Populares Mês

sábado, 19 de novembro de 2011


O primeiro de um ciclo de três jogos muito importantes e que por ser a eliminar não admite distracções. Certo que foi difícil o trabalho do grupo, tantos os jogadores que estiveram fora, mas mesmo que seja preciso gerir o esforço de viagens e jogos das selecções e mesmo com o pensamento no decisivo jogo de quarta-feira em Donetsk, é importante que tenhamos em Coimbra uma equipa equilibrada - os habituais titulares e um ou outro dos menos utilizados -, competitiva, com a atitude certa e pensamento só no jogo da Taça. Depois de no último jogo antes da interrupção ter deixado uma imagem negativa, espera-se uma equipa do F.C. Porto bem diferente, pronta a mudar de página, frente aos estudantes. Chega de instabilidade. Queremos ir ao pulguedo, queremos fazer história e para isso não há outra hipótese, temos de seguir para a 5ª eliminatória. Para além disso, ganhar à Académica aumentará os níveis de confiança e dará moral para o tremendo desafio contra o Shakhtar.

O árbitro é Bruno Paixão que será auxiliado pelos árbitros assistentes António Godinho e Nuno Conceição. Quanto a esta nomeação nem vale a pena dizer nada...

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Rolando, Mangala e Otamendi;
Médios: Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Defour;
Avançados: Kléber, Varela, Hulk, James, Djalma e Walter.
Mesmo não constando do boletim clínico, parece que a não convocatória de Alex Sandro está relacionada com um pequeno toque... De facto, não vejo qualquer outra razão para o internacional A brasileiro, não estar na lista.

Equipa provável:

Antevisão de Vítor Pereira:
Este jogo com a Académica será diferente por ser para a Taça?
Sim, é uma prova diferente do campeonato, a eliminar. Estamos conscientes das dificuldades. Normalmente não mudo de opinião, por isso volto a dizer que vamos defrontar uma equipa bem orientada, que procura jogar futebol de qualidade. Sabemos das dificuldades, mas queremos seguir em frente para conquistar a Taça

A ausência dos internacionais causou problemas ou foi uma boa oportunidade para trabalhar com os que ficaram?
Esta é a realidade dos clubes a este nível. Quanto mais alto é o nível, maior é a probabilidade de ter jogadores nas selecções. Estamos habituados, trabalhámos bem e forte com os que ficaram e estamos a avaliar a condição de quem regressou.

Vê os próximos três jogos em separado ou como um ciclo?
São jogos em provas distintas. Este é para a Taça de Portugal, a eliminar, depois teremos o encontro da Champions League e voltamos ao campeonato. São jogos diferentes e temos de pensar na Académica, que é o próximo adversário.

Que resposta espera da equipa?
O que quero é que a equipa expresse a qualidade dos jogadores e do nosso trabalho. É desse FC Porto que estou à espera.

Vai mexer muito na equipa?
Temos de gerir. Vamos escolher uma equipa que nos transmita confiança para ganhar, mas o pior erro seria subestimar a Académica. Sabemos, porém, que temos jogadores a chegar em estados diferentes. Uns regressam de viagens muito longas e de dois jogos, outros fizeram só um jogo…

Ganhou ou perdeu com esta paragem?
Há ganhos e perdas. Provavelmente, os que atingiram grandes objectivos estão mais confiantes do ponto de vista individual. Também há jogadores que regressam lesionados, por isso há um balanço que ainda não posso fazer. É de lamentar a perda do Guarín, um jogador importante que provavelmente estará afastado durante algum tempo.

O seleccionador Paulo Bento elogiou o seu trabalho. Que comentário isso lhe merece?
Não ouvi, mas acredito, agradeço e retribuo. Felicito o Paulo e a sua equipa técnica, os jogadores e a própria estrutura da selecção pelo seu trabalho. Deram-nos uma grande alegria. Quando as pessoas acreditam e vão a fundo nas suas ideias, fico satisfeito de ver o trabalho recompensado. Felicito a competência de todos.

O Helton disse ontem que o seu momento favorito no Dragão foi a vitória por 5-0 sobre o Benfica. Também é a sua escolha?
Foi um momento bonito, foi um jogo marcante. Tive a sorte de estar presente e de fazer parte dessa vitória, mas houve outros jogos em que expressámos qualidade e que me satisfizeram da mesma forma.

Vai usar o facto do FC Porto perseguir a quarta Taça consecutiva como factor de motivação?
Estes jogadores alimentam-se de vitórias e títulos e esta é uma Taça que queremos conquistar. As dificuldades são a cada ano maiores, mas estamos a preparar-nos para elas.



Vai poder contar com Fucile, Sapunaru e Iturbe?
São três jogadores que estão em processo de aquisição de condição física. Temos mais um dia para os avaliar, vamos ver o que se seguirá.


Que bonito o artigo do Paulo Teixeira Pinto sobre o lenço branco... Belo exemplo, sem dúvida. É, o Dragão de Ouro banalizou-se, qualquer um o ganha...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset