Populares Mês

terça-feira, 23 de agosto de 2011



"Desanimado" resolveu abordar o assunto do momento, a escusa de João Ferreira - tem de ser, o clube do "Desanimado" (sim porque ele é um porco especial, tem clube), esta época, não tem Roberto, nem se pode queixar dos árbitros...-, ao jogo Beira-Mar/Sporting. Como não podia deixar de ser, o "Desanimado", que é muito culto e leu George Orwell, utiliza o "Triunfo dos Porcos" para dar a sentença: a culpa é do sistema que, embora ferido, mas não morto, procura recuperar o tempo perdido. Tem razão o "Desanimado", a culpa de todos os males porque padece o futebol português é o sistema que e ao contrário do que diz o "Desanimado", não está ferido, está bem e recomenda-se, pode, é natural, ainda não estar em pleno, por todas as razões, mas vai resultar mais uma vez. O sistema é o famoso 4x3x3, como tão bem se viu em 1987 em Viena; 2003 em Sevilha; 2004 em Gelsenkirchen; e 2011 em Dublin. É um sistema bem consolidado, bem serviço de talento - como provaram e provam os negócios fabulosos que o clube que utiliza o sistema vai fazendo... - e que faz a europa do futebol abrir a boca de espanto e perguntar: como consegue um sistema, conhecídissimo, tão utilizado, batido, portanto, fazer sucesso num clube de uma cidade de província, de país vergonhosamente centralista e com uma massa adepta que cabe no Dragão Caixa? Mas o 4x3x3 é também um caso de estudo e apontado como exemplo a seguir em muitos fóruns onde se fala de futebol... Apenas no país de origem, o sistema não é reconhecido e é vítima dos aziados, invejosos, facciosos e até de alguns porcos, que, desanimados por tantos e tantos anos de insucesso, a única coisa que sabem é lançar a confusão, perturbar, incendiar... Dar mérito e reconhecer a excelência do trabalho, não, não é para os desanimados, é mais para a imprensa extrangeira, essa sim, vai, como ainda no post anterior fiz referência, dando valor a quem o tem. Coitados dos desanimados, são uns tristes, uns pobres diabos, sempre e sempre à procura de um D.Sebastião... agora, ridículos, patéticos e sem memória, falam de Nolito, como o novo king. O que pensará Eusébio disso? Um dispensado do Barcelona, o novo King?

Quanto aos calimeros, que em três jogos, todos dificílimos, frente a equipas do melhor que a europa tem, ainda não marcaram um golo, perderam a face e pela mão de Eurico Gomes, secretário-técnico levaram na camioneta e até ao balneário, um árbitro amigo, mas, que azar!, o homem não pôde arbitrar, não tinha licença, tinha estado em Angola e afastado da arbitragem. Que pena! Mas como diz um amigo meu, o que se diria se fosse o F.C.Porto a fazer esta pouca vergonha?  Mas não ficou por aqui o calimerismo, para ajudar à festa, o mais velho e fanático dos calimeros, com a voz arrastada, a mesma cassete requentada de sempre, também saiu a terreiro e para dizer o quê? Nada de relevante, mais do mesmo... Ano após ano, época após época, tudo muda, só não muda o disco calimero, que disfarça a incompetência, a falta de profissionalismo, opções erradas atrás de opções erradas... Esta época, numa fuga para a frente, género ou vai ou racha, os calimeros começaram por embandeirar em arco, ganharam a umas equipas de quinta categoria, a uma Juventus com a preparação atrasada e logo fizeram uma grande festa, até e pasme-se, com recepção apoteótica no aeroporto. Pois é, agora a sério e em jogos oficiais, ainda não marcaram um simples golinho... mas a história leonina dos últimos anos, repete-se, a culpa é dos árbitros e à segunda-jornada já falam em grito de revolta. Patéticos!

Também espantosa, a forma como Pedro Sousa, o mais fanático dos sportinguistas na Comunicação Social e que faz da Bola-Branca uma quintinha particular e uma rádio de inspiração leonina, tratou o assunto, entrevistando um árbitro dos regionais de Lisboa, Luís Rodrigues - Ó Sousa, porque não lhe perguntaste, porque é que ele queria tanto arbitrar o Sporting? - e que na entrevista só falou do jogo F.C.Porto/Gil Vicente, atirando-se ao árbitro Rui Silva. Foi, pode dizer-se, escolhido a dedo para falar... É este o novo responsável pelo desporto da Emissora Católica? Que Deus nos ajude  e nos dê paciência para com estes "jornalistas" engajados, rascas e de camisola vestida, que se comportam como os mais desequilibrados dos adeptos.
Podem ouvir aqui, clicando onde diz Bola Branca 12h45 (22/08/2011) e ver que não há qualquer exagero na minha análise.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset