Populares Mês

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Carlos Eduardo é um jovem com talento, enorme potencial de crescimento, não vai sempre fazer grandes jogos, mas já está a mostrar qualidade, foi uma excelente aquisição e baratinha - custou menos de 1 milhão de euros. No entanto, muitos acharam que não era jogador para o F.C.Porto, já não davam nada por ele, foi um dos preferidos para sair quando se tratou de escolher o plantel que ia começar esta época. Serve o exemplo de Carlos Eduardo para dizer o seguinte: calma e cuidado, quando falamos de jogadores e plantéis. É minha profunda convicção que se não temos o melhor plantel e os melhores jogadores do Mundo, temos jogadores e plantel para fazer muito mais e melhor do que temos feito.As razões para que isso não tenha acontecido são várias, aponto quatro:
Culpas dos responsáveis quando colocaram todas as fichas em Bernard e não tiveram plano B para encontrar alguém para jogar nas alas do ataque, um jogador rápido, capaz de sair por fora e interiorizar, assistir e marcar - disse-o na altura própria, quando fechou o mercado. O desaparecimento de Izmaylov e Fucile e aí perdemos dois jogadores que podiam ser muito úteis: o russo porque tem qualidade e em alguns jogos podia ser opção ou entrar de início, principalmente em jogos que era preciso ter bola, aguentá-la, circulá-la; o uruguaio pela polivalência nas laterais da defesa, pressionando Danilo e Alex Sandro, mas também para dar descanso aos internacionais brasileiros que têm jogado sempre. Alguns jogos em que os jogadores tiveram erros primários, uma abordagem e atitude errada. E culpas do treinador que  não soube fazer as melhores opções, escolher a melhor estratégia e tirar o melhor partido da matéria prima que tem ao seu dispor.

Dito isto, importa olhar para frente, entrar definitivamente nos eixos, até porque em Fevereiro para a Liga Europa jogamos frente aos alemães do Eintracht de Frankfurt e se passarmos aos oitavos, jogamos frente ao vencedor da eliminatória entre os galeses do Swansea e os italianos do Nápoles, jogos muito complicados e a exigirem um Grande Porto.

Notas finais:
- Mister, você teima em ver coisas diferentes do que eu vejo, mas como você é o treinador e eu não percebo nada disto... Desisto, como se costuma dizer, leve lá a biciclete.
Ganhamos Carlos Eduardo, você está a fazer tudo para perder Ghilas.

Licá:
Não é um grande jogador, mas também não é o que tem parecido, um jogador sem nada que o recomende para o F.C.Porto. Apesar das limitações técnicas ao nível da recepção e controlo de bolas fáceis - nas bolas longas e difíceis, por incrível que pareça, controla bem e até surpreende. Ontem na primeira-parte teve um lance desses...; da pouca facilidade de passe; daquilo que se designa de toca de primeira e vai; junto ao facto de não ser um driblador - alguns destes itens melhoram com há confiança e com trabalho; Licá tem coisas interessantes e que o tornam um jogador útil num plantel. Pode jogar nos dois lados do ataque; sabe aparecer na área a finalizar; é tacticamente cumpridor; é rápido e essa característica em jogos frente que saem para jogar e dão espaço nas costas, podem ser importantes. Neste momento é um patinho feio, nunca será um lindo cisne. Mas pode, repito, com trabalho e confiança, dar muito mais. Não esquecer que o salto foi muito alto e o momento da equipa não tem ajudado.

Jornalismo de sarjeta:
Não precisamos que nos digam quando jogamos bem ou mal, ninguém melhor que os adeptos do F.C.Porto para analisarem o comportamento da sua equipa e como somos exigentes! Mas se olharmos para o panfleto da queimada de hoje, vemos em destaque que o Benfica ganhou por inspiração sérvia e em letras pequeninas, tipo cláusulas dos seguros para ninguém ver e não afastar a clientela, lé vem Benfica muito aquém do exigível, mas suficiente para vencer. No que toca ao F.C.Porto as letras grandes do destaque são vencer sem convencer. Mas de um jornal que publica 13 mensagens de elogios a Sílvio colocadas na rede Instagram, já nada espanta.

Faz hoje 40 anos que morreu Fernando Pascoal das Neves, o Pavão. Ver aqui, aqui, aqui, aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset