quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Viktoria Plzen 1 - F.C.Porto 1. Desperdiçar por culpa própria a oportunidade de colocar um pé nos oitavos-de-final

 

Depois de um jogo muito difícil frente ao Vitória SC, em Guimarães, mas que terminou com objectivo da conquista dos 3 pontos, conseguido, os Dragões tinham pela frente outro Viktoria, desta vez em Plzen, na Chéquia, jogo a contar para a penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa. Dependendo exclusivamente de si, o FCP podia, com uma vitória, dar um passo que quase lhe garantia o apuramento directo para os oitavos-de-final da 2ª prova da UEFA, sem passar pelo play-off.

Ciente das responsabilidades e da importância do jogo e debaixo de condições atmosféricas adversas, muito frio, Francesco fez alinhar de início Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Martim Fernandes, Pablo Rosario, Froholdt e Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Borja Sainz e o FCP entrou bem, rapidamente ganhou dois cantos, mas sem consequências. De um erro de Kiwior, mau atraso para Diogo Costa, resultou em golo do Plzen e sem que tivessem feito alguma coisa para o conseguir. Os chéquios animaram, pressionaram, o FCP sentiu o golo, tremeu, esteve em risco de sofrer o segundo. Com os portistas a demorarem a assentar e ligar o jogo, encontrar boas opções, aos 18 minutos Borja Sainz completamente sozinho e já dentro da área, passou a bola ao guarda-redes. Incrível o falhanço do espanhol.
Os Dragões procuravam reagir, mas de uma forma trapalhona, com decisões erradas, perdiam a bola facilmente, permitiam contra-ataques perigosos. Culpa de um meio-campo que não pegava no jogo, soltava nas melhores condições na frente, não subia no apoio a Samu. Quando chegava, o critério a definir raramente era bem executado. Numa excelente subida de Kiwior pela esquerda, cruzamento para trás, Mora não só não finalizou como impediu que a bola chegasse a uma zona onde poderia aparecer alguém para finalizar. Já merecia um golo o conjunto português, mas faltava contundência e assertividade na hora de rematar à baliza. Já o Plzen não perdia tempo a enfeitar, mal tinham oportunidade rematavam. No ataque do FCP William não fazia nada, era um a menos. Samu era travado de qualquer maneira, amarelo nem vê-lo.
Aos 45 minutos penálti claro contra o Plzen, corte com o braço evitando o golo, VAR analisou, chamou o árbitro, este foi ver e assinalou penálti e expulsão.
Chamado a marcar Samu falhou clamorosamente, atirou ao lado, desperdiçando uma grande oportunidade do FCP ir para o intervalo empatado, com tudo que isso significava na moral portista para a 2ª parte e abalo na confiança do adversário.

E assim as equipas recolheram às cabines com os chéquios na frente, culpa exclusiva da incapacidade do FCP em marcar golos, mesmo de penálti. Assim fica difícil.

Com mais um jogador em campo, esperava-se que a equipa de Farioli viesse com tudo para virar o resultado. O técnico do FCP fez uma alteração, meteu Pepê, tirou Borja Sainz.
O jogo recomeçou com os Dragões instalados no ataque, o Plzen todo atrás. Mas era preciso fazer bem, mas havia quem persistisse em fazer mal. Muita bola, muitos toques, mas poucas decisões correctas. Mora e William eram zero, continuavam desaparecidos, não faziam nada de jeito. O treinador viu, manteve William, mas tirou Alberto Costa e Rodrigo Mora, meteu Francisco Moura e Gabri Veiga. Faltava claramente ataque ao FCP. E William continuava a fazer asneiras. Sem que se notassem melhorias com as substituições, as interrupções eram constantes, só jogadores do Plzen no chão.
Deniz Gül e Alan Varela nos lugares de um péssimo William e de Martim Fernandes.
Aos 73 minutos Francisco Moura com tudo para assistir bem e com vários colegas bem posicionados, em vez de tocar atrasado colocou na zona do guarda-redes e perdeu-se uma boa chance. Apesar de ter muita posse, era um FCP que parecia incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos. Em vez de alargar pelas laterais, afunilava, só jogava pelo meio, pela zona mais congestionada. Mesmo contra dez não conseguia uma jogada em condições, raramente criava uma oportunidade de golo. 
Deniz Gül, o único que entrou bem, muito perto do golo. Até esse momento foi o único lance de perigo na 2ª parte. No FCP havia uma espécie de competição para ver quem fazia pior, ninguém emergia, desequilibrava, encontrava espaços para assistir ou finalizar.
Aos 85 Moura marcou, mas a bola antes bateu no braço de Samu.
Finalmente, em cima dos 90, Deniz Gül fuzilou e empatou o jogo. De seguida Samu podia ter marcado, mas foi com o pé contrário.
O FCP tentava tudo, mais com o coração que com a cabeça, mas só deu para empatar. Do mal o menos.
Incrível como o árbitro só deu cinco minutos depois de durante toda a etapa complementar haver várias paragens para assistir os jogadores chéquios.

O FCP perdeu uma grande oportunidade de ficar muito próximo de garantir o apuramento directo para os oitavos-de-final. Culpa  exclusivamente sua. Culpa de um ataque que até à entrada de Deniz Gül foi de pólvora seca, incapaz de marcar um golo, mesmo de penálti. Culpa de uma equipa incapaz de encontrar as melhores soluções para abrir espaços, encontrar o caminho do golo, mesmo com mais um durante toda a 2ª parte. 

O FCP precisa de mais inspiração, não pode ser só coração.

Nunca tive dúvidas, mas se tivesse elas hoje ficaram desfeitas: o FCP precisa de reforçar o ataque.


38 comentários:

  1. Como diz: um equipa que joga bem esta mais perto de ganhar, ganhando jogando mal tem de ser excepcao. Espero uma pequena reflexao da equipa tecnica e jogadores.
    Sim um matador precisa se

    ResponderEliminar
  2. Jogo simplesmente para esquecer. Não honraram a camisola do clube, muito menos o espírito de Jorge Costa. A continuarem desta forma não poderemos esperar grandes coisas. É certo que empataram, mas podiam e deviam ter ganho este jogo, para que daqui a uns dias não se venham queixar de sobrecarga de jogos. Não comentarei sobre nenhum jogador em particular porque a meu ver, foram todos insatisfatórios, incluindo a equipa técnica que também não parece ter levado muito a sério este jogo. Para mim, este foi um jogo a roçar os de piores momentos do FCP num passado muito recente.

    ResponderEliminar
  3. O Samu até pode marcar todos os penáltis, mas nunca vai ser um especialista. Se fosse hoje bastava dar uma olhadela para a baliza e via que o guarda-redes estava todo balanceado para o lado que ele bateu, tocava para o outro lado.

    ResponderEliminar
  4. Não vi o jogo , só acompanhei na NET e rádio .
    Sem querer arranjar desculpas , mas , a temperatura gélida , o estado do relvado , mas também azelhice fez com que não se tenha ganho hoje , o que é uma pena , pois com um jogador a mais durante tanto tempo era de aproveitar ...
    Samu é um bom jogador , e vê-se que é bom rapaz , mas psicologicamente tem lacunas , não é só ele ...
    E pegando no último parágrafo do post , sem dúvida que precisamos de um ponta de lança e já aqui o disse variadas vezes .

    Preparar o próximo jogo do campeonato contra o Gil Vicente que não será nada fácil ...


    ResponderEliminar
  5. Havia Mora, Kiwior, Bednareck. Estava William, Borja, Pablo. Qualquer um destes tem mais técnica ou frieza para marcar que o Samu.

    Quanto ao jogo, não vale a pena dizer muito mais. O post já diz tudo.

    O futebol ofensivo da equipa tem que ser revisto e temos que dar muito mais atenção aos movimentos ofensivos. A equipa defende quanto baste e raramente se desequilibra, mas o futebol ofensivo é pobre, atabalhoado e não tira partido dos jogadores que conseguem desequilibrar em espaços mais curtos.

    Sei que a equipa tem várias lacunas e alguns médios e medíocres, mas isso não explica tanta pobreza ofensiva. E neste momento há que apostar no Gul.

    Esperemos uma atitude diferente nos próximos jogos.

    ResponderEliminar
  6. Tenho-me escusado a vir até aqui por ver que , muito raramente , disconcordo com o que o Manuel Vila Pouca escreve e discorre sobre os jogos do N/ FCPORTO . Hoje , é mais um desses dias e porque me está a ser difícil digerir as sucessivas más exibições ( desde o FCP x SCBraga até hoje ) pergunto-me se será da minha vista ou de qualquer outra coisa que me escapa : o que se está a passar com este plano altamente inclinado em que a equipa mergulhou ( ok , ok , sei que vamos à frente , com boa margem de manobra ) ? ...
    Como exemplo , aponto o caso do Froholdt que, subitamente , também começou a jogar para trás , ele , que verticalizava o jogo com ninguém e dava o risco ... ( abaixamento de forma ? ) . Estou mui receoso com o que aí vem e sou dos que espera (ainda ) que chegue um reforço de peso para o ataque e , no mínimo , que se comece a dar mais tempo e oportunidades ao Deniz Gul e não só pelo golo d'hoje , note-se ... Melhores cumprimentos a todos os PORTISTAS .

    ResponderEliminar
  7. Do mal o menos, não perdemos.
    Há que destacar o espírito desta equipa que nunca desiste e luta até ao fim.
    Já jogadores em sub rendimento, como os extremos, jogo catastrófico do William. Os outros pouco fizeram. O Rodrigo Mora também nada fez. Se os criativos não aparecem fica impossível. O Samu sofreu falta após falta perante a complacência total do árbitro. Não se percebe…
    Venha o Gil Vicente, temos de ganhar os jogos até receber o Sborden.
    Não jha jogos fáceis.
    O Braga hoje por exemplo, tal como o Sborden tudo lhes corre bem.

    ResponderEliminar
  8. O conservadorismo excessivo do Farioi já cansa. Estamos a perder, com mais um jogador, e só mete o Gul aos 71 minutos?! Não percebi.
    Mais um jogo, em que jogamos mais de 30 minutos com mais um, contra adversários mais fracos e empatamos. Relembro que alguns do nossos jogadores - só um deles - valia mais que o 11 dos checos. Muito mau este empate. Inadmissível aliás. E, neste momento, não dependemos só de nós para passar nos 8 primeiros. Fantástico!

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está, Samu não é especialista a marcar penaltis. A maioria que Samu já marcou, só não foram defendidos por uma unha negra, então o de hoje, mesmo que fosse á baliza o G- R defendia. Assim como Varela, não me agradou conforme bateu o penalti em Guimarães.

    Precisamos de matador, jogador experiente que jogue dentro da grande área.

    O golo deles muito consentido mau passe e peru de DCosta. Depois, depois, defender com um autocarro carregado de cerveja difícil de ultrapassar, mesmo assim desperdiçar um penalti e jogar toda 2ª parte contra 10!..
    Jogadores sôfregos, que não passa a bola a colegas melhores posicionados, há que corrigir.

    Arbitragem: de um arbitro mauzinho, arrogante a pensar provavelmente numas caixas de cerveja a troco de....

    ResponderEliminar
  10. 4 dos 5 últimos da liga europa foram nossos adversários e ainda assim estamos com dificuldades em ficar nos 8 primeiros. O Aston villa vai limpar facilmente a liga Europa, ainda para mais com unai emery. Não somos candidatos a nada, não haja ilusões.

    Temos sim de agarrar com unhas e dentes estes 7 pontos de avanço no campeonato . Para isso temos de melhorar muito o ataque senão vamos ter problemas porque além do mais precisamos de maior variabilidade no ataque e meio campo. Ninguém fala do meio campo mas temos tido dificuldades em criar jogo a partir daí.

    Acho que devemos arriscar no mercado porque temos boa vantagem para sermos campeões.

    André Silva por 4k e negociar alarcon por esse dinheiro e cláusula de recompra.? Não sei mas à partida não diria que não.
    Pepe e eustaquio têm mercado? Vender e comprar para as mesmas posições, não só pela idade como tambem porque não vão render mais desportiva e financeiramente. Comprar alguém que dê alguma vitamina extra à equipa.

    PS: para marcar penalties deve escolher-se, preferencialmente, jogadores bons técnicamente e mentalmente fortes.

    ResponderEliminar
  11. Boa Noite,

    estamos em nono lugar, fora do apuramento direto para os oitavos da LE, e confesso pelos jogos da ultima jornada, penso que não vamos ser apurados, espero estar enganado, como é logico.

    vi os 7 jogos disputados pelo FCPorto na LE, dois no dragão (EV e Nice), os restantes pela televisão, se não tivesse visto os restantes jogos do FCPorto, diria que esta equipa era normal, nem fraca nem forte, nunca para ganhar a LE, e na LC a diferença seria bem notoria. A nossa liga é um logro, são os 3 e o braga, os restantes são para fazer numero, o guimaraes contra o FCPorto lutaram e jogaram como nunca tinham feito esta epoca, duas semanas antes foram eliminados pelo aves, ultimo classificado, contra o cska levaram penso eu. Tambem sei que o anti portismo é visceral.....pena Trump não querer anexar o sul do país, a unica maneira de termos regionalização !!!!! (um pequeno aparte)

    em comparação com os clubes dos regimes( cska alvalade e steaua lisboa), o nosso plantel tem falta de jogadores com boa capacidade de passe, fortes no drible e falta de visao de jogo, as mas decisões são catastróficas, com um jogador ao lado em melhor posição tentam o drible, perdem a bola e originam contra ataque, isto acontece vezes sem conta todos os jogos.

    penso que o Samu nunca será um grande ponta de lança, dizem uns, tem 20 ou 21 anos, tem margem de progressão. Meus amigos aos 17 anos todos nos temos ou tivemos margem de progressão. Os especialistas deste retangulo, diziam que o 120 milhoes tinha margem de progressão para ser BOLA de OURO. Sem comentarios.

    ja vi jogadores com 20 anos com muito potencial, que aos 25/26 anos tudo se esfumou..... é bom ter potencial ( eu não sou treinador, não sei ver, só a realidade), melhor é mostrar jogo a jogo, ano apos ano, o valor que REALMENTE se tem. Não é facil.

    vamos ter os pes bem assentes no relvado, o FCPorto ja teve equipas bem superiores a esta (estou a escrever so dos jogos na europa, é aqui que se vêm as grandes equipas).

    parece me que o FCPorto esta a perder fulgor ( até o VF), é é natural, se tivermos de jogar os 2 jogos dos oitavos, mais 2 jogos com o cska, espero que os responsaveis sejam realistas. O mais importante é o campeonato, aqui é que tudo tem de ser apostado.

    Saudaçoes a todos

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  12. Confesso que cada jogo me deixa mais preocupado nas últimas semanas. Hoje por exemplo, aprende-se nos juniores - se o adversário fica com menos, alargar ofensiva, obrigá-los a correr... Nada disso fizemos. Afunilar afunilar...
    Sei que vamos em primeiro lugar, estaremos na Liga Europa. Mas a época começou há 5 meses, cada mês que passa baixa nossa qualidade de jogo. Isto pode acabar mal.

    ResponderEliminar
  13. Ainda é perfeitamente possível ficar nos primeiro 8 classificados e evitar o playoff .
    Estamos em nono lugar com os mesmos pontos do Bétis que é oitavo .
    Com lugar assegurado nos oito primeiros está o Lyon e o Aston Villa .
    Os outros estão ao nosso alcance , e não acredito que ganhem todos .
    Última jornada das equipas que estão na nossa frente (exceto os dois primeiros Lyon e Aston Villa)

    Bétis - Feyenoord
    Ferencvaros - Nottingham Forrest
    Roma - Panathinaikos
    Go Ahead Eagles - Braga
    Midjylland - Dínamo Zabreb
    Freiburg - Lille

    Claro que não adianta nada se não fazermos o nossa obrigação de vencer o Glasgow Rangers .

    A prioridade é campeonato e a taça de Portugal , a liga Europa é um bónus .
    A mim dá ideia que os jogadores nem sempre vão com tudo nestes jogos da liga Europa , instruções de quem manda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Forest joga em casa e parece-me a opção mais viável para assegurarmos a passagem direta. Embora o Forest já saiba que terá de jogar os playoffs, ficar no lote das equipas melhores classificadas trará vantagem no sorteio.

      Eliminar
    2. O Ferencvaros, a Roma e o Friburgo jogam fora, jogos muito difíceis.
      Custa-me a crer que ganhando ao Rangers, nenhum dos outros resultados nos seja favorável, seria um azar descomunal.

      Eliminar
    3. De facto enganei-me na ordem de alguns jogos .
      Acredito que ganhando no Dragão ao Glasgow Rangers vamos passar directamente nos 8 primeiros , evitando os playoffs .

      Eliminar
  14. Boa noite DVP e restante portistas, hoje na Chéquia não era fácil jogar, relvado muito duro onde a bola desviava muito devido às temperaturas baixas, o Checos estavam folgados, já não competem desde 14 de dezembro e estudaram bem a nossa equipa e voltamos ao que parece qualquer bambúrrio de remate adversário da golo ou fica lá perto e estamos sempre a oferecer as 1 partes dos jogos ( AVB devia mostrar os inícios de jogos do tempo do Sir Bobby Robson). Quinta feira contra o Rangers que já não se consegue ir aos play-off, podemos selar a passagem a próxima eliminatória, interessa é ganhar ao Gil Vicente e ao Casa Pia para dia 9/2 estarmos a esfolar os lagartos.

    Estamos desde o jogo com os lampiões para o campeonato com um problema de saída de bola, os laterais não abrem e os médios não conseguem arranjar jogo interior, agora tentamos fazer jogo direto para o Samu ou saída de bola com Kiwior a abrir nos alas mas nem sempre sai bem o que torna fácil para equipas de 2 e 3 autocarros, mas não podemos andar a desperdiçar golos cantados, como o Borja ou penaltys falhados( no minuto 93 existe uma entrada sobre o Frolhold na área adversária que penso que tenha sido penslty, não houve repetição do lance) . Nos últimos 20 minutos ficamos a jogar no 3-5-2 embora tivéssemos a jogar com mais 1, foi aí que criamos o maior caudal ofensivo do jogo acho que futuramente vai ser a aposta do Farioli.

    Tenho reparado que tanto como o Mora como o Veiga andam tristes e enfadados, não sei se não será quando 1 joga a titular sabe que vai sair ao minuto 55 por troca um do outro, William hoje não deu uma para a caixa assim como o Pêpe.

    O Zé Mário que já foi Mourinho anda-lhe a fazer mal as temperaturas negativas da segunda circular -10, fala do Porto com os penaltys num jogo de champions onde perdeu, fala para os adeptos lampiões que comem gelados com a testa, quando é a equipa com mais penaltys e os jornalistas aceitam tudo.

    Nunca vi uma equipa com tanta sorte como os lagsrtos, 3 golos anulados aos franceses, levaram um baile de bola, o Rui silva tira tudo e depois em 2 remates marca 2 golos. Temos de ter cuidado com a vaca destes lagsrtos, pode ser que o leite azede um dia.





    ResponderEliminar
  15. Boas. Ai que pessimismo meu deus! É o tipico 8 e 80. Não vi o jogo mas sinceramente, a liga europa não me diz nada, é só custos. Quem pensa que a vamos ganhar, ilude-se. Ainda recentemente contra o Benfica, o Porto mostrou que sabe atacar. Jogadas ao primeiro toque. E temos isso desde o início da época. Ou seja, o Porto quando quer, ataca! Só que o Farioli é muito defensivo. Enquanto o Porto ganhar, estiver na frente, na boa. Agora sim há um grande risco, se começas a perder e com exibições pobres, os adeptos vão perder a paciência rapidamente.

    ResponderEliminar
  16. mais uma vez digo como já havia feito antes e fui mal interpretado: Este nosso FCPorto precisa de se reforçar muito, principalmente no ataque, no centro do terreno. No ataque ao devemos espear tanto do Samu (infantil emocionalmente); do Sains que não cruza, não remata e não é frio nos momentos criticos; Pepé, trapalhão que é sempre uma incógnita e tem um misto do Sains; o William é jogador de engate e já a sei lá quantas jornadas que não engata e ter o homem no campo é igual a jogar com menos 1; estamos a castrar e Frohold e ele começa a jogar mais preocupado com a defesa e menos vertical; o Varela passou a suplente mas é o melhor no meio campo a destribuir o jogo ofensivo; o Gabri é manso demais com ares de vedeta sem comprovar, tem falhas incriveis de leitura de jogo, não consegue rematar para despejar um copo de cerveja. penso que o Gull merece mais oportunidade que o Samu.
    temos segura a baliza e a defesa mas que podem ficar saturados já que os adversários começam a perceber que se pressionam alto o meio campo desaparece e as bolas são batidas para o Samu segurar, rodar, passar, fintar e rematar. O Porto faz menos que uma mão cheia de cruzamentos por jogo. é significativo isso.

    ResponderEliminar
  17. mais ainda é triste ver um diamante como R. Moura mais preocupado em correr até a sua área sistematicamente para recupear bolas defensivamente e não ser ele procurado para receber bolas e iniciar o ataque com elegância e clarividência. Estamos a matar o futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rodrigo Mora? A sério que o problema do Rodrigo Mora é andar a correr para recuperar bolas? O Mora não corre o que correm os outros médios, precisamente para quando tem a bola poder fazer qualquer coisa de diferente. Só que ele não tem feito nada de nada. Tem sido, tal como o Gabri Veiga, uma grande desilusão. Há quem olhe para o Mora da época passada, numa espécie de em terra de cegos quem tem olho é rei. Esta época o mora é como os outros e pior, procura sempre enfeitar para o golo bonito, mesmo quando a jogada pedia outra abordagem.
      Nestes jogos difíceis, amarrados, é que se vê quem é quem, quem consegue emergir, fazer uma grande jogada, tirar um coelho da cartola, decidir. Alguém consegue ver esse Mora? Eu não. É o Mora que dentro do campo tem de provar que merece jogar sempre, ter o estatuto dado àqueles que fazem a diferença. E esse Mora ainda não apareceu.

      Eliminar
    2. Concordo. Com o Mora e o Gabri simultaneamente muito mal, com o Vicktor em sub rendimento, a zona fulcral do jogo fica entregue ao Varela que para construir tem muitas dificuldades. Os problemas de deficente construcao e ligacao de jogo comecam no meio

      Eliminar
    3. O mal do Mora, e já vem da época passada é que coletivamente contribui pouco. Se não conseguir desiquilibrar individualmente através do seu talento, não acrescenta muito ao jogo.

      Não se envolve no jogo da equipa, não desbloqueia ou cria oportunidades através do passe (soma 2 assistências na época). Ainda no jogo de ontem temos uma jogada paradigmática, em que ele pega na bola, finta 2 adversários, percorre uns 15 metros com bola, não solta a bola no timming certo e acaba a fazer uma variação para o lado esquerdo, onde não estava ninguém.

      Eliminar
    4. O Mora tem sido uma nulidade.
      Oiço dizer muita gente que o forte dele é o drible e a finalização, que nunca foi o passe, mas ele não finta ninguém perde sempre a bola e os remates não há um que vá enquadrado com a baliza.
      Muito mau e só por culpa própria.

      Eliminar
    5. No início da época não queria que o R. Mora saisse. Mas tenho de admitir que até agora fez muito pouco. Não quero João Félixes!!! Espero bem que o R.Mora não seja mais um flop. Era o que faltava, agora sempre que aparecesse algum jogador que faça umas fintas, a equipa toda teria de jogar para ele. Isso não existe hoje em dia. O jogador tem de provar se é bom, tem de provar em campo que é bom! No ano passado a equipa era péssima, ele sobressaiu. Este ano a equipa é melhor, ele desapareceu. Mas se não se consegue impor no Porto, não vai se impor em nenhuma equipa top.

      Eliminar
  18. "Muito sinceramente, já vindo dos últimos jogos, andamos a pecar no último terço. Estamos a decidir mal dentro de área e a demorar a isolar o último homem. É isso que tem feito a diferença. Mudar chip e continuar a treinar e acreditar até ao fim."
    Resultado seria outro com mais eficácia? "Sim, houve oportunidades, mas, por pecarmos tanto no último terço, fica a sensação de uma má exibição ``.
    Palavras de Diogo Costa em entrevista logo após o jogo.

    Nós devíamos ter sido mais fluídos, mas faltou-nos mais calma no meio-campo contrário. No final, a culpa foi nossa, tentámos, mas não fomos bons o suficiente."
    Lições: "Não tivemos o ritmo certo, houve atrapalhação no terço final, temos de ter mais calma.
    palavras de Bednarek
    tudo dito a sustentar a minha visão.

    ResponderEliminar
  19. Diogo Costa e Bednareck disseram tudo no final, falta de acerto no terço final com muita pouca generosidade entre a equipa, parece que todos querem marcar a todo o custo, provavelmente é por isso que não surgem mais golos. Resolvendo isso, resolvem-se muitos problemas. Já o Samu precisa ganhar pele mais grossa, é novo e vai lá. Bom jogo para não ver ontem, sendo que o Plzen deve ter visto muitos jogos da liga portuguesa para jogar como jogou. Em tempos mais iluminados tinham levado 4 ou 5 para não esquecer mas o autocarro compensou. Com sorte apanhamos estes outra vez mais para a frente e damos-lhe a paga...

    ResponderEliminar
  20. Espírito, vontade, mas perca de qualidade de jogo do meio campo para a frente, com exibições frouxas, descoloridas e perigosas. Ontem, um golo sofrido cedo, e só aos 90 se marcou o golo do empate.
    Como se tem dito, falta um avançado e um médio diferenciado, e colocar os extremos a jogar bem.
    Nesta altura, é esperar que consigamos ter resultados até que a forma de alguns melhore, mas estaremos mais perto de dissabores, como hoje.
    E o Gil Vicente não será facil.
    Uma palavra ao Samu, é um rapazinho abnegado, com ainda limitações que o trabalho vai fazer progredir, mas tem de melhorar a parte psicológica e não se deixar abater, há que ser apoiado e acarinhado.
    A ver ser conseguimos algum dos reforços que precisamos e se melhoramos as perfomances.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  21. Vergonhoso!!!
    A exibição da nossa equipa ontem não fica em nada a dever ao Porto da época passada. Aliás, a liga Europa não está a ser melhor em quase nada comparativamente com a da época passada, temos mais 3 pontos, mas podíamos facilmente ter menos, valeu-nos a sorte contra Estrela e Salzburgo.

    Detesto quando os treinadores tentam contrariar a realidade e analisam jogos que só aconteceram na sua cabeça, é sinal que nada se vai alterar no futuro. Dizer que críamos uma quantidade incrível de oportunidades é mentira.

    É preocupante o decréscimo de qualidade que esta equipa tem tido ao longo da época. Começamos como uma equipa que sufocava os adversários e jogava bem, passamos para uma equipa que jogava um futebol aceitável mas que não conseguia "matar" os jogos e por isso fazia valer a sua forte organização defensiva para segurar os resultados, para finalmente uma equipa que não consegue dominar o adversário e apenas nos valemos da organização defensiva.

    Tivemos pela frente um adversário já de si limitado, que tinha algumas baixas no 11 inicial e que não jogava há mais de um mês. Não se notou em campo. As exibições individuais foram quase todas muito pobres, Rosário e Bednareck talvez os únicos com nota positiva.

    Mas o problema não é apenas individual, coletivamente fomos e temos sido, muito fracos. A equipa tenta fazer sempre o mesmo, é demasiado previsível. Nem mesmo a jogar contra 10 houve a coragem para libertar os laterais pelo corredor, estiveram quase sempre agarrados naquela tentativa inócua de sair a jogar perto dos centrais.

    Relativamente ao Samu ser o batedor de penáltis estou completamente á vontade para falar. Desde o 1º dia que se tornou o batedor disse aqui que ele não tinha condições para o ser. O batedor tem ou de ser muito bom tecnicamente ou de ter uma personalidade fria e forte. Samu não tem nenhuma destas características, pelo contrário, é frágil emocionalmente e psicologicamente. Basta ver a sua postura quando passa dois jogos sem marcar.

    Escolher o Samu, para que tivesse a possibilidade de marcar mais golos, se sentir mais confiante e aumentar as estatísticas, assim como afirmar á boca cheia (detesto esse populismo) que continuará a bater os pénaltis é pensar no Samu e não no Porto. Eu no final da época quero um Porto campeão e não um Samu melhor marcador (se for melhor).

    É que mesmo para o jogador, tem mais a perder do que a ganhar. Marcando, não fez mais que a obrigação, falhando, perdemos um jogador durante o jogo. Samu estava a fazer um bom jogo, ganhando quase todos os duelos ao central do Viktoria, depois do pénalti falhado, desapareceu. Basta ver as imagens do final do jogo para ver como estava o estado de espírito do jogador. Para quê insistir no erro?

    Estava esperançado que depois do estágio de Janeiro a equipa voltaria a exibir-se a bom nível como já o fez esta época. Não tem acontecido, espero que Farioli esteja atento a essa situação, que não se deixe levar pelos jogos ganhos com a sorte que temos tido, que não se deixe atemorizar por fantasmas do passado e que traga de volta o Porto corajoso que já nos mostrou. Se assim não for, ainda vamos passar por muitas dificuldades esta época, mesmo com a boa almofada que temos.

    Para além da nossa vergonhosa atuação, não se pode deixar passar em claro a atuação do árbitro. Fraco demais para estas andanças, parecia Português. Spacil fez 4 faltas em meia hora sobre o Samu e conseguiu não ver amarelo. Apitou aquelas faltinhas da moda do campeonato Português em que num duelo se o jogador cair agarrado á cara, é falta. Pareceu-me que há um penálti claro sobre Denis Gul e depois de na segunda parte haverem substituições e constante anti jogo do Plzen e dar só 5 minutos de desconto é incompreensível.

    ResponderEliminar
  22. Quando Rodrigo Mora, Pepê, Gabri Veiga, Wiliams Gomes, Borja estão em sub rendimento, todos ao mesmo tempo, é difícil jogar bem.
    Esta equipa precisa mais de clarividência na forma de jogar, simplicidade de processos. Pepê é o caso mais paradigmático.
    Há que refletir.

    ResponderEliminar
  23. Um FCP fisicamente em baixa de forma e com algumas dificuldades em fazer golo.
    O empate só acontece por culpa própria, grande penalidade falhada e das poucas chances que teve houve algum egoísmo por parte dos jogadores, algo a corrigir, nem DCosta está isento.

    Não gostei da arbitragem, só nos prejudicou. Ainda estou pra saber se a bola tinha saído fora, no cruzamento em que o defensor corta a bola com mão.

    Senhor Farioli, não é preciso tirar nenhum curso para ver que Samu não exímio marcador de penaltis, de tantos jogadores deve haver alguém bem melhor, com mais técnica, frieza a marcar.

    Nada está perdido nas três frentes em que estamos comprometidos, mas há que refletir o que mais há fazer.
    Os "inimigos" da 2ª circular estão com todo o apoio, desde padres a uma trupe de agachados da CS para nos tramar, temos que ter um olho no ladrão e outro no charlatão.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  24. Estamos numa fase que parece que afinal todos são maus.
    Volto a dizer. É preciso não esquecer de onde vimos. É preciso não esquecer da falta de qualidade que existiu no plantel nos últimos anos. Mora e Gabri não têm rendido o que se esperava? Totalmente de acordo, mas pelo menos a qualidade está lá (escondida) e não são o Franco, só para dar um exemplo.
    Para mim falta a equipa libertar-se em alguns jogos das amarras táticas que tem sido submetida. É preciso arriscar..
    Era ótimo ainda termos uma boa surpresa neste final de mercado. Como tinha dito anteriormente, o ideal era um reforço para as alas que pudesse jogar também de vez em quando a ponta de lança. Como já veio o Oskar seria importante contratar um ponta de lança? Não me parece! Para tirar lugar ao Samu e retirar valor de mercado? Não me parece uma boa estratégia a longo prazo..
    O reforço ideal seria um médio 8/10. Também para redar como Frodo.

    ResponderEliminar
  25. Sem estar a arranjar desculpas , até porque a jogar com mais um jogador mais de 45 minutos devíamos ter feito mais .
    Mas convém dizer que esta equipa checa não são uns cepos como muita gente quer pintar ou pensa .
    Ainda não perderam na liga Europa .
    Ganharam em Roma .
    Têm a defesa menos batida da competição (3 golos) a par do já qualificado Lyon (primeiro classificado) e do Friburgo que está em terceiro lugar .
    Fomos a única equipa visitante a marcar um golo no seu estádio .
    Repito não quero desculpar maus resultados .

    O Samu não pode bater mais pênaltis , tem de se proteger o futebolista , o atleta , a pessoa .
    Se houve alguém que sofreu com a mudança de treinador na temporada passada esse foi Samu , com Anselmi não dava uma para a caixa .
    É consensual , o FCP precisa de um ponta de lança , nem que seja por empréstimo ...

    Andamos com azar , o avião avariou na tchequia , e só hoje regressará á invicta .
    Mais um contratempo ...
    Espero que ganhemos na segunda feira , é priodial .


    ResponderEliminar
  26. Já publiquei um post no facebook sobre o momento do FCP, sobre o que penso deve melhorar, sobre muita coisa. Ainda não sei se o vou publicar em post aqui ou em comentário, sendo que se for em comentário tem de ser dividido porque é longo.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde DVP e restantes Portistas, nunca podemos esquecer como acabamos a época passada, eu nunca pensei na vida estar em janeiro estar a 10 e a sete dos nossos rivais, meias finais da taça e ainda com hipóteses de apuramento direto na liga Europa.

    Estamos a cair da ladainha da narrativa que a 2 volta criada pelo os nossos adversários vai ser diferente para pior, não esquecer que em Guimarães falhamos 1 penalty e 2 golos feitos e na Chéquia mais 1 penslty e 2 golos cantados …. Tirando os 15 minutos iniciais não me lembro de mais oportunidades de golo dos Checos.

    Temos de confiar em alguém que fez o impensável, Farioli, a ideia que fica é que os autocarros adversários bloqueiam a equipa de Porto, ficamos muito tempo a trocar a bola ente o centrais e o Diogo Costa oferecendo a 1 parte. Depois serem sempre as mesmas substituições também não ajuda, os jogadores já sabem que vão sair, para passar esta fase o Farioli tem de por em prática um plano B e C … o meu medo é saber se ele tem esse plano tão bem oleado como o plano A.

    Falta-nos 2 jogadores diferentes, 1 para o médio campo e outro avançado … se não der neste mercado tem de ser na próxima época, Samu está a evoluir muito bem, mas ainda é curto para tanta competição, assim como Gul( o trabalho que está a ser feito com Samu e Gul, a receber e a rodar sobre o defesa está a dar resultado)

    O que chateia mais é que era muitos fortes nas bolas paradas atacantes, agora até a bola que sai do Veiga e Mora sai pouco tensa e mal colocada… temos de voltar a ser muito fortes como fomos no início da época

    ResponderEliminar
  28. Não entendo sinceramente os comentários aqui pessimistas só porque empatamos um jogo. Que exagero. Quando ganhamos, quase ninguém comenta. Parece que só sabemos discutir quando é para bater no ceguinho. Este ano não tem nada a ver com o do ano passado.

    ResponderEliminar