Populares Mês

terça-feira, 17 de setembro de 2013


Áustria, Viena, Estádio do Prater, agora Estádio Ernst Happel, tantas histórias, tantas recordações, uma das maiores alegrias da minha vida de portista apaixonado e militante. Viena faz sonhar mais os portistas. E como sonhar é a única coisa que ainda não paga imposto, sonhemos. As razões são conhecidas: o pico foi a 27 de Maio de 1987, quando o Dragão espantou o Mundo e com a alma e a raça, o génio e a qualidade superior do seu futebol, vergou o todo poderoso e super-favorito, Bayern de Munique que, recorde-se, estava praticamente a jogar em casa. Mas esse dia histórico e marcante, não é a única razão para que Viena surja como talismã, faça sonhar mais os portistas. Não, há curiosidades que importa recuperar e que nos dizem, por exemplo: quando ganhamos a Taça UEFA, época 2002/2003 também jogamos em Viena e frente ao mesmo adversário de amanhã; o mesmo aconteceu quando em 2010/2011 ganhamos a Liga Europa, sendo nessa ocasião, também no Ernst Happel, o Rapid de Viena o adversário. As recordações, por melhores que sejam, não ganham jogos, mas podem servir de inspiração, motivação e ajudar que os profissionais portistas consigam conquistar os 3 pontos e entrar com o pé direito na fase de grupos da Champions. Isto num jogo que têm muito a perder e pouco a ganhar - a vitória é quase obrigatória, um empate ou uma derrota, serão maus resultados, num grupo em que há três galos, F.C.Porto, Zenit e Atletico de Madrid, para dois poleiros. Pelo menos a teoria diz-nos isso. Portanto, após um jogo frente ao Gil Vicente, que na segunda-parte foi abaixo dos mínimos exigíveis, espera-se um Porto bem diferente amanhã. Um Porto com atitude correcta, todo o jogo, idem nas outras variantes, começando na qualidade de jogo e terminando no espírito de conquista. Somos melhores, temos responsabilidades, não defraudemos as expectativas, não alienemos o prestígio que temos na Áustria e em particular na sua capital.
Vamos Dragões, eu acredito e sonho!

Árbitro: Craig Thomson (SCO)
Árbitros assistentes: Alan Mulvanny (SCO) e David Mcgeachie (SCO) 
Árbitros assistentes adicionais: Steven McLean (SCO) e Kevin Clancy (SCO) 
Quarto árbitro: Derek Rose (SCO) 
Delegado da UEFA: Adrian Titcombe (ENG) 
Observador: Christakis Skapoullis (CYP)

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Fucile, D.Reyes, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Herrera, Quintero, Izmaylov e Josué;
Avançados, Jackson, Ricardo, Ghilas, Varela e Licá.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Josué e Lucho; Varela, Jackson e Licá.


Antevisão de Paulo Fonseca:
O treinador do Áustria de Viena comparou o clube azul e branco a Barcelona, Real Madrid e Borussia Dortmund:
«É sinal que percebe muito de futebol», gracejou Paulo Fonseca, comentando depois mais a sério: «Agradecemos a comparação mas isso será mais uma mensagem para os adeptos e para a equipa. Nós somos o FC Porto. O treinador do Áustria Viena falou em grandes equipas e o FC Porto também já conseguiu grandes feitos, tal como essas equipas, daí a comparação. Temos consciência do nosso valor, mas de longe querermos compararmo-nos com essas equipas.»

A verdade é que o Áustria Viena será o adversário teoricamente mais acessível para os dragões nesta fase de grupos, ainda que treinador dos portistas prefira não ver assim as coisas:
«A importância de vencer tem a ver com a necessidade de iniciar bem a prova e não com o nome do adversário. Essa questão de ser mais ou menos acessível existe apenas num plano teórico. Vamos defrontar um adversário que tem mérito por estar na competição e sabendo que a tarefa não será fácil.»

Será, de qualquer forma, o jogo de estreia de Paulo Fonseca na mais importante prova a nível de clubes na Europa: 

«Como ambicioso que sou era uma meta chegar à Champions. Pode ser um jogo especial se o vencer, se não acontecer pode não ter o significado que lhe queremos atribuir.»

O treinador foi ainda questionado sobre a equipa a apresentar, deixando perceber que Josué terá mesmo lugar entre os titulares, ocupando a vaga deixada em aberto pelo castigado Defour: 

«Tendo em conta as ausências no último jogo, não será difícil encontrarem a equipa titular. Mas o mais importante é o coletivo e quem entrar não vai alterar a nossa forma de jogar.»

Curiosidades e estatísticas, made in PT: 
Últimas 10 temporadas (excepto 2010/11, estivemos na Liga Europa).
2003/04 Partizan Belgrado 1 - F C Porto 1, golo: Costinha.
2004/05 F C Porto 0 - CSKA Moscovo 0.
2005/06 Glasgow Rangers 3 - F C Porto 2, golos: Pepe 2.
2006/07 F C Porto 0 - CSKA 0.
2007/08 F C Porto 1 - Liverpool 1, golo: Lucho.

2008/09 F C Porto 3 - Fenerbahce 1, golos: Lisandro, Lucho e Lino.

2009/10 Chelsea 1 - Porto 0

2010/11 Liga Europa (Vencedores).
2011/12 F C Porto 2 - Shakhtar 1, golos: Hulk e Kleber.
2012/13 Dinamo de Zagreb 0 - F C Porto 2, golos: Lucho e Defour.
Curiosidades, o Capitão Lucho Gonzalez participou em 5 Jornadas de estreia, e marcou inclusivamente em 3 dessas Jornadas inaugurais do F C Porto na Liga dos Campeões.

O F C Porto participa pela primeira vez na extinta Taça dos Campeões (deu lugar à Liga dos Campeões em 1992/93), na temporada 1956/57, foi aliás o seu primeiro jogo Europeu, a estreia foi a 20 de Setembro de 1956, nas Antas:

F C Porto 1 - Atl Bilbao 2, golo : José Maria (o 1º marcador de golos Europeus do F C Porto).

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset