Populares Mês

terça-feira, 14 de novembro de 2017


A net está aí, graças à net, onde quase tudo fica registado para memória futura, podemos ver as contradições, contorcionismos, piruetas, cambalhotas à frente e à rectaguarda, verdadeiros golpes de rins, verdades alternativas ao sabor de certas conveniências, enfim, um manancial que nos permite ficarmos elucidados do que são capazes alguns prostitutos da escrita e da palavra, do que são capazes certos homitos com colunas vertebrais de autênticas minhocas.

Recuemos no tempo. Lembramo-nos todos o que aconteceu quando Bruno de Carvalho chegou à presidência do Sporting, contra quem começou a disparar, o incidente com Adelino Caldeira, as piadas de péssimo gosto contra o F.C.Porto e o seu presidente, uma das quais ultrapassou os limites - lembram-se daquela que se permitiu gozar com a idade de Pinto da Costa? -, incluiu o corte de relações com o F.C.Porto. Nessa altura, lembro-me muito bem, porque graças à net está registado e posso ir verificar, enquanto os portistas se revoltavam, criticavam a postura desabrida de Bruno de Carvalho - fiz vários posts sobre isso na altura -, a maioria dos vendilhões do templo, os artistas de que falei em cima, babavam, idolatravam, destacavam, alimentavam o "monstro", andavam com ele nas palminhas das mãos. Ao fim e ao cabo, faziam o que fazem há mais de 30 anos, quem quer destaque, protagonismo fácil, virar quase herói nacional, só tem de fazer uma coisa muito simples: atacar o F.C.Porto e quem o dirige.

Pois é, meus amigos, o "monstro" cresceu, inchou e até já desinchou, mas azar dos Távoras, não é que agora virou agulhas para o outro lado, para o clube do regime, sem esquecer o seu satélite bracarense? E não é que os mesmos que lhe davam palmadinhas nas costas, alimentaram e ajudaram a transformar naquilo que é, agora bradam e clamam contra ele, só não o condenam à fogueira porque não podem? Meu Deus, ao que isto chegou, tudo isto dá uma ideia tão básica, reles e torpe que deve ter arrepiado, esteja onde estiver, o Visconde de Alvalade, diz o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, um dos que mais deu corda ao presidente do Sporting na altura em que o alvo estava a Norte.
Mas também esse tem um grande azar, a net apanha-o pelo colarinho e não o larga. Como podem ver ao lado esquerdo - aqui, se quiserem ver melhor - e  no caso com Adelino Caldeira, o administrador da SAD do F.C.Porto foi logo considerado culpado, o mau da fita. O problema é que depois, como o azar não larga o freteiro - deve ser do calo -, não é que o tribunal deu toda razão a Adelino Caldeira? - ver foto do lado contrário ou aqui, para ver melhor. 

Aliás, na história de Adelino Caldeira com Nuno Lobo, presidente da AFL, o dirigente e administrador do F.C.Porto, também viu ser-lhe dada razão, viu-se claramente quem era o Lobo, só continua no activo porque este é um país em que os meninos queridos do Benfica têm tratamento diferenciado, gozam de uma impunidade que lhes permite dizerem e fazerem tudo sem sofrer consequências.
As fotos da esquerda e da direita, mostram bem que tipo de gente é esse Lobo, desde uma postura racista contra um jogador do F.C.Porto, no caso Hulk, como o achincalhamento do Sporting. Também neste caso a net não perdoa, mostra bem quem é quem, quem são estes artistas que andam por aí, não para servirem o futebol, mas apenas um clube, o clube do regime. É mais um ao serviço do estado lampiânico, um tentáculo do polvo. 

O relatório do árbitro não faz qualquer referência a qualquer comportamento que mereça censura por parte do responsável pelo futebol portista, Luís Gonçalves? Idem para os relatórios dos delegados?
Ainda há poucos dias terminou, com absolvição de Jorge Nuno Pinto da Costa e Antero Henrique, o julgamento da Operação Fénix. Terminou com o requinte de até o Ministério Público ter pedido a absolvição do presidente e do ex-vice-presidente do F.C.Porto. Sabemos todos os que temos memória e os mais desmemoriados, podem sempre recorrer à net, o que foi dito quando se iniciou e enquanto durou o processo, por parte de uma lixeira a céu aberto como é o Correio da Manhã: mentiras, falsidades, calúnias, ética e deontologia pisada, jornalismo de sargeta?
Mas que importa tudo isso? Nada, não faz mal, é preciso agitar, usa-se o twitter, repete-se a cassete das ameaças aos árbitros - que descaramento! Um clube com adeptos condenados em tribunal por bater e ameaçar árbitros, ter a desfaçatez de falar em coacção, pressão e ameaças a árbitros; não se passou nada na Vila das Aves, mas mente-se, fala-se em ameaças que ninguém viu nem ouviu; repete-se a mentira da invasão ao centro de treinos dos árbitros, que nunca aconteceu; e depois os diligentes prostitutos fazem o seu papel e o serviço aparece pronto, até com destaque na capa ou abertura de espaços desportivos. É a desorientação, o desespero, isto sim, é uma tentativa, canhestra, de desviar atenções de coisas muitíssimo graves com origem na Luz, com a conivência de muitos freteiros, recadeiros, cartilheiros e meninos queridos que fazem parte de algumas redacções de jornais, rádios e televisões.
Ver a Bola-Branca abrir o espaço desportivo das 12:45 com o twitter do Benfica, quando nunca fez o mesmo em casos muito mais graves, alguns dos denunciados pela comunicação do F.C.Porto e que já deram origem a uma investigação com buscas a casa de vários responsáveis do Benfica, não é caso virgem, nem me surpreende, mas pessoalmente, a desilusão é grande.
Liderar é agir, assumir responsabilidades, ter coragem, não é assobiar para o lado, fazer de conta, deixar que alguns que são manifestamente sectários, têm dois pesos e duas medidas, façam o que querem e lhes apetece.
Que tristeza, Pedro Azevedo!

Nota:
Mas é bom que se investigue e no caso que também envolve o árbitro Tiago Antunes, nem se fala, dadas as suas ligações a Ferreira Nunes, vulgo Frankc Vargas e aquilo que fez no Braga - F.C.Porto em relação a Brahimi. Aqueles que já salivam, pode ser que tenham uma grande surpresa e a caça se vire contra o caçador. Pode ser que um desabafo seja apenas um desabafo feito num momento de revolta e que virou coincidência. Já uma expulsão com acusações graves, sem qualquer substância, numa altura decisiva da época e que deixaram de fora durante dois jogos um dos mais influentes jogadores do F.C.Porto, na investigação se fique a saber porquê.
Nós não nos deixamos impressionar, estamos habituados a estes filmes, apresentados como filmes de terror, mas que depois na prática, no lugar próprio, na justiça que verdadeiramente conta, acabam sempre da mesma maneira. Mas se eles não aprendem, que podemos fazer?
Talvez dê para umas capas e aberturas de espaços desportivos, mais ou menos católicos. Sempre é um pequeno contributo para que se vendam mais jornais e haja mais audiências em programas de rádio e de televisão.
Também aqui e no futuro, a net não vai perdoar.

Porque é mais um emergente no panfleto da queimada, mais um dos que anda sempre a apregoar a moral e os bons costumes, vejam esta peça, alerta vermelho, autêntico hino à falta de pudor e de vergonha na cara, por parte de um dito jornalista. Então é assim:
O Benfica não gostou da nomeação de Hugo Miguel, mas para não dar o flanco, ficar mal na fotografia, encomendou o frete à queimada. Encarregou-se do assunto o recadeiro Gonçalo Guimarães e levou a coisa tão a peito, que, pasmem, até pelos blogs benfiquistas ele andou à procura de argumentos.
Maldita net!
Quando vemos estes jornalistas da treta apregoar a moral e os bons costumes... só podemos rir às gargalhadas.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset