Populares Mês

sábado, 21 de dezembro de 2013


Chegamos à pausa natalícia, altura indicada para um balanço intermédio do que tem sido a época portista, agora sob o comando de Paulo Fonseca.
Começamos bem, ganhando a Supertaça a um Vitória Sport Clube - Guimarães - ainda muito tenrinho e sem grandes argumentos para discutir a nossa superioridade.
Na Taça de Portugal começamos por eliminar o Trofense, jogando em casa e fomos colocar fora da Taça o actual titular da prova, outra vez o Vitória S.C., desta feita em Guimarães. Aqui, para além de jogar na cidade berço nunca ser fácil, a equipa treinada por Rui Vitória já estava mais forte. Portanto, 3 jogos, 3 vitórias, 6 golos marcados e nenhum sofrido. Taça e Supertaça, obrigação cumprida, a tarefa, se excluirmos o jogo de Guimarães, não era de grau de dificuldade elevado.
Na Liga dos Campeões, aí a coisa já pia mais fino, a prestação portista foi uma desilusão, não conseguimos atingir os objectivos mínimos, chegar aos oitavos-de-final. Como se isso fosse pouco, terminamos a participação com a pior pontuação de sempre, 5 pontos, apenas uma vitória, dois empates, três derrotas, marcamos apenas 4 golos e sofremos 7. Mesmo não convencido, dando de barato que o Atletico de Madrid era mais forte - o jogo do Dragão foi muito mal perdido e o de Madrid com aquele Atletico tínhmos de ganhar - se excluirmos a equipa de Diego Simeoni, Áustria e Zenit eram adversários ao nosso alcance, tínhamos qualidade para fazer muito melhor, conseguir o apuramento. E se em alguns jogos ou em parte deles, mostramos isso mesmo, por outro lado fomos uns anjinhos, demos abébias atrás de abébias, fomos perdulários em excesso, não fomos competentes, merecemos ficar fora. Foi uma Champions para esquecer ou recordar e não tornar a repetir nos tempos mais próximos. Espero que a lição tenha sido aprendida, na Liga Europa esteja um F.C.Porto à altura do seu prestígio e dos seus pergaminhos.
Por último, chegamos ao campeonato e na prova mais importante do calendário futebolístico português, a prestação do F.C.Porto está longe de ser positiva. As exibições, com poucas excepções e raramente durante os 90 minutos, têm ficado aquém do exigível; temos uma derrota - em Coimbra e não num campo de um rival na luta pelo título -, três empataes e dez vitórias, 29 golos marcados e 10 sofridos. Se nos lembramos que chegamos a ter 5 pontos de vantagem e em apenas 3 jornadas, passamos a ter 2 de atraso, está tudo dito sobre a prestação do tri-campeão na Liga Zon Sagres. Nos últimos 3 jogos, Braga e Olhanense no Dragão e Rio Ave em Vila do Conde, mesmo não sendo um Grande Porto, já foi um Porto mais próximo daquilo que pode e tem de dar. Que os sinais de retoma continuem depois do Natal e na segunda e decisiva fase da época, altura em que tudo se vai decidir, já vejamos um Porto forte, confiante, capaz de atingir o principal objectivo da temporada, o tetra-campeonato.

- Senhores responsáveis e afins, do F.C.Porto, os superiores interesses da Centenária Instituição Portuense, estão sempre, mas mesmo sempre, acima de tudo e de todos. Os portistas estão atentos e não perdoarão se assim não for.

- Caro Paulo Fonseca a tua tarefa não é fácil, é mais complicada que muitos imaginam, mas tens de a agarrar com unhas e dentes. Enquanto adepto de sempre do F.C.Porto e vou-me repetir, não quero no banco do meu clube alguém que seja apenas olhado como um bom rapaz, um tipo "porreiro", capaz até de colocar sempre os interesses do F.C.Porto acima dos seus, sair, arcando com todas as culpas. Não, quero alguém que seja reconhecido pela sua competência, capacidade, determinação, coragem, ousadia. Alguém que definitivamente incorporou o espírito do Dragão, em tudo o que isso significa e cujo lema é o seguinte: podemos até não vencer, mas não pode ficar a ideia que não vencemos por receios, hesitações, medo de agir e de tomar decisões.
O mais difícil está conseguido, agora é só dar pequenos retoques e vamos a eles.

Notas finais:
Desde que os campeonatos têm 16 equipas, 30 jornadas, nos anos anteriores e por altura do Natal, 14ª jornada, o F.C.Porto tinha os seguintes registos:
2012/13 - treinador Vítor Pereira, 36 pontos - 33 golos marcados, 8 sofridos e ia em 1º lugar.
2011/10 - treinador Vítor Pereira, 34 pontos - 32-08-2º
2010/11 - treinador André Villas-Boas, 38 pontos - 32-05-1º
2009/10 - treinador Jesualdo Ferreira, 29 pontos - 27-11-3º 
2008/09 - treinador Jesualdo Ferreira, 29 pontos - 24-11-3º
2007/08 - treinador Jesualdo Ferreira, 35 pontos - 23-05-1º
2006/07 - treinador Jesualdo Ferreira, 37 pontos - 32-08-1º

Recado:
Casavelha, pois, pois, nós portistas sabemos bem que este Olhanense é muito fraquinho, muito dócil, o adversário ideal para elevar a auto-estima e a confiança. Fortíssimo foi o Olhanense da semana passada, esse sim e se não fosse a inspiração sérvia...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset