Populares Mês

domingo, 12 de fevereiro de 2012


Depois de na semana passada termos saído do Estádio do Dragão com um sorriso nos lábios, esperança renovada e mais confiança no futuro, é preciso que no final do jogo frente ao Leiria aconteça o mesmo. Porque para além de ganhar nesta altura ser o único resultado que nos serve, sob pena de hipotecarmos, definitivamente, as possibilidades de renovar o título, é importante dar continuidade ao entusiasmo e bom futebol que se viu no jogo com o Vitória de Setúbal. Agora não vale a pena olhar para trás, pensar no que podíamos ter feito e não fizemos, os erros que cometemos e não devíamos ter cometido, etc. Mais do que tudo isso, nesta altura, é preciso olhar para a frente e fazermos a nossa obrigação, isto é, ganharmos os nossos jogos. É fundamental manter a pressão, a chama acesa, acreditar, apesar de tudo, é o que se espera de quem dirige, treina, joga e apoia. É com esse espírito que mais logo estarei no Dragão.

O árbitro é Rui Silva, auxiliado por Álvaro Mesquita e Bruno Trindade 
 
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali;
Defesas, Sapunaru, Maicon, Mangala, Alvaro, Danilo e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Moutinho e Defour;
Avançados, Varela, Djalma, Janko, James, C.Rodríguez e Hulk

Equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alvaro, Moutinho e Fernando, Lucho, James, Janko e Hulk
 
Antevisão de Vítor Pereira:
Depois do jogo anterior, frente ao Vitória de Setúbal, disse que a equipa poderia melhorar. Espera que essa melhoria continue frente à UD Leiria?
Com os ajustamentos que fizemos no mercado estamos mais equilibrados. Estamos em condições de evoluir em termos de qualidade de jogo. Frente ao Setúbal tivemos alguns momentos de grande qualidade e esperamos que a equipa dê sequência a isso e possa evoluir.

Referiu que o Maicon como defesa direito dava equilíbrio à equipa. Como o poderá manter se colocar o Danilo a lateral direito e o Hulk à sua frente?
Teremos de encontrar outra forma de equilibrar a equipa. Com o Maicon tínhamos uma tendência de dinâmica mais forte e basculação do lado esquerdo. Temos de nos equilibrar de outra forma, com os dois corredores mais dinâmicos, mas ainda bem que assim é.

Com o Janko, o FC Porto recupera alguma identidade e vai atacar de maneira diferente?
Privilegiamos o jogo ofensivo e queremos dinâmica nos três corredores. Temos a possibilidade de jogar pelo chão, mas também podemos recorrer ao jogo aéreo, o que já era possível com o Kléber. Temos ainda o Lucho, o Danilo à direita. Estamos em condições de produzir um jogo de maior qualidade.

Que análise faz ao adversário?
A UD Leiria é a única equipa da Liga que joga numa estrutura de 3-4-3, em termos de ataque, a toda a largura do campo. Esse sistema só é usado por quem pensa o jogo de forma ofensiva e aberta. Reconheço que é uma estrutura de largura total, com dois alas que se projectam bem. Acho que é de louvar quem pensa o jogo dessa forma. Acredito num bom jogo, com a UD Leiria a jogar com qualidade mas provavelmente a defender de outra forma. É uma equipa com carácter positivo.

Hulk vai jogar?
Não posso responder, porque estaria a quebrar a regra de que os jogadores são os primeiros a saber.

Preocupa-o ter o SC Braga a três pontos?
A minha preocupação é ganhar o próximo jogo à UD Leiria. É nisso que nos vamos focar: queremos ganhar três pontos, de preferência com um jogo de qualidade, que entusiasme. Queremos criar uma onda positiva em volta da equipa.

Com os novos reforços, prevê-se um FC Porto muito mais forte do que o da primeira volta. O que promete?
Prometo trabalho e procurar evidenciar um jogo de qualidade. Não temos lesionados, à excepção do Rafa. Estamos em condições de praticar um jogo de maior qualidade e lutar pelo título.

O Souza vai jogar no Grêmio de Porto Alegre?
Ele já viajou, à procura de mais oportunidades. Sentia que aqui era difícil jogar mais, que não estava a ter o tempo de jogo que achava justo e que pretendia. Consideramos que é uma saída que não desequilibra o plantel e a administração permitiu a sua saída.

A selecção tem um jogo amigável agendado para dia 29, frente à Polónia, e dois dias depois há um Benfica-FC Porto. O FC Porto foi consultado? O que pensa disso?
Não vou falar a uma distância tão grande do jogo, mas do meu ponto de vista isto não defende o futebol. Para preparar o jogo era importante termos os jogadores todos disponíveis. Quando acontece esta situação, mais de metade do plantel vai para as selecções e assim não se defende o futebol.

Foi consultado?
Eu não fui, mas estes são os regulamentos. Lamento que não haja um calendário que defenda os interesses do futebol.

Com as saídas de três jogadores do meio campo, pensa recorrer a Danilo e James nesse sector? Há alternativa a Fernando?
O James pode jogar a “10” e o Danilo também pode jogar no meio campo. São soluções válidas. A qualidade dos nossos médios permite que tenhamos uma dinâmica diferente, sem o Fernando, mas apresentando na mesma um jogo de qualidade, equilibrando a equipa de outra forma.

Vê o Kléber menos motivado com chegada do Janko?
O Kléber é um jogador de qualidade e vai prová-la no FC Porto. Vejo-o a trabalhar com motivação, a querer evoluir nos comportamentos. Estou satisfeito com o seu trabalho e profissionalismo e conto com ele para o resto da época.

Espera resolver o jogo cedo tendo em vista a recepção ao Manchester City, na quarta-feira?
Para vencer no domingo, teremos de ser consistentes ao longo dos 90 minutos. Temos de manter a qualidade de jogo e a concentração. Não nos podemos dar ao luxo de baixar o andamento. Sabemos a importância do jogo e é preciso garantir os três pontos.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset