Populares Mês

terça-feira, 25 de outubro de 2016


Já foi tempo em que a entrega dos Dragões de Ouro me entusiasmava. Mas depois de ver alguém que tinha andado uma época inteira a falar em cadeira de sonho; a dizer que por ele ficava no F.C.Porto por 15 anos; e ter-se pirado na primeira oportunidade; ser recebido em ombros na Gala de Outubro de 2011, com direito a discurso, excepção à regra nos Dragonados da ocasião, perante o constrangimento de quem o substituiu no banco e que na altura já era contestado, o entusiasmo baixou, ontem não vi com a atenção devida para fazer um post sobre a festa. Nada contra nenhum dos eleitos, mas congratulo-me que Luís César, grande profissional e grande portista, tenha recebido o Dragão de Ouro.
Aqui e aqui, como pequena homenagem, recordo dois trabalhos de Luís César para a Revista Dragões.
 
A generosidade do clube do regime é comovente...
Marco Ferreira, ex-árbitro, o tal que recebia telefonas de Vítor Pereira antes dos jogos do Benfica...:
"Eu recebi duas caixas, uma no domingo e outra na terça-feira", continham uma camisola do Eusébio e os famosos vouchers de refeição que tanta polémica já criaram (e continuam a criar) no futebol português.
"Foi o senhor Shéu que me entregou, pessoa que eu respeito muito e eu disse-lhe que já tinha recebido uma no domingo. Ele disse-me que não fazia mal, para ficar também com a outra".
No espaço de 48 horas um árbitro, os auxiliares, observadores, delegados e afins, foram contemplados com dois kits: um para o jogo Benfica-Sporting que era para se disputado no domingo, mas não foi, foi adiado devido ao mau tempo; e outro na terça-feira seguinte quando o jogo se disputou. Portanto, Marco Ferreira e os seus auxiliares, se quisessem, na terça-feira até podiam ter almoçado no Museu da Cerveja e feito o aquecimento com a camisola do Eusébio. Assim, perante este nobre e desprendido gesto, só nos resta enaltecer a comovente generosidade do clube do regime. Acho até que devíamos fazer qualquer coisa, talvez candidatar o SLB ao Prémio Nobel da Paz.... ou a beatificação de Luís Filipe Vieira!
É generosidade, senhores da PJ, é apenas generosidade... um ano para chegar a essa conclusão não é demasiado tempo?

Obrigado, Miguel Sousa Tavares!
O Miguel Sousa Tavares tem a suprema virtude de colocar a nu a minha falta de conhecimentos sobre futebol. Como tenho dito e repetido, os jogadores não são cones, o que importa são as dinâmicas, mas pensava que o F.C.Porto tinha jogado frente ao Arouca num 4x1x3x2, afinal não foi assim. Depois de ler o eloquente artigo de MST tenho de dar a mão à palmatória, reconhecer as minhas limitações, concluir que o F.C.Porto jogou em 4x3x3 e que não percebo nada de futebol.

Recado para o Serpa:
- Serpa, abre os olhos, arrebita as orelhas e diz aí à tua gente que a Gala dos Dragões de Ouro não foi no Coliseu dos Recreios, foi no Coliseu do Porto.

Nota final sobre os vouchers:
Perguntem aos árbitros se se sentiram pressionados; não há nexos de causalidade, gritam aos quatro ventos as baleias paineleiras. Claro que os árbitros não se sentiram pressionados, nem há nexo de causalidade. Os árbitros só se sentiam pressionados e só havia nexo de causalidade, quando a melhor equipa da Europa corrompia para ganhar ao Estrela da Amadora ou ao Beira-Mar.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset