Populares Mês

domingo, 27 de outubro de 2013


Antes do jogo e de algum tempo a esta parte, o país anti-portista uniu-se, vestiu de verde e branco, fez tudo para motivar o leão, andou positivamente com o bicho ao colo. Nunca o Sporting teve tantas condições para ganhar no Dragão e sair líder do campeonato como neste jogo, diziam eles à boca cheia. Uma goleada ao Alba, coitado do Alba, foi transformada num grande feito, impressionante, foi apelidado o ataque leonino. Montero, então, qual Jackson, qual Falcao, foi a grande descoberta do futebol mundial. Em 9 golos, 4 em fora-de-jogo? Que interessa isso? Bruno, novo herói verde e vermelho, diz que o Sporting, se não fossem os árbitros ia em primeiro lugar e mais nada! O homem é um génio, está para os presidentes como Mourinho está para os treinadores, nos mind games. Populismo?, mas o que é isso, ó meu, estratégia brilhante, colocou toda a pressão no F.C.Porto e não tem nada a perder. Se ganhar, então, sai em ombros e corta duas orelhas. Mike e Melga, que já cá andam há muitos anos e são observadores atentos ao futebol português, bem tentaram colocar água na fervura - ver aqui -, dizendo que também podia acontecer o F.C.Porto ganhar e ficar com 5 pontos de avanço para os dois rivais de Lisboa, mas ninguém lhes ligou. Que interessa que o Dragão seja Tri-campeão, esteja há cinco anos sem perder em casa, nos últimos três só tenha tido uma derrota e sabe Deus como, seja hegemónico e tenha uma clara superioridade nos confrontos com o Sporting? Nada! Eu até apostei que o Sporting não perde, disse todo lampeiro Jaime Pacheco, pensando que estava a falar para chineses, juntando-se ao côro. Pois é, para grande espanto de tanta gente, o F.C.Porto ganhou, como eu tinha dito, com naturalidade.

Dito o que precisava de ser dito e avançando para o jogo, não foi uma exibição brilhante do F.C.Porto, mas foi uma vitória justissíma, clara e cristalina e não há razões para o costumado choradinho calimero, mas atenção, com o Sporting e os seus paineleiros, nunca se sabe...

Perante um Estádio do Dragão quase cheio - 48.108 espectadores -, a fervilhar de entusiasmo e com um colorido muito bonito, o conjunto azul e branco entrou bem e conseguiu chegar cedo à vantagem: minuto 11, excelente combinação pela esquerda, Alex Sandro a ser claramente derrubado por Maurício, penalty indiscutível que Josué transformou, como de costume, superiormente. Em vantagem o F.C.Porto e vá saber-se porquê, não tirou daí qualquer benefício. Pelo contrário, a equipa de Paulo Fonseca começou a complicar, a errar passes, foi incapaz de ter bola e pior, começou a dar sinais de intranquilidade que não se compreende. Os centrais, então, abusaram. Éramos na época passada uma equipa de posse, esta época deixamos de ser e em alguns momentos, principalmente entre o golo e o quarto-de-hora até ao intervalo, raramente ligámos uma jogada, mais de três toques com a bola em nosso poder, era uma festa. Valeu que o Sporting também não fez nada de relevante, no pior período do F.C.Porto e nos últimos 15 minutos, muito porque Josué começou a procurar zonas interiores e a dar linhas de passe, o F.C.Porto melhorou, voltou a estar por cima, foi para o descanso a vencer justamente, pela margem mínima.

Na segunda-parte, o jogo até começou equilibrado, o F.C.Porto como tinha acabado os primeiros 45 minutos, o Sporting mais subido, mas pressionante. Estava o jogo assim, repartido e sem lances de grande perigo nas áreas, quando num livre sobre a direita, Helton socou mal a bola, ela foi para a frente, William Carvalho recuperou-a, rematou, a bola bate em Fernando, desvia a trajectória e entra. Era o empate, naquele momento, sem que o Sporting tivesse feito muito para o merecer. Reacção imediata e fulminante dos Dragões, grande jogada de Danilo e F.C.Porto novamente em vantagem. Sem tempo para festas, outra vez a perder, o conjunto de Jardim subiu, procurou e conseguiu pressionar mais à frente, criou um lance golo que Helton evitou com uma grande defesa, redimindo-se do erro no golo do 1-1. E como passado pouco tempo o F.C.Porto fez o 3-1, após mais uma excelente jogada - Varela para Jackson, cruzamento do colombiano, amortie do nº17 de cabeça para Lucho que também de cabeça marcou - o jogo ficou resolvido. Daí até ao fim o F.C.Porto limitou-se a gerir e mais nada de relevante se passou, tendo o jogo terminado com o Dragão a festejar ao som de olés.

Muito bem Helton, apesar do erro que deu o golo ao Sporting.
Muito bem também os dois laterais e Danilo melhor um bocadinho que Alex pelo golo, embora o lateral-esquerdo tivesse marcado meio golo.
Não tão bem os centrais, foram os que mais erraram a passar e que mais complicaram.
Fernando fez mais um jogão.
Herrera, teve coisas boas e outras que me apeteceram bater-lhe. Acusou a responsabilidade e o erro de terça-feira só ajudou a piorar.
Defour esteve bem melhor.
Josué, voltou a mostrar que encostado à linha é um desperdício, quando interiorizou esteve bem melhor, tal como frente ao Zenit. Paulo Fonseca teima, teima, para quê?
Licá, está numa fase de clara falta de confiança, a bola parece que tem picos.
Jackson, não está tão bem como na temporada anterior, mas para além do desgaste do jogo da Champions, é vítima da forma como F.C.Porto joga. Não tem apoios, é muitas vezes uma ilha no meio de vários jogadores adversários.
Ghilas, entrou para ganhar moral.
Varela, ou melhor, super-Varela. Grande exibição, o melhor em campo, merecia marcar, deu uma grande bofetada de luva branca a alguns portistas que sistematicamente lhe faltam ao respeito.
Lucho, capitão, líder e mais alguma coisa... um golo a coroar uma grande jogatana.

Notas finais:
Continua a faltar organização no meio-campo, com Fernando e Lucho intocáveis, falta a certar com o terceiro homem. Falta mais apoio ao ponta-de-lança. Falta tranquilizar a defesa e já disse há meses, enquando o miolo não funcionar, pior para o quarteto defensivo e em particular para os homens do centro da defesa.
Espero que esta vitória traga confiança e alguns deixem de parecer que a bola lhes queima nos pés.

Os golos do F.C.Porto foram erros da defesa do Sporting, o golo dos leões foi um belo golo. Haja pachorra para alguns comentadores. E se estão em empresas públicas...então ainda custa mais. Sai-nos do bolso.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset