Populares Mês

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Com os temas do momento no futebol português a girarem em volta dos 30 anos da eleição de J.N.Pinto da Costa - voltarei ao assunto mais à frente, nas notas finais - e o caso Paulo Pereira Cristóvão - não vou fazer o que tantos sportinguistas fizeram no passado, cavalgando a onda e fazendo condenações sumárias; mas também espero que não nos tomem por parvos, nem nos obriguem a fazer um croqui para o Dr. Cutty Sark perceber...-, no que ao F.C.Porto respeita, até nos esquecemos que já no sábado temos um jogo muito importante para ao campeonato, frente ao Beira-Mar. Ainda não ganhamos nada, faltam quatro jogos, quatro finais, não nos deixemos iludir pelo canto de alguns sereias - dizem uma coisa e sentem outra -, que já nos entregaram o título. Este campeonato tem sido fértil em surpresas e portanto, não, ainda não somos campeões e para conquistarmos o título todo o cuidado será pouco. É bom saber que, com a excepção do castigado Alvaro Pereira, todo o plantel está operacional, temos mais soluções, podemos encarar os próximos jogos com mais tranquilidade. Mas temos de ser Porto, na prática, ter a cabeça na equipa de Aveiro, não pensar que este jogo é mais fácil que o Marítimo na Madeira ou o Sporting no Dragão.
Estivemos bem em Braga e como não acredito que a paragem tenha afectado o ritmo, antes pelo contrário, penso que foi boa para recuperar jogadores e permitiu trabalhar com toda a calma, acredito que no sábado teremos um bom Porto, um Porto competente, compenetrado e sem facilitar nada.
Espero também que frente ao Beira-Mar, como é penúltimo jogo que disputamos no Dragão - o outro é frente ao Sporting e pode ser de festa, altura em que todos querem ir ao estádio e não há lugar para todos... -, os portistas aproveitem a oportunidade, acorram em massa, encham o estádio, ajudem e apoiem a equipa. Vamos lá encher o Mais Bonito Estádio do Mundo, o nosso...

Notas finais:
Ontem, enquanto esperava a 1ª parte da entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal, vi o Flash Porto e meus caros, fiquei triste, não pelo conteúdo, é apenas um flash, mas pela forma como foi apresentado e concluído. Falta paixão, falta entusiasmo, falta prazer e para terminar, ontem, no fim do programa, faltou dizer uma coisa básica... Tiago Girão, acho que foi este jornalista que apresentou o Flash Porto, nas despedidas, agradeceu a preferência dos telespectadores, mas depois esqueceu-se de dizer que a seguir, após uma pequena pausa publicitária, iria para o ar uma entrevista com o Presidente Pinto da Costa que era, só, o grande destaque na noite do Porto Canal. Trago este assunto à colação, não para criticar por criticar, mas para dizer o seguinte: o gestão do F.C.Porto é recente, temos de ser condescendentes, mas para mim, este projecto só terá pernas para andar e estou a olhar fundamentalmente para os interesses do F.C.Porto, se ao profissionalismo, rigor e equilíbrio que marque a diferença, juntar uma programação apelativa, feita com alma, paixão e entusiasmo. Quem apresenta os espaços do F.C.Porto tem de ter isso sempre bem presente.

Sobre a entrevista do Presidente, gostei bastante. Foi uma bela conversa, com Rui Cerqueira a ter o bom senso de ir introduzindo as questões com calma, deixando Pinto da Costa contar as histórias até ao fim, sem aquela sensação que vimos em muitas entrevistas... rápido que o tempo é curto... A entrevista embora não tenha surpreendido quem acompanha de perto o F.C.Porto, está atento, ouve, lê e vê tudo que PC diz, mostrou um Líder em muito boa forma e com uma memória prodigiosa. Também esta 1ª parte foi importante para que a nova geração de portistas percebam o quão foi preciso "batalhar" para chegar até aqui.
O F.C.Porto e o seu Líder cometem erros - quem não os comete?-, fazem coisas mal feitas, mas como não há nem homens, nem instituições perfeitas, os portistas podem sentir-se uns privilegiados... As coisas mal feitas e os erros, são gotas, apenas gotas, num oceano de sucessos.

1ª parte da entrevista a Pinto da Costa

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset