Populares Mês

sábado, 8 de fevereiro de 2014


Numa jornada que coloca em confronto os dois primeiros e portanto, algum ou até os dois, vão perder pontos, nós, F.C.Porto, temos de fazer a nossa obrigação e ganhar.

Por culpa nossa, por culpa da falta de Porto, as equipas perderam-nos o respeito, acreditam muito mais nos últimos tempos que podem conseguir pontuar no Dragão. O Paços não vai fugir à regra. Compete aos pupilos de Paulo Fonseca mostrar aos comandados de Henrique Calisto que o F.C.Porto  pode não estar bem, mas é sempre F.C.Porto. Se há talento e há; se há vontade, tem de haver; a qualquer momento F.C.Porto pode encontrar-se e aí... não há madeira nem móveis que resistam à chama do Dragão. 
Receita:
Entrar forte, pressionar alto, jogar rápido e ir à procura do golo desde o primeiro minuto; confiança, serenidade e soltem o Dragão que está dentro de vós. No futebol diz-se que quem joga bem fica mais próximo de ganhar. Mas como nesta altura temos de conquistar os 3 pontos, se não puder ser com nota artística, tem de ser na raça, na crença, na alma.
Com tudo resolvido, é a hora da tranquilidade regressar. É a hora de cerrar fleiras, acreditar, ser Porto e ser Porto, é colocar o clube acima de tudo.

O árbitro é Cosme Machado, auxiliado por Alfredo Braga e Inácio Pereira.

Lista de convocados:
Guarda-redes,
Helton e Fabiano;
Defesas,
Danilo, Maicon, Abdoulaye, Mangala e Alex Sandro;
Médios,
Herrera, Defour, Josué, Quintero e Fernando;
Avançados,
Jackson, Ricardo, Ghilas, Licá, Quaresma e Varela.

A minha equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando e Defour; Herrera; Quaresma, Jackson e Varela.

Antevisão de Paulo Fonseca 

Estatísticas e curiosidades nos jogos entre F.C.Porto - Paços de Ferreira:
O FC Porto P Ferreira de amanhã será o 16º confronto entre ambas as equipas a contar para o campeonato. O balanço é francamente positivo para os Dragões: 12 vitórias e 3 empates, 2 desses empates no Estádio do Dragão e em temporadas sucessivas. O FC Porto marcou 33 golos e sofreu 7 golos.
Vejamos agora os 15 anteriores resultados verificados, assim como os marcadores respectivos:
1991/92 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Timofte e Kostadinov.
1992/93 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: João Pinto e Aloíso.
1993/94 FC Porto 0 - P Ferreira 0
2000/01 FC Porto 2 - P Ferreira 1, golos: Pena 2.
2001/02 FC Porto 1 - P Ferreira 0, golo: Deco.
2002/03 FC Porto 2 - P Ferreira 1, golos: Helder Postiga e Jankauskas.
2003/04 FC Porto 3 - P Ferreira 1, golos: Mc Carthy 3.
2005/06 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Lisandro, Adriano e Mc Carthy.
2006/07 FC Porto 4 - P Ferreira 0, golos: Pepe 2, Lucho e Hélder Postiga.
2007/08 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Lisandro 2 e Mariano Gonzalez.
2008/09 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Hulk e Raúl Meireles.
2009/10 FC Porto 1 - P Ferreira 1, golo: Falcao.
2010/11 FC Porto 3 - P Ferreira 3, golos: Falcao 2 e Hulk.
2011/12 FC Porto 3 - P Ferreira 0, golos: Kleber, Moutinho e auto-golo.
2012/13 FC Porto 2 - P Ferreira 0, golos: Alex Sandro e Izmaylov.

Curiosidades:
O Futebol Clube de Paços Ferreira é a filial nº 35 do Futebol Clube do Porto.

O FC Paços de Ferreira atinge pela 1ª vez os Campeonatos Nacionais na temporada 1973/74 na III Divisão Nacional e sagra-se na estreia Campeão Nacional, justamente no ano da Revolução de Abril, até aí, sempre tinha competido nos Campeonatos Distritais da AF Porto, todavia em 2 épocas "voa" dos Distritais à II Divisão Nacional.

O Paços de Ferreira, tal como o "Pai" FC Porto, no pós Abril de 1974. acompanhou a "democratização" do Futebol Português. Nos 15 confrontos anteriores, o resultado mais comum foi a vitória do FC Porto por 2-0, essa tendência aconteceu em 4 jogos.

Na temporada 2010/11, no melhor registo pontual de sempre do FC Porto, Campeão invicto e com a cedência de apenas 3 empates nesse Campeonato, o P Ferreira empata a 3 golos no Dragão à 29ª Jornada com o Porto de Villas Boas.

O FC Porto disputou e ganhou a Final da Taça de Portugal Edição 2009 com o P Ferreira e venceu por 1-0. Em 2010, FC Porto e P Ferreira voltam a encontrar-se na Supertaça e mais um título acumulado para os Dragões, com uma vitória por 2-0.

O Capitão e central Rolando da década de 60/70, deixa o FC Porto em 1975 e ingressa no P Ferreira. Rolando que em década e meia com a camisola nº 4 do FC Porto,  venceu apenas uma Taça de Portugal.
A propósito de Rolando e dessa Taça de Portugal, hoje, o sócio/adepto do FC Porto tem um grau de exigencia elevado, está habituado a conquistar títulos, tem o hábito de ganhar e ganhar bem e é essa uma boa prática. Hoje o Portista frequentemente  "degusta ovas de esturjão", porém, convem recordar que na década de 60, o FC Porto conquistou apenas um título, tempos do "síndrome da ponte", sobretudo que nunca se perca essa "ponte" que nos fez crescer e transcender para o Mundo. Justamente para não esquecermos essa "ponte", recordamos esse título,  a Taça de Portugal de 1968, com uma vitória escassa por 2-1, perante o V Setubal Europeu, deixamos o onze do FC Porto dessa final: Américo, Bernardo da Velha, Valdemar, Rolando e Atraca; Pavão, Custódio Pinto e Jaime, Eduardo Gomes, Djalma e Nóbrega. O treinador do FC Porto era J.M.Pedroto, o central Valdemar e o canhoto Nóbrega apontaram os golos dos Dragões.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset