Populares Mês

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Concordo que a época não tem sido famosa, está aquém das expectativas, mas porque os portistas e muito bem, colocam a fasquia muito alta. No entanto e no principal objectivo da temporada, a conquista do bi-campeonato, o F.C.Porto lidera a Liga com 9 vitórias e 3 empates, mais golos marcados e menos sofridos, nos 12 jogos disputados. Também concordo que o nível exibicional não tem sido, com uma ou outra excepção, nada de especial, mas numa temporada em que os dois principais rivais estão a fazer os melhores inícios de época, de há muitos anos a esta parte, não vejo razões para tantas críticas, algumas desonestas, contra Vítor Pereira - ou é por não fala; ou se fala devia estar calado, porque não sabe falar; ou porque joga A e devia jogar B; ou porque se mexeu, mexeu mal; ou se não mexeu devia mexer... Mas quando Pinto da Costa mantém o treinador e lhe manifesta confiança, todas estas críticas, repito, algumas desonestas, começam  a trazer água no bico e levam-me a pensar que quem se pretende atingir, mais que Vítor Pereira, é o Presidente do F.C.Porto.
O pressuposto é o seguinte: "PC escolheu Vítor Pereira, não, porque acredita que é competente e capaz de o atingir os objectivos, mas para provar que no F.C.Porto e como se tem visto ao longo dos quase 30 anos, na sua liderança, qualquer um ganha". É uma teoria peregrina, sem sentido, que para mim não colhe e facilmente desmontável. Pinto da Costa escolhe e raramente se engana, agora que já ganhou tanto, como no passado, quando e na qualidade de Presidente, ainda nada ganhara. Vejamos: quando e para bem do melhor clube português, foi eleito para liderar o F.C.Porto, PC escolheu Pedroto. Escolha natural. Mas quando o Mestre, prematuramente nos deixou e se colocou a questão de o substituir, o Líder dos Dragões, escolheu quem? Pois, escolheu Artur Jorge, que e é preciso recordá-lo, não tinha nenhum currículo, tinha treinado, uns meses, o Belenenses e o Portimonense. Portanto, nessa altura, repito, quando ainda não ganhara, enquanto Presidente, PC, tal como agora, escolheu um treinador sem provas dadas e sem currículo, o que desmonta a teoria de alguns iluminados que andam por aí... Mais tarde "Rei Artur" viria a ser incontestado. Espero que o mesmo se passe com Vítor Pereira. Se não for assim, ao menos fico com a consciência tranquila de tê-lo sempre apoiado, com críticas, sim, mas objectivas e não num deita abaixo lamentável. Ao contrário de muitos, que parecem ficar incomodados com as suas vitórias e não calam o incómodo que isso lhes está a provocar.

Para finalizar, três e-mails do meu amigo, José Manuel Conceição, portista doente e observador atento a tudo que diz respeito ao F.C.Porto e ao futebol português.
Primeiro: «Vila, chegou-me aos ouvidos que havia por aí muita gente, principalmente os especialistas na má língua e na insinuação torpe e ordinária, preparada para crucificar o jogador do Beira-Mar, Élio, por falhar aquele golo frente ao F.C.Porto, mas tiveram que meter a viola no saco, depois daquela perdida do Cardozo. Achas que é verdade ou são apenas boatos?»
Segundo: «Achas que já começou a campanha, deixem jogar o Capel?»
Terceiro: «Agora que a Comissão de Arbitragem, através da Comissão de Análise, baixou a nota de J.Capela de 3,2 para 2,3 e deu razão à nossa reclamação de termos sido prejudicados em Olhão, vais fazer como o Dr.CUTTY SARK e reclamar mais dois pontos?»
Respostas:
Zé, não sejas assim, eles são lá capazes de fazerem essas insinuações ou crucificar alguém? Quanto ao Capel, não tenho dúvidas, vai sim senhor e vai intensificar-se no início do novo ano.
Achas? Nem pensar.
Na foto, até tu, Brutus? 

Para ler os artigos, clicar em baixo
Miguel Sousa Tavares
Paulo Teixeira Pinto e António Simões

Miguel, tu que és um caçador, devias saber melhor que ninguém, que quem não tem cão, caça com gato!
Depois, coitado do Hulk se só for capaz de jogar numa posição... Olha, não vai de certeza ao mundial de 2014. Mano Meneses já disse que Hulk só pelo meio, para as laterais tem outros...
Já quanto ao James... olha que a pólvora já foi descoberta há muito tempo e não foi por ti...

Recordar a épica vitória na neve de Tóquio, 13 de Dezembro de 1987, aqui e aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset