Francisco Conceição deixa definitivamente o FCP e vai continuar na Juventus - ver em baixo o comunicado do FCP à CMVM
Consumou-se assim o último capítulo do que podia ser um autêntico crime de lesa FCP, mas que foi atenuado pela intervenção firme, de defesa intransigente dos superiores interesses do FCP, por parte do presidente AVB.
Um pouco da história e que fui denunciando na altura devida:
Estava a tratar da renovação do contrato e aumentar a cláusula de rescisão que era o "balúrdio" de 5 milhões de euros; saiu com o argumento que vivia num clima tóxico, era vítima de ser filho do treinador Sérgio Conceição e por isso precisava de mudar de ares. Deu-se mal nos Países Baixos, não se impôs no Ajax. Retornou ao ao FCP com um salário altíssimo, custou o dobro da verba porque tinha saído. Assinou um contrato novo que é mais uma grande manifestação de portismo: cláusula de rescisão de 30 milhões entre 15 de Junho e 15 de Julho, sendo que desse valor era preciso descontar 20% da percentagem do passe que ficou em sua posse.
Depois da eleição de AVB nunca quis jogar no FCP, por variadas razões, mas a principal é que a família nunca aceitou a eleição do actual presidente do FCP. Está de saída. Desde que não seja contra os Dragões, desejo-lhe boa sorte.
PS - A história que ganhava no Ajax 2,8 líquidos e veio ganhar para o FCP 1 milhão; ou que tinha 17.5% do passe e por isso os 20% no FCP; só "papa" quem for muito crente. Aliás, se fosse assim já tinha recebido 1 milhão e 750 mil euros, equivalente aos 17,5% do passe que tinha no contrato com os de Amesterdão que o transferiu para o FCP por 10 milhões. Não consta que tenha recebido - os sempre tão bem informados não sabem? Ou será que para regressar abdicou desse valor?
PS 1 - Vejamos: ao assinar um contrato à medida dos seus interesses e contra os interesses do FCP - o que para quem bate no peito a apregoar portismo, não está mal, não senhor - e esqueçamos os mecanismos de solidariedade, são apenas trocos, o FCP corria o risco de ver Francisco Conceição sair por 30 milhões de euros no período entre 15 de Junho e 15 de Julho. Ora, se a esses 30 milões descontarmos os 20% que Francisco tinha direito e os 10 do empresário, o FCP ficaria com 21 milhões. Ora, ao conseguir 7+3 - o FCP fala em 9,5, suponho que o meio milhão foi a comissão sobre o empréstimo de10 milhões - no empréstimo, mais a exigência para que Francisco Conceição não recebesse os seus 20%, o FCP recebe 38,5 milhões. A diferença deve-se à forma como o assunto foi gerido pelo líder do FCP e isso merece os mais rasgados elogios.
Otávio Ataíde também deixa o FCP e vai para o Paris FC - ver comunicado do FCP à CMVM
Otávio tem algumas características que aprecio: é jovem, fisicamente forte, rápido, remata bem. Outras que não gosto: não é famoso no jogo aéreo, desconcentra-se facilmente, é displicente na forma como aborda certos lances. Mas o maior problema é aquela cabeça que faz com que se julgue aquilo que neste momento não é: um jogador acima da média, um pé demasiado grande para o sapato chamado FCP. É novo, se perder os tiques, perceber que tem de ser humilde, tiver capacidade para aprender, ainda pode jogar num clube de nível mais alto que o Paris FC.
17,3 + 3 milhões por objectivos, é mais um excelente negócio. Mesmo retirando os 20% que pertencem ao Famalicão.
Victor Froholdt chegou do Copenhaga - ver comunicado do FCP à CMVM.
Apesar de todas as informações serem muito positivas, pelo sim e pelo não, mais vale colocar a velha cassete: não conheço, espero para ver e depois comento. Sobre o preço, também não vale a pena dizer que é caro. Se é caro ou barato vai depender do seu rendimento. A história do futebol está cheia de jogadores caros que pelo seu rendimento desportivo e pela verba da transferência se tornaram baratos.
Sobre a troca João Mário /Alberto Costa - ver comunicados do FCP à CMVM - tudo somado, o FCP gasta 3 milhões - não sou capaz de dizer se é favorável ou desfavorável ao FCP. A razão é simples: conheço bem um, conheço muito mal o outro.
Vi muitas coisas boas, particularmente na parte ofensiva e excelentes jogos de João Mário, como também vi maus jogos e erros comprometedores na parte defensiva. O que vi de Alberto Costa não é suficiente para uma opinião sustentada. Assim também é melhor aguardar e depois opinar com mais conhecimento de causa.
No caso de João Mário, dava-me a sensação que estagnou, não foi capaz de dar o passo em frente, nunca seria capaz de desfazer desconfianças, o peso da responsabilidade que caía sobre os ombros, também por ser um jogador da casa. Nunca saberemos o que aconteceria com Francesco Farioli, neste novo Porto. Mas não estarei errado se disser que foi uma boa solução para todas as partes.
Nota final:
Só em circunstâncias muito especiais - faltas de respeito ao FCP -, seria capaz de dizer para um jogador que sai: já devias ter ido. Os jogadores são homens e se podemos e devemos criticar ou elogiar as suas prestações, até reclamar aqui e ali da sua postura profissional, não podemos faltar ao respeito a quem, por exemplo, como é o caso de João Mário, tem um percurso ao serviço do FCP de muitos anos e sem qualquer comportamento merecedor de censura.
Desejo a João Mário a melhor sorte e tenha sucesso desportivo neste novo passo na sua carreira.



Claro, objetivo e realista. Gosto muito de ler tudo o escreve, que, obviamente, subscrevo.
ResponderEliminarEstá tudo dito.
ResponderEliminarSobre o João Mário: não precisa de bater com a mão no peito! É um dragão.ponto.
Já outros...
Um Aparte,falta o Central patrão e uma alternativa válida ao Samu.
O Billas anda a cozinhar uma outra troca...Pêpe com o Rodrigo gomes e desta vez o porto poderá receber uns "trocos "
ResponderEliminarBoa noite
ResponderEliminarAchar "crente" o Francisco ter baixado ordenado, está ao nível do "foi atenuado pela intervenção firme, de defesa intransigente dos superiores interesses do FCP, por parte do presidente AVB" quando o empresário no negócio é o Jorge Mendes ou acreditar que o Otávio depois da época passada valorizou quase o dobro (já fazemos negócios á SLB, parece as vendas do Félix).
E as comissões 5% na venda(600.000€) e 10% na compra(1.500.000) que dá uma bagatela de 2,1 milhões é que ficou a faltar comentar...., numa troca de jogadores de 3 milhões líquidos a pagar pelo FCP. Os valores das transferências claramente aumentadas para melhorar os resultados financeiros imediatos.
Não há milagreiros, o negócio do futebol já está inventado, e o AVB com as orelhas a arder teve que baixar a bola e foi rápido a fazê-lo.
São todos iguais, até na hipocrisia. Só mudaram as moscas.
Se estivesses atento ao que fui escrevendo sobre o dossier FC, saberias que no contrato que ele assinou quando regressou, ficou estabelecido que eram 20% para ele e 10 para o empresário. Portanto, o FCP pagar os 10% ao JM não me surpreende, nem me incomoda. Depois, o presidente do FCP nunca disse que não pagaria comissões, o que não faz sentido é pagar comissões a quem nada faz pelos negócios, como era o caso de Pedro Pinho, por exemplo.
EliminarDepois, pagamos para JM ir para a Juventus e também para o Alberto vir para o FCP. Muito provavelmente se o negócio não fosse feito nestes termos ficaríamos com o JM, não teríamos o AC. Este negócio não tem comparação com aquela troca entre FCP e Vitória SC ou com Sporting que levou a CMVM a não aceitar e obrigar a refazer os termos dessa troca.
Mas vejo que há quem esteja muito preocupado com os negócios do FCP, até compare o do Otávio com os negócios do Benfica.
Finalmente, vejo que és crente e deves acreditar que o FC ganhava no Ajax 2,8 e veio para o FCP ganhar 1 e que tinha no Ajax 17,5% do passe e por isso a de 20% no FCP.
A tua reacção é curiosa, na mesma linha do Chico Marques. É assim mesmo, fiscalizem à vontade, mas tenham alguma calma, porque o ridículo às vezes pode matar. Há quem não tenha moral para nada, mas acha que tem moral para tudo.
Vila,
EliminarDe repente aparecem alguns preocupados com comissoes....
Engraçado que, anteriormente era tudo cor de rosa... e vaja la, nem se incomodaram quando havia um negocio fechado com o jogador e clube (ndr Taremi) e, pasmem-se, o mesmo foi por agua abaixo porque um "empresario" meteu-se no meio e queria 10% de um negocio que NADA tinha que ver com ele!!!!!!
Parece a outra que, veio indignada criticar a apresentação do jogador com a bandeira do proprio País e, por a mesma ter vermelho na cor, como nao tem nada para criticar, ousou criticar a apresentação (que RIDICULO... Foi trucidada por essa net fora que, agora esta a dar uma de vitima!!!) mas, essa mesma personagem, foi vista em Paris a vender bilhetes para os jogos da seleção e, andava com o vermelho da nossa bandeira!!!!!
Ahhhh, e dizem as mas linguas que, ate camisolas do 5lb andou em tempos a vender.....
Como diz o outr, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!!!!!!
Curioso, houve um negócio com "craques" trocados entre o FCP e o Vitória e a coisa foi de tal ordem que a CMVM não aprovou o negócio, tivemos de rever as contas. Mas agora contesta-se tudo...
EliminarEstas vendas e compras comparadas com os últimos 10 anos de Pinto da Costas são como da noite para o dia. Só um ressabiado pode comparar a água com o vinho. Então querer comparar comissões é de bradar aos céus.
EliminarConcordo com tudo. Dos reforços esperar para ver o que irão dar e esperar o melhor! Do João Mário tenho pena vê-lo partir porque sempre foi profissional e sempre foi um bom jogador. Mas estava na altura de vender e foi a melhor solução que se encontrou. O Alberto Costa sendo mais novo, tem mais potencial para ser vendido.
ResponderEliminarSó quero dar uma nota sobre o Chico. Para mim é uma pena como saiu. Claramente a mal com a direção porque ao dia de hoje nem uma nota de despedida do FCP. Gostava que o fizesse porque os adeptos sempre puxaram por ele e sempre gostaram dele.
Há uma nota de despedida no Instagran que , há 3 dias, foi publicitada na C.Social onde há uma cena onde ele se senta ao colo do pai...Que outra despedida gostaria que o FCP fizesse ?
EliminarO João Mário foi afinal vendido por 12 milhões de euros mais 2 milhões de que eu pensava .
ResponderEliminarDesejo ao João Mário o melhor para ele nesta etapa na Juventus , ele merece , sempre foi um bom profissional , sempre respeitou o FCPorto .
É um extremo de formação , adaptado a lateral por Sérgio Conceição , infelizmente nunca convenceu nessa posição , mau a defender .
Tem boas valências a atacar , da lateral para dentro , não tanto a cruzar .
PS - as viúvas continuam a destilar da bilis .
É se preso por ter cão , e preso por não ter ...
Nunca vão desaparecer ...
Os verdadeiros portistas, aqueles que querem sempre o melhor para o FCP, o defendem contra aqueles que o desrespeitam, extrapolam as situações do FCP e branqueiam as dos rivais, são pelo FCP independentemente de quem dirige, treina ou joga. Mas não sei porquê, talvez porque e é um sentimento esmagadoramente maioritário, não sendo perfeito, cometendo erros, AVB está a fazer bem, isso parece criar-lhes mau estar, criticam tudo, às vezes nem se dão conta do ridículo em que se colocam.
ResponderEliminarA propósito essa cada vez mais pequena minoria disse que o FCP está transformado num entreposto de jogadores, o FCP nunca foi isto. Tudo porque o FCP está a fazer várias alterações no plantel, uma pequena, mas importante renovação, com o objectivo de melhorar. Ora, como tenho boa memória achei por bem recuperar o Mike e o Melga e ontem fiz este post no facebook:
«O breve regresso de Mike e Melga.
- Mike, meu amigo, então andam por aí a dizer que o FCP agora é uma espécie de entreposto de jogadores e que isto não é o FCP?
- É verdade, Melga, mas é gente que tem memória fraca, come muito queijo. Repara, na época 2004/2005, entre mercado de Verão e de Inverno, sabes quantos jogadores saíram e quantos entraram?
- Mike, não sei. Mas pelo tom acho que foram muitos...
- Melga, toma nota: foram 12 saídas e 15 entradas! Isto em menos de um ano. Achas que devo chamar entreposto, ou tens outra palavra mais forte?
- Mike, põe aí os nomes.
- OK, vamos lá.
Saídas: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Thiago Silva, Costinha, Maniche, Deco, Pedro Mendes, Alenichev, Carlos Alberto, Derlei, Jankauskas e Ricardo Fernandes.
Entradas: Seitaridis, Pepe, Areias, Rossato, Leandro, Léo Lima, Diego, Cláudio Pitbull, Leandro Bonfim, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga, Raúl Meireles, Luís Fabiano, Ibson e Hugo Leal.
Mas, assim de repente, ainda podia colocar o entreposto 2014/2015, não fica muito longe deste, ou o de 2019/2020, mas não sendo muito, principalmente 2014/2015, ficam um pouquinho atrás.
Como vês meu caro amigo Melga, só quem anda muito distraído ou não conhece a história do FCP é que é capaz de achar que esta pequena revolução, fundamental, para um FCP forte e competitivo em 2025/2026, é uma originalidade de André Villas-Boas, mas não é, não!»
Absolutamente de acordo. Temos alguns adeptos que sofrem de falta de massa encefálica e de memória. Ah, se a estupidez pagasse imposto!…
EliminarVila Pouca, há muito ressabiado que vivia à custa das fraudes e luvas da anterior Direcção. Como a pré-época até agora está a ser exemplar, tanto na preparação como nas compras e vendas, não estão a gostar.
EliminarEsta gente nunca foi Portista, têm pouco que fazer na vida e precisam de uma causa típica das manadas ou de um tacho. Tinham que ir trabalhar mas isso também custa muito.
Uns são pintistas outros nem isso são. Valha-lhes Deus porque nós não podemos fazer nada por eles.
Ainda não perceberam que a mama acabou. Que nada voltará a ser como dantes e que se querem apoiar o clube terá que ser porque gostam dele e não por aquilo que ele lhes dá.
Ainda me lembro de no meu dos jogos e comprar de comer e de haver 2 opções e da típica frase “só com dinheiro”. Até nisso estávamos no século XIX.
Bem vindos ao século XXI. Força André Villas Boas, estamos contigo.
Só enaltecer a nota final.
ResponderEliminarConsigo compreender que no calor do jogo se diga algumas coisas menos próprias.
Ler e ouvir constantemente de adeptos do próprio clube, expressões como "limpar o lixo", "entulho", "cepos" e outras que tais, referindo-se a jogadores que sempre respeitaram o clube e sempre deram o seu melhor, apenas porque desportivamente não pensamos que são o melhor para o clube, cada vez me faz mais impressão.
Apenas posso desejar o melhor a todos aqueles que por este ou aquele motivo, estejam de saída do clube, por terem representado o melhor que puderam as nossas cores.
Curiosamente, outros que, pelo facto de serem mais talentosos desportivamente, os adeptos já quase tudo perdoam.
É realmente lamentável que adeptos sejam piores que os rivais, desvalorizando os nossos jogadores e pior, tratando-os mal e muitas vezes de forma insultuosa.
ResponderEliminarNão é de agora, mas isso devia acabar.
Não estão imunes a críticas, mas há limites de linguagem que não devem ser ultrapassados.
Quando me deparo com estas coisas, lembro-me de uma conversa que tive com o falecido treinador, Prof. Nery, que dizia com razão, que se cada um fosse escrutinado e criticado na sua profissão da mesma forma, muitos dos que criticam desabridamente iam ver-se muito aflitos.
Quanto à saída do Francisco, foi a melhor solução, encerra-se um capítulo difícil, perde-se um bom jogador, mas não queria estar, foi o melhor e a vida continua, que tenha sucesso na carreira.
Finalmente, para o João Mário, um dos nossos e excelente profissional, as maiores felicidades.
Que se continue a preparar bem a nova época como até aqui.
Sobre Francisco dizer ainda que é muito pequenino e não só em tamanho. João Mário e Gonçalo Borges foram também formados cá e nunca tiveram metade do apoio e carinho por parte dos adeptos que o Francisco teve. Pelo contrário, tiveram sempre mais comentários pejorativos do que elogiosos.
ResponderEliminarNa hora da saída, os dois primeiros tiveram um palavra para os adeptos e sócios, e o Francisco? Pode ter problemas com o Presidente do Porto, mas então os sócios e adeptos do seu clube do coração não mereciam uma palavra? Quando se pensa que os outros nos devem tudo e nós não devemos nada a ninguém...
Sobre o negócio do João Mário, não pode haver nenhum portista que critique esta operação. Se sequer pensar em fazê-lo, tem de repensar porque talvez não goste do clube.
Sem medo das palavras e avaliando o negócio à data, não aquilo que o futuro nos pode reservar, é um extraordinário negócio. João Mário nunca foi um lateral que nos enchesse as medidas. Teve vários jogos bons é verdade, mas foi sempre muito irregular. Depois de um bom jogo, vinham sempre dois ou três medianos ou maus. Defensivamente foi sempre muito permeável e nos lances aéreos tinha muita dificuldade em ganhar.
Por outro lado chega um lateral com menos 4 anos, mais potente fisicamente e mais competente defensivamente, sobretudo em duelos aéreos. No plano ofensivo, João Mário era melhor mas não por uma diferença muito grande.
Agora o João Mário até podia encontrar as condições ideias na Juventus, explodir como jogador, virar o melhor lateral do mundo. Á data da transferência deste mercado, vai ser sempre um extraordinário negócio, mesmo com o pagamento das comissões. Porque o João Mário já vai com 4 épocas completas de Porto e estava completamente estagnado, aqui nunca iria passar disto (e acredito que na Juve também não vai).
O problema do Francisco é que tinha(m) feito um negócio fantástico para ele(s) e desastroso para o FCP. O AVB estragou-lhe(s) os planos e ele(s) não aceita(m).
EliminarVerdade. Ainda assim DVP, mesmo que em guerra com o presidente (que a única coisa que fez foi de defender os superiores interesses do clube, ao contrário daquilo a que estavam habituados), porque não uma simples mensagem de despedida e agradecimento aos adeptos?
EliminarOu o Francisco acha que lhe devemos mais a ele do que ele a nós (clube e adeptos)?
Sobre a troca de laterais, faltou dizer que em circunstâncias normais nem João nem Alberto, o lugar é do Martim. Mas para isso é preciso que ele queira e tenha um comportamento e atitude de um profissional de excelência, para ser um jogador de excelência, como o potencial dele deixa antever.
Pode ser que com esta limpeza de balneário e o afastamento de más companhias, volte ao trilho certo.
Esse é o outro factor que pode mudar muito na atitude do plantel esta época. A diferença de ambiente que está a criar com a vinda de jogadores de trabalho, mais raçudos e que são espanhóis e dinamarqueses e dos Balcãs; e não são amantes do batuque e do samba. Isso vai fazer uma diferença muito grande no balneário e no campo, naqueles momentos decisivos em que é preciso concentração, sacrifício e cabeça fria.
EliminarMalta,
ResponderEliminarNo outro post do vila pouca questionaram se o taylor vina...pois se querem a minha opinião o billas que aposte no mesmo mercado mas no Kees Smit...para terem alguma noção do que estou a dizer com idade dele o vitinha nem metade....!!!
Lamachã, a política do FCP tem de ter como regra, formar, contratar bem, valorizar, transferir com mais valias. Mas todas as regras têm excepções, não podemos contratar apenas jovens, um ou outro jogador mais experiente dava muito jeito. Por isso quando me falaram no Jordan Henderson gostei, apesar da idade. Com a sua experiência, a sua liderança - não se é capitão do Liverpool à toa -, a sua capacidade para ainda jogar a alto nível dava um jeitão. Para mim se fosse possível contratar a preços justos, alguém com esse perfil...
EliminarBoa tarde a todos.
EliminarEstou em crer que o negócio do Gonçalo Borges não se ficará por aí.
Os Benfas andam muito interssados no extremo do Feyenoord e daí não sei não.
Quem sabe mais um caso como o do Alberto C.
Em relação ao Kees Smit seria sempre uma boa aposta, no seguimento da contratação de Victor Froholdt, os dois têm 19 anos. O Problema é que o Kees já tem meio mundo atrás dele e o AZ Alkmaar não deve facilitar, mas a ser possível parece uma boa aquisição pese o facto de o Taylor ser um jogador mais experiente e da confiança do Mister.
O problema é que já há grandes tubarões a seguir o Kees Smit. Barcelona, RMadrid, MCity, MUnited, não vai ser nada fácil ganhar-lhes a corrida pelo jovem MC.
EliminarA não ser que ele não se importe de dar agora 1 passo atrás para depois dar 2 à frente, vindo para o Porto para lhe ser + fácil jogar e crescer e deixando os tubarões para depois, já + preparado para singrar nalgum deles.
Mas o Bardghji, que tinha acordo com o FCP, roeu a corda e preferiu ir para o Barcelona.
Sair do AZ Alkmmar para FCP é um passo atrás?
EliminarObviamente que nao...
EliminarMas se ha Barça, City ou United na corrida o passo atras era emvez de ir para um destes 3 ou 4 ir para o Porto...
Ó Unkown, o amigo Xebeu percebeu perfeitamente, está assim tão pouco claro?
EliminarPor causa dessa postura, de fazer de alguém que conhece melhor o FCP a dormir do que tu que nem aquilo que é mais básico no FCP, ser sócio, consegues ser, acordado, burro, é que tens de procurar outra praia. Sei que davas tudo para comentar, mas podes tirar o cavalinho da chuva, não tens hipóteses.
ResponderEliminarE hoje como estou bem disposto...
Se entram sete jogadores - não contei os jovens - e saem entre emprestados e vendidos, mais de dez, porque isso não pode ser considerado uma revolução, comparado ao que está a acontecer esta época? Mas agora pode dizer-se que o FCP é um entreposto de jogadores e nesses casos, era o quê? Para mim alterações necessárias. Para os inconformados, há quem lhes chame viúvos, é entreposto.
Vejo que o fantasma do Antero Henrique ainda te atormenta. Relaxa, descontrai, procura outra praia, não percebes que essa cassete foi usada até à exaustão na campanha eleitoral e não resultou? Não percebes que esse papão do AVB pau mandado, ia vender o clube aos árabes, só encontra eco numa minoria muito pequenina e já todos sabemos as razões?
Em relação ao entreposto, é difícil entender algumas cabecinhas. A equipa jogava mal, os jogadores eram fracos e deveria ficar tudo na mesma? Desejam passar novamente vergonhas como no mundial?
EliminarA meu ver, ainda faltam sair uma boa meia dúzia de jogadores e entrar uns três ou quatro.
Saudações.
Excelente o comentário inicial, excelentes os que VP depois acrescenta em respostas pontuais e cirúrgicas. Fico-lhe muito grato porque me ajuda a compreender muita coisa. Só gostava agora é que viesse um DEFESA CENTRAL A SÉRIO. Abraço
ResponderEliminarCostumo dizer a um amigo, os jogadores só olham a dinheiro. Se errar, o erro deve ser mínimo. Os adeptos que ainda acham que algum joga por amor a camisola, são tolinhos. O futebol é um autêntico circo, como a vida, atores, tenta se passar uma imagem mas andamos todos ao mesmo. A grande mancha negra do SC foi o filho, um desastre. Mas eu na altura disse-o aqui, o flagrante conflito de interesse, o clube permitir que um treinador treine o filho. Não saiu nada de bom disso. Chamaram me de tolo na altura e eu pensei "ceguinhos, ireis perceber". É que a vida já me ensinou que há valores inegociaveis, os conflitos de interesses é um deles, dá quase sp merd. Os ceguinhos acharam que ia ser benéfico para nós clube desportivamente, "ah temos um jogador daqueles não podemos desaproveitar, és um tolo pensares assim", mas tontice é pensar que quando violas um princípio vais ficar só com a parte boa, e a parte má essa nunca irá acontecer. Não, quando vendes valores por tuta e meia pagas a dobrar, é só uma questão de tempo.
ResponderEliminarO problema não é um filho ser treinado pelo pai. Isso para mim só seria problema se o filho fosse um perna de pau e o pai o colocasse a jogar em detrimento de alguém melhor. O problema foram os jogos de interesses. O sai, dá-se mal volta, numas condições que eram fantásticas para ele e péssimas para o FCP. A meter confusão seria muito mais com o Rodrigo Conceição. Aí, sim, poderíamos discutir quem entrou, quem saiu...
EliminarAinda há jogadores de futebol que primaziam o clube , a cidade , amizades , compromissos , o bem estar da família , pode haver muito pouco , e cada vez menos .
EliminarO facto do Francisco Conceição ter sido treinado pelo pai para mim nunca foi um problema .
O DVP explica bem em cima aonde errou Francisco Conceição .
O problema dos conflitos de interesses, neste caso, foi achar se, que a família Conceição não iria tirar proveito, que ingenuidade tremenda. Aliás faz me mesma muita confusão, eu por me no papel de pai e ter de fazer a escolha, entre ser pai e treinador. O conflito está aí. Como também está, o ambiente a volta dos Conceição (clube, adeptos, etc), obrigar o treinador a escolher, entre o interesse do clube e o interesse que SC tem como pai. Eu não consigo mas deve ser defeito meu. Os conflitos de interesses só têm 3 palavras, uma delas é conflito. Racha um ser humano ao meio. Ia dar merd. Como deu. Mas a culpa não foi do SC, eu como pai faria exatamente igual, defenderia o meu filho e quem disser o contrário é um grande hipócrita. O culpado foi quem dirigia o clube. As empresas tem códigos de conduta. Há um caso que aconteceu a dias, o ceo foi apanhado a trair a esposa com a chefe dos recursos humanos. Flagrante conflito de interesses, essa empresa de certeza que tem código de conduta, obrigatório por lei. Mas o mundo do futebol acha-se um mundo a parte não é?
EliminarZé, a propósito da questão do vermelho da bandeira tinha preparado uma brincadeira, mas acabei por não levar avante, porque podia haver senhoras a zangarem-se. Mando-te por mensager
ResponderEliminarÉ impressionante ver a raiva descontrolada das viúvas em relação ao presidente AVB. Ai se lhe pudessem chegar que o desfaziam!
ResponderEliminarAntes, havia negócios com dupla comissão, sabe-se lá se tripla, em que chegávamos a perder 30% ou + do valor do negócio, mas estava sempre tudo bem prás viúvas do antigamente.
Agora, negócios completamente dentro da normalidade (alguns até sem comissão), com 5 ou 10% de comissão, nada demais... fazem uma barulheira tremenda, aqui d'el rei, que se pagou isto e aquilo, um balúrdio, uma pouca-vergonha.
São mesmo gente sem vergonha nenhuma na cara!
O Chico, na (ausência de) despedida dos adeptos do FCP que sempre o acarinharam, + que, se calhar, a qualquer outro, mostrou todo o seu mau feitio Conceição.
Bom jogador mas muito fraco como pessoa. Muito primário nos afectos e nas emoções.
Podia ter má vontade em relação ao presidente e à direcção por o terem impedido de mamar 6M, mas despedia-se na mesma dos adeptos que sempre o trataram com carinho e paixão.
Mas não, meteu tudo no mesmo saco, muito primário, muito básico, muito família Conceição.
Enquanto o FCP foi um quintal deles, donde sacavam o máximo proveito que podiam marimbando-se para estarem a lesar o FCP, estava tudo no melhor dos mundos, eram só sorrisos e bater no peito e beijos no emblema.
Quando AVB lhes tirou a mama de milhões e os obrigou a serem apenas funcionários respeitadores do clube, azedaram, azedaram muito e mostraram bem os oportunistas encardidos que são e sempre foram.
Que bom, termo-nos finalmente livrado deles, dos Conceição.
Um pequeno comentário: o eclipse de João Mário aconteceu numa época em que também se apagou Zaidou, Pepê e tantos outros. Se calhar não foi coincidência e se calhar a causa raiz não esteve propriamente nos jogadores.
ResponderEliminarBons jogadores numa grande equipa parecem melhores, numa equipa que joga mal parecem pior do que realmente são. "Jacques de La Palice"
EliminarCaro RN, de facto dá que pensar… Estou de acordo consigo. Abraço
EliminarO incrível no meio disto tudo não ver ver os Benfas ou os Viscondes a atacar o Porto e as suas contratações - sempre foi assim e serviu de força para o nosso clube.
ResponderEliminarO que custa mesmo é ver alguns adeptos a criticar tudo o que é feito sem nenhum critério, como o FJM (talvez por perder o tacho), José Fernado Rio e o Nuno Lobo, que são os mais mediáticos. Isto não são adeptos ou sócios do Porto são deputados da assembleia da república cujo o único objectivo é criticar apenas porque sim.... Lamentável.
Entendo que está a ser feito um bom trabalho. Se vai dar frutos ou não, não dá para adivinhar, mas no final saberemos. É sempre mais fácil fazer previsões no final do jogo/época...
Trabalham para tablóides: "Jornalismo tabloide é um estilo popular de jornalismo amplamente sensacionalista (geralmente dramatizado e às vezes não verificável ou mesmo flagrantemente falso). Wikipedia "
EliminarTenho lido avidamente todas as opiniões aqui no blog, e não consigo entender o porquê de tanta vontade de vender este ou aquele, melhor ou pior jogador ou profissional. Não consigo entender o porquê de tanta gente querer ver o Diogo Costa vendido como se fosse ele o cancro deste Porto. Querem vender tudo e todos para comprar outros tantos como se fosse esse o antídoto para o nosso mal, como se tudo o que aconteceu no passado se resolvesse assim, da noite para o dia ou de um ano para o outro. O DC sempre se comportou como um Homem, pode não ser o líder que precisamos mas é ou foi um dos pilares que menos abanou nestes últimos anos. Pode vir a ser vendido e trazer-nos algum oxigénio €€€ mas por favor, ele é um dos nossos e devemos-lhe muito respeito. Este deixará saudades.
ResponderEliminarUma coisa é vender jogadores que não contam, outra é jogadores importantes, como é o caso do Diogo Costa. Nestes casos devemos resistir até ao limite do possível, tendo sempre em conta os interesses de todas as partes.
EliminarMas a necessidade financeira do Porto, o interesse elevado pelo jogador e a vontade dele em sair, podem levar a que tenha mesmo de ser vendido (o melhor possível, claro).
EliminarTodos os jogadores passam, o FCP fica sempre, pra lá de tudo e de todos.
Badameco , que grande confusão que vai nessa cabeça !!!
EliminarNinguém chamou cancro ao Diogo Costa , nem ninguém se quer ver livre dele .
Mas , aonde é que acha que poderá vir o maior encaixe financeiro ?
Aonde ainda falta 2 centrais , um centro campista e um avançado ?
De aonde é que que virá o dinheiro para comprar esses jogadores ?
Para não falar que o Diogo Costa de certeza quererá sair , fazer o contrato da sua vida .
Ele tem mais 2 anos de contrato , se não for agora , arricasse a que saía de graça ...
É que AVB tem feito milagres sem ter feito uma grande venda neste verão .
Vendendo o Francisco Conceição que só não foi vendido por mais por culpa da anterior administração , e vender jogadores que claramente não volarizaram nestes 2 anos é obra ...
Já agora , e falando de Diogo Costa , as portas começaram a fechar nos clubes de Manchester , mas vamos ver , há também o mercado árabe . .
Seria uma enorme tristeza o DC ir para um clube árabe. Gosto muito dele como homem. E é um grande guarda redes. Merece ir para um grande clube mas está complicado.
Eliminar3asifa , sem dúvida que seria uma tristeza o Diogo Costa ter de ir para o campeonato Saudita .
EliminarMas infelizmente o tempo vai passando , e nada ...
Os clubes de Manchester vão em princípio , optar por alternativas mais baratas .
O único clube europeu que estou a ver seria o PSG , mas para isso teria de sair o Donnaruma .
Mas estou certo que o próprio Diogo Costa vendo que os clubes europeus não se chegam á frente , ele opte por a solução financeira , ou seja , ir para a liga saudita , provavelmente para o Al Nassr .
Dragonguard. Não há confusão nenhuma na minha cabeça. Apenas sinto que se está a banalisar o DC, não gosto que se trate jogadores como se fossem mercadoria, se calhar é por isso que já não existem jogadores com amor à camisola, afinal são meros activos que convém despachar para fazer encaixes.
EliminarBadameco , há muito que é assim , os jogadores são activos dos clubes , o amor ao clube e á camisola (quase) desapareceu .
EliminarA título de exemplo , ainda ontem no galinheiro se estava a espera do João Félix , e afinal estava nas arábias , preferiu o dinheiro ao invés de voltar ao clube que o lançou , e aonde tinha um treinador e uma massa adepta que suspirava por ele ...
Boas VP.
ResponderEliminarVeja se consegue ver no seu facebook
https://www.facebook.com/share/14EDmuzF2ek/
Já vi. FCP equipa invencível no maior número de jogos no Século 21. 55 jogos entre 2010/2012
EliminarSinceramente, não gosto nada deste tipos de estatísticas. Faz-me lembrar sempre os lampiões quando estavam por baixo e o Porto ganhava tudo, eram museus, agarravam-se com unhas e dentes ao passado. Era triste. Quando temos de fazer isso é mau, porque se perde mais do que se ganha. Eu não serei um portista que vive do passado, orgulho me dele mas a vida é para a frente, não para trás.
EliminarEu não tenho nada contra estatísticas nem contra a História, principalmente se a vivi. Outra coisa é quem passa a vida a clamar por glórias a preto e branco, que nunca viveu. Dito isto, essa lista é uma daquelas coisas de internet feitas à pressão, falta aí o Arsenal e os seus 49 jogos sem derrotas entre 2003 e 2004.
EliminarTudo certo! É necessário vender, pelo valor mais alto possível! Está claro! Aquilo que não aceito é ver os adeptos a querer empurrar o DC para fora do clube como se não precisassemos dele e como se ele fosse um dos que conspurcaram o balneário! Só peço respeito pelo atleta e pela sua história no nosso clube. Tomara que ele pudesse ficar, seria sinal que financeiramente estaríamos equilibrados
EliminarO recorde é do FCP mas é mais recente. 58 jogos que acabou em 2022 com a derrota em Braga 1-0.
EliminarDiogo costa vai ser guarda redes do Real Madrid na época 26/27
ResponderEliminarO courtois acava contrato na próxima época
MadjerFutre
ResponderEliminarO menino bonito já não vai para os lados de Carnide...Mais um caso Cavani..
5LB os casos falhados...Um clube que não consegue NUNCA o que quer
HEHEHEHEEEEHEHEE
Apesar de apreciar o ridículo de mais uma vergonha cavaniana, tenho pena - aquela contratação eleitoralista num jogador que já não sai da cepa torta, ia ser um rombo financeiro que deixaria mossa
EliminarPara mim está ida para a Arábia traduz se assim"
EliminarRonaldo:anda Flopix,que o JJ gosta de ti .
Se vieres tens lugar GARANTIDO nos convocados do mundial.Prometo;
Flopix:eh pá,obrigado Ronaldo!
És grande!
Aquilo é mesmo um circo.
Boa noite,
ResponderEliminarVejo o FC Porto fazer muitas contratações, gastar dinheiro, mas olha-se e parece a equipa de basquetebol... Tudo novo, tudo sem conhecer o peso e a responsabilidade da camisa q defendem! Possivelmente sinônimo de outros tempos... Mas gostava de ver sangue azul a defender as nossas cores! O meu FC Porto não era assim! Falta alicerces na casa!
Para recordar jogadores não formados no clube e deixaram saudades :- Deco ( provavelmente o melhor jogador que passou no clube ) , Costinha , Derlei , Raul Meireles , Lisandro , Quaresma , Lucho , Fernando , Pedro Emanuel , João Moutinho , falcão , Hulk , Danilo , Otávio , Pepe , etc etc .
EliminarO interessa é determinado perfil e acima de tudo que respeitem o símbolo.
O termo "sangue azul" sempre teve ligação á monarquia .
EliminarMas se estamos a falar de gente , da chamada "prata da casa" , temos Mora , Diogo Costa , Martim Fernandes , Vasco Sousa e depois jogadores portugueses como Alberto Costa que veio , e é um portista a 1000% , Eustáquio , Francisco Moura que sabem bem onde estão .
Para mim é relativo ter jogadores nacionais ou estrangeiros , depende da qualidade e do compromisso .
De todos os jogadores falados, 15 creio, 10 conheciam o futebol português... Assim sendo... Teoricamente não joga a nosso favor!
EliminarDe todos os jogadores formados no clube, secalhar nenhum estará no 11, incluo o Mora e o Diogo Costa por motivos diferentes.
Esperiencia, estatuto e carisma ajudará a atravessar o caminho turbulento! Não temos 1unico jogador com este perfil, com exceção do Lucho ;)
Faz falta os alicerces da equipa! Sem alicerce, caí!...
De que vale ter jogadores da formação no balneário e em campo, e até experientes, se forem uns moles como o Fábio Vieira e o João Mário?
EliminarÉ preferível, de longe, ter na equipa jogadores como o Borja Sainz e especialmente o Froholdt, sem qualquer ligação no seu passado ao Porto, mas que são muito mais aguerridos e trabalhadores, à Porto, e com muita qualidade.
O Froholdt por exemplo, até cansa vê-lo jogar, de tanto que trabalha, recupera bolas, ocupa os espaços e os ataca, sempre com muita inteligência táctica, seja na defesa, no meio-campo ou no ataque. E quando engrena, com a bola bem protegida, a alta velocidade com o seu quase metro e 90, é muito difícil alguém conseguir trava-lo.
Estou convencido que vai pegar de estaca muito rápidamente, apesar dos seus verdes 19 anos, e que os portistas vão gostar muito dele.
É de jogadores assim que precisamos, não interessa para nada se são portistas desde pequeninos ou não.
João Silva, vá ver quantos portugueses e jogadores da formação tinha o FCP 2010/2011. O que me interessa, enquanto portista, é compromisso e competência, pouco me importa se estão no clube há 1 mês ou 10 anos. Você dá o exemplo do Lucho, e pois bem, esse mal chegou passado pouco tempo já usava a braçadeira de capitão. Há jogadores que vêm de outras paragens e honram o nosso clube de imediato, outros vêm da nossa formação ou passam cá várias épocas e são uma desilusão até como pessoas. Vamos deixar a bola rolar, neste momento não é intelectualmente honesto dizer que temos ou não temos alicerces.
EliminarTraduz sangue azul a defender o FCP. Gostavas de ver quem em vez dos jogadores que foram contratados? Não devíamos contratar e apostar apenas em jogadores da B e da formação do FCP? Se tivermos competência no trabalho, profissionalismo, quem honre e respeite a Instituição FCP, não é preciso andar a fazer proclamações de portismo, beijos no emblema. E alguns, bem se vê, o amor ao FCP é tanto que até cansa.
ResponderEliminarO FCP no espaço de um ano facturou mais de 200 milhões brutos. É um regresso ao passado, tempo em que o FCP chegou a ser considerado um verdadeiro caso de estudo pela maneira que formava, contratava, valorizava, transferia, reinvestia parte. Depois deixou de ser assim, as saídas a custo zero multiplicaram-se e o FCP entrou num período muito difícil sobe ponto de vista financeiro ao ponto de ficar sob a alçada da UEFA. Fruto dessa gestão desgraçada, mas, pasme-se, premiada, pagou multas de milhões e ficou, ainda está, em risco de pagar mais e com pena suspensa durante mais algum tempo. Por isso é preciso calma, rigor, não dar passos maiores que a perna, porque não se pode excluir a possibilidade de ficar fora das provas europeias.
ResponderEliminarExacto DVP, os verdadeiros alicerces são esses, uma gestão rigorosa e competente, que saiba vender e reinvestir. O resto depende se a bola entra, mas se a administração for competente, acabará por ter sucesso.
EliminarEstamos a trabalhar bem, ainda há muita pedra para partir em termos de plantel, saídas e entradas, mas nota-se agora cuidado e organização.
ResponderEliminarVeremos como vai ser isto traduzido em campo, otimismo moderado e confiança, sem se pedir logo o céu e a lua.
Em plena silly season com novelas infinitas e ridículas boas para encher chouriços, intoxicar os fracos de espírito e dar emprego a muitos, resolvido o caso dos lagartos, é a vez do Felix... que ainda vai originar muitos comentários...
Mais um clube sem ser o glorigozo, comentadeiros infelizes, revoltados e compungidos, com laranjas pelo meio, de ar grave, bom para a nossa sanidade o rapaz não vir, senão ia ser histeria todo o tempo, mau porque poderia ser um negócio desastroso para os benfas.
Durante algum tempo estaremos livres de algum ruído, mas se correr mal desportivamente, pois em ganhos monetários do Felix vão ser bons, os boatos vão voltar em força.
Haja paciência.
Estou curioso para ver o ensaio de hoje frente ao Twente. À partida será um 4x3x3, mas veremos quem serão as peças escolhidas para o 11.
ResponderEliminarPara mim a prioridade agora seria um central. Veremos que verbas temos disponíveis para atacar o mercado mas creio que seria importante.
Nota final para a novela Félix. Que delícia ver os cartilheiros da TV a meter a viola ao saco. Era tanto amor e carinho entre o SLB e Félix. É só rir mesmo.
MadjerFutre
ResponderEliminarNão sei como se vê no Estádio mas vendo na tv, trocámos a bola com muito boa qualidade, e a classe de Froholdt e Gabri Veiga, o Dinamequês então se aos 19 anos é assim..Vai ser um autêntico tratado.