Populares Mês

domingo, 22 de setembro de 2013


Bem, começando e arrumando já a análise ao trabalho do árbitro, importa dizer o seguinte: Rui Silva é fraco, não tem arcaboiço para jogos destes, viu mal e foi mal auxiliado no lance do penalty contra o F.C.Porto - a mão é claramente fora da área -, teve outros lances que ajuizou mal, mas ninguém espere que eu me agarre ao árbitro para justificar o resultado. Não! O F.C.Porto não mereceu ganhar este jogo.

Para dizer alguma coisa sobre a forma como o F.C.Porto jogou na primeira-parte, tive de fazer uma longo de espera... Passes quase sempre errados; desconcentrações inaceitáveis - Otamendi continua a abusar; má organização; qualidade de jogo abaixo, mais uma vez, dos mínmos exigíveis. Nos primeiros 45 minutos o F.C.Porto não teve defesa, não teve meio-campo, não teve ataque. O Estoril esteve sempre melhor organizado e nem com a oferta de Babanco que Licá aproveitou aos 26 minutos, o Tri-campeão melhorou. Os canarinhos empataram e mereceram. Deus escreveu direito por linhas tortas e ao intervalço o resultado era justo.

Na etapa complementar o conjunto de Paulo Fonseca entrou melhor, fez 15 minutos aceitáveis, mas foi num período em que a equipa do Estoril estava por cima, que Jackson marcou e colocou novamente os líderes do campeonato em vantagem, após uma excelente assistência de Lucho. Com os Dragões na frente do marcador e a equipa de Marco Silva a acusar o golpe - Varela logo a seguir teve um oportunidade de ouro para aumentar o resultado -, estava feito o mais díficil, a perspectiva de mais uma vitória e o pleno, parecia adquirida. Só que este Porto não é capaz de controlar o jogo e depois esperar a altura certa para o "matar". Sendo assim, com a diferença mínima, o Estoril que esteve sempre muito bem ocupar os espaços e fisicamente parecia que tinha jogado no mesmo dia do F.C.Porto - quarta-feira, mas só jogou na quinta - continuou  acreditar, a criar perigo - como é possível a equipa do F.C.Porto a ganhar, o jogo a caminhar para o fim, situações de 1x1 já no meio-campo portista? -, empatou e colocou justiça no resultado.

Algumas perguntas:
Com o F.C.Porto em vantagem, o Estoril a ser ameaçador, que andava Fernando a fazer lá na frente,  quando devia ser o principal tampão às investidas estorilistas?

Porque continuou tanto tempo em campo Licá, que a única coisa de jeito que fez no jogo de hoje, foi aproveitar bem a fífia de Babanco? O ex-Estoril, enquanto jogou simples, hoje em outros jogos, brilhou, quando começa a querer fazer mais do que sabe, complica, não acerta uma, perde muitas bolas e não ajuda à posse.

Com o resultado empatado, porque entrou Ricardo e não Ghilas, quando Danilo já dava a largura e a profundidade que a equipa precisava e faltava alguém na área? Ghilas que entrou muito bem, note-se, mas como é óbvio, não é em 5 minutos que vai fazer milagres.

Notas finais:
Ainda não foi hoje que a tal exibição aconteceu e é de toda a justiça, elogiar a equipa da Linha. Perdeu Carlos Eduardo, Licá e Steven Vitória, entraram novos jogadores, mas mantém-se uma equipa colectivamente forte, que sabe jogar, tem alma e nunca se rende.

Mesmo não gostando do resultado, gostei do jogo. Foi intenso, repartido, teve golos, polémica, foi um verdadeiro jogo de campeonato.
Continuamos na liderança isolados, não é por um empate e num campo tradicionalmente difícil, que vamos começar a bater em tudo e em todos. Mas quem de direito tem de analisar o que tem estado mal. Hoje jogar mal não deu para ganhar e a pior coisa que devemos fazer é colocar todas as culpas no árbitro. Temos muitas responsabilidades, também!

Pena Maicon estar lesionado e D.Reyes ainda estar na fase de crescimento. Era capaz de fazer bem aos centrais uma passagem pelo banco. Otamendi, então, tem abusado das asneiras.

Os adeptos mais uma vez compareceram em massa no apoio à equipa. Tem sido uma constante e merce ser realçado.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset