Populares Mês

sábado, 1 de dezembro de 2012


Por um dia, 2/3 dos portugueses estão felizes, rejubilam e de sorriso nos lábios, nem se lembram da crise. O F.C.Porto perdeu! Obrigado F.C.Porto, perdes tão poucas vezes que quando perdes, é uma festa!

Não é por acaso que a frase de João Pinto, histórico nº 2, grande defesa-direito e capitão do F.C.Porto, prognósticos só no final do jogo, pegou de estaca.
Olhando para o que se passou ontem, à posteriori, somos tentados a dizer: Vítor Pereira errou. E não me refiro apenas às poupanças - essa questão fica mais lá para a frente no post -, mas às opções tomadas durante o jogo. Mas será que errou mesmo? Não estaremos a ser injustos, ao criticarmos algumas opções? Vejamos as principais críticas: Castro, jogador de grande entrega e que joga sempre nos limites, já com cartão, devia ter saído, pelo menos, ao intervalo? A esta pergunta, a grande maioria, dirá que sim. Mas se soubermos que a "estranha" substituição de Fernando, já estava programada - o Polvo ainda está numa fase que obriga a alguns cuidados -, não compreenderemos melhor que Castro tenha continuado e já nem falo no facto do segundo amarelo ser uma aberração "olegária"?
Outra crítica, porque saiu Miguel Lopes e entrou Danilo? Nada a dizer e até se compreende, se pensarmos que foi por uma ou duas razões, até por ambas: problemas físicos do lateral e porque Vítor Pereira entendeu que Miguel Lopes estava no limite do segundo amarelo. Assim, esta substituição, apesar de poder ser encarada como natural, viria a ser fatal. Primeiro, porque Danilo abordou o lance do 1º golo do Braga de forma desconcentrada, fez auto-golo; depois, porque esta substituição impediu que, por exemplo, Jackson pudesse entrar e ajudar no tudo por tudo.
A última crítica, que são duas, porquê, numa fase em que o Braga estava por cima, os três médios já tinham dificuldades, não entrou logo outro médio, quando Castro foi expulso? E com o F.C.Porto ainda em vantagem, porquê a saída de Atsu e não a de um Kléber incapaz de dar uma para a caixa? Ter alguém no meio a travar a subida dos centrais? Não creio, Douglão e Nuno André Coelho não são nenhumas sumidades a sair com bola. Neste caso, a crítica, pela demora e pelo jogador que saiu, para mim, faz todo o sentido. Mesmo que Atsu não tenha feito um bom jogo. Mas entre 0 e 5, prefiro 5. 
Resumindo, não vejo mais nada que mereça grande contestação, sobre a forma como o treinador do F.C.Porto agiu durante o jogo. E como os dois golos do Braga foram o que foram... Mas o futebol é assim mesmo, bestial frente ao Nacional, besta frente ao Braga. Bastou uma derrota para aqueles que tinham metido a viola ao saco, voltarem em força.
Eu continuo na minha: Vítor Pereira não era 8, como não é o 80 que muitos já andavam para aí a apregoar. Também por aí, podemos vir a ganhar com esta derrota.


Agora falemos das poupanças.
Como disse no post do jogo, temos de rodar, gerir, porque não temos um plantel rico em alternativas, um plantel que permita entrarem uns e saírem outros, sem que se note a diferença. Queremos ganhar, isso é óbvio, quem entra, entra com essa missão, mas e é a minha opinião e que deixo para reflexão, cada vez mais o que conta é o campeonato e a Champions. O campeonato porque é a prova mais importante, dá o título de campeão e apura para a prova rainha da UEFA; e a Champions, porque dá dinheiro e dá prestígio. Ao criar as melhores condições para o jogo de terça-feira, mesmo com o F.C.Porto já apurado, em detrimento do jogo da Taça de Portugal, quem dirige o clube - o treinador, mesmo que diga o contrário, não pode ser insensível a questões financeiras, até porque é um assalariado... -, "disse" que é preferível, porque dá mais dinheiro e mais prestígio - 1 milhão contra quanto da taça? - ter a equipa nas melhores condições para o jogo frente ao PSG, que utilizar os habituais titulares na procura de uma vitória - não estaria garantida, como se viu no domingo passado até ao minuto 88 - que lhe daria possibilidades de seguir para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Não, não é a história da raposa e das uvas, porque perdemos. Não, é minha opinião - pode estar errada, mas é a minha - porque e apesar da frieza do raciocínio, cada vez mais o futebol é um negócio e alguns aspectos desportivos ficam para segundo plano, quando sobrepõem os superiores interesses financeiros.

Partindo desta análise, como é óbvio, espero num Porto a um nível alto, frente à excelente e recheada de grandes estrelas, equipa do PSG.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset