quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

F.C.Porto 1- S.L.Benfica 0. Parabéns Mourinho pela vitória - 1-2 - e passagem às meias-finais.



Depois de uma pausa fruto da eliminação da Taça da Liga e do estágio algarvio, o FCP tinha pela frente o Benfica em jogo a disputar no Estádio do Dragão e contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Como disse nos dos últimos posts o FCP tinha que encarar o jogo com a máxima responsabilidade e respeito pelo adversário e este mais recente, também muito cuidado com o árbitro Fábio Veríssimo. Coração quente e nervos de aço, não reagir a provocações venham elas donde vierem, não passar cartão ao árbitro, jogar à bola.

Francesco Farioli fez alinhar de início Diogo Costa, Martim Fernandes, Thiago Silva, Bednarek e Kiwior, Pablo Rosário, Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Borja Sainz e o jogo começou nervoso, muito disputado, pouco fluído. 
O primeiro lance de perigo foi do Benfica. Remate por cima. Na reacção o FCP ganhou três cantos, ao 3° marcado por Gabri Veiga,  Bednarek marcado entrou forte e de cabeça abriu o marcador. Dragões na frente. E o 2° golo só não surgiu porque Trubin fez uma grande defesa.
O Benfica em desvantagem procurou o empate, numa saída rápida após um canto do FCP, Lopes Cabral criou perigo.
Na equipa de Farioli alguma dificuldade em ligar as jogadas e chegar em ataque organizado e a dar algum espaço entre linhas. Também alguma precipitação na circulação e em sair da pressão, muito por culpa de Gabri Veiga que tinha dificuldades em se libertar. Quando se libertou podia ter marcado. O remate saiu fraco. Idem para o de Borja Sainz.
Veríssimo deu sete minutos de desconto.
Um sururu que valeu cartão amarelo a Samu e Gabri Veiga no FCP e Dedic e Pavlidis no Benfica.
Já nos descontos sobre descontos, Dragões em dificuldades, o golo rondou a baliza de Diogo Costa. Faltava clarividência e calma para em posse da bola encontrar as melhores soluções para sair da pressão.

O intervalo chegou com FCP na frente pela diferença mínima, num jogo equilibrado, muito disputado, com o Benfica a explorar o lado esquerdo da defesa portista onde Borja Sainz e Gabri Veiga tinham dificuldade em travar a dupla Dedic e Prestiani.

Com o jogo longe de estar resolvido e com a equipa a revelar algumas dificuldades em sair da pressão e encontrar as melhores opções para atacar, Francesco Farioli não mexeu no onze.
A perder o Benfica ia tentar marcar, era preciso estar atento. Defender bem, não inventar, procurar aproveitar os espaços que o Benfica ia dar na reacção à desvantagem no resultado.
O jogo recomeçou na mesma toada. Aos poucos os azuis e brancos estabilizaram e Pablo Rosario em boa posição rematou fraco.
Samu sozinho e com possibilidade de isolar Pepê, errou o passe. Uma brincadeira de Gabri Veiga ia originando um golo do Benfica. Não pode acontecer.
Aos 61 saíram Gabri Veiga e Borja Sainz, entraram Mora e William.
O FCP recuou, deu a iniciativa ao adversário, ficou na expectativa. Era preciso subir, não ficar tanto atrás. O FCP assim fez, mas faltava claramente mais acutilância no ataque.
Aos 74 minutos saíram Bednarek e Martim, entraram Alan Varela e Alberto Costa.
Aos 90 muito perigo junto à baliza de Diogo Costa, no único lance de verdadeiro golo iminente do Benfica na 2ª parte. Eustáquio substituiu Pepê, o jogo chegou ao fim com o FCP a conseguir controlar, segurar a vantagem, garantir a vitória e a passagem às meias-finais.

Foi um jogo intenso, muito disputado, equilibrado, sem muitas oportunidades e com um vencedor que se pode considerar justo de uma equipa que tem no sector recuado a sua grande força. Quando está em vantagem e com esta defesa, em que Thiago Silva se integrou muito bem, o FCP precisa de atacar e contra-atacar melhor. Isso depende muito na capacidade de jogar a um, dois toques, simplicidade, pensar, optar e executar bem.

Ouvindo o treinador do clube da Luz, foi mais uma vitória moral, virtual e lá teremos o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal. Parabéns, Mourinho! 

Havia algumas dúvidas se Kiwior na esquerda seria um desperdício, abalaria o sector recuado e provocaria fissuras no apelidado muro polaco. Não foi. Fez um grande jogo, é mais uma alternativa para o lado esquerdo da defesa.

Nada a dizer do trabalho do árbitro. Ainda bem que não teve influência no resultado. Isto não muda nada sobre a surreal nomeação do Conselho de Arbitragem.


Entretanto, se continuarem a repetir até à náusea o lance do Pablo Rosario, do Rodrigo Mora, o falhanço do Pavlidis, não chegam à conclusão que o Benfica venceu 3-1 e está nas meias-finais da Taça de Portugal?

Caixa de comentários






65 comentários:

  1. Agora já posso dormir descansado💤. Boa noite a todos os Portistas.😊🎵

    ResponderEliminar
  2. Excelente comentário Sr. VP
    Domingo lá estaremos, jogo difícil, muito... Temos 5a, 6a e Sab. Agora um desabafo " se tivéssemos um DECO, e um Falcão!"

    ResponderEliminar
  3. Thiago Silva a entrar assim, num jogos destes, com esta qualidade, é de craque. Se a defesa estava boa agora ainda está melhor porque lesões e cartões vão sempre a aparecer. Se houver um problema com Bednarek ou outro defesa, tendo thiago Silva estamos salvaguardados praticamente em toda a linha defensiva.

    Acho que para subirmos de nível, falta alguém para o ataque. Alguém que faça a diferença como já tivemos noutros grandes portos. Dado que a defesa está bem, melhorando o ataque podemos estar perto de um daqueles portos vintage.

    Talvez um negócio parecido ao thiago Silva. Já mais velho mas ainda com as qualidades intactas. Ou um empréstimo com opção de compra.

    Notou-se a falta de alguém que fizesse algo de diferente, em jogos muito repartidos ou mesmo em jogos contra equipas muito fechadas falta esse jogador.

    PS: a vinda de oskar foi uma oportunidade que teve que ser aproveitada. Mas esses 8 ou 10k podiam ter sido canalizados para um jogador com capacidade para entrar no 11 de imediato. São decisões difíceis mas é entendivel esta opção. Nós adeptos queremos é a carne toda no assador e ganhar a liga Europa e campeonato.

    ResponderEliminar
  4. Grande vitória , muito suada mas merecida .
    Defensivamente fomos irrepreensíveis , só concedemos uma grande oportunidade ao Benfica no fim .
    Já no ataque , falta um ponta de lança diferente , Samu é esforçado e bravo , mas precisamos um que saiba meter a bola redonda e servir bem os extremos ou médios vindos de atrás .
    Destaco o Thiago Silva , quem tinha dúvidas ?
    Também os dois polacos , mais uma vez intratáveis .
    Martim Fernandes que jogou o jogo praticamente todo com o nariz partido .
    Froholdt com energia máxima .
    Uma palavra para Pepê , dos melhores jogos que o vi fazer com a camisola do FCP .

    Podemos ser uma equipa de fácil avaliação , mas também uma equipa difícil de vencer .
    Em condições normais ganhamos , em condições anormais também .

    Também uma palavra de repúdio á RTP , que passou o dia anterior e de hoje a dizer que não ganhavamos ao Benfica á 22 meses .


    ResponderEliminar
  5. Ficamos com a passagem numa segunda parte tremida e uma vitória moral para os da segunda circular. Surreais as fitas dos jogadores do slb dentro da área. Fartam-se de rebolar à espera do VAR. Isto é treinado

    ResponderEliminar
  6. Grande vitória a nossa, estávamos a precisar de ganhar um jogo a estes borregos para moralizar esta equipa, e ganhar mais moral e confiança. Foi uma exibição à moda de Farioli, marcar e depois controlar e defender bem. Podíamos ter arrumado com o jogo na primeira parte,.
    No final podiam ter empatado, mas a vitória assenta bem.
    Enquanto o Mourinho for ganhando os jogos que perde fico feliz por ele!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,a vitória foi conseguida,sem nota artística.
    Estou de acordo consigo,temos jogadores na frente,que se jogassem a 1,2 toques descomplicavam muito.
    Este jogo era muito importante do ponto de vista anímico,tal como será o de Guimarães.
    Nunca gosto de referir o individual,mas o Pablo Rosário, foi um verdadeiro achado.que qualidade no passe e ocupação de espaço!
    Veremos quem joga no seu lugar em Guimarães.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Pablo castigado seria uma grande surpresa se não jogasse Alan Varela. Espero um Varela mais assertivo, concentrado e sem inventar.

      Eliminar
    2. O Varela parece-me que anda com a cabeça na lua,espero bem que volte a um nível que já teve.
      Thiago silva? se o bednarek recuperar para domingo não me parecia descabido.
      Ocupa bem o espaço e tem bom toque para passar bola.
      Vamos ver.

      Eliminar
  8. O Benfica, cheio de moral, fez um comunicado sobre a demora na entrada dos adeptos. Faz sentido, mas convém ter um pouco de memória e perceber o que tem acontecido por esses campos fora e com particular ênfase no estádio da Luz onde vale tudo nas revistas, incluindo uma grande falta de respeito pelas senhoras obrigadas a exporem mais do que é devido. Mas porque não também um comunicado sobre a música que tocou no final do jogo, Porto Sentido onde diz:
    Por ruelas e calçadas
    Da Ribeira até à Foz
    Por pedras sujas e gastas
    E lampiões tristes e sós

    ResponderEliminar
  9. Um jogo a fazer lembrar derbis antigos. Não sei se foi impressão minha mas houve uma altura do jogo que pareceu que iria ser uma vitória fácil e começou de certa forma a facilitar-se.

    O suposto domínio do Benfica na segunda parte é equivalente ao que já aconteceu com várias equipas pequenas. É o FCP que recua e deixa o adversário ter bola. Agora temos que aproveitar as saídas de outra forma.

    O problema de não matar o jogo em contra ataque é que num só lance pode acontecer o empate e ontem podia ter acontecido aos 90 minutos.

    Em relação à equipa atitude nada a criticar mas parece-me que às tantas se jogou demasiado na emoção e pouco na razão. O lance que Gabri tem a frente ganha mas tenta ir ao encontro de Prestiani é apenas um exemplo.

    Sobre as exibições individuais destaco o Diogo que fez tudo bem, os centrais, Pêpê. Martim esteve, tal como nos últimos jogos, a um nível muito alto. Assim, concentrado, é o melhor lateral do FCP. Samu fez um jogo muito bom. Tem tido uma evolução muito boa. No final da época vai pela cláusula.

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP,
    Ganhamos. Que maravilha! Não há melhor sensação que eliminar os lampiões. Por mim até pode ser por meio a zero

    ResponderEliminar
  11. Como previsto foi um jogo difícil, intenso e não muito bem jogado pelas duas equipas, mas terminou com uma vitória muito saborosa.

    Pessoalmente não gosto muito desta estratégia de jogo, não percebo o que aconteceu mas a forma de jogar e pensar desta equipa mudou. A postura ofensiva e arriscada que tivemos em Alvalade nunca mais se viu em jogos grandes (incluindo Braga e Forest).

    Agora quando estamos em vantagem, optamos por baixar linhas e dar a iniciativa ao adversário. Não gosto de ver quando perdemos bola, o nosso trinco baixar constantemente para central (principalmente quando o adversário só joga com um avançado), formar uma linha de três e deixar o meio apenas com 2 homens, sempre em inferioridade numérica perante o adversário.

    Farioli está a fazer um excelente trabalho e tem todo o crédito do mundo. A equipa defende muito bem, mas estamos sempre mais perto de sofrer uma desilusão. Defendemos com qualidade durante os 45 min da segunda parte, não permitimos nada ao Benfica, até que na compensação o Benfica tem uma clara oportunidade de golo. O que quero dizer é que não basta defender, porque por muito bem que o façamos pode acontecer um lance fortuito e lá se vai a vitória. Pelo menos a forma de contra atacar tem de melhorar. Podemos estar a defender baixo mas temos de ser venenosos, a outra equipa tem de sentir que não se pode expor muito, senão vamos fazer estragos.

    Para mim os jogadores em destaque foram Bednareck, Martim e Samu, o melhor foi Rosário.

    ResponderEliminar
  12. Vale pela vitória e coesão defensiva, de resto não gostei da estratégia de dar a posse ao Benfica e não aproveitar os nossos ataques, definições fracas e demasiados passes para trás, lados, etc.
    Mas ganhámos, lá está. Que seja só passageiro, com o futebol de hoje só ganharemos o campeonato e e...
    Que venha o Torreense, aqui pertinho.
    Vamos Porto, conseguimos mais e melhor. Rumo ao Jamor!!!💙🤍🐲🐉

    ResponderEliminar
  13. Uma vitória sempre saborosa contra a lampionagem, ainda mais porque eles sentiram que dominaram e Mourinho ganhou por 2-1, mas a eliminatória foi nossa.
    Muito importante em termos anímicos, enquanto se deitou abaixo a basófia lampiónica e dos seus apaniguados da des-comunicação social, saímos por cima com moral em alta, para defrontar as dificuldades que aí vêm, já no domingo com o Vitória, em que vai ser preciso concentração máxima e o espírito guerreiro de sempre, pelo que hoje, o que aconteceu já passou e agora é preciso baixar à terra, humildes, nada ganhamos ainda.
    É uma pena se não conseguirmos retocar a equipa num médio e um avançado que permitam termos o killer instinct que falta, ontem podíamos ter sofrido o empate num momento péssimo, só marcando mais estaremos a salvo destes contratempos. A defesa é segura, Kiwior respendeu bem à minha preocupação, mas num lance casual, ressalto, etc, podemos borrar a pintura.
    Pensar já na deslocação a Guimarães, cabeça fria irmos com tudo para sermos felizes mais tarde e ... atenção aos padres do apito.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  14. Era o jogo da vida deles, praticamente estão fora de tudo, nada lhes resta, a não ser o discurso do Mourinho aos peixinhos agachados da CS. No fim a águia chorou, gemeu, rezou, gritou perdidamente, onde é que eu já li isto.

    Agora temos a arbitragem vermelha ressabiada da CS lisboeta na caça ás bruxas. Pisão, não se vê bem, difícil para o arbitro e Var analisar, mas eu marcava, "opinião dos porcos da bola, estamos em democracia.

    Quanto ao jogo nada de sensacional, ganhou o melhor, o que vai à frente no campeonato.
    Ainda nos vamos encontrar pro campeonato no estádio, esse sim das ratoeiras, dos tuneis, dos Emails, das transmissões de lances de jogo deturpadas.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia e Parabéns nação Portista! Bom dia VP!
    Vi o jogo - pela RTP, fica a minha leitura em pontas soltas...
    . Não se pode implicar com o arbitro, que face à pressão devidamente feita pelo FC Porto, de uma forma geral esteve bem. Por vezes senti a forma fácil como apitava as faltas do FC Porto e não as do adversário, mas secalhar é dos meus olhos :)
    . Gostei da vitória, não gostei do jogo do FC Porto a espaços "largos" pois não soube afastar a pressão do benfica, que apesar de um pouco inócua, as vezes é suficiente para chegar ao golo e relançar completamente o jogo, por si só em aberto! Mesmo tendo em consideração a necessidade do benfica e não a do FC Porto...
    . Não sei se partilham da mesma opinião, mas faz-me alguma confusão ver um Alberto Costa no banco de suplentes e ver jogar o Martins Fernandes - tem feito exibições crescentes, mas está longe da capacidade do Alberto Costa. Não sei o que acham desta opção técnica?!
    . Thiago Silva... muita gente deve ter enfiado o barrete! O rendimento dele em jogo é o reflexo da sua qualidade, Muito Bom mesmo! Não me parece que Kiwior seja a melhor opção para lateral, não tem projeção ofensiva - se juntarmos Martins Fernandes e Kiwior a laterais, parece-me que ficamos um pouco débeis ofensivamente!
    . De uma forma geral bom jogo de toda a equipa, apesar de ver um Borja Sains - para mim a pior exibição, entretido demasiado com o arruaceiro argentino do benfica; pela entrega e fiabilidade, ressalvo Diogo Costa, Thiago Silva, Bednarek, Rosário, Samu, Pepê e Froholdt.
    . O meu fundo a escória dos comentadores da RTP face à ânsia de encontrar um penalty a favor do líder dos penalty´s, ora pela mão do Rosário ora por eventual pisão ao luxemburguês do benfica - a ânsia era tanta que até se enganavam no jogador que aparentemente o pisou, e que após as repetições que deram, esfriaram os ânimos e acalmaram a "passarinha". Alguém me sabe dizer se o VAR vê as transmissões com áudio? Na minha ótica não faz nenhum sentido, mas como é o futebol português, faz sentido que assim o seja...
    . José Mourinho... acabado como treinador! Se for vontade dele, e por mérito da sua carreira, gostava de o ver como selecionador nacional português - pior que o que lá está não é! A opção de usar o benfica como trampolim para a seleção está a ter a consequência inversa...

    ResponderEliminar
  16. Resultado fantástico.

    A exibição podia ter sido melhor, mais discernimento e solidariedade no ultimo terço e matávamos o jogo na primeira parte.

    O resto é conversa de "opinadores" aziados.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia DVP e todos os portistas, ontem demos um passo enorme para estarmos no estádio de Oeiras e para começarmos a 2 volta com muita confiança e tentar fazer um brilharete na Taça Europa, a orquestra de Farioli que toca ao nível do Rui Veloso o Porto Sentido. Bem escolhidas as músicas para o final do jogo.

    Ontem achei que foi um jogo muito intenso, com muitas marcações individuais da parte dos lampiões o que bloqueou a nossa fase inicial de transição, gostei de ver a forma que o Samu está a evoluir a jogar de costas para a baliza, nem sempre sai bem, mas que está a evoluir não a dúvidas.

    Farioli fez o que ninguém pensava ser possível em 4 meses, acho que falta um defesa-esquerdo tipo Alex Teles para fazer piscinas e um médio que consiga perceber os timings do jogo( quando a equipa recua, seja por merito do adversário ou estratégia do Farioli), que consiga segurar a bola com segurança e saiba lançar contra-ataques mortíferos, ontem tivemos várias hipóteses e não consigamos matar o jogo.

    Não sei se o futuro do Porto não será jogar com 3-5-2, com Pêpe a fazer a direita e o Borja a esquerda, com Frolhold, Rosário, Veiga, Mora( william ) Samu. Temos uma defesa de Aço, onde pra mim o Bednarech tem um sentido posicional fora do normal, com ele em campo não sei se a única chance dos lampiões teria acontecido.

    ResponderEliminar
  18. As equipas constroem-se de trás para frente , Farioli fez isso , se a defesa está no ponto , no ataque é preciso mais .
    Ontem devíamos ter saído melhor no contra ataque , desferir o golpe fatal ao Benfica , temos de trabalhar nesse aspecto , mas isso só lá vai com outros jogadores .
    Oskar Pietuszewski pode fazer isso , mas também precisamos de um ponta de lança que saiba jogar no contra golpe , rececionar e lançar no espaço vazio para quem vêm de atrás , faltou isso ontem .

    No zapping , dei com a CMTV estavam a mostrar o mergulho do Leandro barreiro vezes sem conta .
    Uns escrotes ...

    Hoje há sorteio das meias finais da taça , veremos , mas claramente ninguém quer um FCP vs Sporting agora , só na final ...

    ResponderEliminar
  19. Ganhámos bem, contra uma equipa de caceteiros e simuladores.
    O jogo começou com um garrote encornado que nem falta foi, que se fosse um dos nossos a fazer era capaz de ter sido amarelo.
    Logo de seguida, a cabeçada (do rapaz que quando ainda era do Estrela já se tinha fartado de nos dar porrada) no Martim que lhe partiu o nariz, a disputar a cara do Martim que a bola estava no chão. Ai se fosse um do Porto a fazer aquilo que se calhar vinha logo pró olho da rua...
    Mais lá para o fim não podia faltar a habitual rábula do Berreiro, faz sempre a mesma rábula na área adversária, agarra, dá encontrões, e depois atira-se para o chão e rebola-se todo como se alguém lhe tivesse partido alguma coisa, que gajo tão sem carácter nem vergonha.
    Quase a acabar um golpe de karaté do Aursnes sobre o Alberto, que não sei se levou sequer amarelo mas era para vermelho.
    Tivemos sorte em termos acabado só com um nariz partido e sem penáltis, que os encornados têm a escola toda e agora com o ressabiado Mouro devem treinar muito bem a porrada e as fitas pra cavar penáltis e cartões.
    O árbitro, não teve influência no resultado mas foi muito permissivo com a cacetada dos encornados. Fossemos nós, não tínhamos terminado com 11.

    ResponderEliminar
  20. Partiu Fernando Oliveira. Partiu um amigo, uma excelente pessoa e um Dragão dos sete costados. Paz à sua alma. À família enlutada, aos amigos e ao FCP, os meus sentidos pêsames.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo foi impróprio para cardíacos, apesar das poucas oportunidades de golo.
      Quando se sofre muito pelo Porto e o coração já não é o que era, pode acontecer uma desgraça destas.
      Só conhecia o portista Fernando Oliveira de vista, por o ver nas funções que ele foi exercendo no Porto durante muitos anos, mas custou-me bastante ver nas notícias que ele morreu, e desta forma, após o jogo, traído pelo coração.
      Os meus sentimentos para os que lhe são próximos que devem estar destroçados.

      Eliminar
    2. Fernando Oliveira morreu a amar o FCP .
      Paz a sua alma .
      As minhas condolências a família e amigos .

      Eliminar
    3. Os meus sentidos sentimentos pela perda de um grande portista

      Eliminar
  21. Foi um jogo típico desta equipa, marca 1 golo e depois controla sem bola, dando a iniciativa ao adversário (joga assim, seja contra o Benfica seja contra o Aves, daí que no fim do jogo, o adversário vem sempre dizer que fez um grande jogo contra o Porto)

    Ofensivamente, parece-me que o problema é mais de qualidade individual. Tivemos muitas jogadas de contra ataque ( graças a um trabalho cada vez mais formidável de Samu) em que fomos incapazes de criar perigo, não por falta de movimentos errados mas por decisões e gestos técnicos absurdos(passes fáceis completamente errados e tentativas de remate que lembram os iniciados)

    Mais um grande jogo de Martim, que relembro, tem 19 anos, apesar de muitas vezes ser tratado por portistas como se tivesse 29.

    ResponderEliminar
  22. É verdade, alguém já aqui disse, que muitas vezes perdem-se golos porque alguns jogadores optam pelo remate e falham, quando têm colegas melhores posicionados, há que corrigir, a bem da equipa.

    Aquela cara de enterro de Mourinho a justificar-se, sempre com aquela conversa pra boi dormir.
    Foi com o Braga ontem com o FCP, mesmo assim ele tira sempre a água do capote. Este tipo de música é só pra pedro galo & compª porque mais ninguém tem pachorra de ouvir.

    Este já passou, agora em Guimarães dar tudo e trazer três pontos. Contra tudo e contra todos, até ao fim do campeonato é só finais.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  23. Caro DVP:
    Muito contente com esta vitória num jogo difícil, a eliminar
    Não consigo entender a "busca" de um penalty de Mora sobre Barreiro. Não há imagens nítidas, o VAR esteve bem e como é possivel o Marco e o Henriques afirmarem que, pelo que se vê, é penalty?!
    Força para Guimarães.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde.
    Foi um jogo no seguimento do que tem sido no geral deste campeonato. Podíamos ter sido surpreendidos na parte final do jogo, valeu-nos a falta de eficácia do adversário pese embora o facto que alguns jogadores do FCP também padeceram do mesmo mal. Dizer que podíamos ter empatado é sempre uma incógnita, precisamente pelo facto anterior, se os outros podiam ter marcado, o Porto também teve as mesmas hipóteses e em maior número.
    Gostava de ver um Gabri Veiga mais feliz a jogar, mais eficiente, porque ontem teve alguns desaproveitamentos que podem fazer diferença, apesar de lhe reconhecer boas capacidades enquanto jogador. Tem que ser mais regular.
    Aproveito para endereçar os pêsames à família e amigos do sr Oliveira. Será seguramente mais uma estrelinha a olhar lá de cima, pelo nosso enorme Porto.

    ResponderEliminar
  25. Sorteio das meias-finais da Taça de Portugal: Fafe - Torrense; Sporting ou AFS - FCP

    ResponderEliminar
  26. Lá teremos que disputar as meias finais da taça de Portugal contra o Santa Clara.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde
    Alguem pode me informar se o FCP jogou ontem? Pelos vistos na comunicação social só se fala dos lampiões e parece que a nossa vitória foi um pormenor 😂
    Também comentar que vi várias saídas/transições defesa ataque do FCP que me deixaram de boquiaberto pela confiança nos passes, posicionamentos dos jogadores e rapidez de execução. Sinto que se trabalhou nisto no Algarve porque sentia que tínhamos muitas dificuldades em sair quando as equipas adversárias subiam nas marcações na altura de saídas do guarda-redes.

    ResponderEliminar
  28. Pensei que só dois lances estavam sobre análise, mas disseram-me que nas lixeiras da Média Livre afinal escrutinaram quatro possibilidades de penálti contra o FCP. Pablo Rosario, Rodrigo Mora, Bednarek e Diogo Costa. É obra!

    ResponderEliminar
  29. Pobre coitado do Mourinho, só quatro! Penso que ainda não fica por aqui. Tantos seguidores tem esta religião.
    Vamos aguardar mais analises destes alquimistas do futebol.

    ResponderEliminar
  30. Boa noite a todos.
    Naturalmente satisfeito com o resultado de ontem, Thiago Silva mostrou que vai ser muito útil.
    Gostei da equipa como um todo, compacta e com um plano de jogo definido que soube cumprir na maior parte do tempo.
    Faltou alguma maior clarividência no último terço, Borja esteve um pouco fora de jogo, Veiga aqui e ali podia ter definido melhor e teria feito a diferença.
    Martim Fernandes a lembrar outros tempo, jogar com um nariz partido, sem protecção, 70 minutos. É exemplo de garra e dedicação que só se deve louvar.
    Mas ressalto para mim um jogador: Pablo Rosário. Penso que tirou o lugar ao Varela, e na 'guerra táctica' é fulcral na nossa dinâmica, porque é capaz, ao contrário do Varela, desfazer a pressão sobre si na primeira fase de construção, sair a jogar e tem passe.
    Vamos sentir muito a sua falta em Guimarães, onde o Vitória provavelmente irá usar a fórmula que o Nacional e o Estoril usaram eficientemente, e tendo lá um Varela em vez do Rosário, penso que irá emperrar muito o nosso jogo.
    Um jogo de cada vez, eu sei. Mas este soube bem, matámos um mini borrego que estávamos a ter com o SLB nos últimos jogos diretos.
    Agora vamos a Guimarães e procurar trazer a vitória.
    Pode ser fulcral para o que resta da época estes próximos dois jogos fora (Guimarães e Plzen). O primeiro pode 'reforçar' a possibilidade de o Porto receber o Sporting com os 7 pontos de avanço, o segundo pode-nos poupar 2 jogos nas competições Europeias.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  31. Boa noite DVP e restante portistas, para meu espanto e se calhar de muitos o Penicheiro/lagartos só teve 2 erros, 1 não admoestar o Dedic após uma placagem ao Borja e depois no mesquito por cordas em que levou amarelo no lance com Samu, 2 erro na parte final em livres contra nós para os lampiões fazerem o chuveirinho… no lance do Mora com o Barreiros não se consegue ver nada nem com zoom no máximo da lixeira CM, mas que não haja dúvidas, se aquele lance fosse no salão de festas com transimisao martelada da Btv, eles conseguiriam arranjar um ângulo dúbio para ser marcado penslty, já aconteceu nas jornadas anteriores e os jogadores estão treinados para isso.

    Hoje as bolas quentes deu os lagsrtos que já deviam estar eliminamos após aquela vergonha nos Açores para a taça, o que interessa é fazer 2 jogos para o desgaste ser grande pensam os iluminati , vamos ter uma equipa de escalão inferior na final.

    Hoje mostraram-me umas declarações do Bruno Pratas antes do jogo na RTP Notícias de ontem acerca da polémica com o Penicheiro/lagarto este Bruno Pratas arrogante, manhoso e rasteiro, nunca mais esqueço de uma meia-final com os lagartos em Braga, em que o mesmo disse que o Soares estava 2 metros em fora de jogo e as imagens não diziam aquilo que este asno estava a dizer em direto… está tudo à espera que o Porto comece a escorregar, porque as 2 voltas do Farioli são mas, dizia ontem um aziado na CNN, jorge ( o que andou a porrada com o carlos Queiroz no avião).

    ResponderEliminar
  32. Tenho assistido a uma sequência verdadeiramente alucinante de comentários televisivos protagonizados por um conjunto de mentecaptos acéfalos desde a nossa alegada vitória “imerecida”, como lhe chamam. Mourinho dá lições táticas todos os jogos: no campeonato foi o génio do autocarro, na Taça dominou por completo. Só faltou dizerem que, em dois jogos, marcou zero golos.

    A ratazana do Santos dá nota 9 ao Mourinho e 8 ao Farioli. O treinador que perde esteve melhor, diz ele. Segundo o macaco Aguilar, o Thiago Silva não fez nada de especial. Jogou de cadeirinha, afirma, não teve nada que fazer, beneficiou apenas do jogão do Bednarek. Para o Diogo Luís, o Farioli vai à televisão falar da família portista para atirar areia para os olhos dos adeptos do Porto. A equipa joga tão pouco que foi preciso tocar o Porto Sentido no fim do jogo para distrair os adeptos da exibição.

    Em uníssono, dizem todos que foi a melhor exibição do Benfica este ano.

    AVB é um hipócrita porque elogiou a arbitragem de Fábio Veríssimo; logo o flop Dani concluiu que isso só pode esconder uma segunda intenção qualquer, que mais cedo ou mais tarde será revelada. A CMTV, com o seu galo gordo, descobriu quatro penáltis. Sim, quatro. Todos por marcar.

    E este é o retrato fiel da doença mental que ocupa os ecrãs. No meio de tudo isto, surge o sindicato, muito preocupado com as credenciais dos fotojornalistas no Dragão.

    Prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nacional-benfiquismo/antiportismo-raivoso é uma doença mental que afecta muita gente em Portugal.
      É grave, e infelizmente não tem cura nem há tratamento eficaz. Os efeitos muito nocivos só podem ser diminuídos para níveis aceitáveis, por um grande Porto, a vencer os jogos quase todos e a ganhar muitos títulos.

      Eliminar
    2. Como dizia Maradona , chupem e continuem a chupar .
      Para eles , bom era o Anselmi ...

      Eliminar
  33. Agora mais a frio, reforçar que ainda não ganhámos nem a taça nem o campeonato. Toda a euforia à volta da equipa tem que ser arrefecida para não passar para os jogadores. Confio que o treinador vai conseguir passar essa mensagem mas os adeptos podem fazer a sua parte.

    O ideal seria chegar à altura das decisões a eliminar com o campeonato meio resolvido mas para isso acontecer não podemos vacilar nas próximas semanas.

    AVB alertou ontem para a possível cobiça aos nossos jogadores. Ainda faltam 15 dias e muita coisa pode acontecer. Esperemos que não embora me pareça que ainda vai sair algum jogador não considerado essencial pelo treinador.

    Nem tudo é positivo. O preço dos bilhetes para a última jornada da liga europa são completamente desajustados. Penso que a prioridade deve ser o estádio cheio mas assim vai ser difícil.

    ResponderEliminar
  34. Boas
    Será que o Porto não pode apresentar uma proposta à Raphael Guerreiro para a próxima época.
    Apesar de não ver jogo algum dos alemães,acho que ele seria uma mais valia para o elenco.
    Podendo fazer duas posições em campo,com a qualidade e experiência de quem foi campeão europeia por Portugal.

    ResponderEliminar
  35. Caros Portistas,

    Ganhamos aqueles FDP que é o mais importante! Diziam e repetiam que não lhes ganhávamos há 22 meses ahahah tenham calma que já enfardaram e ainda vamos ao salão de festas
    Não gostei da nossa maneira de estar no jogo, até porque depois de marcarmos o 1º se lhes tivéssemos caído em cima tínhamos resolvido o jogo, eles estavam desorientados.
    Volto a dizer que não gosto que o trinco baixe para 5º defesa, perdemos meio campo sempre com esta variante, já aconteceu várias vezes este ano e sempre pela mesma razão, ficamos em inferioridade numérica no meio campo, há que corrigir isto porque um dia vai-nos sair cara esta situação. Sempre que isto aconteceu fizemos sempre os piores jogos, sem bola, a dar pouco ao adversário é um facto mas num lance fortuito podemos sofrer como aquele lance que aconteceu aos 90 m. Há que sair melhor no contra ataque para matarmos os jogos, tanta displicência e falhas infantis, há que melhorar e muito. Jogo com Guimarães não vai ser fácil mas se eles jogarem como jogaram na taça da liga creio que estaremos mais perto de puder ganhar. Temos que ganhar os 3 jogos que temos até recebermos os lagartixas. Se os recebermos com 7 pontos de avanço podemos encarar o jogo de forma tranquila.
    É realmente inacreditável ver as TVs em Portugal, tanto burro para alimentar e eles são peritos nisso, tanto no futebol como em tudo o resto que é realmente importante, é só merda estes jornalistas. Nunca um pais irá para a frente com jornalismo deste nível, tristeza... Engraçado que no lance do Gul não houve este espectáculo todo, já sei porquê, porque era claro e obvio.
    Olha a cabeça do lampião continua a inchar ahahah

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do FCP não é como se organiza no processo defensivo, aí está quase tudo bem, não digo tudo porque a perfeição não existe. É como ataca, contra-ataca, principalmente, quando algumas equipas em desvantagem arriscam - há aquelas que mesmo a perder nunca arriscam nada. São formatadas para defender, têm dificuldades em atacar -, dão espaços, ficam desorganizadas. Aí tem de haver critério a definir, fazer as opções correctas, ter qualidade de passe, ser minimamente eficaz a finalizar.

      Eliminar
  36. Tudo que se tem passado após o clássico da Taça de Portugal em que o FCP eliminou o Benfica, explica-se facilmente. É um misto de desculpas de mau pagador, benfiquismo ferrenho, ou melhor, antiportismo primário.
    Mourinho que disse maravilhas do plantel do Benfica quando estava no Fenerbahçe e até chegou ao Seixal num Ferrari no dia da apresentação para deixar claro que ele, ao contrário de Bruno Lage - acusado de não ter unhas para aquele plantel, leia-se Ferrari -, tinha. Claro, como no espaço de duas semanas perdeu a possibilidade de conquistar dois títulos, tinha de inventar um número para desviar as atenções. E para isso nada como criar narrativas fáceis de comprar junto daqueles que estão sempre prontos a idolatra-lo.
    A outra parte é aquilo que sabemos, mas que não nos devemos cansar de repetir: há na análise sobre futebol em Portugal um antiportismo doentio, fanatizado, desonesto, prostituído.
    Quando em OCS se vai ao ponto de esmiuçar ao mais ínfimo pormenor quatro possíveis penáltis contra o FCP; quando se vê no elogio do presidente do FCP à arbitragem uma qualquer teoria da conspiração para benefício futuro; ou até se questiona o lugar de Rui Costa na tribuna do Estádio do Dragão - 3ª fila -, mas ninguém se incomodou com o lugar de AVB - 7ª fila - na tribuna da Luz; quando se acha natural a nomeação de Fábio Veríssimo que tem um processo a decorrer contra ele no CD por queixa do FCP e se afirma que o comunicado do FCP sobre a nomeação do árbitro de Leiria, não é apenas e tão só a manifestação da falta de bom senso - correu bem, mas se tem corrido mal? -, mas pressão sobre o árbitro, está tudo dito.

    A conclusão é fácil: contavam com um FCP fofinho dentro e fora do campo. Com um regresso aos tempos dos andrades. Saiu-lhes um Dragão de chama alta, um Dragão que se é verdade que ainda não ganhou nada, mas que está forte, cada vez mais unido e solidário. Um Dragão que voltou a ter condições para ganhar. E isso mexe tanto com eles... é só vê-los de expressões carregadas, olhos a sair das órbitas e a azia é notória em cada artigo, análise, comentário. Como gosto de os ver assim...

    Há pouco publicado no facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É. O Lage era coxo e não tinha unhas para o Ferrari. Mas desde que o vendido chegou; e mesmo com ajudas arbitrais em todos os jogos e várias vitórias ridículas por margens mínimas com penaltis inventados e golos aos 10 minutos da compensação, está a 10 pontos e arredado de tudo o que é taça.

      E não jogam um corno. E têm dois ou três jogadores de uma qualidade que não temos. Dedic, Sudakov, Pavlidis.

      Eliminar
  37. O desespero da comunicação social é gritante e histérica .
    É preciso ser desprovido de cérebro para achar que qualquer caída de um jogador lampião na nossa área é pênalti .
    Como dizia um ex treinador que passou nos dois clubes da segunda circular , limpinho , limpinho ...

    Com os lampiões fora de todas as competições , o nosso grande rival tanto para o campeonato como taça de Portugal é o Sporting .
    Este mês é fulcral , começando em Guimarães aonde nos espera um jogo muito difícil .
    O Pablo Rosário vai fazer muita falta .
    Se conseguirmos vencer , passar incólume até ao jogo no princípio de fevereiro e se vencermos em casa o Sporting temos uma auto estrada para o título , depois fica a meia final para a taça .
    Espera-nos um final de época muito exigente .
    É importante evitar os dois jogos de play off na liga Europa , que para mim é de evitar e ficar nos 8 primeiros classificados .
    Venha o Guimarães .

    ResponderEliminar
  38. A mim faz me confusao ver estes comentadores de meia leca a falar de arbitros quando no ultimo Porto vs Benfica fomos roubados de um penalti a poucos minutos do fim!ai nao se ouviu nada da comunicacao social!uma falta de vergonha destes comentadores/Benfiquistas!e uma comunicacao social vendida sem imparcialidade,que nao escondem a clubite!
    Nao gostei muito da 2 parte do Porto,demasiado recuado,jogamos em casa temos que os encostar atras,apesar de o presidente dizer que em principio nao a mais contratacoes continue a char que e necessario mais um avancado de area e mais um medio para cobrir o Frohold!

    ResponderEliminar
  39. Boas
    Será que vai haver castigos,para os 2 jogadores do Benfica por parte da liga.

    Um por danos,nos bancos e o outros por palavras escritas online.
    Por castigo digo,suspensão,e o Benfica também tem de ser incluído,se são multados pela atitude dos adeptos,então dos jogadores nem se põem dúvidas.

    ResponderEliminar
  40. Os que dizem que há penálti num pisão que ninguém consegue ver, são os mesmos que no agarrão ostensivo do coxo-mor Toni Silva ao Gul na primeira volta do campeonato, disseram que não era.
    Estes gajos são absolutamente ridículos e são o espelho do que é muito deste país vermelho.

    Lembro que o jogo foi mal arbitrado, mas para o nosso lado. Começa no primeiro minuto com um empurrão ao Bednareck junto da área do Benfica; Veríssimo faz vista grossa e depois vai marcar falta sobre o Barreiros logo a seguir.

    Há várias lances na área do Porto em que há faltas de jogadores do Benfica. No único lance perigoso deles na primeira parte, há um empurrão descarado no ar, daqueles que quando acontecem ao Otamendi, e ele finge que morre, são todos penálti.
    Ficávamos aqui até amanhã a falar da dualidade de critérios do palhaço do Veríssimo e das fitinhas do anão do cabelo pintado, mais a altivez ridícula de um central que não joga nada, que vai à seleção porque joga no Benfica senão não tinham lá nenhum jogador, chamado Toni Silva, que fez 2 faltas para amarelo e que não levou nenhum, uma delas uma joelhada no glúteo do Samu que corta uma jogada de contra-ataque perigosa - comparem com o amarelo ao Bednareck numa falta muito menos dura, numa jogada muito menos perigosa de costas e a 70 metros da baliza!!

    E o que dizer daquele livre inventado na compensação, em que o Froholdt faz um corte limpo e o Veríssimo sem vergonha nenhuma na cara marca falta para ver se ajuda os rapazes de vermelho?

    Quanto a Mourinho, mais do mesmo, é um indivíduo sem personalidade nenhuma, um vendido sem carácter. Um grande actor, que até a actuar já perdeu qualidades. Nunca se viu numa situação destas, em que é idolatrado por toda a comunicação social, é favorecido pelas arbitragens em todos os jogos; e mesmo assim a coisa corre mal. Está ultrapassado e queimou a cabecinha toda no Real Madrid. A partir daí nunca mais foi o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso completamente, dualidade de critérios nas faltas e nos cartões o jogo todo, sempre a favor do Benfica, e depois ainda foi o Porto que foi muuuuuuito beneficiado, ficaram acho que foi uns 40 ou talvez 50 penáltis por marcar contra nós lol.
      Que palhaçada de gente, no anterior Porto vs benfica não viram o que se meteu pelos olhos dentro, a agressão do Pavlidis e o penálti do Toni Silva, agora onde não existe nada nem visto à lupa, vêem aquilo que não existe.

      Eliminar
  41. Bom dia DVP e restantes portistas, gostei das declarações do AVB que deu, só não gostei da parte em que disse que o plantel provavelmente estava fechado, falta-nos um defesa-esquerdo, médio e um avançado( ontem treinou o Matheus Mide com a equipa, pode ser o médio que nos falta e eu acredito que sim) para o resto do campeonato taça de portugal e Europa… as bolas quentes não enganam, os jogos que vamos fazer com os lagartos( devia ser o Santa Clara) emparelham contra os lampiões, seja dos lagartos e o nosso, nada é ao acaso, a segunda circular tenta tudo, não pode haver facilidades

    Não vejo programas desportivos, só vejo quando o Porto ganha e faço zapping para ver a cara de enterro dos cartilheiros, não sou melhor nem pior que as pessoas que veem, mas aquilo tira-me do sério … sou de 1980 e lembro-me bem de ver os 1 programas de desporto, com Poncio Monteiro, Santana Lopes e Fernando seara … o que está na Cmtv, penso que é Tiago é sempre assertivo acerca da defesa do Porto, mas os outros caem na ladainha do nacional-porreirismo contra o Porto.

    Em Guimarães não podemos facilitar, a nossa única derrota em competições nacionais foi com eles para a taça da liga… máxima concentração e temos de fazer golos com as oportunidades que surgirem. A equipa para amanhã seria, Diogo, Alberto( Pêpe) , Thiago, Bednarech e Kiwior, Varela, Mora Frolhold, william, Borja, Samu

    ResponderEliminar
  42. Soren, è mesmo isso. Só que essa trupe da CS daqueles canais vermelhos, têm uma tribo de comentadores de um vermelho encardido escolhidos a dedo a falar com a voz do dono.

    Esses indígenas, glorificam um clube que dizem ter milhões de adeptos, mas, em relação ao FCP na europa e no mundo são muito pequeninos.

    A sorte do pássaro vermelho de voo baixo, é terem muita gente em tudo que mexe no desporto, no futebol em particular e na justiça, que os protegem, caso contrário ao malabarismo sujo que fazem, já à muito que estavam na 2ª divisão...

    ResponderEliminar
  43. Quem o seara que fala muito com as mãos! Esse cujo está na cmtv. canal vermelho do botabaixo. Está na toca dele, que hipocrisia de pessoa. Pra esta gente há sempre um tacho.

    ResponderEliminar
  44. 1ª página do jornal CM hoje: "FC Porto recusa pagar luvas ...." Ora quem lê isto pensa logo que o Clube é um caloteiro, que não paga as dívidas, que actua de má fé nos negócios. Mas depois em letras bem pequenas no pasquim "Tribunal deu razão a Dragões." Portanto o Clube agiu conforme a Lei, defendo os seus interesses. Portanto o verdadeiro título que deveria vir em letras grandes, escarrapachadas na 1ª página era "Tribunal deu razão aos Dragões" mas o pasquim inverteu a ordem natural das coisas, assim se vai formatando pela negativa a mente das pessoas desprevenidas e que não lêem a notícia por inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, pedir a qualquer um dos OCS da Média Livre, um comportamento de acordo com o código deontológico, ética, é pedir a Lua.
      É assim que vendem papel, têm audiências...

      Eliminar
  45. Interessante, vale a pena ver
    https://youtu.be/0ZaFLSiV2nQ?si=5s4CwuEHh8GKaY7T

    ResponderEliminar
  46. Esse pasquim, tem que ser tratadp por todos os portistas a baixo de cão rafeiro, é um nojo de comunicação.

    ResponderEliminar
  47. Parabéns às miúdas do futebol.
    Mereceram ser felizes,muito bem

    ResponderEliminar
  48. Grande vitória das nossas meninas. Nas meias finais da taça.

    Logo vai ser um jogo muito difícil. Acredito que se marcarmos primeiro, faremos o nosso jogo e fecharemos a nossa baliza.Não esquecer no entanto que o Vitória fez duas reviravoltas na na TL, não desistem.

    Acho que não defendem assim tão bem por isso é ir para cima deles até fazer o primeiro e depois do primeiro continuar até fazer o segundo...vou calar me. Importante é fazer no mínimo o primeiro

    ResponderEliminar
  49. Hoje o Porto tem de fazer ver que o VitóriaN'doye
    O mister,avaliando só objectividade,está magnifico.
    Em Portugal.
    Agora,pedirem que ele seja mais objetivo ofensivamente,voces estão de sacanagem.
    Peçam é para o Samu ir seguindo,pondo bolinhas dentro do golo,e que de vez quando apareça um ou outro do plantel a coadjuvalo.
    Este é um processo que de Mora e não é para este ano.
    Segundo os polacos que conheço, o novo figura que chegou é medio centro,com golo.
    Agora se vai ser usado como extremo não tenho nem ideia.

    ResponderEliminar
  50. Infelizmente os lampinhões,vão ter a terceira bitc..... europeia.
    Uma equipa chamada de juventude,mas com apelido de velha senhora.
    Não estou a espera de chicos espertos por partes dos da casa,para os fazerem alegri.

    ResponderEliminar
  51. O Voleibol teve a 1ª derrota, 3-0 no pavilhão do Sporting. Jogo equilibrado, decidido nos detalhes. Seguimos líderes isolados.

    Mais um grande feito do futebol feminino. Já é a 2ª equipa da 1ª divisão que eliminamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa de voleibol não esteve ao seu habitual nível elevado (ofensivo e defensivo). Quanto ao futebol dá gosto a sua entrega e classe.

      Eliminar