Populares Mês

sábado, 30 de abril de 2016


Este jogo foi uma fotografia perfeita do que tem sido a época do F.C.Porto, incluindo as críticas, justas, mas notoriamente tardias do presidente Pinto da Costa ao árbitro e aos árbitros.
Atalhando caminho, primeira nota: o Sporting tem uma excelente equipa, uma equipa consistente, vou mais longe, é melhor do campeonato. Tem organização, processos consolidados, tem dinâmica, raramente se desequilibra, tem uma defesa que sem ser famosa coloca-se bem, marca bem, não dá grandes abébias, beneficia do apoio de um meio-campo que ajuda muito, ao mesmo tempo se solta para apoiar o ataque, um ponta-de-lança que é um luxo, mais um ou dois jogadores bons de bola, Adrien e Bryan Ruiz, que trabalham muito, um craque, João Mário.
Segunda nota: foi um excelente clássico. Um jogo bem disputado e bem jogado, correcto, intenso, equilibrado, com emoção, bola cá bola lá, ganhou o Sporting e acaba por ganhar bem, embora com um resultado que penaliza demasiado os Dragões.
Terceira nota: porque perdeu o F.C.Porto? Porque não tendo uma equipa tão compacta, tão organizada, tão equilibrada e com a qualidade de jogo do Sporting, os bons jogadores dos azuis e brancos perdem-se na falta de equipa e são quase obrigados a fazer tudo sozinhos, parecem claramente piores do que são. Aquilo que o Sporting faz com facilidade e naturalidade, o F.C.Porto faz em sacrifício, com esforço, de forma atabalhoada. Neles a bola corre, nós corremos com a bola. Perdeu também e tem sido recorrente, porque deu três brindes que lhe custaram caro, não teve nas oportunidades que criou, eficácia.
Quarta nota: mais uma vez, um árbitro prejudicou o F.C.Porto. Artur Soares Dias encolheu-se, acobardou-se, já tinha marcado um penalty, foi pressionadíssimo - é extraordinário como mesmo em nossa casa os adversários pressionam os árbitros... é notável como aquele cagalhão mal cagado do Octávio Lacrau Machado, reclama, reclama e torna a reclamar e continua a não sofrer quaisquer consequências -, não marcou o segundo, um autêntico roubo de igreja, tão clara foi a falta sobre Aboubakar.
Quinta nota: esta realidade é dura, mas significativa e explica porque estamos a 13 pontos do Sporting e a 15 do Benfica. Uma diferença tão grande para os dois primeiros classificados é algo que já não me lembro quando aconteceu...
Última nota: este jogo, como disse no título, uma fotografia perfeita do que foi esta época do F.C.Porto, mostrou claramente onde é preciso mudar para que 2016/2017 seja muito diferente e para melhor. Nem preciso de dizer onde é preciso mudar... para bom entendedor meia palavra basta.

PS - Nada a apontar na atitude do conjunto de José Peseiro na tarde de hoje.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset