Populares Mês

sexta-feira, 12 de setembro de 2014


Como não sou especialista nestas questões de engenharias financeiras, a esmiuçar relatórios e contas, regras do fair-play financeiro, passagens de verbas do clube para a SAD ou vice-versa, etc., tenho o cuidado de não aprofundar certas questões, como por exemplo aquela que está na ordem do dia, sobre o aumento de capital e a passagem de 50% da EuroAntas/Estádio para a SAD. Mas há coisas que são simples, ao alcance de qualquer leigo na matéria. E sendo assim, se quando se discutem as questões das contas dos clubes, era com orgulho e servia de nossa arma de arremesso, entre outras coisas - passivo, por exemplo -, o facto de, ao contrário dos nossos rivais de Lisboa, o Estádio ainda ser na totalidade do F.C.Porto e não pertencer à SAD. Portanto, quando agora vai deixar de ser assim, é natural que haja preocupação, seja um sinal negativo. Nisto estaremos todos de acordo. Mas para mim, a questão termina aí. Extrapolar, prever cenários catastrofistas sobre o que vai acontecer daqui a um, dois, três ou quatro anos, não é o meu caminho. Não posso deixar de me rir, quando leio a preocupação de alguns com a possibilidade, no pós Pinto da Costa, do F.C.Porto deixar de ser dos sócios, passar a ser de outra entidade qualquer, seja um grupo económico, seja um magnata de dinheiro fácil. Não que essa preocupação não mereça o meu respeito, mas vinda de alguns sctores, de algumas carpideiras da Net, provoca-me uma enorme vontade de rir. Qual é a vantagem do clube ser dos sócios? É a dos sócios terem a possibilidade de discutir o clube nas AG, apresentarem propostas diferentes, quando não estão de acordo com a gestão, podem até apresentar listas às eleições, não é verdade? Mas quantas dessas carpideiras da Net foram a uma AG do F.C.Porto, já nem digo para aprentarem propostas, mas para ouvirem, usarem os seus direitos para, se não concordam, votarem contra? Meia dúzia? Uma dúzia? E então se uma das vantagens é essa e agora acham um crime de lesa pátria a passagem de 50% da EuroAntas/Estádio para a SAD, porque não levam a questão até às últimas consequências, não se organizam e obrigam a que seja realizada uma AG onde essa questão importante seja discutida? Isso sim, isso é aproveitar as vantagens do clube ser dos sócios. Há portistas que conheço pessoalmente e que no local próprio colocam todas as questões, mesmos as mais atrevidas. Esses sei que não são apenas carpideiras da Net, esses, ao contrário dos outros, têm o meu respeito de portista com quarenta e tal anos de militância activa e apaixonada.

Meus amigos, os tempos são difíceis, somos um clube grande de um país pequeno, pobre e em crise profunda. Não vivemos num oásis, temos problemas, dificuldades. Quem as não tem? Há riscos nesta forma de gerir? Claro que há, mas riscos corre o F.C.Porto há mais de 30 anos. Por isso, tendo a certeza que as pessoas estão atentas, serão capazes de encontrar as melhores soluções, acredito que tal como no passado em que foi preciso trabalhar e lutar muito para acabar com um longa travessia de um deserto de 19 anos; em que depois dessa, na altura, grande proeza que foi a conquista de dois campeonatos consecutivos, 1977/78 e 1978/79, falhamos o terceiro e pior, tivemos de enfrentar um Verão de 1980 quente e fracturante; que foi preciso reerguer um clube que estava muito mal, sem um escudo para mandar tocar um cego e em que se dizia que a direccção de Pinto da Costa não durava três semanas; foi preciso resistirmos, nem com todos empenhados, diga-se em abono da verdade, quando nos tentaram decapitar em 2008; também agora saberemos encontrar os caminhos para que seja possível um F.C.Porto de sucesso e a manter o nível alto, não por um ano, sim para décadas. Estou atento, como sempre estive, a tudo que diz respeito ao meu clube - uma das poucas coisas porque vale verdadeiramente a pena lutar -, mas tranquilo e confiante.

Por isso, carpideiras catastrofistas, aves de mau agoiro que só aparecem quando há qualquer coisa que corre mal, algumas dessas aves de mau agoiro, ressabiados que já em 2010 diziam que Pinto da Costa estava finito e devia sair, neste humilde tasquinho ficam à porta. Mas se tentarem entrar, o camião para a Lipor está sempre pronto.
Acho que é portismo, mas quem achar que é arrogância, seguidismo ou outra coisa qualquer... OK. É para o lado que durmo melhor.

E agora, se me permitem, vamos conjecturar sobre o Vitória S.C., depois sobre o BATE Borisov, Boavista, Sporting, Shakhtar e por aí fora...

Nota final:
Depois de Júlio César, sem qualquer tipo de ligação anterior ao Benfica, ter abdicado de 4/5 do salário que recebia em Inglaterra para jogar no Benfica, agora é Jonas a abdicar de metade do que recebia em Valência. Só nós é que não temos essa sorte... Ah, já sei, não somos o mais maior, melhor, grande clube do universo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset