Populares Mês

sábado, 21 de setembro de 2013


Depois de nos dois últimos jogos os resultados terem sido melhores de que as exibições, o F.C.Porto e em jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato, Liga Zon Sagres, viaja até ao Monte Estoril para defrontar o europeu Estoril Praia. A equipa de Marco Silva que entrou com o pé esquerdo na fase de grupos da Liga Europa - dizem as crónicas que se bateu bem, contra um adversário com um orçamento muito superior e por isso, mais bem apetrechado -, é uma equipa com carácter e embora sem grandes estrelas, é colectivamente forte e joga bem. Portanto, à espera o Tri-campeão um jogo complicado, num campo onde o F.C.Porto nunca tem vida fácil - ver estatísticas mais abaixo. Assim e pelo que ouvi de Paulo Fonseca(*) na conferência de imprensa de antevisão do jogo, há a consciência no grupo que é preciso melhorar, acredito que amanhã estará na Amoreira um Porto com praticamente o mesmo onze de Viena - apenas Defour no lugar de Josué, Varela, Licá? -, mas com outra atitude, mais consistente e mais competente, concentrado, coeso, melhor organizado e com mais qualidade exibicional. Um Dragão de chama bem mais alta, disponível a fazer tudo para conquistar os 3 pontos e continuar isolado no topo da classificação. Se ganhar é fundamental, ganhar com uma boa exibição dá confiança, estabilidade, diminui os factores de perturbação.

O árbitro é Rui Silva, auxiliado por José Lima e Bruno Trindade

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, D.Reyes, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Herrera, Quintero, Defour e Josué;
Avançados, Jackson, Ghilas, Varela, Ricardo e Licá.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Licá.

Antevisão de Paulo Fonseca
(*) Gostei da forma descomplexada como Paulo Fonseca abordou o rendimento de Jackson, a não utilização de Ghilas, a qualidade de algumas exibições da sua equipa. É um sinal de abertura e inteligência que ridiculariza alguns fundamentalistas que vêem fantasmas onde apenas existe objectividade e crítica construtiva. Coitados!

Estatísticas e curiosidades, do PT:
O Histórico dos 21 confrontos entre Estoril Praia e F C Porto, o equilibrio é a nota dominante: O F C Porto venceu 8 jogos, empatou 5, e perdeu 8, porém, se o F C Porto marcou 26 golos, sofreu 37 golos, um notório desequilibrio, fruto da década de 40 e inicio da decada de 50, num período desportivo "cinzento" do F C Porto. Contudo, anos mais tarde, José Maria Pedroto, já nos anos 70/80 e em 2 ciclos distintos como Treinador do F C Porto, nunca ganhou na Amoreira, empatou 4 jogos e perdeu 2, isto em 6 temporadas, o Estoril Praia era a "besta negra" do F C do Porto e de Pedroto. Se tradicionalmente o Estoril Praia sempre foi um adversário dificil para o F C Porto, nos ultimos 5 confrontos entre ambos, o F C do Porto ganhou na Amoreira, mas nunca por numeros expressivos.
Eis os 21 confrontos:
Época 44/45 Estoril 8 - F. C. Porto 1
46/47 Estoril 3 - F. C. Porto 1
47/48 Estoril 4 - F.C.Porto 1
48/49 Estoril 5 - F. C. Porto 1!
49/50 Estoril 1 - F. C. Porto 0
50/51 Estoril 2 - F. C. Porto 0
51/52 Estoril 1 - F. C. Porto 2 (1ª vitória do F C Porto no Estoril)
52/53 Estoril 2 - F. C. Porto 3
75/76 Estoril 1 - F. C. Porto 3
76/77 Estoril 2 - F. C. Porto 1
77/78 Estoril 2 - F. C. Porto 0
78/79 Estoril 1 - F. C. Porto 1
79/80 Estoril 0 - F. C.  Porto 0
81/82 Estoril 1 - F. C. Porto 1, golo: Lima Pereira.
82/83 Estoril 1 - F. C. Porto 1, golo: Sousa.
83/84 Estoril 0 - F. C. Porto 0
91/92 Estoril 0 - F. C. Porto 2, golos : Timofte e João Pinto.
92/93 Estoril 1 - F. C. Porto 3, golos: Timofte 2 e Domingos.
93/94 Estoril 0 - F. C. Porto 1, golo: Drulovic.
04/05 Estoril 1 - F. C. Porto 2, golos: Bosingway e Quaresma.
12/13 Estoril 1 - F. C. Porto 2, golos: Jackson e Varela.
Resultados mais comuns nos 21 confrontos:
Vitória do F. C. Porto por 2-1, aconteceu 3 vezes
Empate de 1-1, aconteceu este resultado também por 3 vezes
CURIOSIDADES:
Pinto da Costa na qualidade de Presidente do F C Porto, fez a sua estreia na Jornada 26 da temporada 81/82 na Amoreira com o Estoril, e registou-se um empate a 1 golo (marcador Lima Pereira), foi esse o seu 1º jogo como Presidente do F C Porto. Na temporada passada (2012/13) à 7ª Jornada, o Presidente Pinto da Costa cumpriu na Amoreira e com o Estoril Praia o seu jogo 1000 como Presidente do F C Porto.
Fernando Santos o "Engenheiro do Penta" começou a sua carreira de Treinador justamente no Estoril, porém, transitou via E Amadora para o F C Porto!
O Cabo-verdiano Óscar (era a "besta negra" do F C Porto, marcava quase sempre) e o lateral direito Vieirinha, ingressaram na época 79/79 no F C Porto e ambos oriundos do Estoril, no F C Porto foram Campeões Nacionais.
Licá e Carlos Eduardo foram reforços neste defeso e ambos representavam o Estoril Praia!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset