Populares Mês

domingo, 9 de julho de 2017


Praticamente a um mês de começar o campeonato nacional, onde esperamos que os protagonistas sejam os jogadores, o relvado e a bola, creio bem que tudo será como dantes, basta ver a solidariedade entre o clube do regime e os árbitros na seu boicote ao sorteio da Liga.
O tão apregoado vídeo-árbitro(VAR), mais não será que uma ilusão de transparência e honestidade, uma espécie de Hollywood versão cómica portuguesa.
A luta contra o polvo encarnado, fez mossa, fez estragos, e, se houver justiça muitos serão queimados e outros deixarão cair a máscara que ostentam para revelar a verdadeira face. Convém é não parar, continuar a acusá-los, a espremê-los contra a parede, como melgas que são!
Mas não é disto que quero falar. Quero falar daquilo que verdadeiramente nos interessa, nos move e nos alimenta a alma: o FC PORTO!
Sérgio Conceição, uma escolha ao agrado de mais de 90% do universo portista, terá um longo e árduo caminho cheio de espinhos, pela frente. Cabe-lhe fazer o seu trabalho com honestidade, frontalidade e perseverança, que nós adeptos, cá estaremos para sermos o 1º jogador! Força Sérgio, o Porto está contigo!
Ao contrário dos profetas da desgraça, onde vêem uma unha encravada, pensam logo na amputação do dedo, eu respondo que o nosso FC PORTO não se desmembrou como muitos temiam e outros desejariam. O tão propalado fair-play financeiro (não entendo como há um clube que tem o 2º maior passivo do Mundo e não esteja sob alçada disto!!!), foi, digamos um mal que veio por bem. E porquê? Porque obrigou-nos a desfazer alguns pechisbeques que muitos pensavam serem jóias, vendemos dois putos que apesar do seu portismo e da sua raça, não são, digamos, duas peças nucleares e preciosas na titularidade da nossa equipa, faltando ainda despachar mais uma meia dúzia de artistas que não se confirmaram como jogadores á Porto e para o FC PORTO!
E quanto a reforços, anda tudo caladinho, o que presumo, deve ser do agrado de 99% dos portistas. Era e deve ser nosso timbre, comprar e depois anunciar, e jamais o contrário. E pelo que vou observando do Sérgio, um jogador da formação num plantel onde a formação era maioritária, não abdicará de olhara para quem é quem nas camadas inferiores do nosso querido clube. E também estou certo que com o Sérgio, as contratações serão mesmo reforços e não mais um para a folha salarial.
E por falar em folha salarial, agradou-me e de que maneira a continuação desse grande senhor do futebol mundial, embaixador honorário (por mim era já!!!) e ilustre divulgador da cidade invicta, de seu nome Iker Casillas! O gajo não é espanhol! Não pode!!! É um tripeiro dos 4 costados! E quanto aos que reclamam por Vanás ou baunilhas, lembrem-se sempre que o caro é qualidade e o mais barato acaba por ir sempre parar ao lixo!
Julgo que Iker aceitou baixar substancialmente o seu salário, por amor á cidade ao clube e também ao seu orgulho de vencedor; não iria sair do FC PORTO sem nada ganhar! Iker que recebeu convites de equipas mais fortes financeiramente, entre as quais o Milan, que decerto lhe pagaria uma fortuna! O gesto de Iker caiu que nem uma bomba em certos personagens que pululam nas esferas do Dragão e que não abdicam de regalias mesmo estando o clube num sufoco. Iker, o capitão sem braçadeira (não precisa dela para nada para ser respeitado, ouvido e aclamado por todos), será o mestre que levará a nossa traineira a uma pesca bem sucedida: o campeonato! Só espero é não ouvir no próximo relatório e contas um certo senhor dizer que o défice é culpa do guarda-redes!!!
Na defesa, se se mantiverem os 4 melros do ano passado, estamos bem servidos e se olharmos para as alternativas, não poderíamos pedir melhor; Ricardo Pereira se ficar, será titular indiscutível e ainda temos o Víctor Garcia, Rafa Soares, Fernando Fonseca, o Dalot e o Inácio nas laterais. Ah! E um puto que adoro vê-lo jogar, o moldavo/português Oleg Reabciuk. júnior mas já integrado na B, espero que opte pela selecção portuguesa em vez da desconhecida Moldávia. E o Luís Mata. E o Martins Indi que também dá uma ajuda nesse sector! Uff! Ao que parece não nos falta pano a passar nos corredores. E já agora cá por mim despachava, isto é vendia, o Layún. Gostava mais do Taí quando veio do Boavista fazer cruzamentos no FC PORTO e era só isso que o homem fazia!
A meio campo, foi-se o Rúben que não era nem 6 nem 8, mas ficou o Danilo, que é mais que catorze deles! Rogo a todos os santinhos que Pinto da Costa não venda o rapaz. O Mikel está ainda muito, como dizer… Rúben Neves! Precisamos de um guitarrista-solo e de um frontman! Será Otávio? Será Oliver Torres? Será Brahimi? Os 3 tem potencial que chegue e sobre para desempenhar essas funções. Nas alas, e como Sérgio foi um ala, decerto que Corona e Hernâni ou Brahimi irão beber e muito dos ensinamentos de Conceição. Herrera, o mais antigo jogador azul-e-branco, se jogar como joga pelo México ainda nos vai dar alegrias.
No ataque, com a saída do André, ficamos só com o Soares. Não sei se será fixe apostarmos só neste rapaz, uma vez que não estou a ver o nosso treinador a ficar com Marega. Temos sangue novo na forja, na pele de Galeno e Rui Pedro, mas ainda estão muito azulinhos para andarem aos encontrões com os Luisões, Coentrões e outros rufiões deste campeonato. Talvez seja aqui nesta posição que Pinto da Costa nos dê uma surpresa. Afinal de contas, o nosso líder deve-nos isso! Mas por favor, que compre com garantia de poder devolver se o produto não for em condições para não ficar com a criança nos braços, nem o Ferrari na garagem!
Este FC PORTO, na minha opinião, parte do ano zero, como em… 1978! Com um ou dois nomes sonantes e o resto tudo á procura de um lugar ao sol. E como diz o Vila Pouca, vamos indo, vamos vendo, está provado que na maior parte das vezes a necessidade aguça o engenho e do pouco se faz muito. Não me importo nada, nadinha de nada, de regressar 40 anos atrás para de novo sonhar com um futuro brilhantemente cheio de sucessos.
O longo caminho do sucesso começa com o Estoril acabando em Guimarães. Que chegue rápido o primeiro dia do resto das nossas vidas!
E se tudo der certo não há Nhaga que nos pare, nem e-mails que nos apaguem!

P.S. Parabéns ao pessoal do Colectivo pelos 22 anos de congregação em nome do FC PORTO! Que voz não vos doa.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset