Populares Mês

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Perante o olhar de muitos observadores, sempre atentos ao melhor futebol da Europa, PSG e F.C.Porto discutiram no Parque dos Princípes cheio e com milhares de portugueses a apoiarem o campeão luso, o primeiro lugar do Grupo A. Venceu a equipa francesa e a vitória parece-me justa. O jogo foi interessante, bem disputado, mas faltou Porto, um Porto ao mais alto nível, quero dizer. Olhando para o resultado tangencial; ao jogo que foi equilibrado; se tivermos em conta o erro de Helton; e algumas oportunidades que desperdiçamos, podemos ser tentados a dizer que perdemos nesses pormenores, mas não, não foi só por isso que o Dragão hoje perdeu. Perdemos nos pormaiores, isto é, perdemos porque faltou gente e qualidade na exibição da equipa portista.

Entramos mal, nervosos - porquê? -, precipitados, sem conseguir ter e trocar a bola, nunca fomos capazes de responder à entrada forte, determinada, pressionante da equipa de Carlo Ancelotti, que tanto ameaçou que marcou. A perder, a equipa portista reagiu, soltou-se, passou a jogar melhor e empatou por Jackson, após excelente passe de Danilo. Com o empate e quando se pensava que o F.C.Porto podia crescer, voltamos a ver mais PSG e novamente um Porto trapalhão, complicativo, sem grande organização, sem capacidade para colocar em respeito a equipa francesa que voltou à mó de cima até ao intervalo.
1-1 na ida para o descanso, resultado que se aceitava, mas mais PSG.

Na segunda-parte e no início, muito parecida com a primeira, mais perigosa a equipa da capital de França, Porto com os mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais e novamente a sofrer um golo. É verdade que foi num frango de Helton, mas faltou matar a jogada antes, muitas cerimónias até Lavezzi rematar. A perder, voltou  a haver mais Dragão, voltamos a jogar melhor, a ter possibilidades de empatar - Jackson na cara do guarda-redes e Lucho sozinho na recarga, podiam ter empatado -, mas faltou sempre qualquer coisa na forma como as jogadas eram construídas e resolvidas, nunca foi fluído e criativo o jogo do F.C.Porto.

Resumindo, perdemos e perdemos bem. E quando digo que faltou gente, refiro-me alguns jogadores que estiveram muito abaixo das suas possibilidades. Não houve Fernando, Lucho e Moutinho também não mostraram muito, James aquém do que se esperava, num jogo de grande visibilidade e Varela, como é possível ter estado em campo até aos 84 minutos? Jackson marcou e se falhou outro golo, fez uma exibição muito razoável. A defesa, Helton excluído e não foi só pelo segundo golo, esteve bem, melhor, é verdade, Alex Sandro - espero que a sua saída aos 85 minutos não tenha sido por lesão - que Danilo, bem Mangala e super-jogo de Otamendi, o melhor em campo e um dos poucos portistas que não merecia perder.

Notas finais:
Jogávamos pelo primeiro lugar, pelo prestígio e pelo dinheiro. O prestígio não ficou abalado, mas não saiu reforçado; o dinheiro foi-se; e o primeiro lugar também, sendo este facto o mais fácil de digerir. Atendendo às equipas que vão ficar em segundo e em primeiro, venha o diabo e escolha.

Da forma como o jogo decorreu, atendendo à dinâmica e velocidade com que o PSG jogou, é especulativo dizê-lo, mas se não temos poupado jogadores e vendo a falta de andamento de alguns jogadores portistas, não sei não...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset