Populares Mês

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Fechou o mercado e é a hora de dizer alguma coisa...
Para quem está de fora, mesmo não tendo todos os dados para fazer juízos de valor definitivos, parece claro que esta época as coisas não têm corrido bem. Cometeram-se erros, o maior dos quais talvez tenha sido a não substituição de Falcao no mercado de Verão - não seria a panaceia para todos os males que nos têm afectado, mas a sensação é que poderia ter resolvido vários problemas com que temos sido confrontados. Houve hesitações, indecisões, avanços e recuos, alguma desorientação na forma como lidamos com alguns jogadores. Gastamos demasiado com uns, ficamos com possibilidades limitadas para ter outros. É o que transparece, repito, para quem está de fora e habituado a ser exigente, a colocar as fasquias altas, porque a isso foi ensinado e salvo raras excepções, tem sido a prática do F.C.Porto. Resumidamente, não fomos Porto do costume. Mas agora, fechado o mercado e como não sou um iluminado que já previa tudo e já sabia o que ia acontecer, é altura de olhar para a frente, pensar positivo, acreditar que vamos ser capazes de fazer bem o trabalho no tempo que nos resta da temporada. E para que possamos fazer bem, quem treina e quem joga, tem de pegar o touro pelos cornos, começar a dar outra resposta. Não podemos passar do bom para o mau em uma semana; não podemos ser reactivos, temos de ser pró-activos; não podemos sair dos campos deste país com a dúvida que não fizemos tudo o que devíamos para ganhar; temos de ter crença que ainda é possível, mesmo que a situação não esteja fácil. Enfim, temos de ser Porto, sempre e não só às vezes. Os portistas preferem perder, sabendo que se fez tudo para ganhar, que ficar com a sensação que se perdeu, porque tivemos medo ou falta de ousadia.

Plantel:
Guarda-redes, Helton, Bracali e Kadú;
Defesas, Danilo, Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Alvaro;
Médios, Fernando, Moutinho, Lucho, Defour e Souza;
Avançados, Varela, Hulk, Kléber, Janko, James, C.Rodríguez, Djalma e Iturbe.
- Vítor Pereira, não é o melhor plantel do mundo, mas é um plantel com qualidade e que te dá possibilidades e alternativas para diversos modelos e sistemas. Podia armar-me em treinador de bancada e fazer a minha equipa ou as minhas equipas, mas não o vou fazer. Deixo isso para ti. O tempo urge, não há mais espaço para errar. Ou temos um Porto à altura do seu prestígio e das suas responsabilidades ou então, caro Vítor, tão cedo o comboio não vai parar na tua estação.
Um conselho: Pedroto, grande líder, teve problemas com jogadores; A.Jorge, idem; tal como Mourinho. Mas não perderam o respeito de ninguém e não viram a sua autoridade de líderes beliscada, porque deixaram a porta aberta ao regresso dos jogadores que meteram o pé na argola. 

Vítor Pereira, líder da arbitragem:
- Vítor Pereira, você devia ter vergonha na cara, perder o medo e dizer alguma coisa. Na época anterior, o clube do regime chiou e você, de rabinho entre as pernas, logo convocou uma conferência de imprensa e prestou vassalagem aos vermelhos da Luz. Esta temporada é um fartar vilanagem, vale tudo e onde está o líder dos árbitros? Calado como um rato. Peso na consciência? Você, com os seus critérios sem pés nem cabeça, tem contribuído e muito, para que o andor vermelho vá cheio de apitadores. A nomeação de um árbitro com um histórico de prejuízos ao F.C.Porto, como tem B.Paixão, trazia e veio a confirmar-se, água no bico. O seu silêncio, cúmplice, fica para a história deste campeonato. Puxe as calças para cima, perca o medo e diga alguma coisa. Fico à espera do que vai acontecer ao conhecido como "artista de Campo Maior." Pena que o F.C.Porto, ao contrário do que aconteceu em 2000, desta vez prefira o silêncio e não avance para uma conferência de imprensa como a que deu na altura o Eng. Fernando Santos.

Nota final:
O que tinha de ser dito, está dito. Espero que possamos ganhar os jogos todos, mas se não ganharmos, não vou andar sempre a criticar, a dizer que fizemos isto e não fizemos aquilo. Deixo isso para os que nunca erram e raramente têm dúvidas. Alguns são tão tristes que só dão pena...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset