Populares Mês

terça-feira, 9 de abril de 2013


Dizem os jornais que Helton no final do jogo deixou rapidamente o relvado, foi directamente para o balneário, recusou-se a ir agradecer aos adeptos. Porquê? Vamos lá a ver...
Os sócios e adeptos do F.C.Porto são como os outros. Umas vezes assobiam, outras aplaudem, mas tirando um ou outro "ódio de estimação", nos últimos tempos é Varela, como já foram Mariano, Semedo, Ricardo, etc., são generosos, não crucificam jogadores. Os portistas vivem apaixonadamente o seu clube e como querem muito ganhar - por razões que todos conhecem e portanto me abstenho de dizer quais, este ano mais que nunca! -, às vezes fervem em pouca água, assobiam, contestam, fazem coisas que não deviam fazer. É assim, sempre foi e será assim e quem está no F.C.Porto tem de saber viver com isso. Coitado(s) daquele(s) que não perceberem o óbvio. No caso particular do guarda-redes brasileiro, até porque já está há vários anos no F.C.Porto, comportamentos de prima dona, então, é que não se justificam de maneira nenhuma. Helton, apesar de já ter armado algumas barracas que custaram caro, sempre foi bem tratado e acarinhado, os portistas sempre souberam perdoar-lhe algumas falhas comprometedoras. Ficou incomodado porque os adeptos reclamaram, quando e pela enésima vez, resolveu brincar e só não deu mau resultado porque não calhou? Se ficou, não devia ter ficado, devia ser o primeiro a reconhecer que esteve mal e que tem, definitivamente, de se deixar daquelas tangas. A reacção no campo foi a quente, não deu para pensar, foi o que saiu? OK e os adeptos, ao verem, não podem ter uma reacção semelhante, assobiando? Têm de se conter, ser frios, eles que estiveram a viver o jogo com entusiasmo e de forma apaixonada?
- Senhor Helton, não há futebol sem adeptos, apesar de haver quem pense que não é assim, que os adeptos só atrapalham. No caso do F.C.Porto, foram e são os adeptos que com a sua dedicação, entusiasmo, paixão, alimentada muitas vezes, sabe Deus com que sacrifícios, fizeram do F.C.Porto aquilo que ele é. Deixe-se de amuos e perceba: você está de passagem, os adeptos ficam para sempre.
Este e outros comportamentos e as suas origens, ficarão para serem aprofundados no final da época, na altura do balanço final.

Notas finais:
Com a vitória de ontem garantimos matematicamente, pelo menos, o segundo lugar e a entrada directa na Champions da próxima época. Nos tempos que correm é importante, mas, ao contrário de outros, apesar disso, o segundo lugar para os portistas, continua a ser o primeiro dos últimos. Mau será quando não for assim.
 
No dia seguinte ao F.C.Porto ter dado uma demonstração clara que ainda acredita e enquanto for possível, todos devemos acreditar - como já disse, somos um clube de resistentes e não de desistentes -, o colunista Miguel Sousa Tavares junta-se ao andor, vem com um artigo requentado, dá o título e os os parabéns ao Benfica. Fez o mesmo na época passada, mas depois, perante as circunstâncias, em vez de se penitenciar, veio, de uma forma intelectualmente desonesta, com um conjunto de desculpas esfarrapadas que até deram vontade de rir. Veremos o que se vai passar este ano.

PS - Pedimos desculpa, mas ainda estamos aí na luta pelo título. Até podemos não ser campeões, mas enquanto matematicamente for possível, o andor da propaganda pode fazer a festa, deitar foguetes, ir ouvir até os marcianos... mas ainda não há campeão!


Capa do panfleto da queimada quando o F.C.Porto completou um ano sem derrotas no campeonato, o resultado e o adversário, até davam jeito.


Capa de hoje, quando o clube do regime conseguiu o mesmo, mas nem houve jogo, foi apenas propaganda.
Ah, espera aí, é em todas as provas nacionais... Mas a Taça da Liga não conta? Conta, mas foi nos penaltis? E nos penaltis não vale? Pelos vistos, não. Ou melhor, para o caso não dá jeito. A Antena 1 e a RR fazem de caixa de ressonância e também foram por aí. Enfim, sinais dos tempos. Enfim, assim vai uma classe cada vez mais desprestigiada...

Cruz dos Santos pergunta:
«Discordou-se da nomeação de Hugo Miguel no Olhanense-Benfica e de Pedro Proença no F.C.Porto-Braga? Mas a Bola, perdeu a noção do ridículo?»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset