quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Chamem-me radical, fanático... mas este portista nunca dará a outra face.

 


O que têm as três fotos que podem ver em cima em comum? Servem para caracterizar acontecimentos gravíssimos. Foram meios de transporte utilizados para transportar adeptos do FCP para jogos de Hóquei em Patins. O primeiro em Junho de 2008 durante o jogo que decorreu no pavilhão da Luz. O segundo no mesmo mês de 2025 após um jogo no pavilhão João Rocha. Mas mente descaradamente quem disser que estes lamentáveis acontecimentos tiveram um tratamento jornalístico semelhante ao que foi e continua a ser dado ao que se passou no pós FCP - SCP. E já que estamos a falar de acontecimentos relacionados com o Hóquei em Patins, também é preciso recordar uma emboscada e ataque ao autocarro que transportava a equipa do FCP que tinha ido jogar ao pavilhão da Luz e que teve como consequência várias agressões a jogadores, sendo que Filipe Santos foi o que ficou mais maltratado. Foi também em Junho e de 1997.
Recorde-se:
«Os cinco arguidos no caso das agressões que os jogadores do FC Porto foram vítimas no Estádio da Luz, há quatro anos, foram ontem condenados a prisão com pena suspensa, tendo ficado provado que havia a intenção de agredir os atletas em questão.

Os incidentes, recorde-se, remontam a 4 de Junho de 1997. Depois do jogo frente ao Benfica, a comitiva portista seguia já dentro do autocarro rumo a casa e, quando o motorista abrandou junto de uma lomba, alguém abriu a bagageira do veículo, forçando-o a imobilizar a viatura.
De seguida, foi atirado gás para dentro do autocarro - provocando irritações nos olhos e vias respiratórias em Pedro Alves, Óscar Pereira e Pedro Teles -, Filipe Santos foi perigosamente atingido na cabeça por uma pedra (sem dúvida a mais grave consequência desta "brincadeira" de mau gosto, que felizmente não culminou da pior forma) e Pedro Alves foi agredido com um pau (não se provou se se tratou de um taco de basebol) nas costas.

Em consequência, José Luís Lobão, acusado de ter aberto a bagageira do autocarro, foi punido com dois anos de prisão com pena suspensa por três anos, tendo os restantes elementos - Emanuel Lameira (ex-líder da claque), Mauro Gomes, Vasco Cruz e Fernando Cruz -, todos dos "Diabos Vermelhos", sido condenados com um ano de prisão, com pena suspensa por três anos. Os mesmos arguidos voltarão a tribunal (ver peça ao lado) para responder pela violenta agressão a Filipe Santos.»

O que pretendo ao trazer estes tristes acontecimentos à colação? Simples. E repito: comportamentos desviantes acontecem em todos os clubes. A única coisa que neste país os distingue é a forma como são tratados pela comunicação social. É uma comunicação social que não é isenta, equilibrada, equidistante, extrapola, branqueia ou omite ao sabor das conveniências, apresenta o FCP sempre como o mau da fita. Uma comunicação social que mente, inventa, especula e depois passa horas a dissertar sobre as invenções como se fossem verdades absolutas e com o FCP sempre na berlinda, sempre apresentado como o mau da fita. Tenho centenas de posts onde provo por A+B que isto é verdade, não são invenções de um portista que gosta muito do seu clube. De um portista que conhece a história do seu clube e assume-a toda, desde os momentos de glória, para além do sonho - sim, porque e lá me vou repetir, quem passou 19 anos de seca nunca lhe passaria, nem nos melhores sonhos, ver o seu clube conquistar SETE + UM TÍTULOS INTERNACIONAIS -, até aos momentos difíceis, alguns muito difíceis, em que mesmo provando lá fora porque ganhava cá dentro, nem isso impedia os mais vis ataques ao FCP. Sim, ao FCP, porque o FCP somos todos, não é apenas quem o dirige, treina ou nele joga. Também já disse e repito, não somos meninos de coro, cometemos erros, temos comportamentos merecedores de censura. Mas como conheço bem o país e como funciona o futebol português e a comunicação social deste país, não acredito que um FCP ganhador altere o status quo, a forma como o FCP é tratado. Como disse muitas vezes o FCP porreirinho, cavalheiro, fidalgo a receber, com fair-play à prova de bala, perdeu todas as virtudes a partir do momento que eles perceberam há muitas décadas que este não era um FCP que ganharia um título e depois desaparecia por mais 19 anos. Os nossos rivais do Sul são sempre campeões com méritos indiscutíveis, o FCP é sempre, sim, mas... O futebol português só tem virtudes quando os nossos rivais são campeões, mesmo quando acontecem escândalos do tamanho da Torre dos Clérigos como foi essa pouca vergonha que ficou na história como o Estorilgate. Podia continuar a desenvolver, como disse tenho posts que davam para uma enciclopédia, mas não vale a pena. E tudo isto não é vitimização, ou teoria da conspiração. São evidências claras. Com são evidências dizer que o mais básico e primário antiportismo prolifera na CNNP, SICN, CMTV, NOW, jornais como o CM, A Bola ou Record é dizer a mais pura verdade. 

Como disse numa página portista BestOfFutebol que acha que o FCP devia ter uma postura diferente:
«Para esse FCP que pretendes, tinhas de inventar outro país. Ou então abdicar de ganhar. Sim, porque neste país um FCP ganhador é sempre preso por ter cão ou não ter, é sempre o mau da fita, as polémicas que envolvem o FCP têm pilhas Duracell, as que que envolvem os nossos rivais, nem chegam a existir, são branqueadas, omitidas, ou quando existem tratadas com luvas de pelica. Podíamos ser perfeitos em todos os itens que envolvem o futebol ou o desporto português, mas se ganharmos até nos atacam pela cor da gravata do presidente, do penteado do treinador, das roupas dos jogadores e os adeptos também não escapam, são uns bandidos porque tudo que fazem é original, não se vê em mais lado nenhum. E por falar em bandido, quando um tribunal acha que chamar bandido a alguém faz parte da liberdade de expressão, está tudo dito. Este portista com muitas décadas de associativismo e portismo praticado, nunca vai dar a outra face. Por muitas razões, mas porque nunca vai conseguir mudar Portugal e o desporto português, futebol em particular.»

E por isso, enquanto puder, agora como acontece desde 2007, mesmo que apenas seja uma pequenina gota num oceano, nunca deixarei de os combater, de ter em mente e aplicar em relação ao FCP a frase de John Fitzgerald Kennedy relativa aos Estados Unidos da América: "Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, faz tu qualquer coisa pelo teu país."

15 comentários:

  1. Concordo com grande parte do que descreves. É certo que todas as situações negativas que envolvem o Porto têm um destaque desmedido em alguma comunicação social. Mas há coisas que não consigo aceitar. Acima de tudo porque gosto demasiado do jogo em si. Do futebol!

    Aceito que façam tudo com os balneários. Aceito que coloquem as cortinas que quiserem. Mas não perdoo que usem tácticas (mesmo que outros o façam — e fazem) de batoteiros. Esconder as bolas e roubar as toalhas (se é que esta última situação aconteceu) é inaceitável, tem de ser criticado e, espero que tenha consequências. Simplesmente porque é o jogo que está em causa!

    Além disso, denota um medo de perder que não se coaduna com aquilo que é ser Porto, independentemente de outros fazerem o mesmo ou pior. Assim de repente, lembro-me de um elemento do bando do Benfica a correr com a bola na mão para adiar um lançamento num jogo contra o Braga, na Luz.

    Já sabemos que ao Porto não basta ganhar limpinho. Não basta sermos sérios e respeitar as regras. Se é assim, e se é isso que nos faz ser Porto, para quê fazer uma imbecilidade dessas?

    Um abraço portista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê as imagens do golo do FCP e vê se não estava lá a toalha. Depois, não percebo como a toalha serve para o GR limpar as luvas, a toalha estava protegida da chuva?

      Atitudes que merecem censura acontece em todos os clubes, mas no caso do FCP é algo apresentado como se vivessemos num futebol de anjinhos e nós fossemos uns malandros.

      Eliminar
    2. Lol... eles partem pernas e não lhes acontece nada, agridem e a seguir jogam contra nós enquanto o nosso puto é castigado a dobrar, um treinador deles atira garrafa de água de forma violenta contra nossos adeptos no nosso pavilhão, a CS do regime não quer saber de nada disto e de coisas ainda piores do universo 2a circular, e estás tu muito preocupado com bolas que foram demoradas por miúdos apanha bolas e toalhas de um gr das osgas falsas como judas.
      E ainda há os penáltis no último minuto contra nós que a nosso favor nunca são, nem com benfas nem com Pias.
      Lol... se calhar és adepto do clube errado...

      Eliminar
    3. Por acaso estive a rever grande parte do jogo e a verdade é que sim, as toalhas estao lá. Nao creio que haja imagens que provem o que quer que seja, caso contrário todos sabemos que elas já estariam na praca pública há imenso tempo. Na verdade é tudo demasiado ridículo e só desejava que os meus nao dessem razoes a essa malta para falar no FC Porto. Eles iriam falar sempre.. mas dar-lhe um passe destes para golo, nao era preciso. Um abraco a todos!

      Eliminar
    4. Mas o apanha-bolas interferiu no jogo? Atrasou o jogo? Não havia mais bolas? E foi por causa da toalha que o Sporting foi prejudicado? E a decoração do balneário era insultuosa? Eu, em minha casa, exponho os meus troféus. Quem lá vai não tem nada com isso. São estes os temas importantes da CS isenta com óculos verdes e vermelhos. Tudo serve para nos tentar denegrir.
      Não vejo esses programas nojentos e quando vejo futebol na TV é sem som.

      Eliminar
    5. És muito anjinho, não sabes em que país vives.

      Eliminar
    6. "só desejava que os meus nao dessem razoes a essa malta.". Tens noção do que estás a escrever? És novo? Se já tens alguns anitos aqui na tuga, já deverias perceber uma verdade universal, para fdp, fdp e meia! Se não fizeres isso és comido! O Porto nunca pode ser imune ao ambiente em que está! Era o que faltava termos de ser perfeitos, era o que faltava, porque a perfeição custa muita energia, quando o ambiente em que estás, é podre! Se num ambiente podre te comportas assim, ser perfeito, morres! E se ainda não percebeste isso é porque és muito ingénuo.

      Eliminar
  2. Ja sabemos desde sempre o quanto facciosa e sectaria a imprensa portuguesa e!chega a ser revoltante a opiniao destes comentadores que deveriam ser isentos,mas nao conseguem despir a camisola,veja se aquele gordo Pedro Sousa lagarto dos 7 costados,o Luis Aguilar lampiao que nao disfarca,e um problema, estamos a falar de um pais centralista,em que a toda a imprensa de relevo esta concentrada na capital,para nos portistas do norte ou ate mesmo como no meu caso fora de Portugal e revoltante e chega a ser irritante ver e ler estas coisas todos os dias como se os clubes de Lisboa fossem uns santos e nos fossemos um clube do estrangeiro,a maior parte destes comentadores cresceram a ver o nosso clube a ganhar,por isso o odio e grande e nao disfarcam, e imperativo que o Porto ganhe o titulo este ano, e um soco que damos no regime e nesta maldita imprensa Lisboeta!temos que ser hegemonicos outra vez!

    ResponderEliminar
  3. Relativamente ao post, uma pérola, excelente e pena tenho que não cheguem mais destes posts à dita cs facciosa e manipuladora nos interesses próprios.
    Um povo que se habituou a comer a palha que os tratantes despojados de qualquer pudor quando assunto é FCP, cujos avençados tentam manietar a verdade absoluta com chopsticks, está tudo dito.
    Se toda essa trupe de comentadeiras, fosse realmente boa e quaalificados em alguma coisa para além de mentirem, inventarem e extrapolar verdades, então sim seríamos um mais país rico e fenomenal.

    ResponderEliminar
  4. 1000 por cento de acordo. Eu gostaria que fosse de outra forma, mas como cresci a ver o ódio ao FC Porto, criei uma espécie de capa protetora em que já não me afeta e hoje em dia até prefiro, porque significa que estamos em PRIMEIRO!

    ResponderEliminar
  5. A narrativa que somos os "maus da fita" por parte da comunicação social vêm exactamente quando nós nos atrevemos e começamos a ganhar e a entrometer entre os da segunda circular , já tem barbas de são Nicolau .

    A hipocrisia é o prato do dia daquela gente , que extrapola tudo o que diz respeito a nós e varre covardemente para baixo do tapete tudo o que de mau acontece na segunda circular .

    Quanto uma agressão de um jogador do Canelas a um árbitro tem mais tempo de antena do que um assassinato entre clubes da segunda circular está tudo dito da seriedade e equalidade da comunicação social deste país a beira mar plantado .

    Até parece que só os nossos apanha bolas queimavam tempo .
    Lembro-me de um jogo no galinheiro, se não estou em erro nas temporadas do tetra , em que os apanha bolas simplesmente desapareceram , tendo os nossos jogadores de saltar barreiras para recolher a bola , com os nossos jogadores levarem com insultos e cuspo em cima .
    Também em Alvalade aconteceu o mesmo já á alguns anos atrás .
    Mas já se sabe , quando somos nós é a polémica total , é o drama , o horror , a tragédia ...

    As páginas mais negras do desporto em Portugal estão todas na capital do império falido .
    Assassinatos entre adeptos rivais , em 1996 , na final da taça , agora mais recentemente se não estou em erro em 2010 .
    Tentativas de assassinato no hockey , aquela em 1997 a jogadores da nossa equipa de hóquei em patins é chocante por parte dos lampiões , tentativas de assassinato dos viscondes no ano passado a adeptos da nossa equipa .
    E podia aqui continuar a dar exemplos destas práticas terroristas dos adeptos dos da segunda circular .
    Mas lá está , nós somos os "maus da fita" ,vos da segunda circular são os "bons" .


    ResponderEliminar
  6. No ano passado que foi uma época horrível, os média falavam bem. O quão adorável era o nosso presidente. Este ano começamos a ganhar, já mudaram o discurso, o nosso presidente "já é da mesma casta que o PC", já ouvi isso. Não muda nada neste país.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde DVP e restante portistas, no último comentário que fiz hoje já tinha mencionado o atentado que tinham sido alvos os nossos adeptos com tochas no carro e arder em Alvalade, para os cartilheiros com agenda escondida nem meia-hora falaram nisso

    Como não se deve parar de mencionar o lance o lance da perna partida do Suarez e da agressão do Hujmand ao jogador do Aves que foi escondida pela a RTP e Sport Tv( jogo transmitido pelo os 2 canais) e da pouca vergonha que foi no jogo do campeonato e da taça de portugal nos Açores.

    DVP sei que faz um trabalho em prol do Porto que ninguém faz, foi num convívio antes de um jogo que falaram deste blog e gostei, leio todos dias e de vez em quando opino, mas acho que o Porto deve fazer um Blackout antiga, aproveitar o balanço dos lagartos do que fizeram ao Jornal Jogo ou então como faz o José Mário de Setúbal nas CI antes dos jogos, sei que não é uma decisão fácil porque somos uma empresa cotada em bolsa e temos parceria estratégicas, mas neste momento para o bem de Farioli, AVB e Porto acho que devíamos não devíamos dar credencias ou responder a Cmtv, CNN, Now, Record ou Bola … para nós seria fácil dizer que estamos a fazer como os Rabolhos verdes fazem ao Jogo. Isto está a ficar insuportável e tendo mais 2 confrontos com os rabolhos verdes e rabolhos encarnados temo que possa vir muitas surpresas, a única situação que não gostei foi dos apanha-bolas, mete a nossa formação. Do resto só tenho pena que não tenham existido muito mais.

    ResponderEliminar
  8. Neste vídeo podemos ver o Pedro Galo, na altura director de comunicação do Sporting - agora é só cartilheiro e porta-voz oficioso, a mandar calar um jornalista porque fez uma pergunta incómoda.
    https://www.facebook.com/reel/3778485475779076

    ResponderEliminar
  9. https://www.facebook.com/reel/922790093542274
    Isto não foi num canal pirata, de adeptos, foi na BTV. É apenas para alguns portistas se situarem, saberem com quem estamos a lidar. Se não formos duros até nos comem vivos.

    ResponderEliminar