FJM anda muito activo no xis - local onde os traumatizados do 27 de Abril e a grande maioria a coberto do anonimato, estão mais activos -, escrutina tudo ao pormenor. Mas na ânsia de atacar os actuais Órgãos Sociais do FCP, nem percebe o ridículo do que vai postando. O exemplo deste post é significativo. Um clube que conseguiu ser um caso de estudo, um exemplo na forma como formava, contratava, valorizava activos e os transferia por valores altíssimos, que sempre vendeu craques, alguns deles considerados dos melhores do mundo, Futre, Madjer, Deco, Ricardo Carvalho, Vítor Baía, etc., etc., por exigência de um treinador dono daquilo tudo e de uma liderança que deixou de ser forte e tudo permitiu, não transferiu e por valores altos, esse "craque de dimensão mundial" chamado Moussa Marega. Isto, note-se, numa altura em que o FCP já carregado de problemas e sob ameaça da UEFA, precisava de vender como do pão para a boca. Não vendeu Marega - sairia depois a custo zero -, não demorou a ser obrigado a vender por valores baixos, atendendo a algumas transferências da altura no futebol português, Luis Díaz, o seu melhor jogador e melhor do campeonato.
    Como é que alguém publica isto e acha que pode atacar os actuais corpos sociais com este autêntico tiro no pé, um péssimo acto de gestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As publicações desse FJM são uma vergonha. Tal a ânsia de dizer mal da actual direcção que que só dá tiros nos pés. Ridícula e triste personagem.

      Eliminar
    2. O FJM tem sido uma enorme desilusão como portista e como pessoa. Está completamente ressabiado por ter perdido o bom tacho e tudo lhe serve para atacar a actual direcção, por + disparatado que seja. Antes, estava tudo bem, porque lhe pagavam um bom salário. Não é portista, é um tachista, um pintista e um ressabiado. Em boa hora foi posto a andar do FCP.

      Eliminar
  61. VB já demonstrou não ter capacidade para comandar este barco, mas isso não é propriamente surpreendente, dado a experiência como treinador principal e no contexto que se encontra o clube.
    Ele é a pessoa com mais anos na estrutura deste FCP, está no clube há 8 anos, conhece todos os jogadores no plantel, teve uma posição privilegiadíssima para saber as virtudes e os defeitos dos jogadores, sem ter sido responsável por decisão nenhuma nas épocas anteriores... não começou em período experimental.
    Foram muitos anos a ser o "policia bom" da grande maioria destes jogadores era previsível não ter personalidade para se impor, era e é visível isso. O homem tem todo o aspecto de ser um bom rapaz, simpático, mas como é óbvio isso, só, não chega nem é o mais importante num treinador, muito menos no FCP.
    Esta hecatombe não surgiu mais cedo, porque os resultados do inicio de época disfarçavam o que já víamos no campo. Não fossem os penalties(ás vezes 2 num jogo) e expulsões dos adversários(o jogo com o Arouca foi gritante), alguns em momentos importantes dos jogos(ainda bem que foram situações claras e incontestáveis...). Para ver a seriedade com que os comentadores isentos e a restante comunicação social nos levavam e levam era a forma como estes aceitavam bem estas decisões. Aliás um dos grande ganhos com esta mudança na Direcção, foi a forma como passamos a ser tratados pela CS e pelos árbitros, se isso deve ser motivo de preocupação...não sei.
    Este plantel tem qualidade suficiente para fazer muito mais, foram feitas contratações, até pelos seus custos, para a equipa produzir muito mais.
    Esta direcção perdeu a oportunidade de cortar com o passado, tinha toda a cobertura dos sócios e adeptos se apostasse num treinador com ideias novas e sem qualquer ligação ao clube ou a Portugal. Fazer uma aposta como o Brighton, que foi buscar um treinador á 2ª divisão alemã (Fabian Hürzeler, 31 anos, St. Pauli), privilegiando a qualidade de jogo. Os portistas estavam dispostos a sacrificar alguns resultados, desde que vissem qualidade no trabalho e uma ideia para o futuro. O que vemos é uma vergonha de futebol, acompanhado por uma vergonhosa atitude competitiva e uma ideia de jogo para o futuro inexistente.
    E um dos mistérios é qual a verdadeira função do Jorge Costa na estrutura, que ele não se meta nas questões técnicas e tácticas, claro que sim, mas assistir a atitude competitiva daqueles jogadores com o JC ali por perto fico preocupado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não fossem os penalties(ás vezes 2 num jogo) e expulsões dos adversários(o jogo com o Arouca foi gritante), alguns em momentos importantes dos jogos(ainda bem que foram situações claras e incontestáveis...). Para ver a seriedade com que os comentadores isentos e a restante comunicação social nos levavam e levam era a forma como estes aceitavam bem estas decisões. Aliás um dos grande ganhos com esta mudança na Direcção, foi a forma como passamos a ser tratados pela CS e pelos árbitros, se isso deve ser motivo de preocupação...não sei."

      Esta é a cassete requentada dos traumatizados do 27 de Abril e que começou no tempo da campanha eleitoral. Os árbitros agora são amigos, só ganhamos porque eles são amigos, marcam penáltis e expulsam adversários. Idem para a CS. Mas para quem pensas que estás a falar?

      Eliminar
    2. Os penáltis a favor do FCP também são para marcar, não é só os que são contra. Desses penáltis e expulsões não me lembro de nenhum mal marcado. Qual é o problema de ganharmos com penáltis, se eles existirem? Não foi com um penálti que saltámos da taça?
      Só ouvi o relato do jogo na Bélgica, vi depois em diferido no PortoCanal, tranquilamente, com atenção, e não vi nada que me envergonhasse de ser portista. Fiquei foi bastante desgosto e irritado com a estupidez do Pepê e com a falta de empenho do Fábio Vieira. Sem esses 2 momentos lamentáveis, teríamos ganho por 2-0 onde até hoje tínhamos 4 derrotas em 4 jogos e zero golos marcados. Há portistas que andam completamente equivocados e pensam que o FCP tem neste momento uma equipa como a do tempo do Mourinho ou pelo menos do tempo do AVB. Mas não tem, está muito longe disso, portanto o melhor é começarem a ajustar as expectativas à dura realidade. E se não quiserem apoiar no Dragão, do apito inicial ao final do árbitro, mais vale ficarem em casa ou irem passear. Antes 30000 a apoiarem, do que 40000 com 10000 a assobiarem a equipa o tempo todo por tudo e por nada.

      Eliminar
    3. Eu pergunto ao Miguel , foram penalties bem marcados ou não ???
      Isso parece é conversa de lampiões , lagartos , ou de viúvas ...
      Não esquecer que já jogamos contra os 6 primeiros da geral no campeonato , em Alvalade , na luz , Guimarães , Açores , e casa contra o Braga , pelo que o início não se adivinhava fácil , perdemos em Alvalade nos detalhes na parte final do jogo nos últimos 15 minutos , eu direi que a única "anormalidade" foi a derrota na luz pelos números que foram , porque de resto temos cumprido ..
      O Vítor Bruno já ganhou a supertaça , até pode ser despedido na segunda feira , mas já ganhou tanto , quanto Paulo Fonseca , e mais que o Lopetegui , Peseiro , Nuno Espírito Santo juntos ...
      Mas já sabemos ao que Miguel vêm ...

      Eliminar
    4. Qual foi a parte do "(ainda bem que foram situações claras e incontestáveis...)" é que não perceberam?
      O que isso não invalida é que a qualidade desses jogos foram sofríveis na mesma e que já aí mostrava uma equipa que corria muito mas corria mal e que rebentava muito antes do fim do jogo(contra o Braga foi gritante).
      É lamentável que quem tem uma opinião diferente da vossa tem logo um rótulo de pintista e FJM. Estamos a falar do treinador, da equipa, do futebol jogado.
      Se alguém está frustrado no cavalo que apostou e pensava que iam só ser rosas. Vocês são iguais aqueles que tanto criticam, qualquer dia também estão a querer proibir ir ás AG quem não seguir a doutrina desta direcção, tratem-se.
      Desportivamente esta direcção, até á data de hoje, teve mais decisões más do que boas e ter escolhido o VB foi a pior delas e mantê-lo a seguinte.

      Eliminar
    5. Um bocadito de marcação e abres logo o jogo pintista todo, Miguel. Qualidade futebolística a rodos era na época passada, com Estoril (perdemos só 3 em 4 com esse colosso), Arouca (fica para os anais dos apanhados o 1° golo do Arouca em Arouca) e mais uma catrupazada de colossos que lutavam para não descer de divisão. Já agora, o Sporting acaba de perder em casa com o Santa Clara a quem o FCP foi ganhar com alguma facilidade aos Açores. Um FCP que nunca joga nada e foi ganhar fora a uma equipa que agora ganhou (com total justiça) em Alvalade? Não é possível! Parece que agora a crise está a instalar-se de armas e bagagens em Alvalade. Ainda vai buscar o teu querido SC, o Varandas, só precisa de engolir um grande sapo antes, coisa a que já está a começar de se habituar. Lá vais tu passar a torcer pelo SC e pelo sporting. Juntas o útil ao agradável e torces contra o FCP como qualquer "bom" pintista ressabiado e torces pelo Sporting do SC (que até é sportinguista de berço). Felicidades!

      Eliminar
    6. Sim , porque as exibições sofríveis são um exclusivo deste treinador .
      Com Sérgio Conceição eram só exibições de gala , verdadeira ópera , recitais , futebol gourmet ...
      Tirando os anos em foi campeão , e mesmo no segunda vez que foi campeão , foi com futebol nada bom , então no ano passado , como dizia Sérgio Conceição era vinho a martelo da taberna , vitorias arrancadas nos descontos (e foram muitas) , com futebol tão miserável que até doía de se ver ...
      E não , não vamos às AG ameaçar ninguém , nem andamos lá a chular o clube ..
      AVB teve decisões más ??? talvez tenha , ninguém está imune , mas uma coisa te digo , AVB terá a minha eterna gratidão como portista , por ter resgatado e salvado o clube de uma morte praticamente certa .
      AVB precisa de tempo , de apóio e compreensão para os enormes desafios e sobretudo limpar toda merda deixada pela anterior direção , e isso não se faz com um estalar de dedos como as viúvas acham , já agora veremos as auditorias forenses ...
      Sejam portistas e não pintistas , sergistas e macaquistas ...


      Eliminar
    7. E o que ´e um "pintista"? Se me fosse possível perguntaria ao Sr. Gen. Ramalho Eanes.

      Eliminar
  62. É muito triste depois de falar de casos policia de justiça vir agora cagar lavercas defender alguém que em cotas foi uma vergonha. Foi gamar até dizer chega .muita gente se governou, secaram as tetas

    ResponderEliminar
  63. Miguel tresandas a traumatizado do 27 de Abril. Tu não és portista és pintista, provavelmente Sergista e Pepista. Essa desta direcção ter tomado mais decisões más que boas, é um tratado de má-fé que nem te conto. Um clube que não pagava a funcionários, profissionais, clubes, agentes, fornecedores, incumpriu com a UEFA, pagou multas, a última das quais de 1,5 milhões e ficou com a pena suspensa e em risco de ficar fora das provas europeias, isto ao mesmo tempo que os responsáveis por esta situação, já muito bem remunerados, recebiam prémios de milhões de euros e ainda tens a lata de dizer que esta direcção/administração que está a salvar o FCP, tem tomado mais más que boas decisões? Vais ter azar. Porque quem analisa com seriedade, a primeira coisa que faz é ver o estado em que AVB e a sua equipa receberam o FCP. Depois quais foram as outras más decisões, dando de barato que a escolha de Vítor Bruno foi uma? Aqui quem ajoelha tem de rezar. Portanto, quando comentares sê explícito, diz tudo direitinho. Definitivamente, não tenho pachorra para aturar gente que mesmo perante o óbvio persiste em não ver.

    ResponderEliminar
  64. Lá se foi a Estrelinha amor in. Com esta já são duas espero que sejam mais. O vagandas anda à procura Conceição, depois, depois que não se queixe quem manda.
    .

    ResponderEliminar
  65. A saída do Amorim do Sporting é a melhor notícia da época, agora manhã é ganhar ao Casa Pia!

    ResponderEliminar
  66. Agradeço a PC tudo que ganhou, mas o FCP não lhe deve nada $$...
    Agora, nem eu nem muitos portistas lhe perdoam como ele deixou o Clube sem um tostão e cheio de dividas.
    Sustentou muita gente, ele não está bem de saúde infelizmente, mas está bem $$$...
    Hoje estamos num Clube mais democrático que no antigamente, portanto para Pintistas, Saudosistas, Viúvas e os que sentem mais abandonados $$, de hoje a 4 anos temos eleições livres estão lá as urnas votem mas paguem as cotas.

    ResponderEliminar
  67. Espero que este desaire dos leões ou o que lhe queiram chamar, sirva de estimulo, força, para 2ª feira no jogo com o Casa Pia darem uma boa resposta e não voltarmos ao muro de Lamentações.

    ResponderEliminar
  68. Quem viu o Sporting ontem e há um mês atrás, nem parece a mesma equipa. Os jogadores parecem todos muito, mas mesmo muito, piores. Pareciam melhores do que realmente são, muitos deles, antes, e parecem piores, muito piores, agora. A falta de confiança e de segurança é o que faz. No FCP tem-se visto o mesmo, jogadores a parecerem piores do que realmente são. Mas com um bom jogo e uma boa vitória frente ao Casa Pia, as coisas podem voltar ao normal e a equipa voltar a jogar o futebol que estava a jogar quando enfrentou AVS SAD ou Estoril. Se vencermos o Casa Pia ficamos a 3 pontos do 1° lugar, e se continuarmos a vencer, vamos de certeza ganhar pontos a um ou a outro ou aos 2 da 2a circular até ao final da 1a volta. E na 2a volta eles vêm a nossa casa, acredito que vai ser diferente, as dores de crescimento não vão durar sempre. Amanhã, o FCP tem de ser apoiado do apito inicial ao apito final para empurrarmos a nossa equipa para a vitória. Temos de aproveitar o mau momento do sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu esperava que aquilo em alvalade só caísse com a saída do sueco , mas pelos vistos nem isso é preciso .
      Amanhã não há qualquer tipo de desculpa , é ganhar ou ganhar ...

      Eliminar
    2. Com as coisas a descambarem no sporting, os mais cotados vão começar a fazer muita pressão para sairem enquanto ainda estão + ou menos na mó de cima. Em Janeiro é capaz de haver boas ofertas por Gyokeres e Hjulmand, e se não os deixarem sair, e ainda por cima deixarem sair o Quenda depois de ter saído o Amorim, aquilo vai azedar mesmo.

      Eliminar
  69. Se quisermos ser honestos o Sporting de Amorim já vinha a dar sinais que o ciclo de vitórias estava a chegar ao fim, ganharam ao City mas tiveram muita sorte que eles não marcaram, ganharam ao Braga sem saber bem como, porque o Braga arrebentou fisicamente. Culpar um treinador que ainda nem sequer aqueceu o lugar é simplesmente um absurdo e mostra muito como é a cultura desportiva em Portugal. Todos os clubes tem minorias que nas derrotas aparecem para semear o caos.

    ResponderEliminar
  70. Sobre o treinador já não dou mais para o peditório. Temos um jogo importante amanhã, se ganharmos ficamos a três pontos. Falar na saída de um treinador com o campeonato em aberto para mim não faz qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  71. Estou contente com a derrota de ontem do sporting e, tendo eles sido prejudicados pela arbitragem, serve para descontar as vezes em que foram beneficiados.
    Mas estou a ver o reverso da moeda, esta arbitragem de ontem pareceu-me “encomendada”, o clube da outra circular está motivado pela vitória em Mónaco, por ter despachado o Estrela da Amadora e vendo o rival em baixo pela saída do Amorim, nos bastidores está a “fazer as coisas por outro lado”. Não me interessa directamente o aconteceu ao sporting, mas penso: e se formos nós a ter uma arbitragem daquelas em nosso desfavor?
    No 1º lance o jogador do Santa Clara vai ao jogador e não à bola, atropelando o sportinguista, falta evidentíssima; no 2º lance o jogador do Santa Clara na ânsia de travar o remate atira-se para o chão, não está de pé/levantado com o braço perpendicular ao dorso, mas sim no chão, se a bola vai à cabeça, à perna, ou ao tronco não pode ser falta, mas a bola vai ao braço desviando a trajectória da mesma, as regras são claras é falta para penalty. No 3º lance o sueco leva um puxão nas costas/ camisola e, apesar do aparato ao atirar-se para o chão, a verdade que foi perturbado e impedido de seguir o lance, também falta para grande penalidade.
    Vamos a ver a arbitragem de hoje no jogo em Arouca, se vai ser necessário estar inclinado para o lado encarnado e, sobretudo, as arbitragens que vamos ter amanhã no Dragão e nos jogos que nosso Clube vai ter para a frente. Gosto de pensar nas trombas do Varandas, mas não quero que a arbitragem que ontem aconteceu ao sporting nos aconteça a nós amanhã ou no futuro, em favor dos “suspeitos do costume”. A ver se não é apenas imaginação minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou bruxo, mas no futebol nacional existem coisas que funcionam sempre da mesma forma, independentemente da altura temporal. Basta estarmos atentos à realidade e encontramos constantes/regularidades para chegarmos à mesma conclusão

      Eliminar
    2. Estava a ser irónico,amigo.
      Basta ver as capas de jornais de hoje e análise pós jogo á arbitragem do jogo em Arouca.

      O benfica é um estado dentro de outro estado.

      Eliminar
  72. Caro DVP:
    Ontem o andebol cumpriu. Hoje no futebol a equipa B venceu a Oliveirense no último suspiro. No voleibol fomos derrotados por 0x3 sem apelo nem agravo. Estivémos mal e o nosso adversário mostrou também ser um sério candidato ao título.
    No futebol, penso que estamos demasiado focados na derrota do Sporting. Vamos "virar-nos" para dentro e, amanhã apoiar incondicionalmente a nossa equipa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  73. Afinal “as coisas fazem-se por outro lado”, em seguimento do meu comentário anterior. Antevendo-se dificuldades utiliza-se a mesma estratégia que foi investigada pela Justiça: suborna-se um jogador adversário para a) cometer falta dentro da própria grande área e causar uma grande penalidade ou b) cometer um auto golo ridículo, vendo o que aconteceu hoje em Arouca.
    O “verdadeiro” campeonato vai agora começar.

    ResponderEliminar
  74. Em Arouca um autogolo no mínimo suspeito , um pênalti por marcar a favor do Arouca , um pênalti forçado a favor dos lampiões .
    Já agora , não entendo , o Di Maria marca sempre os pênaltis da mesma maneira , porquê os guardas redes não estudam e defendem ??? no nosso caso na luz o Diogo Costa também podia ter defendido o pênalti , ninguém estuda os pênaltis dos adversários ???

    ResponderEliminar
  75. Quando o treinador do Arouca diz qoe o benfica foi justo vencedor, nada disse do autogol nem dos penaltis, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  76. Ninguém pára o slb. Riem-se na cara do MP, a viciação da verdade desportiva vai de vento em popa. O Varandas vai ficar todo contente se ficar em 2° e puder continuar a sorrir e a abraçar o seu querido amigo Rui dos Túneis. Só os 40 anos disto do FCP o incomodam. Se o FCP não começar a jogar + à bola, vai pôr-se a jeito dos padres do slb, que não têm arte nem engenho para deitar abaixo quem jogue muito à bola.

    ResponderEliminar
  77. Vergonha em Arouca.
    A falência de entusiasmo no reino Kalimero, leva o Abutre da Toupeira ruizinho a voltar a sorrir com os padres amigos a dar-lhes a bênção com missas cantadas. Voltou o mais do mesmo e o andor ainda vai no adro.

    Logo com fato macaco, fato de gala ou de calções, só interessa a vitoria, acabar com o choradinho só jogam os melhores. Com ou sem bibis temos que os comer...

    ResponderEliminar
  78. Um autêntico fenómeno do Entroncamento, não haver unanimidade no chamado tribunal do Jogo, no lance que Otamendi cometeu penálti. Se até o Dudu diz que é penálti, ainda torna o fenómeno mais extraordinário.

    ResponderEliminar
  79. Caro DVP.:
    Este fenómeno extraordinário começa a ser banal quando se trata do Benfica. Cabe a quem de direito denunciar publicamente.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  80. Se o Dudu que come gelados com a testa, diz que e penalti, quem é a outra corja vermelha para o contrariar.
    Só um mal intencionado diz o contrário do DuDu.
    ..

    ResponderEliminar
  81. A derrota do Sporting veio acender a luta pelo titulo. Se por um lado veio demonstrar que não há equipas invencíveis e que o Sporting provavelmente perdeu um dos seus maiores trunfos na luta pelo título (treinador), por outro fez com que voltássemos a depender só de nós para sermos campeões (vale o que vale).

    Sendo a conquista do campeonato uma tarefa difícil (as missas ainda não foram erradicadas totalmente), nós somos de longe a equipa que beneficia do melhor calendário. Somos os únicos que já defrontaram todas as 5 equipas que compõem o top 6 da liga (Sporting faltam 2 e Benfica 3) e na segunda volta apenas nos deslocamos a Braga, os restantes jogos são no Dragão.

    Apesar de podermos ser 3 classificados em breve, o cenário em termos teóricos é nos favorável. É tempo de nos deixarmos de experiencias e medos e arrepiarmos caminho.

    ResponderEliminar
  82. Pessoal , já na Champions contra o Mónaco , o árbitro já tinha sido amigo , ao não expulsar o Carreras no meio da primeira parte , a dualidade de critérios foi absurda , com claro prejuízo para os franceses .
    Ontem foi uma vitória "á laje" , como muitas em que foi campeão quando lá estava .
    Lances de dúvida sempre em favor dos mesmos .
    Estar lá o Rui terror dos túneis ou o Khadafi Vieira é exactamente o mesmo ...

    ResponderEliminar
  83. É que eles não fazem só as coisas "por outro lado", como admitia há uns anos o ex-padrinho Vieira. Fazem por outros 2 lados: os padres e a rapaziada adversária comprada.
    E parece que já chegou lá fora, o modus operandi: o árbitro do jogo com o Mónaco foi muito tolerante com a cacetada dos jogadores do slb mas foi implacável com os protestos dos monegascos. Resultado: onde devia ter havido duas expulsões para o slb por cacetada, houve uma para o Mónaco por causa dos protestos. Que muito à conta disso, acabou por perder um jogo que esteve a ganhar, nos minutos finais. O Mónaco vai fazer ou já fez queixa formal à UEFA por causa da arbitragem e da atitude abertamente hostil do árbitro em relação aos jogadores e ao treinador do Mónaco (recusou-se a cumprimentá-lo no final do jogo).
    Resumindo: Fazem o que querem e lhes apetece, até nos jogos lá fora já têm tentáculos... e ninguém os pára. São piores que uma praga.

    ResponderEliminar
  84. Não digo agora, é este o meu discurso de sempre. Prioridade e objectivo nº1, o título. No caso da LE vamos vendo jogo a jogo. Ainda temos muitas possibilidades de passar à fase seguinte, nem que seja através do play-off. Lamentavelmente, já não podemos defender o titulo da Taça de Portugal...

    ResponderEliminar
  85. Caros Portistas,

    Sobre o jogo de logo só temos uma hipótese, ganhar!
    Os corruptos encornados já estão de volta aos roubos, a nossa direcção não pode ficar calada tem de atacar já o mal pela raíz, tem de reagir já, não pode ficar à espera que nos roubem para vir falar, se não o fizerem já vamos voltar ao mesmo em breve.
    Logo muito cuidado com o padre de serviço
    Os corruptos encornados até na europa já compram árbitros, sabem de onde era?? era de leste os mais fáceis de corromper, veremos se a queixa do Mónaco tem algum efeito, mesmo que tenho pouco se vai falar na imprensa nacional como é habito, os fdp abafam tudo contra os corruptos.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  86. Tendo em conta o que aconteceu em Alvalade (por comparação com a facilidade com que andavam a ser marcados penáltis a favor do sporting, pode-se dizer que ficaram por marcar 2 penáltis), o que aconteceu depois em Arouca (penálti por marcar contra o slb, Kokcu por expulsar, penálti mal marcado contra o Arouca), e as nomeações para o jogo do FCP, só se pode esperar o pior em termos de arbitragem. Já aproximaram o slb do scp, agora só falta afastarem do slb o FCP. Espero que o treinador, os jogadores e os adeptos do FCP consigam impedir isso, mas não tenho dúvidas de que é para isso que o Malheiro e o Narciso vão estar no Dragão.

    ResponderEliminar
  87. O Empréstimo Obrigacionista (EO) que era, mínimo de 30 milhões, só conseguiu 21 milhões.
    Não sou especialista, não sei se há melhores produtos no mercado, se foi desconfiança - seria extraordinário se fosse por isso atendendo à gestão anterior e mesmo assim conseguiam preencher a totalidade dos EO'S -, se são os resultados e não presença na CL que influencia, mas é uma desilusão... Esta gente merecia mais, ter sucesso no EO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do EO só ter atingido 21M, doeu, doeu mesmo, pensei que a gestão séria e sem nada a esconder colhesse +. Não é que 9M façam uma enorme diferença, o que custa é a parte psicológica associada a esse relativo insucesso. E agora lá virão o Koehler e o FJM tirar proveito disso nas redes sociais, batendo forte e feio na "incapacidade" da actual direcção.

      Eliminar
    2. O "mercado" tem vindo a ser mal trabalhado, com reiteradas notícias da debilidade financeira do clube, e mais grave ainda ,o facto de muitas dessas notícias partirem de meios afectos ao clube, na ânsia de descridibilizar a anterior direcção. Acontece que esta, com todos os problemas hoje conhecidos, promoveu as suas operações de EO em silêncio e até mesmo com um adequado marketing.

      Eliminar
    3. DASANTAS essa tua conversa é uma cópia do comentário do FJM no XIS.

      Eliminar
    4. DASANTAS, já chega. Antes 21M com esta direcção do que 30M com a anterior, que permitia o roubo descarado de empresários e macacos e muito provavelmente também se juntava à festa. E ainda ganhava fortunas por fazer uma "gestão" à base de empréstimos e antecipações com juros elevadíssimos. Não há receitas dos direitos televisivos nos próximos 3 anos, receitas de vendas de jogadores também foram antecipadas, era essa a "maravilhosa" gestão da administração anterior. Os 21M em vez de 30M é apenas uma pequena parte da factura que esta administração está a pagar por causa da "gestão" da anterior. Vê se entendes isso.

      Eliminar
    5. Sr. DVP: não "frequento o XIS, e também nâo copio ideias de ninguèm, não necessito de o fazer, digo aquilo que a minha análise das situações me sugere.

      Eliminar
    6. OK. Se dizes que não frequentas eu acredito. Mas que é uma linha de raciocínio muita parecida com o pintismo, é. E a propósito, pintismo são aqueles que não se conformam com os resultados eleitorais de 27 de Abril, que agora escrutinam tudo ao pormenor, não têm nenhuma tolerância ao contrário do que acontecia com JNPC, acusam os actuais dirigentes de tudo, uma grande parte não esconde o incómodo com os sucessos - por exemplo, a vitória épica na Supertaça não há nenhum mérito do FCP, é tudo demérito do SCP -, prova é que estão prontos a disparar quando acontecem maus resultados, comparam tudo, até, pasme-se, dizem que as modalidades estão pior, algo que não é verdade. Apenas a equipa B está aquém, mesmo que até não seja novidade, houve uma época em que quase descíamos, mesmo fazendo um apelo a jogadores da equipa principal e esta equipa seja maioritariamente composta por miúdos que ainda podiam jogar nos escalões mais baixos.

      Eliminar
  88. Caro DVP:
    Concordo. Uma desilusão pois esta gente merecia, A única receita é apertar o cinto pois para o FCP não há "BEMOQUES". Mais uma dificuldade de tesouraria para resolver.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  89. Diogo Costa, João Mário, Nenhuén, Otávio e Francisco Moura, Eustaquio, Nico e Fábio Vieira, Pepê, Samu e Galeno.
    Não tenho nada a dizer contra a escolha desta equipa que inicia o jogo.

    ResponderEliminar
  90. Caro DVP estimados portistas,

    O Godinho devia apitar equipado à Benfica... Inclina o campo de forma descarada; na dúvida a decisão é sempre a favor do Benfica. Isto não é arbitrar, é estagiar para um qualquer cargo na BTV, FPF, ou mesmo no Ministério da Justiça!

    Hoje é para ganhar!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  91. Boas

    Alguém sabe dizer,o porquê do Wendell ter desaparecido dos jogos.

    O Moura não é assim tão Bom,que não de para revesar de quando em vez

    ResponderEliminar
  92. Em relação ‘a emissão obrigacionista, deveremos lembrar que os principais financiadores da SAD e que garantiam o seu total êxito eram: Khoeller e seu fundos, Fernando Póvoas, António Oliveira, empresários de jogadores como Pinho, Alexandre, Jorge Mendes, etc.

    ResponderEliminar