Populares Mês

sábado, 31 de maio de 2014


Estou consciente que nestes tempos complicados a vida não está fácil para ninguém e os clubes/SAD's não fogem à regra, o F.C.Porto SAD, Benfica SAD ou Sporting SAD, têm vida difícil. Mas também nesta matéria das contas e lamentavelmente, a falta de rigor informativo é vergonhosa, uns são apresentados como à beira do precipício, os outros como se vivessem num mar de rosas, num oásis.

Tem a palavra Rogério Paulo Almeida(RPA):
«A forma como a CS transmite as contas do Benfica é realmente ”sui generis”...
Afirmam que tiveram um lucro de cerca de 30ME, mas claro, usam, por um lado e convenientemente, o resultado isolado do 3º Trimestre, ou seja, apenas os meses de Janeiro, Fevereiro e Março (precisamente aqueles das 3 vendas) e, por outro (conforme for mais interessante), apenas os Resultados Operacionais, esquecendo, intencionalmente claro está, o Resultado Final que realmente interessa, ou seja: o Resultado líquido (neste caso dos 9 primeiros meses da época, que são aqueles que até agora estão contabilizados, o tal que corresponde aos 38,7ME negativos do Porto.
E assim se branqueia o facto de, apesar das 3 vendas efectuadas em Janeiro, pelos famosos 70ME, ainda assim o Resultado Líquido conseguido após estes 3 primeiros trimestres da época, ser apenas de 15,8ME.
O que importa é passar a ideia, falaciosamente ou mentindo mesmo, de tragédia no Porto e “eldorado” no Benfica.
Conseguimos ver também, que mesmo com as tais três vendas, o Capital Próprio continua negativo (-7,4ME).
E ainda em relação a essas três vendas... não é curioso que as duas feitas a um fundo o tenham sido exatamente no último dia de mercado? Não é estranho um clube vender dois jogadores a um fundo precisamente no último dia de mercado em Janeiro, inclusive já depois de ter vendido o até então melhor jogador? O que me parece por demais evidente é terem sido feitas porque não houve outras, absolutamente necessárias, para além de Matic, e algo teria então que acontecer, sendo a única forma para tal, na ausência de clubes compradores, a realização das duas posteriores a um fundo no últimos dia e nas últimas horas de mercado aberto, como se de duas vendas normais se tratassem.
De notar também que o clube do “eldorado” deve, neste momento (30/3/2014), a Bancos, cerca de 72,2ME a curto/médio prazo e outros 60,1M a médio/longo prazo.
E em Empréstimos Obrigacionistas e Papel Comercial: 109,3ME a curto/médio prazo e outros 43,7ME a médio/longo prazo.
Recordando os tempos antigos dos “Contos”, o clube do regime deve nada mais nada menos que, e pelo menos, cerca de 57 Milhões de Contos somente à Banca, sob a forma de Empréstimos, Empréstimos Obrigacionistas e Papel Comercial.
Valor esse, que, desde logo, é superior ao Passivo Total Consolidado de todo o Grupo FCP.
É evidente que a CS não pega nisto. Não convém estragar o filme daquela gente. Isso não vende. Não cria ilusões. 
A CS, qual máquina de propaganda bem oleada, mentindo, enganando, ocultando, branqueando, com os “Delgados” desta vida sempre no comando, jamais entrará pelo caminho de enfrentar ou contradizer o “Rei Sol”.
No que toca à dimensão e extensão da sua dívida tendo em conta as suas insuficientes receitas, o Benfica é, muito provavelmente, o clube do mundo com maior Passivo.
Nisto, temos que ser justos e render-lhes a devida homenagem, tirando o chapéu: são realmente os maiores»
Portanto, meu caro RPA, deixemo-los pousar citando Abraham Lincoln:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.
Mais frases marcantes, que ficam para a história.
Vítor Serpa: "O futebol pode ser tudo e o seu contrário"
Lili Caneças: " Estar vivo é o contrário de estar morto"

Hóquei em Patins, Valongo 5 - F.C.Porto 3. Título perdido por culpa própria. Num campeonato tão equilibrado perder o H.Cambra e com o Sporting foi a morte do artista.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset