Populares Mês

quarta-feira, 30 de abril de 2014


Na época passada quando muitos já davam o título como perdido - nunca foi o meu caso, como certamente se recordarão -, o culpado já estava escolhido, era Antero Henrique. Em 20 de Março porque achei que não podia haver um único responsável, nunca foi essa a filosofia do F.C.Porto, porque para mim quem ganha ou perde em primeiro lugar é o Presidente, mas principalmente porque o modelo em que assenta a gestão do futebol profissional do F.C.Porto não dá ao responsável pelo futebol o poder de tudo decidir. Não é o responsável pelo futebol, com total autonomia, quem escolhe o treinador, contrata, vende, dispensa ou empresta jogadores. Não, no F.C.Porto nenhuma decisão é tomada à revelia do Presidente, por exemplo, é o Presidente quem tem a prerrogativa de escolher o treinador, Pinto da Costa como é público, não se cansa de o repetir.
Portanto, quando alguns passam por cima desta realidade e partem para a maledicência, acusando-me de tudo, até de estar ao serviço de Antero Henrique, só me dá vontade de rir - alguns quando me julgam devem estar a ver-se ao espelho... Fosse outro qualquer, alguém que não conhecesse de lado nenhum e o meu posicionamento seria exactamente o mesmo. Agora, é óbvio e é claro, Presidente, Director Geral, restante Administração da SAD, esta época, cometeram erros, facilitaram, hesitaram, não deram importância aos sinais, pensaram que mais um Kelvin 92 resolvia o problema, deram-se mal, foi uma época desastrosa. Para lembrar e não voltar a repetir, ou então, só repetir ao fim de alguns anos. Posto isto, só porque as coisas correram mal, devem rolar cabeças? Para mim e de forma clara, não! Mas espero que tenha servido de lição e que na próxima época o F.C.Porto regresse à normalidade. E como já fui dizendo em posts anteriores, desde uma comunicação mais aguerrida e interventiva, utilizando todos os meios ao nosso dispor, com o Porto Canal a ter um papel importante, até às escolhas para o plantel e principalmente, escolhendo com todo o cuidado o treinador.

Mas se agora o culpado de todos os males é Antero Henrique, no passado não muito longínquo era Adelino Caldeira que via o seu nome pintado nas paredes. Um, conheço pessoalmente há mais de 20 anos, o outro o único contacto pessoal que tive foi na inauguração do Museu e limitou-se a um, boa-tarde, como está? Também por isso, quando o bode expiatório era o Administrador para a área jurídica, não achava correcto, saí em sua defesa em Maio de 2009:
«Adelino Caldeira: Administrador para a área jurídica, também conhecido pelo nome de "Conde Redondo", nem preciso de dizer porquê - agora está muito mais magro...- é o único dos Administradores e Directores do F.C.Porto, com quem nunca falei um segundo sequer. Portanto, estou completamente à vontade para dizer o que penso sobre o papel que Adelino Caldeira teve nesta época do F.C.Porto.
Atacado por todos os lados com o eclodir do Apito - castigos do Apito, melhor dizendo -, acusado de não ter defendido os interesses do F.C.Porto e de ter também, empurrado, abandonado e deixado, o Presidente sozinho, nas estratégias de defesa, na justiça desportiva portuguesa, Adelino Caldeira, resolveu tudo a contento do F.C.Porto, ganhando todas as causas na justiça da UEFA e do TAS, só não ganhando na Comissão Disciplinar da Liga, pelas razões que nós portistas sabemos muito bem - Ricardo Costa, o petulante presidente desse orgão, é um vermelho doente e um anti-portista primário, que quis ser popular às custas do Presidente do F.C.Porto. Mas se na área jurídica, embora não as partilhe, ainda sou capaz de compreender as críticas, já acho o cúmulo da desonestidade intelectual, culpar A.Caldeira pela parte desportiva, como aconteceu na fase de menor fulgor da equipa. Até de ser o responsável pelas "fracas" - agora parece que já não são assim tão fracas! - contratações, o Advogado que gere a área jurídica, foi acusado. Esses que fizeram isso, deviam agora, para serem coerentes, felicitá-lo, pelo sucesso desportivo. Seria pedir de mais, mas seria apenas mais uma cambalhota e eles já deram tantas...
Os abutres tentaram tudo para impedir o F.C.Porto de participar na C.League, com as consequências que isso teria tido, na época que está a acabar e no futuro do F.C.Porto. Ao sair vitorioso da luta terrível, A.Caldeira é também, para mim, um dos grandes obreiros do Tetra.»

E sobre quem se sentará na cadeira de sonho, depois de ter dito que preferia um estrangeiro, de preferência, inglês, holandês ou alemão, mudei de ideias. Não quando ao facto de ser estrangeiro, mas porque aos oriundos dos países citados, acrescento também um espanhol. E aqui a minha preferência vai para Luis Enrique, actual treinador do Celta de Vigo.
Foi um grande jogador, jogou entre outros, no Real Madrid e Barcelona, foi treinado por grandes técnicos, desde Del Bosque até Louis van Gaal, passando por Bobby Robson. Como treinador começou numa bela escola, treinando o Barcelona B, quando Pep Guardiola era o treinador da principal equipa da capital da Catalunha; treinou um clube de top em Itália, a Roma, onde a experiência correu mal e saiu a meio da época; ingressou em 2013/2014 no Celta de Vigo, onde fez um trabalho digno de grande relevo, conseguindo manter a equipa galega na principal liga do país vizinho, a três jornadas do fim. Para além de tudo, é jovem, ambicioso, não acho que esteja fora do nosso alcance sob o ponto de vista financeiro. Não sei se os responsáveis do F.C.Porto alguma vez este nome lhes passou pela cabeça, mas para mim e digo com toda a clareza, Luis Enrique tem o perfil indicado para ser o treinador que os Dragões precisam.

Nota final:
Com este post fica clara a minha posição sobre a questão dos "culpados", quem quiser falar do assunto está à vontade, mas espero que os argumentos, mesmo críticos, tenham conteúdo, não se limitem, entre outras coisas, ao benfiquista de Vinhais. 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset