Populares Mês

segunda-feira, 29 de setembro de 2014


A Ucrânia é um país de grandes recordações para o F.C.Porto. Foi na Ucrânia, na altura ainda pertencendo à União Soviética, que o F.C.Porto, em jogo disputado a 21 de Março de 1984, com um golo de Mike Walsh empatou a um - tinha ganho nas Antas 3-2 - e eliminou o então chamado F.C.Shakhtyor Donetsk - agora chama-se Shakhtar - e chegou pela primeira vez na sua história às meias-finais de uma prova europeia, no caso, a já falecida Taça das Taças.
Foi também na Ucrânia, em 22 de Abril de 1987, desta vez em Kiev, que o F.C.Porto, depois de já ter ganho no seu saudoso e desaparecido estádio, por 2-1, conseguiu o mesmo resultado no Olímpico da Capital ucraniana, eliminou o Dínamo de Kiev, na altura a melhor equipa do Mundo e chegou à final de Viena. Final que viria brilhantemente a conquistar às custas do todo poderoso e super-favorito, Bayern de Munique.
Se esses dois jogos são marcos históricos, os Dragões voltaram à Ucrânia, já independente, por mais três vezes e nunca perderam: empate e vitória frente ao Dínamo de Kiev; vitória frente ao adversário de amanhã. Portanto, a tradição diz-nos que o F.C.Porto costuma ser feliz neste país de leste, a viver uma situação muito difícil, de guerra civil, por isso o jogo disputa-se em Lviv e não em Donetsk. Seria óptimo manter a tradição e até temos a vantagem de não jogar no habitual palco do Shakhtar, o Donbass Arena. Mas a tradição não ganha jogos, nem o facto do jogo ser longe de Donetsk afecta o conjunto de Mircea Lucescu. Os ucranianos são uma equipa experiente, recheada de bons jogadores, que jogam juntos há vários anos e, disse o seu treinador, estão com espírito de vingança. Assim, para conseguir um resultado positivo, tem de estar no Lviv Arena um Porto inteiro e não meio Porto. Um Porto organizado, concentrado, compacto e a não dar espaços que o talento brasileiro do Shakhtar pode aproveitar. Facilitar frente a Douglas Costa, Taison, Luiz Adriano, Dentinho, por exemplo, pode ser a morte do artista. Temos ambições de chegar aos oitavos-de-final, como primeiro objectivo e para isso sair da Ucrânia com uma vitória seria muito bom. Com um empate não seria mau. Uma derrota não compromete nada, mas quebraria a tradição e ninguém quer isso...

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano, Ricardo Neves e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro e Marcano;
Médios, Rúben, Herrera, Óliver, Brahimi e Evandro;
Avançados, Ricardo Pereira, Tello, Jackson, Aboubakar, Quintero e Adrián.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, Rúben Neves e Herrera, Óliver, Tello, Jackson e Brahimi.


Dossier de imprensa da UEFA. Está lá tudo: desde os árbitros, delegados, técnicos, equipas, etc.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset