Populares Mês

segunda-feira, 2 de maio de 2016


Artur Soares Dias, antes do clássico, afirmou: "Não esqueçam, somos humanos e sei que vamos errar". Sendo óbvio que não há arbitragens perfeitas, la Palice não diria melhor. Mas uma coisa é errar quando os lances são de difícil análise; lances em que o árbitro tem dúvidas, hesita e por essa razão, às vezes erra, outra coisa é o árbitro estar bem colocado, o lance não oferecer qualquer tipo de dúvidas e o árbitro acobardar-se, ter medo, não assinalar um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos. Foi o que aconteceu ontem no Dragão e já não é a primeira vez que o juíz da AFP que se acobarda em prejuízo do F.C.Porto - ainda tenho bem presente aquela vergonhosa arbitragem no Benfica 2 - F.C.Porto 0, época 2013/2014. Não estou nem quero com isto arranjar desculpas, provavelmente o F.C.Porto perdia na mesma - sim, ultimamente estamos a ver o jogo e mesmo quando estamos a jogar bem, temos sempre a sensação que a qualquer momento vamos dar barraca, facilitar a vida aos adversários... -, mas a cobardia de Artur Soares Dias permitiu que se instalasse a dúvida e que se coloque uma questão: atendendo aos antecedentes dos nossos dois principais rivais, o que aconteceria no futebol português se o que aconteceu anteontem e tem acontecido em vários jogos do F.C.Porto, fosse com Benfica ou Sporting? Não vou responder, mas para mim há uma razão para que o árbitro do clássico, tal como já tem acontecido com outros árbitros, decidam assim, quase sempre em nosso prejuízo: o F.C.Porto, de clube poderoso e temido, passou a ser o bombo da festa. Eles sabem que podem errar à vontade que do reino do Dragão a contestação que vem é pequena, dura pouco e não faz mossa. O F.C.Porto perdeu poder, força, voz e como não tem ao seu serviço uma comunicação social amestrada e de cócoras, sempre pronta a fazer todos os fretes e a passar todas as mensagens que interessam; e como para além disso, ainda por cima, usa mal os meios que tem ao seu dispor; tem sido uma farturinha, todos pisam no Dragão que por ter pouca chama, tem pago um preço muito alto.
Que fique claro: não gosto, nem devemos andar constantemente a arranjar desculpas com erros dos árbitros para esconder as nossas responsabilidades nesta má época, como em épocas anteriores; nem me agarro a classificações virtuais - não gostava quando isso servia para retirar mérito aos nossos sucessos, não vou agora utilizar esse argumento para justificar o que quer que seja; mas ou o F.C.Porto faz valer o seu peso de Grande Instituição, com milhões de adeptos e que tantos e relevantes serviços prestou ao desporto em geral e ao futebol em particular e exige respeito, se for preciso falando alto e em bom som, ou vamos continuar a ser prejudicados, gozados, maltratados. Por muito menos outros já incendiaram campeonatos, tomaram decisões lesivas do futebol português e aí ninguém se preocupou com marcas ou com a indústria. Temos de lhes dizer que não queremos ir por aí, mas se no início da nova época os indícios forem os mesmos... então contem com uma postura do F.C.Porto muito diferente.
Ter bons jogadores, treinadores, equipas fortes, OK, é fundamental para ganhar, mas como se tem visto, esta, como na época anterior, não basta. E portanto, é preciso um Porto de luta, de combate e com espírito guerreiro. Temos de regressar ao lema: quem toca no F.C.Porto... leva... a resposta, claro!

Nota final:
Neste momento de crise do F.C.Porto, momento difícil de ultrapassar num clube habituado a ganhar e ao mais alto nível, se é verdade que há figuras que aparecem, mas que nós sempre nos habituamos a ver na linha da frente nos combates que tivemos de travar e houve alguns bem difíceis - Penhora, Porcos da Bola, Apito Dourado... -, há outras figuras que agora emergem, figuras que para mim, um portista de muitos anos, atento e presente na vida do clube, são totalmente desconhecidos, nunca dei por eles nesses períodos complicados. Esses emergentes, têm todos teorias infalíveis sobre a razão da crise e como sair dela. Tenho pena, muita pena, que gente tão sabedora e tão capaz, fique apenas por uns artigos de opinião em jornais, na rádio ou na televisão. O F.C.Porto só ganharia se essa gente aparecesse mais nos sítios certos...

Já tinha feito o post, quando se fez luz:
A culpa dos problemas do F.C.Porto nas últimas épocas é do Projecto Visão 611. Antero Henrique para a rua, já!
Ainda bem que o ridículo não mata, porque se matasse...

- Ele estava lesionado?
- Não.
- Ele estava em risco de ficar fora na jornada seguinte se levasse cartão amarelo?
- Não
- Então porque não jogou André Horta pelo Vitória F.C., frente ao Benfica?
- Porque para a próxima época vai ser jogador do clube do regime.
- Ai sim, mas ninguém veio fazer barulho, falar em falta de verdade desportiva, em mala a viajar para Setúbal?
Este pequeno diálogo serve como introdução para dizer o seguinte:
Ver o Mister Burns ou o marido da Manuel Moura Guedes, gente com responsabilidades directivas no Benfica, preocupada com as poupanças que o Marítimo fez - logo o Marítimo do Guardanapo, cuja frase: "Nada farei para que o Benfica não seja campeão", é significativa -, ou estranhar o empenho que o Vitória S.C. colocou no jogo da Luz, mostra bem  a desfaçatez dos sem vergonha. Mesmo com nomeações à la carte eles têm medo e só querem que lhe estendam a passadeira e de preferência ainda lhes ofereçam pasteis de Belém às meias dúzias.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset