Populares Mês

domingo, 19 de março de 2023

 

Que Porto na "Pedreira" após uma eliminação injusta e que, não tenhamos dúvidas, deixou marcas no grupo de trabalho? Também por isso, que Dragão num jogo importantíssimo e em que só a vitória interessava? Foi um mau e às vezes muito mau, Porto. Quando os melhores do F.C.Porto são o guarda-redes, os centrais e Pepê a defesa-direito...


Com Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell, Otávio, Grujic, Uribe e Pepê, Taremi e Evanilson, o F.C.Porto entrou bem, aos 12 minutos Taremi completamente sozinho na cara de Matheus falhou uma clara oportunidade, quase de seguida João Pinheiro não mostrou amarelo a uma entrada duríssima de Niakité sobre Evanilson.
Braga reagiu, começou a chegar na frente com perigo, Diogo Costa bem em duas excelentes intervenções.
Por parte dos portistas eram notórias as dificuldades dos laterais da defesa em se soltar, mesmo com espaço preferiam não arriscar, jogar pelo seguro, para o lado e para trás e por essa razão, não havia  profundidade e como pelo meio a coisa nãi ia melhor...
Os Dragões já tinham perdido a dinâmica com que iniciaram, já não conseguiam ter bola, fazer uma jogada em condições, os bracarenses estavam por cima, eram superiores..
Wendell, mal, só não fez penálti por acaso, do lado contrário Rodrigo Conceição não queria ficar atrás, também só fazia asneias.
O campeão que tanto prometera, era apenas uma caricatura da equipa que tinha começado tão bem a partida.
Aos 38 minutos Sérgio Conceição percebeu que tinha de fazer alguma coisa, tirou Rodrigo e Grujic, meteu Eustaquio e Galeno, Pepê  recuou para lateral.
Braga continuava melhor, Porto continuava sem se encontrar.

O intervalo chegou com um empate a zero, de alguma forma lisonjeiro para a equipa de azul e branco.
Tirando os 10 minutos iniciais o campeão nunca fez mais nada de jeito, era uma tristeza a forma como a equipa de Sérgio Conceição se exibia.

Depois de uma primeira-parte tão fraca, esperava-se um Porto diferente para melhor na segunda. Zaidu substituiu Wendell.
Os portistas entraram ameaçadores, conquistaram dois cantos, obrigaram o guarda-redes minhoto a aplicar-se, mas Galeno podia ter feito melhor.
Mas continuavam os erros na saída, Braga, que já estava novamente por cima, muito próximo do golo, enquanto começavam os disparates na equipa do F.C.Porto. Zaidu sozinho e com espaço dominou com a mão. Eustaquio várias vezes a errar o passe, uma num lance que podia ser pergoso. Galeno, mas não só, de complicador ligado. Inacreditáveis os erros grosseiros que o luso-brasileiro cometeu em jogadas de superioridade numérica e potencialmente de grande perigo.
Entretanto, como Taremi não dava uma para a caixa, Sérgio Conceição tirou o iraniano e Uribe, meteu Namaso e Veron, mas o jogo trapalhão dos Dragões continuava. Na primeira vez que o F.C.Porto fez algo bem feito, Evanilson, sozinho, falhou clamorosamente. 
Na parte final Braga e Porto podiam ter marcado, não marcaram, o jogo terminou empatado, excelente resultado para o Benfica.

Conclusão: 
Foi um Porto cansado física e mentalmente, incapaz de se impor, jogando mal ou muito mal maior parte do tempo de jogo. Empatou, ficou a 10 pontos da liderança, numa situação muitíssimo complicada para atingir o título, principal objectivo da época.

O futebol é um jogo simples, dominar e tocar bem, ir receber, ou abrir espaços, jogar fácil e não complicar.
O futebol do campeão na noite de hoje e de há muito tempo a esta parte, é um futebol trapalhão, com jogadores a errar passes fáceis, de complicador ligado, incapazes de optar, assistir ou finalizar bem. Há jogadores do F.C.Porto que cometem erros que dificilmente se perdoariam a jogadores de divisões inferiores. Sim, mesmo quando têm tempo e espaço para fazer bem, fazem mal. 
É preciso ter muita paciência para assistir e manter a calma ao ver tantas coisas mal feitas. 
Em termos de qualidade de jogo este é, para mim, o pior Porto de Sérgio Conceição.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset