Populares Mês

sábado, 25 de agosto de 2012


A frase que dá título ao post é da autoria de António Oliveira, foi dita num Porto/Marítimo, anos setenta do Século passado, após ser substituído e ao ser ouvido pelos repórteres da rádio, depois de ter feito uma grande exibição. Hoje a exibição da equipa Bi-campeã fez jus aquela frase, feliz e de certeza, que quem não viu, vai sentir pena. Foi uma exibição completa, isto é, durou o tempo todo, daquelas que deixa satisfeito o mais exigente dos adeptos e apenas o resultado peca por escasso. O domínio sufocante, o volume e superioridade, mais a qualidade de jogo da equipa de Vítor Pereira, mereciam mais golos.

Tinha dito que devíamos fazer acontecer, não ficar à espera que acontecesse e foi o que fez o conjunto azul e branco, perante o aplauso de uma plateia que gostou e mostrou que gostou.
Com Danilo - quem joga assim, depois de tanto tempo parado, como jogará após ganhar ritmo, caixa, conhecimento da forma de jogar da equipa? - no lugar de Miguel Lopes e Atsu - outra grande jogatana -, no de James - entrou bem, mas por querer mostrar serviço, foi-se perdendo em fintas inconsequentes. Calma, James, não tens de provar nada. Só jogares o teu futebol...-, o Dragão entrou com tudo e a mostrar ao que ia. Pressão, intensidade, largura, profundidade e qualidade, muita qualidade, Vitória manietado, encostado a trás, sem conseguir sair, um golo de Lucho - outra das figuras da equipa no jogo de hoje -, um penalty, mais um, que não foi assinalado e o intervalo a chegar com resultado escasso, muito escasso, para tanto futebol da equipa portista.

Na segunda-parte e nos primeiros 15 minutos, alguma sofreguidão, precipitação e falta de esclarecimento no último terço do campo, estiveram na origem, não de mau futebol, mas do período menos brilhante da exibição de Lucho e companhia. Foi sol de pouca dura, passado esse quarto de hora de menor fulgor, os atributos que se viram na 1ª parte, voltaram, a qualidade regressou, o golo espreitou e quando Hulk, à sua maneira, fez o 2-0, se ainda havia dúvidas acerca da vitória do F.C.Porto elas dissiparam-se completamente. Daí até ao fim foi um Porto de fina água que encantou a exigente plateia do Dragão. Jogando a toda a largura do campo, triangulando e envolvendo numa teia de bom futebol o conjunto que veio da Cidade Berço, a equipa Bi-campeã marcou mais dois golos - novamente Lucho, após grande jogada de Atsu e Jackson, num penalty à Panenka. Belo gesto do capitão, Hulk - e podia ter conseguido ainda mais um ou outro, o que faria ainda mais justiça à belíssima exibição do F.C.Porto. 

Resumindo, se em Barcelos estivemos mal, hoje estivemos muito bem. Não é caso para embandeirar em arco, mas também não devemos menosprezar  a qualidade que apresentamos. Tão pouco, como já fui ouvindo, retirar o mérito ao que conseguimos, porque o Vitória não fez nada. Uma equipa só joga o que a outra deixa jogar e nós hoje não deixamos a equipa de Guimarães jogar.

Concluindo, vamos entrar numa semana longa, longa... Não sei se no próximo jogo Vítor Pereira poderá voltar a repetir a convocatória, mas se não puder, paciência, certamente encontraremos a qualidade necessária para lutar pelos objectivos que norteiam, sempre, o melhor clube português.
Ah, mais duas notas: depois de ver jogar Alex Sandro, alguém se lembrou do Palito? Quando Danilo tiver o andamento para durar, em alto ritmo, os 90 minutos, alguém tem dúvidas que temos dois dos melhores laterais do campeonato português e talvez os laterais do Brasil 2014?
Mais um ah... não gostei do relvado do Dragão... Espero que no próximo jogo, só lá para meados de Setembro, já esteja mais consistente.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset