Populares Mês

quinta-feira, 19 de abril de 2012


Sem prejuízo do post de antevisão sobre o F.C.Porto/Beira-Mar, onde e como sempre, estará toda a conferência de imprensa do técnico portista, resolvi antecipar uma parte e dizer alguma coisa sobre aquilo que disse Vítor Pereira, a propósito da desvalorização que já se começou a fazer sobre o possível título do F.C.Porto. Disse o técnico do Campeão: 
«O FC Porto, depois de ir à Luz, teve uma boa vantagem que desperdiçou frente à Académica. Este pode ser um cenário idêntico?
Sabemos que estamos a quatro jornadas do fim mas ainda longe do título. Esse empate com a Académica foi num momento diferente da época. Todas as equipas que estiveram na frente já perderam a vantagem. Aliás, tenho-me apercebido de que existe a tendência de passar de uma análise de um campeonato muito competitivo para um campeonato fraco, o que é estranho.

Acho que o FC Porto não foi levado a sério pela crítica?
Não vou por aí. A única coisa que vos digo é que o discurso de há umas semanas atrás era diferente. Neste momento, o campeonato ainda não foi ganho por ninguém, mas parece-me que há uma conversão de discursos.»


- Caro Vítor, neste país é assim, campeonatos cheios de virtudes, desportivamente inatacáveis, com grande qualidade futebolística, sem casos, cujo mérito ninguém discute, são os que não são ganhos pelo F.C.Porto - apesar do Estorilgates, túneis da pouca vergonha ou veigadas como o de 1999/2000. Quando ganha o Dragão tudo é colocado em causa. Se como espero, ganharmos este, meu caro Vítor, faz como eu, manda-os ir queixar ao Totta ou a outro lado menos simpático. Não te preocupes, é sempre assim, há sempre reticências nos títulos do F.C.Porto... E prepara-te, se fores campeão, vais ter de levar com o Evangelista...

A pinha, ou será pinhão?, futurista.
Meus caros, estou muito preocupado! A pinha, ou será pinhão?, traça cenários para daqui a 30 anos, nalguns casos, apocalípticos. Por exemplo: o clube do regime vítima de vários incêndios que lhe reduzem a cinzas o Estádio da Luz e demais património mobiliário e imobiliário, vai desaparecer. O F.C.Porto, o nosso querido clube, só vai ganhar uma tacita da Liga e mais nada. Eu que ando sempre a falar que passei 19 anos de seca, se tiver vida e saúde, e ainda cá estiver, será que aguentarei, em 30 anos, só com uma tacita da Liga? E os jovens dragões, habituados a tantos títulos, tantas alegrias, ano após ano, como se comportarão? É meus amigos, segundo a pinha, ou será pinhão?, as próximas três décadas serão leoninas, os leões vão dominar tudo e não vai sobrar nada para ninguém.
Não perceberam nada? Paciência, têm de descobrir por vocês...

Um dos grandes encantos do futebol é que não há vencedores antecipados, nem sempre ganha o melhor ou a equipa que joga melhor. Exemplo, o Chelsea/Barcelona de ontem. O Barça dominou, teve 70% de posse, criou várias oportunidades, mas perdeu frente a uma equipa que esteve quase 90 minutos atrás da linha da bola, toda metida no meio-campo e foi feliz num contra-ataque. Repito, este é um dos encantos do futebol, mas foi injusto, muito injusto para os espanhóis que, sem fazerem um grande jogo, não mereciam, de maneira nenhuma, perder. Dirão alguns que só assim se trava o Barça. Talvez, mas quem perde é o espectáculo. Quando numa meia-final da prova mais importante da UEFA, a Champions League, um dos semi-finalistas passa 90 minutos metido no "coqueiro", coloca dois autocarros à frente da baliza, é o anti-futebol que leva a melhor.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset