Populares Mês

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


James Rodríguez é um jovem talentoso, com um enorme potencial e já com provas dadas no F.C.Porto e nas selecções colombianas. Então porque não é titular no F.C.Porto? Como essa é uma das críticas feitas ao treinador do F.C.Porto e como é um assunto novamente na berra vou dar a minha opinião, embora, há tempos atrás, quando me armei em treinador de bancada e dei a táctica para a Champions, aqui, já tenha dado um lamiré.
Como o sistema padrão, digamos assim, do F.C.Porto e de há muitos anos a esta parte, é o 4x3x3 e nesse sistema os alas são obrigados a defender, fechar, não permitir as subidas dos laterais, em alguns jogos - frente a equipas mais fortes que o Campeão português ou frente a equipa de nível semelhante, mas que sabem jogar e sair bem para o contra-ataque -, jogando com Hulk e James, temos problemas. O jovem internacional colombiano quer liberdade, jogar em toda a largura do ataque, ter muita bola, não estar preocupado com mais nada que não seja a baliza do adversário. Como Hulk tem um perfil semelhante, ficamos uma equipa desequilibrada, descompensada e se em certos jogos - com equipas que só defendem -, com a ajuda e maior atenção dos médios, podemos ultrapassar isso, jogos há que sem todos a defenderem e a atacarem, as coisas complicam-se - penso aliás, que foi por não ter fechado e a subida do lateral do Zenit ter originado o empate no jogo de S.Petersburgo, que James saiu. No entanto e se na minha opinião estas são as razões para que James em certos jogos não seja titular - não estou lá, não sei se treina bem, se tem um comportamento correcto, etc. - se fosse o treinador, comigo James jogava sempre. Claro, dentro do sistema 4x4x2 e pelas razões que apontei no post em que me armei em treinador de bancada. Podem dizer-me que no futebol moderno, todos têm de defender e atacar, mesmos os melhores. Ok, mas uns mais do que outros e no F.C.Porto actual, quer James quer Hulk, são dos poucos que sem amarras têm maior possibilidade de decidir. São os únicos, aliás.
Fica aminha análise, vale o que vale, mas é minha. Quem quiser contestar, dentroi dos parámetros conhecidos, esteja à vontade.

Nota do "Presidente da Junta":
Meus amigos, o meu computador está avariado, vai ser arranjado para a semana e por isso não tem sido possível, estou num alternativo que nem sempre está disponível, publicar os artigos do costume: MSTavares, RMoreira, PTPinto, ASimões, MMde Sá. Tenho pena, mas têm de se desenrascar de outra maneira.

Os "anjinhos" que estiveram na origem dos incidentes no túnel da pouca vergonha, querem 45 mil euros de indemnização. Penso que isso explica tudo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset