Populares Mês

domingo, 1 de agosto de 2010


É verdade que perdemos, é verdade que ainda há muito trabalho pela frente e também é verdade que há lacunas graves na equipa portista, mas eu gostei do F.C.Porto, que perdeu injustamente - e nem sequer me refiro ao erro do árbitro, no lance do golo do empate...

Não sei, porque não conheço a equipa francesa, se o Bordéus jogou completo, se não, se entraram os melhores na parte final do jogo, ou estavam a jogar de início, não me interessa, sei que o Bordéus é uma boa equipa, uma equipa que na época passada brilhou na C.League. E frente a essa boa equipa, o F.C.Porto, com apenas um titular indiscutível do ano anterior, Álvaro Pereira, Varela a regressar de uma lesão grave, Belluschi que foi intermitente em 2009/2010 e Maicon que fez meia dúzia de jogos - não falo de R.Micael porque só jogou 17 minutos -, discutiu o jogo e o resultado, foi uma equipa organizada, pressionante, que nunca foi dominada e perdeu injustamente.

Claro que há lacunas graves na equipa portista, lacunas essas que entram pelos olhos dentro e resolvê-las a contento, pode fazer toda a diferença, entre uma temporada dentro das melhores expectativas, ou não. Refiro-me como é óbvio, ao centro e à lateral-direita da defesa. No lado direito, se a entrada de J.Fucile significar a sua continuidade e o uruguaio fizer uma época ao seu melhor nível, o nível que atingiu no Mundial, o problema estará resolvido. Caso contrário, nem M.Lopes nem Sapunaru mostraram, pelo menos nos três jogos que vi - Ajax, Sampdoria e Bordéus -, qualidade suficiente, para que por ali, estejamos minimamente tranquilos. Mas ainda pior é o que se passa no centro da defesa a aí, ou damos o tiro certeiro, ou corremos sérios riscos, de, mesmo em jogos que podemos ganhar, vir a perdê-los, como aconteceu hoje. Contratar um central de qualidade, experiente, capaz de organizar e liderar a defesa, ou contratar um jogador normal, como os que já temos, vai definir muito do que será a temporada do F.C.Porto. É esta pelo menos a minha fortíssima convicção.

No resto, vi um excelente Souza, apesar do erro no lance do 1º golo francês. Não é porque se comete um erro que se vai dizer que um jogador não tem capacidades e o jovem ex-Vasco da Gama, tem muitas. Gostei muito de Belluschi, que teve 90 minutos a um nível alto. Beto, não fez uma defesa e sofreu dois golos, onde não podia fazer nada. Dos laterais -direitos já tudo foi dito assim como dos centrais e aqui volto a repetir-me: se Sereno só é isto, meu rico André Pinto!
R.Micael esteve apático no tempo que jogou e a equipa ficou a ganhar com a entrada de Castro. Se o jovem da formação portista, juntar à garra e à raça que tem, uma melhor qualidade de passe, junto com o tempo certo para largar a bola, ai vamos ter gente!...O mesmo já não digo de Ukra, claramente abaixo do que esperava. Será bom para ele ficar? E.Rafael, não gostei, dos jogos que vi, foi o pior e mais, abrir os braços, só porque não tem uma linha de passe? Mas que é isso, Rafa? Que tiques são esses? Varela muito bem e Falcao jogou pouco. Gostei do Walter e não foi pelo golo. Quem com tão poucos treinos, com tantas coisas novas pela frente, joga assim, deixa água na boca. James, não dei por ele a não ser nos cantos, que marca muito bem...Bem Álvaro Pereira, que hoje foi capitão...

Nota final: não me venham com comentários do género, não temos hipóteses, a Supertaça vai ser como a Taça da Liga, etc. Os portistas nunca entram derrotados! Os portistas acreditam sempre que vão ganhar, por mais difícil que seja o obstáculo, o que nem é o caso. Foi ousando, enfrentando mil dificuldades sem desfalecer, caindo, mas logo se levantando, que construimos a nossa Fantástica História, que chegamos ao topo do futebol português e Europeu.

F.C.Porto ame-o ou deixe-o. Quem não for capaz de o amar, com todos os seus defeitos, que o deixe!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset