Populares Mês

sexta-feira, 11 de abril de 2014


Independentemente do que acontecer nas Taças, Liga e de Portugal - obviamente, quero ganhar, obviamente, muito mais a Taça de Portugal -, esta é uma época má, muito abaixo das expectativas, a pior desde que tenho o Dragão até à morte. Mas como não sou um portista de vitórias, estou preparado para perder - embora, por falta de hábito, me custe muito perder e perder da maneira como temos perdido e ontem particularmente, ainda pior. Mas preciso que me alimentem a chama, me digam que tudo o que aconteceu está a ser analisado, o diagnóstico está pronto, as terapias para alterar este estado de coisas estão encontradas, os erros não vão repetir-se. Em 2010 numa época não tão má como esta, mas onde também perdemos o campeonato, escrevi um post com o título: Portistas, é apenas mais um pequeno hiato... Disse-o depois de ouvir o Presidente do F.C.Porto afirmar numa Assembleia Geral e com plena convicção, que na época seguinte, 2010/2011, não sabia quem ia estar no F.C.Porto, mas sabia que nada seria igual. Como bem sabemos, não foi e ultrapassou as melhores expectativas. Agora, perdemos o campeonato, primeiro e grande objectivo da época no fim-de-semana passado; perdemos ontem o segundo objectivo, o único que pelo critério do Líder e de todos os portista, podia servir para alterar, mudar, fazer a diferença entre uma má época ou boa época; é preciso que o Presidente fale, passe novamente uma mensagem de esperança. É preciso manter a chama acesa, o portismo motivado e mobilizado. É preciso também acabar e definitivamente com os zum zuns, com a boataria, com a ideia de Líder fraco, divisões internas, Pinto da Costa já não manda, casa a desmoronar. Não é verdade, mas não podemos permitir que a mentira muitas vezes repetida, cause dano em algumas cabeças. Se não reagirmos, se permitir-mos que essa ideia que, também é alimentada por portistas e com objectivos bem definidos, se multiplique, então as coisas tenderão a piorar e o futuro fica mais complicado para ao grande universo azul e branco do F.C.Porto. O silêncio está a prejudicar e muito, o F.C.Porto. O silêncio permite todas as especulações.

É a hora de falar, Senhor Presidente! O F.C.Porto tem de estar acima de tudo...

Nota final:
Parece que agora não se pode colocar pressão nos jogadores, dar-lhes um grito, acordá-los, chamá-los à pedra, que eles amuam e depois vão desabafar nas redes sociais, com os paizinhos ou com os empresários.
Quem não está preparado para a pressão, para levar com uns assobios, para tudo, incluindo ambientes terrivelmente adversos ou aprende depressa ou então o F.C.Porto não é o clube ideal para esses profissionais.
Por isso digo que após aquela vergonhosa segunda-parte frente à Académica devíamos ter espevitado, espicaçado, publicamente dado um grito de alerta, manter as tropas com o nervoso miudinho que faz bem à motivação e à concentração. Não fizemos, o resultado está à vista. Podia até ter acontecido o mesmo, mas pelo o menos, tal como depois do Estoril e antes do Málaga, não ficaríamos na dúvida. Não, não é um prognóstico depois do jogo. Já o disse várias vezes e quem vem ao blog é disso testemunha.

O problema do Quaresma, Pedro Marques Lopes , é que ele é assim e não vai mudar nunca. Quem marca e não marca cantos e livres, como joga ou não joga, é da competência do treinador e se ele faz e continua a fazer, é porque o treinador está de acordo.

Fernando Moreira de Sá, antigo ciclista do FC Porto e vencedor da Volta a Portugal em 1952, morreu esta sexta-feira, aos 85 anos.
Sentidos pêsames à família.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset