Populares Mês

terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Meus caros, os resultados e as exibições não têm sido aquilo que esperávamos, andamos a entregar o ouro aos bandidos, por nossa culpa, os maus até parecem melhores do que são na realidade. Há razões para estarmos tristes e zangados com nossa equipa de futebol e no futebol quando as coisas correm mal a tendência para culpar o treinador e tomar a decisão mais fácil, despedi-lo. No F.C.Porto não é assim, analisa-se, pondera-se, aguenta-se, dá-se a oportunidade para mudar o rumo dos acontecimentos. Isto é o que tenho dito sempre, foi o que aconteceu mais uma vez, Paulo Fonseca continua como treinador dos Dragões. E sendo assim, se respeitamos quem dirige e em particular o Presidente, devemos aceitar e apoiar a decisão, aguardar que as coisas mudem já no próximo jogo. Não há mais tempo para ter tempo. A bola agora está com o treinador e com os jogadores, são eles que têm de inverter o rumo dos acontecimentos. Dos jogadores esperamos  atitude, carácter, qualidade, que marquem golos e evitem que eles entrem na sua, nossa baliza. Do treinador, que lidere, transmita convicção, escolha os melhores jogadores, a melhor equipa, a melhor estratégia e se for preciso mudar, que mude, sem medo e sem hesitações. 
Dispensámos as palestras de uma hora para jornalista ver e transmitir; parangonas que parecem a pedido e exigem outra atitude, como se atitude só se exigisse agora, como se fossem apenas os jogadores os culpados; principalmente coerência, não a ideia de desorientação que vai passando nas escolhas para o meio-campo. Se Fernando e Lucho são intocáveis no meio-campo e Paulo Fonseca acha que o homem X é o terceiro homem, não pode manter o capitão e o polvo mesmo quando jogam mal e o outro elemento sair da equipa ao primeiro jogo mal conseguido. Não, tem de se dar confiança, apoiar, mantê-lo na equipa e esperar, caso contrário, chegaremos ao fim da época e o terceiro homem vai no Batalha! É que já por lá passaram Defour, Herrera e Josué e nada. Mas se é fundamental ver melhorias já frente ao Braga, é imporante ter consciência que correrias à sorte, desorganização, muito coração e pouca cabeça, frente a uma equipa, como são as equipas de Jesualdo - curtas, linhas baixas e contra-ataque -, é correr grandes riscos. Serenidade, tranquilidade, confiança, dentro e fora do campo, por favor!
Meus caros amigos, não digo isto por sou um portista de fé, mesmo que amova montanhas e o passado me tenha dado razão; também não digo apenas porque tenho todo o respeito, consideração e gratidão portista por Pinto da Costa; mas, porque se por um lado tenho a noção que Pinto da Costa não é eterno, por outro, acredito convictamente que ainda é o Dragão Mor. Um exemplo: em 2010 ficámos em terceiro lugar, vinha aí um novo ciclo, o ciclo vermelho, Pinto da Costa já era, o F.C.Porto não tinha futuro.
Pois, aqui, porque há razões, um enorme crédito para acreditar...

Era carpinteiro, um ladrão comum...
Quando do assalto à FPF em que foram roubados os computadores do presidente Fernando Gomes e do presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, o jornalismo rasca não acusou ninguém - pudera! -, mas as insinuações iam todas no mesmo sentido e nem é preciso dizer qual o destinatário. Fernando Gomes, pressionado, achou que devia falar e foi na onda, juntou-se ao côro que seriam interesses obscuros, vindos do império do mal e com objectivos terríveis, quem sabe, chantagear duas das figuras mais importantes do futebol português. Um freteiro com calo no cu como o macaco, de nome Delgado, todas as semanas e à segunda-feira, falava no assunto, numa nota que podem ler ao lado. Afinal, mesmo que lixos da manhã ou da tarde, mais pecadores que santos e afins, ainda tentem dourar a pílula e manter a insinuação no ar, foi um ladrão comum que assaltou a FPF e que já tinha assaltado várias casas, incluindo até a Ordem dos Arquitectos. A montanha pariu um rato, era apenas um carpinteiro, um ladrão comum. Agora o assunto morre, mas a insinuação dada à estampa vários meses serviu para alimentar ataques aos mesmos de sempre. Nada de novo, portanto.

Nota final:
Porque já não perco muito tempo com Miguel Sousa Tavares, nem me dou ao trabalho de procurar um artigo de há muitos anos atrás, quando Drulovic, João Manuel Pinto e Zahovic e não sei quem mais, foram para o Benfica e Miguel veio dizer que Pinto da Costa estava a dar cabo do plantel, os empresários esses bandidos, ao F.C.Porto ia acontecer tudo do pior, vinha aí o descalabro. Pois é, não aconteceu, passado ano e meio o F.C.Porto venceu a Taça UEFA e depois a Champions. Ah, com Miguel como convidado do F.C.Porto em Sevilha. Em 2010 disse a mesma coisa e voltou a acertar em cheio ... interpretem as reticências como quiserem.
«...  os adeptos acabam a desejar que as coisas corram mal para que o treinador se vá embora». Como, explica lá isso? Adeptos?!

PS - Congratulo-me por ver que as relações entre o F.C.Porto e a Câmara do Porto estão definitivamente normalizadas. Espero ver Rui Moreira, no futuro, sem qualquer complexo, na Tribuna do Dragão

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset