Populares Mês

quarta-feira, 24 de setembro de 2014


Há uns anos atrás, graças ao transmissor pirata do Marquês, era possível assistir a um programa da Rai Uno. “Domenica Uno” era o nome do programa, apresentado por uma loura com muitos atributos físicos que não deixavam ninguém indiferente, e onde eram apresentados os resumos dos jogos da Primeira Divisão Italiana e respetivas conferências de imprensa. Anos dourados do campeonato transalpino, com o Verona de Larsen, o Nápoles de Maradona, a Juve de Platini e Bonieck, o Inter de Mathaus e Klisman, a Fiorentina de Laudrup, e entre muitas outras com grande qualidade, uma das melhores equipas da história do futebol – o AC Milan de Arrigo Sachi, com Baresi, Gullit, Van Basten, Rickard…
Empenhado com que o seu Milan chegasse à altura decisiva das provas europeias com capacidade física de discutir as eliminatórias, cedo Arrigo Sachi começou por rodar o onze que apresentava domingo após domingo. Grande discussão era o posicionamento, quer de Baresi, quer de Gullit, que devido às mudanças era notório que rendiam mais nas suas posições naturais do que naquelas em que às vezes em certos jogos lhes eram destinadas. Mas, o Milan ganhava, apesar de não conseguir descolar dos principais adversários. Porém, e não peçam para me recordar do adversário porque não consigo, o Milan naquele jogo que todos apontavam para uma goleada, empatou no San Siro zero a zero. Os milaneses tentaram tudo para marcar um golo contra uma equipa que terminou o jogo sem ter feito um único remate à baliza, e que desde o apito inicial se preocupou unicamente em defender o nulo.
Durante a conferência de imprensa Sachi defendeu-se das suas alterações e lamentou por diversas vezes o anti jogo e os posicionamentos táticos do adversário. Quando o treinador adversário se sentou na sala de imprensa fez o comentário ao jogo sem que um só jornalista lhe fizesse uma única pergunta. Achei estranho o comportamento da imprensa italiana, porque se há jornalistas que gostam de discutir futebol – e falo de futebol dentro das quatro linhas -, esses, meus amigos, são os italianos.
No dia seguinte, como o fazia todas as segundas-feiras, comprei no único quiosque da cidade do Porto (na Praça D. João I) que vendia imprensa estrangeira os jornais Gazzeta dello Sport, L’Équipe e Bild – na altura o campeonato espanhol não tinha grande interesse, mas recordo com saudade que Real Sociedad e Bilbao jogavam para o título e eram campeões.
No Bild e no L’Équipe grande surpresa pelo empate caseiro do Milan. Na Gazzeta esmiuçaram ao limite o jogo do Milan, analisaram e pontuaram um a um todos os jogadores da equipa de Sachi e na parte do jornal destinada ao adversário do Milan um grande espaço em branco com uma nota que dizia mais ou menos isto: “este jornal recusa-se a escrever sobre esta equipa porque a essência do futebol é o golo, e quiseram tudo menos chegar ao golo. Se tivessem marcado um golo no primeiro lance do jogo e passassem a defender essa vantagem é futebol, agora o que fizeram não é futebol”.
Não de forma tão radical, mas a imprensa portuguesa faz o mesmo, exceto, como em outras coisas, quando o nome do FC Porto aparece envolvido. Assim o fizeram para criticar a postura da equipa da Albânia contra a nossa seleção, mesmo que os albaneses tivesse marcado um golo e desperdiçassem mais duas excelentes oportunidades. Mas, no FC Porto – Boavista, apelidam a equipa da rotunda de Boavistão. Sim, Boavistão!!!!!! Uma equipa que bateu na bola a torto e a direito, que jogou junto do seu guarda-redes e que contou com a colaboração do árbitro para massacrar os jogadores do FC Porto. Mais, o treinador adjunto teve a coragem de dizer no flash interview que vieram ao Dragão para discutir os 3 pontos!!!!! Nem com o FC Porto reduzido a 10 eles quiseram os 3 pontos!!!!
Mas, como roubaram pontos ao FC Porto, tudo o resto não conta, vamos é bater no treinador para ver se dividimos aquilo. E desde domingo à noite que lemos, vemos e ouvimos um sem número de estupidez e mentiras sobre Lopetegui e a sua equipa. Normal este comportamento na imprensa??? Claro que é normal, já todos sabemos o que a casa gasta. O que não é normal é que a atual massa adepta do FC Porto não consiga pensar pela sua própria cabeça e se deixe embalar por aqueles que acordam e se deitam a pensar qual a melhor forma de lançar ódio ao FC Porto. E isto é que me incomoda.
Não velho, faço brevemente 44 anos, mas felizmente sou do tempo em que os adeptos do FC Porto se sabiam defender, e defendiam-se com arreganho, as cores do nosso Clube. Defendiam o bom nome do FC Porto e daqueles que nos servem como quem defende a Família. E é disso meus Amigos que nós precisamos, de nos mostramos unidos, de mostramos a nossa raça, para eles terem medo de fazer o que nos fizeram em Guimarães, para eles terem medo de expulsar Maicon e de se rirem quando os nossos adversários fazem o mesmo ou pior e nada lhes acontece. E hoje, é mais fácil do que nunca estarmos juntos, temos a internet e as redes sociais, para denunciar até à exaustão – como o Manuel Vila Pouca faz de forma exemplar neste blog -, todas as artimanhas que fazem para nos derrotar.
Acordem, sejam FC Porto, porque ser do Futebol Clube do Porto é uma coisa que não tem explicação, é um sentimento que jamais algum poeta conseguirá descrever, é uma forma de estar na vida, é um orgulho que nunca pode ser beliscado.

AMO-TE FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Adriano Freire


Depois de tanta eloquência que subscrevo totalmente, para não estragar, limito-me a desejar boa-sorte e que Deus o ajude, ao novo seleccionador nacional de futebol, o Eng.do Penta, Fernando Santos.
Agora, Fernando Santos é consensual, a ligação ao F.C.Porto não incomodou ninguém na "querida e equilibrada" comunicação social. Espero que no futuro se surgirem alguns percalços, que acontecem sempre na vida de qualquer responsável técnico, seja nos clubes ou nas selecções, o Eng.do Penta tenha a personalidade necessária para não cair na tentação de ir pelo caminho da popularidade mais fácil e perca a memória.

Desculpa Adriano, mas esta não podia escapar...
Dr. Cutty Sark perde completamente a noção do ridículo e diz que a azelhice de Sarr e Maurício em Maribor foi uma praga que rogaram ao Sporting. Quem terá sido o rogador?
- Estás triste, desanimado, deprimido, frustrado, a auto-estima está por baixo? Não percas tempo, vai à farmácia, pede os comprimidos do Dr. Cutty, toma um de 12 em 12 horas e verás que isso passa. Ficas bem-disposto, alegre e até fazes o pino na rua.

Dia 2 de Outubro, a partir das 20:30, vai realizar-se uma Assembleia Geral do F.C.Porto. 
Fica a convocatória para os mais distraídos e também para aqueles que tanto se incomodaram há tempos atrás com a possível passagem de 50% da EuroAntas, leia-se Estádio do Dragão, para a SAD. Têm a oportunidade de ir lá e votar contra. Agora é que quero ver quem aparece...


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset